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Inbound Marketing: como usar (bem) o conteúdo para atrair clientes

“Conteúdo é rei”, escreveu Bill Gates em 1996 - para o marketing de atração, sua opinião segue valendo

MÉTODOS E FERRAMENTAS10/12/20238 minutos de leitura

Atrair novos clientes e cooperados é um desafio constante para os negócios das cooperativas. Para isso, é necessário divulgar a marca, torná-la conhecida das pessoas, chegar ao público-alvo e atraí-lo. Esse, portanto, é o papel do inbound marketing!

O inbound marketing proporciona uma série de métodos, ferramentas e estratégias para atrair, convencer e converter novos clientes. A era digital, dessa forma, ampliou as possibilidades de inbound marketing perante as particularidades de cada cooperativa.

Na jornada em busca de tornar o negócio sustentável e escalável, encontrar novos clientes se faz fundamental! Diante disso, iremos entender melhor o que é inbound marketing, quais seus objetivos, técnicas e elementos. E para conhecer alguns dos termos deste artigo, veja nosso guia prático Marketing Digital: tudo o que você precisa saber para começar. Aproveite a leitura!

O que é inbound marketing

Com a era digital, o relacionamento entre marcas e consumidores mudou. Publicidade e conteúdo se misturam cada vez mais e, agora, as marcas também são plataformas de mídia. Esses espaços têm o objetivo de criar identidade e obter novos clientes e cooperados. Vem daí a importância do inbound marketing.

O inbound marketing é o marketing de atração com base em um conjunto de estratégias de criação de conteúdo direcionado a um público específico com o objetivo de criar uma conexão entre as pessoas e a marca.

Ou seja, o inbound marketing é uma maneira de atrair potenciais clientes e cooperados, apresentar seus produtos e serviços e criar uma percepção positiva de marca. Esse é o ponto de partida para torná-los clientes e até mesmo propagadores da cooperativa!

Dessa forma, o principal objetivo do inbound marketing é gerar leads - isto é, encontrar possíveis oportunidades de negócios e iniciar o relacionamento com as pessoas que se interessam pelo seu conteúdo e, consequentemente, por aquilo que sua cooperativa oferece!

Assim sendo, estratégias de inbound marketing ajudam a conseguir, por exemplo, o e-mail ou algum outro tipo de dado relevante sobre as pessoas interessadas no seu conteúdo. Essa é uma etapa fundamental para, no futuro, converter e fidelizar essas pessoas.

Benefícios do inbound marketing

O inbound marketing surgiu quando as marcas entenderam que as novas tecnologias digitais abrem novas oportunidades de relacionamento. O termo foi cunhado por Brian Halligan, cofundador da HubSpot, e logo se popularizou entre os profissionais da área que notaram a força dessa estratégia de marketing digital.

Dentre os motivos que tornam o inbound marketing tão relevante e poderoso estão:

Segmentação de público: alcançar mais pessoas sempre é algo positivo para as marcas. Mas, mais importante ainda, é chegar às pessoas certas! O inbound marketing visa atrair um público segmentado e interessado previamente naquilo que a sua cooperativa tem a oferecer - seja um plano de saúde, um serviço financeiro ou uma nova linha de cafés especiais.

Visibilidade de marca: produzir conteúdo de qualidade torna a marca mais difundida e reconhecida pelas pessoas. Dessa forma, potenciais consumidores vão atrás do bom conteúdo e, consequentemente, têm contato com a marca, que é divulgada a cada compartilhamento. No fim, as pessoas preferem comprar de marcas que já conhecem.

Relacionamento com clientes: uma vez que o inbound marketing oferece conteúdo relevante para seu público-alvo, é criada uma relação de confiança e interação entre as partes. A partir de então, essas pessoas estão mais abertas aos seus produtos e serviços. O inbound marketing também possibilita a coleta de feedbacks para aprimoramentos.

Ciclo de vendas mais eficiente: o ciclo de vendas consiste no tempo em que a cooperativa dispensa desde o primeiro contato com o potencial cliente até a conclusão da venda. Uma das principais vantagens do inbound marketing é diminuir a duração desse ciclo, acelerando o processo de venda. Isso se deve ao conteúdo segmentado, que torna a jornada pelo funil de vendas mais dinâmica e veloz.

Mensuração ágil dos resultados: capturar dados sobre a eficácia e conversão de leads proporciona a oportunidade constante de melhorar os conteúdos e rever as estratégias de inbound marketing continuamente.

Crescimento do ROI: dados levantados pela HubSpot indicam que os melhores retornos sobre investimentos são blogs, mídias sociais e marketing de influência. Isso porque os leads qualificados geram ticket médio maior e um nível mais alto de fidelização.

