Contexto
Em 2022, Lucila Simão, CEO do Instituto Fenasbac, palestrou no 14° Concred, um dos maiores eventos do cooperativismo de crédito da América Latina, em Recife. A apresentação chamou a atenção da Sicredi Ceará para o programa "Gestão Ambidestra: resultado e propósito", liderado pela executiva.
Iris Ribeiro, Gerente de Gestão de Pessoas da cooperativa, narrou assim como a parceria teve início:
“Ficamos entusiasmados com o potencial que essa parceria poderia trazer para a Sicredi Ceará, o quanto a ambidestria poderia nos ajudar a potencializar o que temos de melhor, o cooperativismo alinhado ao crescimento sustentável da cooperativa”.
A partir de então, começou o relacionamento entre a Sicredi Ceará e o Instituto Fenasbac, que é uma consultoria vinculada à Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac).
Desafios
O programa "Gestão Ambidestra: resultado e propósito” consiste em um processo de transformação cultural. Diante disso, um grande desafio é engajar colaboradores e cooperados para o fortalecimento da cultura de inovação na cooperativa.
“O cooperativismo é fascinante e quem conhece se apaixona, mas unir as ações de desenvolvimento do cooperativismo linkado ao desenvolvimento e crescimento do negócio é um processo que acontece de forma paulatina. A cada ação realizada vamos ganhando mais força, até alcançarmos a transformação cultural desejada”, argumenta Iris.
Desenvolvimento
O projeto foi iniciado em abril de 2023. “Estamos na fase de concepção da ambidestria, gerando muitos insights a cada encontro com o nosso time, já identificamos os pontos que precisamos evoluir na nossa cultura”. A Sicredi Ceará é a primeira cooperativa de crédito do Nordeste a avançar no programa.
O objetivo é que a cooperativa tenha uma estratégia centrada na ambidestria organizacional - isto é, levando em conta dois fatores:
• Alinhamento: explorar a operação diariamente.
• Adaptação: habilidade de inovar respondendo às demandas do ambiente.
Assim, a Sicredi Ceará pratica o equilíbrio entre a inovação pensando no futuro e o aprimoramento da operação diária. Iris exemplifica:
“Estamos trabalhando fortemente na abertura de conta digital, no qual envolvemos os nossos colaboradores em um evento de apresentação do potencial que esse canal pode ter para o crescimento da cooperativa”.
Além disso, relata a gerente, o comitê de inovação da Sicredi Ceará está recebendo muitas sugestões que possibilitam o olhar para melhoria de processos e execução de novas ideias.
Por fim, Íris ressalta a correlação entre resultado financeiro e impacto social no cooperativismo de crédito. “Unir as duas frentes é desafiador, mas quando deixamos o propósito ativo, sendo colocado sempre à frente de cada ação possibilita um maior engajamento das pessoas”.
Resultados
A gestão ambidestra é uma forma de a cooperativa se manter atualizada perante os novos hábitos, sobretudo das pessoas mais jovens. Com isso, o projeto em parceria com o Instituto Fenasbac está despertando curiosidade e fomentando novas ideias nos colaboradores.
Ademais, ainda que esteja em um estágio inicial, já é possível ver impactos dela na cultura da Sicredi Ceará, relata Iris.
“Até aqui, nós já conseguimos ter um olhar diferenciado para o quanto as ações sociais poderão nos levar a muito mais longe. Também já conseguimos gerar entendimento e comprometimento com os nossos líderes da importância de seguirmos esse caminho, muito embora ele seja desafiador”. Ela completa:
“A implantação é que irá fazer com que a gente sinta a sensação de que estamos indo para outro patamar. Chegaremos lá, com certeza!”
Próximas iniciativas
“A parceria com o Instituto Fenasbac tem sido riquíssima e tenho certeza que eles irão nos ajudar a levar nossa cooperativa para outro patamar”, avalia Iris Ribeiro. “Com isso, estamos ansiosos pela finalização da etapa de concepção do projeto de ambidestria, para definirmos os próximos passos relacionados à implantação”.
A Gerente de Gestão de Pessoas conclui com otimismo sobre o futuro do projeto: “o Instituto é um grande parceiro e tenho certeza que ainda realizaremos trabalhos brilhantes para o desenvolvimento do cooperativismo”.