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Storytelling: contar histórias para inovar

Narrativas engajam, ensinam e despertam emoções. É por isso que o storytelling é uma ferramenta poderosa para a inovação

MÉTODOS E FERRAMENTAS06/11/20239 minutos de leitura

Contar histórias é uma das coisas que nos torna humanos. Por meio de narrativas, criamos empatia, nos engajamos em jornadas, aprendemos coisas novas, nos entretemos e apresentamos grandes ideias. Essa estratégia milenar de comunicação e relacionamento interpessoal é uma ferramenta e tanto para os negócios e a inovação: é o storytelling.

A capacidade de contar histórias é central para o surgimento das comunidades e o desenvolvimento das culturas. O poder do storytelling, dessa forma, segue capaz de nos influenciar. Só que agora com mais recursos, tecnologias, linguagens e objetivos.

O storytelling, afinal, é uma forma de cooperação entre as pessoas. Ao transmitir mensagens engajadoras, o storytelling também tem a capacidade de ativar a criatividade. Da criatividade, surge a inovação.

Neste artigo, vamos conhecer os elementos do storytelling, aprender as formas de contar boas histórias e entender como as histórias podem impactar na inovação e nos negócios das cooperativas. Aproveite a leitura!

O que é storytelling

O Storytelling (ou contação de histórias) é uma metodologia que utiliza a combinação entre processos e técnicas a fim de criar ou potencializar a comunicação tanto entre pessoas quanto entre marcas. Essa é a definição de Martha Terenzzo, autora do livro O Guia Completo do Storytelling e professora do curso de storytelling na CapacitaCoop!

Ela explica que nem toda narrativa é necessariamente storytelling. Uma linha do tempo ou uma explicação, por si só, não se enquadram no conceito. O storytelling, portanto, é composto por dois fatores: a forma (o telling) e o conteúdo (o story).

A era da economia da atenção

O economista vencedor do Nobel Herbert Simon antecipou, ainda na década de 70, uma época de escassez da atenção proporcionado por um excesso de informação. Sabe quando você pega o celular e tem tanta coisa para conferir e, no fim das contas, não consegue dar atenção para nada por muito tempo? Pois o futuro previsto por Herbert chegou junto da era digital.

Essa nova realidade afeta a forma como as histórias são contadas. O sucesso do TikTok e seus vídeos curtos reflete essa mudança nos hábitos. Nesse contexto, o desafio é encontrar estímulos capazes de manter as pessoas atentas às histórias e, nesse cenário, o storytelling se mostra como uma forma de captar a atenção e gerar conexão com as pessoas.

Formas de usar o storytelling

No curso disponível no CapacitaCoop, Martha Terenzzo indica algumas formas de empregar o storytelling na vida pessoal e profissional:

  •     Discursos e apresentações: em uma apresentação profissional ou acadêmica, o storytelling ajuda a tornar o conteúdo mais interessante para os ouvintes.
  •     Planejamento: o storytelling pode ser usado para planejar uma nova etapa das cooperativas de forma inovadora, por meio da construção de uma biografia que indique os caminhos futuros.
  •     Persuasão: narrativas tornam argumentos mais convincentes e fáceis de serem compreendidos.
  •     Portfólio: o storytelling serve para um profissional ou uma cooperativa apresentar ser portfólio de forma mais humanizada e capaz de gerar identificação emocional.

Do que é feita uma história

Uma história é composta por cinco elementos:

  •     Personagens marcantes: quem é o protagonista da história que você está contando? Quais são as pessoas que vão influenciar na narrativa?
  •     Ambientação: onde a história se passa? Quais os lugares em que as ações ocorrem? Lugares pitorescos são mais marcantes.
  •     Acontecimentos emocionantes: situações que provocam emoções, desde a felicidade até o medo, prende a atenção das pessoas.
  •     Acontecimentos improváveis: com isso, a narrativa se torna mais vigorosa e surpreendente, saindo do óbvio. Sabe aquele plot twist que você lembra até hoje? Essa é a ideia.
  •     Conflito: é o momento do obstáculo que vai dar corpo à história, causando as dificuldades e motivando as resoluções.

O storytelling nos negócios das cooperativas

O storytelling é uma ferramenta poderosa que gera identificação, comunica ideias e apoia a persuasão. Diante disso, ele pode ser usado em prol de uma série de objetivos dentro das cooperativas.

Storytelling no marketing: histórias para vender mais

O storytelling é uma técnica muito poderosa para o marketing e a publicidade. Uma vez que as narrativas geram identificação e engajamento, elas podem aproximar consumidores das marcas no decorrer da jornada de compras.

Histórias cativam e geram emoções. Esses são, justamente, dois dos grandes desafios do marketing. Uma narrativa que causa impacto e identificação nas pessoas ajuda a tornar um produto mais atrativo para o público.

Branding e construção de marca

A sua cooperativa tem uma história. Que tal usá-la para construir uma marca sólida, consolidar uma identidade e comunicar os seus valores? Narrar o início, os objetivos, dificuldades, desafios e a trajetória de sucesso da cooperativa é uma excelente maneira de marcá-la na mente dos seus consumidores.

Tudo isso humaniza a marca e a coloca como protagonista de uma história inspiradora. Além disso, dar voz às pessoas que fazem parte da cooperativa é uma maneira de tornar a marca mais pessoal e tangível. Veja, por exemplo, como a Aurora Coop narra o papel de suas importantes lideranças para o sucesso dos negócios.

