JornadaCoop: game do Sistema OCB promove engajamento no cooperativismo

Contexto
O Sistema OCB tem o hábito de marcar presença em eventos de apoio ao cooperativismo por meio de estandes e iniciativas de engajamento. Diante disso, há uma busca constante por maneiras de aumentar a participação e a interação das pessoas nesses espaços.
Os estandes, afinal, funcionam como uma ótima oportunidade para disseminar a atuação do Sistema OCB e divulgar as iniciativas da entidade. A partir desse contexto, surgiu a ideia de proporcionar uma nova atração para que mais pessoas frequentem esses espaços.
O JornadaCoop foi criado como uma maneira de gamificar os estandes do Sistema OCB nos eventos, usando uma construção que usou o storytelling para facilitar a imersão do participante. A iniciativa foi desenvolvida visando a edição de 2022 do Concred, o Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito, para depois ser ampliado a outros eventos e disponibilizado online.
Assim, o JornadaCoop consiste em um jogo interativo com base nos dados das cooperativas. Os participantes, então, são desafiados a demonstrar conhecimento sobre sua cooperativa, ganhando pontos por cada acerto.
Desafios
O JornadaCoop nasceu com o principal desafio de tornar os estandes dos Sistema OCB mais atrativos durante os eventos. “O game foi uma motivação a mais para fazer as pessoas irem aos espaços”, explica Eduardo Sampaio, Analista de Inovação do Sistema OCB
Além disso, o jogo utiliza dados das cooperativas com cadastro regular no Sistema OCB. Essas informações são provenientes da plataforma Sou.Coop. Estando regularizadas, elas podem ser avaliadas por meio dos diagnósticos aos quais elas participam.
Cada diagnóstico preenchido pode ajudar a acumular pontos no final de cada rodada do game para o participante. Um exemplo de diagnóstico é o PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e do Sistema Desempenho - uma plataforma de benchmarking cooperativista.
Um dos grandes desafios do JornadaCoop, diante disso, é manter os dados atualizados e integrados ao jogo. “A gente tem que incentivar as cooperativas a manterem essas informações sincronizadas e atualizadas”, explica Eduardo Sampaio.
Desenvolvimento
O JornadaCoop nasceu como uma iniciativa desenvolvida pelo Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB com apoio da Funifier.
Após a estreia no Concred 2022, o JornadaCoop esteve presente em diversos outros eventos e ganhou uma versão online, para que qualquer cooperado possa participar do game. A versão atual do JornadaCoop passou por aperfeiçoamentos e a inclusão de novos minigames.
“Essas atualizações deixam, inclusive, o jogo mais competitivo, porque os participantes têm um score final e cria-se até uma brincadeira entre os colegas durante um evento”, conta Sampaio. “A percepção de que as pessoas gostavam de ver seus dados de forma gamificada validou a nossa ideia inicial”, completa.
A história dentro do JornadaCoop é guiada pela personagem Eliza, responsável por criar um vínculo entre game e participante. Ela é uma homenagem a Eliza Brierley, primeira mulher cooperativista da história, ligada aos Pioneiros de Rochdale.
Ao iniciar o jogo, o participante deve identificar sua cooperativa, nome e e-mail corporativo. Caso os dados da cooperativa estejam atualizados no Sou.Coop, o participante já ganha pontos. A partir de então, os jogos interativos e quizes têm início. São eles:
• Quiz sobre o ano de fundação da cooperativa.
• Jogo com base nos dados financeiros da cooperativa no Sistema Desempenho ou avaliação de sua conformidade por meio do Programa Identidade.
• Minigame sobre governança e gestão com informações do PDGC.
• Incentivo a participação no movimento Somos.Coop.
Todos os processos são guiados pela Eliza, que explica os jogos, apresenta os resultados e contextualiza as informações. Ao fim, os jogadores recebem sua pontuação e um QR Code de acesso ao portfólio de soluções do Sistema OCB.
Resultados
Ao todo, o JornadaCoop já foi levado pelo Sistema OCB a 14 diferentes eventos. Somando os eventos e a disponibilização do jogo na internet, por volta de 3 mil pessoas participaram da inovação.
A disponibilização do JornadaCoop conseguiu melhorar a interação nos estandes do Sistema OCB durante os eventos em que o jogo foi disponibilizado. “O game dá uma descontraída e as pessoas vão entendendo um pouco mais sobre a própria cooperativa enquanto se divertem”, conclui Eduardo Sampaio.
Ademais, o JornadaCoop foi adotado com uma abordagem diferente pelo Sistema Ocesp, de São Paulo:
“A gente forneceu a solução para a organização estadual e lá eles fizeram uma roupagem e um modelo de desenvolvimento pro game super interessante, porque não havia só o game, mas também consultores fazendo um trabalho de interação com os participantes e incentivando o preenchimento dos diagnósticos”, narra o analista de inovação.
Próximas iniciativas
A plataforma está em constante desenvolvimento. “A cada evento, a gente traz à tona algum ponto sensível de melhoria”, explica Sampaio. “Nós tentamos sempre adequá-lo para o que estão sendo as maiores dores para as cooperativas e para as organizações estaduais também.”
A ideia, com isso, é que os sistemas estaduais possam levar o JornadaCoop para seus eventos e usar o game em suas estratégias de engajamento aos programas disponibilizados, como o Desempenho, Identidade e PDGC.
Contato do responsável:
Eduardo Sampaio
Analista de Inovação do Sistema OCB
eduardo.sampaio@sescoop.coop.br
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Savvy: plataforma mudou relacionamento na indústria farmacêutica
Cooperativa de Nova York desenvolveu modelo que remunera os pacientes pelos dados fornecidos para o desenvolvimento de medicamentos e soluções de saúde. RESUMO A Savvy Cooperative une e empodera pacientes para organizar a influência sobre a indústria de saúde, incluindo os segmentos hospitalar e de medicamentos. Para isso, coleta dados sobre pacientes e grupos de interesse da indústria farmacêutica e os disponibiliza mediante remuneração aos cooperados e buscando direcionar produtos e serviços de saúde.

