Topbar OCB

Unimed Chapecó implementa mudanças e inova com núcleo de governança corporativa

Imagem Destaque

2024
Sul
Saúde
Cooperativa de Trabalho Médico da Região Oeste Catarinense - Unimed Chapecó
ecossistema de inovação, Inovação organizacional, Metodologia ágil
Inovação organizacional
A cooperativa institucionalizou uma nova estrutura de governança para promover o crescimento e a segurança. Em meados de 2019, a alta administração da Unimed Chapecó sentiu a necessidade de colocar em prática as exigências da Resolução Normativa (RN) 443/19, atualmente RN 518/22, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Para isso, a cooperativa focou em promover o crescimento e a segurança da organização por meio de algumas mudanças e com a criação de um Núcleo de Governança Corporativa (NGC).

BAIXAR RESUMO





Contexto

Conforme a cooperativa de saúde catarinense Unimed Chapecó foi crescendo, a alta administração sentiu a necessidade de implementar melhorias na governança corporativa. O sentimento de urgência foi seguido da Resolução Normativa (RN) 443/19, atualmente RN 518/22, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A RN em questão prevê que as operadoras de plano saúde adotem práticas mínimas de governança corporativa, dando ênfase à gestão de riscos e aos controles internos. No entanto, a Unimed Chapecó decidiu ir além.

Segundo Josiane Brighenti, coordenadora do Núcleo de Governança Corporativa, os responsáveis tomaram como objetivo promover a segurança, o crescimento e a perenidade da cooperativa. “A alta administração entendeu que poderíamos ir além e que as práticas avançadas poderiam colocar a cooperativa em outro patamar”, explicou.

Desafios

Implantar a nova estrutura de governança na Unimed Chapecó não foi uma tarefa fácil. O tema era inédito para a cooperativa, tornando necessária uma mudança cultural em toda a organização.

A coordenadora conta que as partes envolvidas precisaram entender mais sobre o assunto e passar por capacitações. Outra dificuldade encontrada foi a falta de profissionais habilitados no mercado de trabalho.

Desenvolvimento

Para se tornar referência nacional de governança corporativa na saúde, a Unimed Chapecó começou avaliando o nível de aderência das práticas já existentes. A partir desse diagnóstico, os responsáveis planejaram ações que pudessem atender às práticas avançadas de governança evidenciadas na Resolução Normativa.

Com o diagnóstico e as ações definidas, a cooperativa criou, em maio de 2020, uma área específica para cuidar da implantação das novas práticas de governança, o Núcleo de Governança Corporativa. O NGC conduz ações voltadas à gestão de riscos e controles internos, compliance e à reestruturação da auditoria interna.

Outra preocupação da alta administração foi a reformulação do Estatuto Social. O objetivo da cooperativa era ficar alinhada com as melhores práticas de governança corporativa. “Aprovado no final de 2022, para que em 2023 ocorressem os movimentos preparatórios para vigência em 2024”, conta Brighenti.

Junto à implementação das mudanças nos órgãos de governança, aprovados na reformulação do Estatuto Social, o NGC incorporou a área de Gestão Estratégica. O objetivo da junção é tornar o novo modelo de governança ainda mais estratégico.

Nova estrutura de governança

Diante da nova estrutura de governança, algumas práticas passaram por mudanças. Em gestão de riscos e controles internos, pode-se observar o mapeamento de riscos corporativos, avaliação do ambiente de controles internos com recomendações de melhorias e elaboração das diretrizes internas.

Já no compliance, a principal ação é o Programa de Integridade, que consiste em diversas diretrizes institucionais, como o canal de denúncias e o mapeamento de regulamentações. Ainda nesse tema, a área jurídica e de tecnologia da informação (TI) adequaram a cooperativa à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Na auditoria interna, a coordenadora conta que “houve a reestruturação da metodologia já utilizada para execução dos trabalhos, alinhando-a com as práticas nacionais e internacionais estabelecidas pelo Instituto de Auditores Internos (IIA)”.

Dessa maneira, a Unimed Chapecó passou a trabalhar com a auditoria baseada em riscos e com o monitoramento de eficácia das ações implementadas.