Storytelling nas plataformas digitais

Na era digital, as redes sociais são essenciais para a estratégia de comunicação das cooperativas. Dessa forma, aproveite o storytelling para contar histórias alinhadas às novas possibilidades tecnológicas e, quem sabe, viralizar!

As plataformas digitais possibilitam histórias multimídia, com fotos, vídeos, textos e interação com as pessoas. Aproveite essas alternativas para criar narrativas envolventes para o storytelling da sua cooperativa - e entenda melhor os algoritmos das redes sociais para obter resultados ainda melhores.

Treinando e capacitando com histórias

Desde os primórdios da humanidade, as histórias têm os objetivos de ensinar. As fábulas, por exemplo, são formas de passar ensinamentos por meio de pequenas narrativas lúdicas. Assim, o storytelling cria uma eficaz jornada de aprendizado.

Atrair e manter a atenção das pessoas é uma das partes mais difíceis para treinar e capacitar pessoas. Então por que não integrar o storytelling nesse processo? Histórias nos deixam curiosos - e a curiosidade é a melhor aliada para aprender.

Storytelling com dados

Já que os dados são cada vez mais presentes e numerosos, usá-los para contar histórias é uma ótima ideia! O Data Storytelling consiste em mostrar como ou por que os dados mudaram durante um período, por meio de uma narrativa, com contexto e personagens.

O storytelling com dados, portanto, é uma forma efetiva de organizar e apresentar dados, facilitando a absorção do conteúdo. Sabe quando, no fim do ano, o Spotify reúne os dados de todas as músicas que você ouviu e apresenta uma linha do tempo que mostra os artistas e músicas mais ouvidos no período? Aquilo é data storytelling!

Storytelling e o comportamento inovador

Estimular o comportamento inovador no ambiente profissional é mais difícil do que parece. Para que isso seja possível, o ambiente tem que ser aberto a novas ideias, o que é fruto de uma cultura de inovação. Fernanda Pauletto D’Arrigo, CEO da INOVABento e professora de inovação, argumenta que o storytelling é um grande aliado para implementar hábitos inovadores.

O storytelling, afinal, é uma ferramenta de compartilhamento de conhecimento e, dessa forma, pode ser usada para ensinar inovação. As narrativas, diz a professora, são muito potentes para fixar conceitos. O resultado disso é que as pessoas que aprendem inovação por meio do storytelling iniciam um ciclo de transformação cultural em prol de uma cooperativa mais inovadora.

Contando uma boa história

Diante de tantos aspectos e processos em que o storytelling tem a contribuir para as cooperativas, confira algumas dicas para contar histórias interessantes!

Estruture a narrativa

Antes de tudo, elabora uma estrutura geral da história que você quer contar. Qual é o cenário, o ponto de partida, o conflito, a resolução e a conclusão? Quem são as personagens? Ter tudo isso em mente desde o início vai tornar o enredo mais consistente e sem furos.

Essa estrutura, claro, deve levar em consideração qual é o público que a história quer impactar. Isso vai ajudar a selecionar o tom correto, elaborar um protagonista que as pessoas vão se identificar.

Dê asas à criatividade

Contar histórias é, antes de tudo, uma forma de arte. Seja criativo com suas histórias. Tanto o conteúdo quanto a forma estão abertos a inovações. O storytelling coloca a imaginação em primeiro plano.

Imagina se todas as histórias fossem contadas do mesmo jeito? Mesmo as convenções, arquétipos, mídias e gêneros já estabelecidos precisaram ser criados por uma pessoa criativa. Explore as possibilidades ao contar uma história!

Transmita sensações positivas

Histórias melancólicas ou aterrorizantes têm seu espaço nas artes, livros, filmes e jogos. Mas aqui, a ideia é cativar clientes, engajar cooperados, ensinar colaboradores. Para isso, o storytelling deve transmitir sensações positivas.

Estudos apontam que emoções positivas são mais compartilhadas e viralizam com mais frequência nas redes sociais. Além disso, gerar conexões entre bons momentos e o produto ou a marca da sua cooperativa é uma ótima ideia!

A jornada do herói

Como dissemos, criar histórias é dar asas à imaginação.. A estrutura mais famosa é a chamada jornada do herói, que define 12 passos do início à conclusão de uma aventura.

A jornada do herói foi identificada em 1949 pelo pesquisador Joseph Campbell ao notar que muitas histórias, desde a antiguidade aos sucessos contemporâneos, são construídas sobre uma sequência de acontecimentos bastante semelhante.

Assim sendo, a jornada do herói é um padrão presente desde em histórias mitológicas, como no mito de Prometeu, até no sucesso mundial de Harry Potter. Dentro dessa estrutura, o storytelling se dá por meio das seguintes etapas:

Conclusão: domine o storytelling!

Contar histórias novas, de jeitos novos, aproveitando recursos e tecnologias, também é inovar. Já percebeu como as narrativas estão presentes em muitas etapas do dia a dia? Nos livros, filmes, piadas, causos, conversas. Isso acontece porque elas são poderosas!

Diante disso, que tal aprender mais sobre storytelling com uma das maiores especialistas do Brasil sobre o tema? Com o InovaCoop, você pode! Então clique aqui e acesse o curso ministrado pela professora Martha Terenzzo e se torne um grande contador de histórias!

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