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Como lidar com as métricas quando há dados para tudo?

As métricas são ferramentas para tomar decisões mais assertivas. Selecionamos 7 dicas para te ajudar nesse desafio!

MÉTODOS E FERRAMENTAS09/04/20245 minutos de leitura

Em tempos de big data, é possível obter dados sobre tudo. Quando tudo é mensurável, há um risco de cair na armadilha de dar atenção a informações desnecessárias e acompanhar métricas que não contribuem para a tomada de decisão.

Todos esses dados por si só, afinal, não dizem muita coisa. Sem saber no que prestar atenção, na verdade, eles podem proporcionar conclusões erradas e induzir a cooperativa a tomar caminhos inadequados.

Métricas servem para acompanhar indicadores relevantes para a estratégia da cooperativa. Somente medir, no entanto, não garante resultado. As métricas, portanto, têm o papel de indicar o andamento dos objetivos, revelar pontos de melhora e oportunidades de negócios.

A digitalização do mundo abriu o leque para os dados. É possível saber quantas pessoas colocaram seu produto no carrinho de compras na sua loja virtual mas acabaram não comprando. Ou a proporção de clientes que abriram sua comunicação por e-mail e compraram graças a um anúncio.

Só que não dá para ficar de olho em tudo. Além de ser coisa demais, muitos desses dados não são relevantes para o negócio da cooperativa. Confira, então, dicas para usar essas métricas a seu favor. Boa leitura!

Como lidar com as métricas em tempos de big data

Não é fácil lidar com os dados abundantes disponíveis. Por isso, é importante saber no que prestar atenção. Selecionamos algumas dicas para te ajudar nesse processo, confira!

1. Mensurar é importante para inovar

Dados são mais assertivos do que opiniões para encontrar oportunidades de inovar nas cooperativas. Só que, para isso, qualquer dado não basta, é necessário escolher as informações certas.

Diante disso, a cooperativa vai entender onde está tendo problemas, onde há oportunidades para aprimorar processos e o que pode ser feito de novo. Essa lógica vale mesmo quando as coisas estão indo bem, afinal a inovação não pode ter trégua.

2. Boas métricas são claras e simples

Uma métrica precisa ser fácil de entender. Para isso, ela deve ter clareza e simplicidade. Uma boa métrica é aquela que as pessoas compreendem o que está sendo mensurado e como ela se conecta com o objetivo ao qual está associada.

Olhe para os números mais relevantes de performance, gargalos críticos e apostas que a sua cooperativa está fazendo. São essas métricas que têm que tomar o seu tempo e ocupar sua atenção.

3. Uma história de dados é contada com o tempo

Um único dado em determinada métrica não diz muita coisa. É necessário olhar todo o histórico a fim de entender sua evolução e, com isso, tirar conclusões. Um mesmo número dentro de determinada métrica pode significar progresso ou indicar um problema. Só dá pra saber ao olhar o que vem antes.

Isso acontece porque, na prática, os dados contam histórias. Não adianta olhar pra fotografia, e sim para o filme. Para entender mais sobre esse tema, confira nosso guia prático sobre storytelling com dados!

4. Cada negócio demanda suas próprias métricas

Não se baseie em métricas da moda ou copie o que seus concorrentes estão fazendo. A sua cooperativa tem o próprio planejamento e uma série de objetivos. Foque nas métricas que atendem a eles.

Fazer benchmark é, sim, algo positivo e pode inspirar inovações. No entanto, replicar acriticamente um modelo de métricas de outra instituição vai gerar dados que não fazem sentido para sua cooperativa. Então ao tomar inspiração de um case de sucesso, se espelhe no conceito, mas não replique a tática.

5. Defina objetivos e caminhos para encontrar métricas adequadas (OKR)

Uma maneira de encontrar as melhores métricas é por meio da metodologia OKR. A sigla significa Objectives and Key Results - ou seja: objetivos e resultados-chave, em português. O OKR é uma maneira de estabelecer resultados interconectados que, juntos, contribuem para alcançar os objetivos definidos no planejamento da cooperativa.

Para colocar o OKR em prática, a cooperativa deve definir quais são seus objetivos almejados. Eles precisam ser mensuráveis objetivamente. A partir disso, a etapa seguinte é estabelecer os resultados-chave, que representam processos que devem ser realizados para que o objetivo seja alcançado. Neste artigo, conheça mais sobre o OKR e veja exemplos.

6. Motivações influenciam a escolha das métricas

Antes de escolher uma métrica, defina o que sua cooperativa considera sucesso. Em que lugar a sua cooperativa se imagina estar em certo período? Uma cooperativa pode valorizar mais seu impacto na comunidade do que a arrecadação bruta, por exemplo.

O ponto é que não dá pra ser tudo ao mesmo tempo. Uma cooperativa precisa de foco. Se você está focado em crescer a base de clientes, será que faz sentido dar atenção aos dados sobre ticket médio de compras? Ter um monte de métricas só vai confundir na hora de tomar decisões rumo ao objetivo almejado. As métricas representam suas prioridades, afinal.

7. Métricas são ferramentas para subsidiar decisões, e não um fim em si

As métricas são somente indicadores que ajudam a cooperativa a tomar decisões e planejar os próximos passos. Diante disso, elas só fazem sentido dentro de um contexto de negócios e inovação na cooperativa.

As métricas são indicativos que subsidiam o planejamento da cooperativa em prol dos objetivos definidos no planejamento. Isto é: as métricas são ferramentas. Acompanhe os dados que vão gerar valor para a gestão da cooperativa.

Conclusão

As métricas precedem as ações. Acompanhar dados é, sim, muito importante para a estratégia das cooperativas. Eles indicam caminhos, mas as atitudes precisam vir dos gestores capazes de analisar esses dados e tomar ações a respeito. As métricas são uma bússola para a inovação.

Para tirar melhor proveito das métricas, confira nosso guia prático sobre como tomar decisões baseadas em dados. Conheça os principais conceitos relacionados à tecnologia de dados, entenda a importância de transformar dados em informações estratégicas e fique por dentro das melhores ferramentas para analisar dados.

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