Principais diferenças entre inbound marketing e outbound marketing

Se o inbound marketing existe, seu oposto também. É o outbound marketing, que atua de forma diferente, menos segmentada e em que a marca vai atrás do cliente em vez de fazer o cliente encontrá-la de forma orgânica. Publicidade em rádio, outdoors e conteúdo focado na venda do produto são algumas características. Algumas diferenças entre eles, portanto, são:

Elementos do inbound marketing

O inbound marketing é executado por meio da produção de conteúdo associado à marca da cooperativa, mas que não é material publicitário. Nesse sentido, as principais plataformas para praticar o inbound marketing são:

Marketing de conteúdo e SEO

Bill Gates, fundador da Microsoft, escreveu em um ensaio de 1996 que “conteúdo é rei”. No texto, ele descreve que o futuro da internet seria sustentado pela oferta de informação e entretenimento. A previsão de Gates não só se tornou realidade, como também antecipou a relevância do marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas de inbound marketing e consiste na criação de conteúdo informativo e enriquecedor a fim de promover a marca da cooperativa. E para que esse material seja encontrado com mais facilidade, o SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca) é um grande aliado.

Afinal, a ideia é que as pessoas encontrem o blog da sua cooperativa e tenham contato com a sua marca. O SEO reúne uma série de técnicas para que o algoritmo de mecanismos de buscas, como Google e Bing, avaliem o conteúdo como bom e relevante. Para entender mais sobre marketing de conteúdo e SEO, confira o artigo do NegóciosCoop!

Redes sociais

É impossível escapar das redes sociais e dos criadores de conteúdo digital. Um levantamento da Comscore revela que o Brasil é o terceiro maior consumidor das mídias sociais em todo o mundo. Essas plataformas são a fonte primária de conteúdo digital para muita gente.

Dessa forma, para que as pessoas achem a sua cooperativa, é importante estar onde elas estão. Além disso, nas redes sociais os materiais são mais fáceis de serem compartilhados e podem viralizar, chegando a mais pessoas.

Com uma fanpage ou uma conta de marca alimentada com conteúdo de qualidade, a marca se integra à vida digital das pessoas. Essas plataformas também proporcionam um enorme nível de interação e feedback. Para potencializar ainda mais a atuação da sua cooperativa nas redes, saiba mais sobre os algoritmos por trás delas!

Materiais ricos

Uma ótima maneira de captar leads é oferecer algum material especial em troca. São os materiais ricos, mais elaborados e profundos, como e-books, estudos, white papers, relatórios, análises especializadas e infográficos, por exemplo.

Esse tipo de material pode pedir dados como o e-mail para ser acessado pelas pessoas interessadas por meio de landing pages. Essa é uma forma eficaz de gerar leads segmentados e avançar no funil de vendas. Afinal, quanto mais valor o público-alvo enxergar no material, mais informações ele está disposto a ceder para acessá-lo.

Inbound marketing na prática

O inbound marketing atua em uma parte importante do funil de vendas. Dessa forma, o inbound marketing proporciona ferramentas muito importantes para gerar leads, convencê-los a seguir adiante com a compra e fidelizá-los.

Diante desse poder do inbound marketing, confira as principais etapas e processos para colocá-lo em prática e usar o poder dele para potencializar o marketing digital da sua cooperativa!

Inovando com o inbound marketing

Na era digital, novas ferramentas e soluções surgem a todo momento. Com isso, o inbound marketing também agrega as inovações e mudanças de hábitos das pessoas. Confira algumas delas:

WhatsApp: o Brasil é o país que mais envia mensagens de texto e áudio no mundo pelo WhatsApp. O mensageiro é onipresente na vida de muita gente. Por que não utilizá-lo, então, para disseminar o conteúdo da cooperativa? Aproveite recursos como os novos canais para isso e tome cuidado para não ser inconveniente.

Omnicanalidade: a internet permite que o conteúdo seja multimídia e a jornada de compra se dê em diferentes plataformas. Aproveite essa interação. Coloque um QR code no seu vídeo, apresente seus conteúdos em suas lojas físicas e promova a interação;

Eventos digitais: as lives estão em alta! Aproveite esse formato para difundir conteúdos sobre as especialidades da sua cooperativa. Webinars (seminário online) são baratos de fazer, difundem conhecimento, agregam as pessoas e permitem a interação.

Conclusão

O inbound marketing ganha novas soluções a todo momento. Conteúdo de qualidade é uma ótima maneira de atrair leads qualificados e construir uma relação para que eles se tornem clientes da sua cooperativa.

Diante desse cenário, empregue as ferramentas disponíveis para chegar mais perto dessas pessoas. O conteúdo, afinal, continua sendo rei. As tecnologias e possibilidades que mudaram.

Confira também o nosso e-book Inovação na comunicação: integrando novas tecnologias e estratégias de marketing!

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta