Destaques do Radar de Financiamento (abril de 2024)
Oportunidades de fomento em Inovação para coops brasileiras
O desenvolvimento de projetos de inovação para cooperativas é fundamental para manter e ampliar a competitividade no cenário brasileiro e global. Entretanto, o investimento nesses projetos demanda recursos financeiros. Muitas vezes, organizações privadas hesitam em fazer tais investimentos por conta das incertezas associadas aos resultados desses projetos, sobretudo quando se referem a inovações tecnológicas em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Felizmente, existem oportunidades oferecidas por atores do ecossistema de inovação brasileiro, especialmente aqueles vinculados ao governo. Esses atores propõem mecanismos de fomento para compartilhar os riscos relacionados a projetos de inovação.
Os principais mecanismos de fomento são:
Recursos reembolsáveis: Correspondem a financiamentos onde a organização recebe o recurso, mas precisa devolvê-lo posteriormente. Vale salientar que agências como FINEP e BNDES, que incentivam a inovação no Brasil, oferecem taxas de juros mais baixas e prazos maiores para pagamento em comparação com bancos comerciais.
Recursos não reembolsáveis: Se a organização tiver sua proposta aprovada, não precisa devolver esse recurso.
Incentivos fiscais: São benefícios concedidos pelo governo para incentivar setores ou atividades econômicas. Incluem isenções, deduções e compensações, entre outros, reduzindo a carga tributária de empresas que investem em P&D.
Destaque para abril:
1. EMBRAPII | Innosuisse 5ª CHAMADA TECHMAKERS:
Região: Nacional
Setor: Não especificado
Tipo de Suporte: Recurso não reembolsável
Tipo de organização apoiada: Startup; Pequena; Média; Grande
Prazo para submissão da proposta: 30/09/2024
Objetivos: Desenvolvimento de soluções prontas para o mercado em produtos, serviços baseados em tecnologia ou métodos com potencial de mercado significativo em ambos os países (Brasil e Suíça). Preferência por projetos nas áreas de Biotech, Medtech, Healthtech, Agritech, Foodtech, Bioeconomia, Economia circular, Climatech, Sustentabilidade, Cleantech, Energia limpa e Água.
Valor máximo: Não especificado.
% Apoiada: 66% do valor total do projeto.
Custo elegíveis: Apenas aqueles necessários para a execução adequada do projeto. Estes englobam custos de pessoal, custos com materiais, custos de coordenação, custos de viagem e custos indiretos.
Duração do Projeto: 18 a 36 meses
Link da chamada: https://embrapii.org.br/cooperacao-internacional/oportunidade-para-inovar-com-a-suica/
Para maiores detalhes, não deixe de acessar Radar de Financiamento!
Conteúdo desenvolvido em parceria com