Topbar OCB

INDICA NOTÍCIAS
Destaques do Radar de Financiamento (Dezembro de 2024)

Destaques do Radar de Financiamento (Dezembro de 2024)

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

Oportunidades de fomento em Inovação para coops brasileiras

O desenvolvimento de projetos de inovação para cooperativas é fundamental para manter e ampliar a competitividade no cenário brasileiro e global. Entretanto, o investimento nesses projetos demanda recursos financeiros. Muitas vezes, organizações privadas hesitam em fazer tais investimentos por conta das incertezas associadas aos resultados desses projetos, sobretudo quando se referem a inovações tecnológicas em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Felizmente, existem oportunidades oferecidas por atores do ecossistema de inovação brasileiro, especialmente aqueles vinculados ao governo. Esses atores propõem mecanismos de fomento para compartilhar os riscos relacionados a projetos de inovação.

Os principais mecanismos de fomento são:

Recursos reembolsáveis: Correspondem a financiamentos onde a organização recebe o recurso, mas precisa devolvê-lo posteriormente. Vale salientar que agências como FINEP e BNDES, que incentivam a inovação no Brasil, oferecem taxas de juros mais baixas e prazos maiores para pagamento em comparação com bancos comerciais.

Recursos não reembolsáveis: Se a organização tiver sua proposta aprovada, não precisa devolver esse recurso.

Incentivos fiscais: São benefícios concedidos pelo governo para incentivar setores ou atividades econômicas. Incluem isenções, deduções e compensações, entre outros, reduzindo a carga tributária de empresas que investem em P&D.

Destaques do Guia de Fomento do Sistema OCB (Inovação e ESG) para dezembro:

1. FAPEMIG | Atração de Empresas Inovadoras.

Região: Minas Gerais

Setor: Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

Tipo de Suporte: Recursos não reembolsáveis

Tipo de organização apoiada: Empresas e startups, incluindo cooperativas, que estejam comprometidas com a promoção de novos investimentos no estado de Minas Gerais.

Prazo para submissão da proposta: 10/03/2025

Objetivos: Apoiar projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação que promovam a criação de novas unidades empresariais ou a instalação de Centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em Minas Gerais. A chamada visa atrair empresas inovadoras, fomentar a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos tecnológicos.

Valor: Até R$ 4.000.000,00.

Duração do Projeto: De 12 a 36 meses.

Link da chamada: https://fapemig.br/media/SEI_101481015_FAPEMIG___Chamada_017.pdf

2. FUNBIO | MIF Copaíbas.

Região: Cerrado e Amazônia, com foco em Minas Gerais

Setor: Conservação Ambiental e Manejo Integrado do Fogo

Tipo de Suporte: Recursos não reembolsáveis

Tipo de organização apoiada: Instituições sem fins lucrativos com pelo menos 2 anos de formalização e experiência comprovada na implementação de projetos de apoio à gestão ambiental. Parcerias com Universidades, Fundações, Instituições de Pesquisa Públicas, Prefeituras Municipais, Órgãos Estaduais de Meio Ambiente, Comitês de Bacia Hidrográfica e Associações Municipais são permitidas, desde que não haja repasse de recursos para estas instituições.

Prazo para submissão da proposta: 30/12/2024

Objetivos: Selecionar projetos para apoiar ações de manejo integrado do fogo no interior e entorno de Unidades de Conservação no âmbito do Programa COPAÍBAS. A chamada visa fortalecer a gestão de Unidades de Conservação por meio do provimento de insumos e do apoio a programas e práticas de manejo, com foco na prevenção e combate a incêndios florestais, capacitação de brigadas voluntárias, e envolvimento de comunidades locais.

Valor: Entre 450.000,00 e R$ 600.000,00.

Duração do Projeto: Até 24 meses

Link da chamada: https://chamadas.funbio.org.br/mifcopaibas

Para maiores detalhes, não deixe de acessar https://inova.coop.br/relatorio

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.