Pix Crédito: Ailos propõe nova modalidade de pagamento digital em parceria com Banco Central
Iniciativa nasceu no Laboratório de Inovação do Sistema e propõe uma nova solução financeira com identidade cooperativista. O Pix caiu no gosto dos brasileiros e está sendo usado para mais inovações nos serviços financeiros. Uma dessas inovações surgiu no laboratório de inovação do Sistema Ailos. O Ailos Pix Crédito propõe a criação de uma nova modalidade de pagamento parcelado que aproveita a alta adesão do Pix. O projeto integra o LIFT Lab, uma iniciativa da FENASBAC e do BC para instituições ou pessoas que trazem novas ideias para o setor financeiro e segue em desenvolvimento, mirando a elaboração de um MVP.

Cooabriel otimiza operação adotando tecnologias na nuvem
Almejando uma operação totalmente integrada na nuvem, a Cooabriel acelera sua jornada de transformação digital. A Cooabriel tinha o desafio de renovar os serviços informatizados , realizando um processo de transformação digital para atender o crescimento da cooperativa. Isso seria importante para tornar a Cooabriel a primeira cooperativa brasileira com uma operação 100% baseada em Cloud Computing. A jornada de transformação foi planejada com base em quatro fatores principais: Identidade, engajamento, suporte e governança. Ao substituir estruturas físicas pelo armazenamento digital, a coop conseguiu aprimorar suas operações.

Inovar Juntos: programa de relacionamento com startups do Sicredi
Iniciativa traz resultados reais e ajuda a colocar o Sicredi entre as 100 organizações mais inovadoras do Brasil, segundo o Ranking 100 Open Startups 2021. Criado em 2018, o programa Inovar Juntos ajuda o Sicredi a se conectar com startups para resolver desafios das cooperativas do sistema. Entre os resultados, por exemplo, está a criação de um marketplace que já conta com cerca 48 mil usuários, um aplicativo que permitiu ao Sicredi captar mais de R$ 100 milhões em investimentos realizados pelos seus associados e uma plataforma para fazer a gestão de despesas geradas por viagens corporativas, que gera economia de R$ 1 milhão por ano.