Topbar OCB
Destaques do Radar de Financiamento (Janeiro de 2025)
- Artigos em destaque na home: Artigo Principal
- Parceiro: ABGI
Oportunidades de fomento em Inovação para coops brasileiras
O desenvolvimento de projetos de inovação para cooperativas é fundamental para manter e ampliar a competitividade no cenário brasileiro e global. Entretanto, o investimento nesses projetos demanda recursos financeiros. Muitas vezes, organizações privadas hesitam em fazer tais investimentos por conta das incertezas associadas aos resultados desses projetos, sobretudo quando se referem a inovações tecnológicas em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Felizmente, existem oportunidades oferecidas por atores do ecossistema de inovação brasileiro, especialmente aqueles vinculados ao governo. Esses atores propõem mecanismos de fomento para compartilhar os riscos relacionados a projetos de inovação.
Os principais mecanismos de fomento são:
Recursos reembolsáveis: Correspondem a financiamentos onde a organização recebe o recurso, mas precisa devolvê-lo posteriormente. Vale salientar que agências como FINEP e BNDES, que incentivam a inovação no Brasil, oferecem taxas de juros mais baixas e prazos maiores para pagamento em comparação com bancos comerciais.
Recursos não reembolsáveis: Se a organização tiver sua proposta aprovada, não precisa devolver esse recurso.
Incentivos fiscais: São benefícios concedidos pelo governo para incentivar setores ou atividades econômicas. Incluem isenções, deduções e compensações, entre outros, reduzindo a carga tributária de empresas que investem em P&D.
Destaques do Guia de Fomento do Sistema OCB (Inovação e ESG) para janeiro:
1.Edital Fundeci 01/2025 – Gestão de Resíduos Sólidos.
O objetivo do Edital é apoiar ações que promovam a gestão integrada de resíduos sólidos urbanos nos municípios da área de atuação do Banco do Nordeste. Os projetos devem contemplar, cumulativamente, os seguintes temas:
-
Geração de Ocupação e Renda para Catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis;
-
Articulação Institucional, Educação Ambiental e Inovação Tecnológica.
-
-
Ramo: TPBS
-
Tamanho do empreendimento: Cooperativas de todos os portes.
-
Prazo de submissão: 06/02/2026
-
Prazo de execução: 36 meses
-
Valor destinado para a chamada: R$ 30.000.000,00
-
Tipo de Recurso: Não reembolsável
-
2. SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT - Subvenção Econômica à Inovação - DESAFIOS TECNOLÓGICOS PARA AGRICULTURA FAMILIAR:
Esta Seleção Pública objetiva conceder recursos de subvenção econômica para apoiar o desenvolvimento de um pacote tecnológico de baixo custo, por empresas brasileiras, de modo a promover o aumento da oferta de alimentos, o combate à fome e à pobreza e o desenvolvimento econômico e social brasileiro. Também se busca promover parcerias entre empresas, ICTs e Cooperativas, visando conectar as soluções no território brasileiro. Serão apoiados projetos de P,D&I com risco tecnológico associado de empresas, isoladamente ou em conjunto, que busque solucionar os Desafios Tecnológicos relacionados ao desenvolvimento de solução de baixo custo (preço final) dos itens obrigatórios do grupo de concorrência com menor prazo possível:
- Desenvolvimento de um de trator de pequeno porte e, no mínimo, 6 implementos agrícolas compatíveis.
- Ao final do projeto deverão ser doados 6 pacotes tecnológico (objetos do projeto: trator + implementos financiados) para cooperativa(s)/associação(ões) de agricultores indicada(s) na proposta.
-
-
Ramo: Agropecuário
-
Tamanho do empreendimento: Cooperativas de todos os portes.
-
Prazo de submissão: 03/03/2026
-
Prazo de execução: 18 meses
-
Valor destinado para a chamada: R$ 60.000.000,00
-
Tipo de Recurso: Subvenção Econômica
-