Fique por dentro

7° EBPC abre inscrições para pesquisas sobre inovação e outros temas

Edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo conta com cinco eixos temáticos para artigos científicos e relatos de experiência

GESTÃO DA INOVAÇÃO20/03/20236 minutos de leitura

O 7° Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) está com inscrições abertas para a submissão de trabalhos até o dia 15 de maio. Nesta edição, o tema é “Sustentabilidade no cooperativismo: competitividade, inovação e diversidade”.

O encontro será realizado presencialmente entre os dias 25 e 27 de setembro, em Brasília. O EBPC é aberto a todos os interessados em compreender e fortalecer as cooperativas enquanto organizações econômicas e sociais que promovem o desenvolvimento inclusivo, com destaque para:

  • Pesquisadores
  • Gestores de cooperativas
  • Dirigentes
  • Profissionais do sistema de aprendizagem
  • Elaboradores de políticas públicas

Com isso, a ideia é estimular a realização de estudos que buscam maior eficácia e eficiência nos processos das cooperativas. Assim, o EBPC propõe um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de unir competitividade e desenvolvimento sustentável dentro do cooperativismo brasileiro.

O EBPC é organizado pelo Sistema OCB, com coordenação científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Eixos temáticos do EBPC

O EBPC conta com cinco eixos temáticos para nortear a produção dos trabalhos que serão apresentados no evento. São eles:

  • Identidades Cooperativas e Direito Cooperativo: busca investigar o que torna as cooperativas diferentes das demais organizações. Para isso, leva em conta seus aspectos teóricos, identitário, legal e societário, bem como os variados fatores que influenciam na identidade cooperativa no ambiente de negócios.
  • Educação, Inovação e Diversidade: acolhe trabalhos relacionados aos processos de educação, empreendedorismo e inclusão que atuam sobre o desenvolvimento e a promoção da equidade nas cooperativas. Com isso, a ideia é dar visibilidade a uma agenda de inovação e promoção do conhecimento cooperativista.
  • Governança e Gestão: investiga modelos de governança e gestão nas cooperativas, como fidelização de cooperados, desenvolvimento de lideranças, transparência, intercooperação e agenda ESG.
  • Contabilidade, Finanças e Desempenho: compreende estudos que analisam a gestão do capital das cooperativas. Com isso, são trabalhos que tratam de avaliação de projetos, investimentos, eficiência e demais tópicos relacionados ao desempenho econômico e social das coops.
  • Impactos e Contribuições Econômicas, Sociais e Ambientais: a proposta é debater se e como o cooperativismo gera impactos econômicos, sociais e ambientais. O foco é investigar a mensuração e a efetividade, dos efeitos, contribuições e impactos das cooperativas nas comunidades em que elas estão inseridas.

A inovação marca presença como um dos pilares para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro. Além disso, os temas incentivam os estudos que apoiem a compreensão de cenários futuros e a projeção de tendências.

O evento fomenta, também, a reflexão sobre os impactos das decisões e atividades das cooperativas na sociedade e no meio ambiente. Tudo isso leva em conta a geração de conhecimento em apoio ao desenvolvimento sustentável do ecossistema cooperativista. Confira, portanto, o detalhamento de cada um dos eixos temáticos neste documento.

Modalidades de artigos para o 7° EBPC

A pluralidade de trabalhos apresentados durante o 7° EBPC também engloba três modalidades de pesquisa. Assim, as possibilidades são as seguintes:

  • Artigo científico: definido como a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. O artigo científico pode ser derivado dos resultados de trabalhos acadêmicos como teses, dissertações e monografias de cursos de especialização.  
  • Artigo de iniciação científica: artigos científicos especificamente relacionados a trabalhos de iniciação científica e a trabalhos de conclusão de curso de graduação ou curso técnico.
  • Relatos de experiência: reservada para o compartilhamento de experiência de ensino aprendizagem, extensão universitária, programas e projetos desenvolvidos pelas cooperativas. Recebe trabalhos que, sobretudo, levam à reflexão acerca da sustentabilidade no cooperativismo.

Clicando neste link, você acessa um guia para submeter os trabalhos e encontra templates com a estrutura adequada de cada uma das modalidades.

Sobre o EBPC

A primeira edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo aconteceu em 2010, com o objetivo de fomentar o intercâmbio de pesquisadores e a produção técnica e científica sobre cooperativismo.

Desde então, unindo diversas áreas do conhecimento, o EBPC já contou com outras seis edições, com variedade nos eixos temáticos. A diversidade do público também favorece a troca de experiências e o delineamento de novos projetos, fortalecendo o cooperativismo.

A sétima edição do EBPC marca, ainda, a volta ao formato presencial do encontro. A última edição do evento, em 2021, foi virtual, por conta do isolamento social em meio à pandemia de Covid-19.

Cronograma do 7° EBPC

O período para que os interessados possam submeter seus artigos começou no dia 3 de março e terminará no dia 15 de maio. Além disso, cada autor pode enviar até 4 trabalhos ao todo. Dessa forma, o calendário com as principais datas para participar do 7° EBPC é o seguinte - marque na agenda:

  • Submissão dos trabalhos: até o dia 15/05/23
  • Divulgação dos trabalhos aprovados: 21/07/23
  • Inscrições de autores com trabalhos aprovados: de 21/07/23 até 21/08/23
  • Inscrição dos participantes: de 21/07/23 até 01/09/23
  • Realização do 7° EBPC: 25/09/23 a 27/09/23

No mais, os artigos mais bem ranqueados no processo de avaliação dos artigos para o EBPC serão encaminhados à Revista de Gestão e Organizações Cooperativas. O comitê editorial, seguindo seus critérios, irá convidar os autores para um processo de fast track, para que a aprovação e publicação sejam agilizadas.

Conclusão

Márcio Lopes Freitas, presidente do Sistema OCB, ressaltou a importância do EBPC para impulsionar a construção coletiva de novas ideias no cooperativismo:

“Pretendemos, novamente, alcançar toda a comunidade acadêmica, pesquisadores, universidades e Unidades Estaduais do Sistema OCB para que eles colaborem, por meio de seus artigos, com a apresentação de desafios e soluções para impulsionar o cooperativismo, em especial, nas questões de responsabilidade ambiental, cuidado social e gestão e governança, o nosso ESGCoop”, declarou.

A produção de conhecimento científico ajuda a entendermos melhor o cenário, os desafios e as oportunidades presentes no ambiente de negócios do cooperativismo. A presença da inovação entre os eixos temáticos do EBPC sublinha a importância das ideias inovadoras para o desenvolvimento do cooperativismo como movimento e como negócio.

Por fim, para estimular as contribuições acadêmicas sobre o coop, a plataforma CapacitaCoop lançou a trilha de aprendizagem Programa Pesquisa Científica do Cooperativismo. Gratuita, ela é composta por cinco cursos:

  • Estatística Básica;
  • Fichamento, Resumo e Resenha;
  • Como elaborar projetos de pesquisa;
  • Escrita acadêmica;
  • Descomplicando o Lattes;

E aí, já submeteu seu artigo?

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta