Unifop: plataforma viabiliza atendimento de saúde na cooperativa

CONTEXTO
Todos os atendimentos feitos por profissionais da Unifop eram realizados de forma convencional. Ou seja, presencial, em consultório. No entanto, quando a pandemia começou, todas as atividades presenciais que aconteciam nas dependências relacionadas à cooperativa tiveram que ser suspensas de imediato. Ou seja, com praticamente nenhum tempo hábil para se desenvolver uma alternativa que permitisse à cooperativa manter seu faturamento.
A nova situação imposta afetaria de forma drástica a saúde financeira da cooperativa, o que demandava o desenvolvimento de uma solução que permitisse manter as consultas sem colocar em risco a saúde dos profissionais envolvidos e dos pacientes.
DESAFIOS
Dentre os principais desafios enfrentados no processo de desenvolvimento e implantação da telessaúde na Unifop estava a integração da plataforma de teleatendimento escolhida com os planos de saúde e as cooperativas de saúde associadas.
Mais do que apenas viabilizar a tecnologia que permitisse a implantação da telessaúde, o que já era um desafio bastante significativo, a intenção da Unifop era promover também a intercooperação. A Unifop não pôde contar com nenhum tipo de abertura nesse sentido por parte dos planos e cooperativas de saúde associadas.
DESENVOLVIMENTO
O projeto nasceu tendo como objetivo principal permitir que os profissionais da cooperativa Unifop pudessem realizar consultas on-line por meio da plataforma de teleatendimento. Assim, quando do início da pandemia de Covid-19 e da respectiva liberação por parte da ANS (Agência Nacional de Saúde) para que pudessem ser realizadas consultas on-line, a Unifop encarou a missão de proporcionar a conexão entre pacientes e profissionais de saúde de forma rápida, segura e com total privacidade dos dados.
A iniciativa foi baseada em um projeto de intercooperação. Isso porque a elaboração e todo o desenvolvimento da ferramenta que é utilizada pela Unifop e que viabiliza os atendimentos a distância foram feitos em parceria com a Libre Code.
Esta parceria se deu por conta de uma iniciativa que o Sescoop/RJ tem promovido periodicamente chamada “Balcão de Negócios”. A finalidade dessa iniciativa é justamente promover a intercooperação, e foi esse canal que viabilizou a parceria firmada entre a Unifop e a Libre Code.
O desenvolvimento da tecnologia foi feito de forma totalmente remota, que é o modelo adotado pela Libre Code desde a sua constituição. Assim, além de toda a infraestrutura tecnológica, a Libre Code ficou responsável por fazer todo o ciclo de treinamentos aos profissionais da Unifop e prestar o suporte técnico necessário para o pleno uso da plataforma.
RESULTADOS
O resultado mais evidente da iniciativa foi a viabilização do atendimento a distância para os pacientes cooperados à Unifop, proporcionando a continuidade de tratamentos e também do faturamento por parte dos profissionais e da própria cooperativa. A plataforma de teleatendimento permitiu a manutenção dos trabalhos e reduziu o impacto financeiro e na saúde das pessoas decorrente da pandemia de Covid-19. Houve, inclusive, aumento de 30% na receita da cooperativa e redução de 100% no custo com consultório físico.
No entanto, os resultados obtidos não se restringiram a isso. Ao migrar dos atendimentos exclusivamente presenciais para a telessaúde, a Unifop e os profissionais a ela associados conseguiram ampliar a área de atuação. Afinal, com o atendimento a distância não haveria mais restrições relacionadas ao deslocamento das pessoas até os consultórios. Este é um benefício mútuo, que agrega valor à cooperativa e também melhora a vida dos pacientes, que têm mais comodidade para realizar suas consultas. Prova disso é o índice de 100% de satisfação dos pacientes com os atendimentos por videoconferência.
A tecnologia também proporcionou mais facilidade para o agendamento de consultas, possibilitando aos funcionários da cooperativa o acompanhamento das agendas de todos os profissionais, a gestão dos documentos dos pacientes e dos profissionais cooperados, sempre com segurança e privacidade dos dados. Além disso, os cancelamentos de consultas caíram cerca de 50%.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Ao olhar para o futuro, a iniciativa de telessaúde da Unifop vislumbra a ampliação da quantidade de pacientes devido ao aumento da área de atendimento proporcionada pela eliminação das barreiras relacionadas à distância para os consultórios.
Também está no horizonte a otimização do atendimento, com acesso rápido a especialistas no caso de emergências, uso mais racional de recursos, redução de exposição a infecções, aumento da cooperação e integração entre profissionais com o compartilhamento de registros clínicos.
Contato do responsável:
Jociane Coutinho
presidente da Unifop
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Laboratório de inovação lidera um portfólio de projetos que visam desenvolver a comunidade. Com uma história inovadora, a Sicredi Pioneira fundou o Complexo.lab em 2021. O laboratório de inovação se dedica a encontrar soluções para problemas da comunidade, sem a necessidade de obter resultados imediatos. Para isso, o Complexo.lab faz parcerias e realiza projetos como o RadarCoop, o AceleraCoop e o Comunitá, dentre outros. A iniciativa já é referência dentro e fora do cooperativismo e começa 2024 em uma nova fase.
Almejando uma operação totalmente integrada na nuvem, a Cooabriel acelera sua jornada de transformação digital. A Cooabriel tinha o desafio de renovar os serviços informatizados , realizando um processo de transformação digital para atender o crescimento da cooperativa. Isso seria importante para tornar a Cooabriel a primeira cooperativa brasileira com uma operação 100% baseada em Cloud Computing. A jornada de transformação foi planejada com base em quatro fatores principais: Identidade, engajamento, suporte e governança. Ao substituir estruturas físicas pelo armazenamento digital, a coop conseguiu aprimorar suas operações.
Com base na inteligência artificial, assistente virtual IRIS-Integrada aprimora relacionamento com clientes e cooperados. O chatbot IRIS-Integrada utiliza a inteligência artificial para aprimorar o relacionamento com cooperados e clientes da Integrada Cooperativa Agroindustrial. Ativa desde fevereiro de 2023, a ferramenta atua no atendimento ao cliente e na pré-venda de produtos da cooperativa. Por meio de uma foto de um pet, por exemplo, a IA consegue descobrir o alimento mais adequado e encontrar distribuidores próximos. Apesar de recente, o projeto já venceu o Prêmio de Inovação da Oracle Cloud para a América Latina.
De modo colaborativo, a organização tem o objetivo de manter as propostas organizadas e colocá-las em prática gradativamente. Em 2020, a Cooperativa Santa Clara criou o programa InovaClara. Pensando em continuar crescendo e prosperando, a organização formou um comitê de inovação responsável por analisar e implementar diversas melhorias. A iniciativa também visa incentivar os colaboradores a se envolverem e compartilharem ideias. Com apoio interno, o InovaClara segue trazendo melhorias financeiras e operacionais para a cooperativa e foi apresentado durante o primeiro InovacoopRS Summit, em 2023.