Responsabilidade e controle

A cooperativa visa manter as frentes de atuação independentes, sendo apenas ligadas à alta administração por um Comitê de Assessoramento ao Conselho. O Comitê de Governança, Riscos e Compliance (GRC) é coordenado pelo presidente da Unimed Chapecó e conta com reportes periódicos.

No entanto, o GRC, que faz parte do Comitê de Administração, não consegue dar conta de todas as mudanças da cooperativa. É por isso que o Comitê de Governança, Riscos e Compliance conta com o apoio do Núcleo de Governança Corporativa e da Secretaria Executiva.

Resultados

A iniciativa de melhorar a governança corporativa da Unimed Chapecó foi um sucesso. Ao aderir às práticas mínimas e avançadas da RN 518/22, a organização saiu na frente: “A cooperativa foi uma das poucas operadoras de saúde do país a comprovar um nível de excelência em governança corporativa naquele momento”.

A Unimed também foi acreditada em boas práticas de gestão organizacional e gestão em saúde pela ANS. A coordenadora explica que obter essa certificação só foi possível com a melhoria de processos, mitigação de riscos, aderência regulatória segura, adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e estruturação de diretrizes internas.

Próximas iniciativas

Para continuar inovando e melhorando a governança da Unimed Chapecó, a coordenadora revela que os próximos passos dessa iniciativa estão concentrados na institucionalização e na melhoria. A cooperativa está concentrada em institucionalizar as mudanças nos órgãos de governança, aprovados por meio da reformulação do Estatuto Social.

Junto da implementação da nova estrutura, a organização tem a meta de manter os padrões conquistados e aprimorar as boas práticas. Dessa maneira, a Unimed Chapecó continua sendo referência de governança e oferece recursos para que os cooperados e colaboradores continuem se aperfeiçoando profissionalmente.



Contato do responsável:


Gabriel Kreutz

Assessor de Comunicação da Unimed Chapecó

comunicacao@unimedchapeco.coop.br


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Creator Image

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

InovaCoop

Funcionando em paralelo aos aplicativos de transporte, proposta da cooperativa é remunerar motoristas pelos dados gerados a partir das corridas realizadas. O Driver’s Seat é um aplicativo para motoristas de aplicativo utilizado em paralelo ao Uber ou a qualquer plataforma similar. O app gera dados para duas finalidades: para apoiar o motorista, com informações como cálculo de quilômetros rodados, onde estão as melhores corridas, desgaste do carro etc.; e para vender a órgãos públicos, consultorias ou entidades de pesquisa. Ao vender essas informações, o valor é revertido para os próprios motoristas. Como exemplo, a Driver’s Seat vendeu dados de mobilidade para uma agência municipal da cidade de São Francisco, nos EUA, por cerca de 45 mil dólares.

InovaCoop

Projeto “A energia que nos une” financiou uma nova hidrelétrica e venceu o prêmio SomosCoop na categoria Intercooperação. A Certel firmou parceria com cooperativas do Sicredi para financiar a nova hidrelétrica Vale do Leite. O objetivo era fortalecer cada vez mais a prestação do serviço de distribuição de energia e promover a qualidade de vida dos associados através da ampliação da geração de energia renovável e limpa. Como resultado, a iniciativa, chamada “A energia que nos une”, venceu a categoria de Intercooperação do prêmio SomosCoop 2020.

InovaCoop

Dashboard de gestão mensura qualidade e produtividade que servem de insumo para tomar decisões. A fim de melhorar processos de gestão, a Unimed do Sudoeste desenvolveu dashboards que mensuram indicadores de qualidade e produtividade. Com base nos dados obtidos pela ferramenta, a cooperativa baiana aprimorou tomadas de decisão na área de Regras e Parametrizações e melhorou o feedback dado aos colaboradores. A cooperativa notou, ainda, um aumento na motivação dos colaboradores.

InovaCoop

O pet foi responsável por melhorar o astral da cooperativa e se tornou parte da identidade da organização. Pensando em melhorar o clima da cooperativa e criar uma referência para a organização, o Sicoob Primavera decidiu incluir um pet na equipe. Bud, o “cãolaborador”, foi a solução inovadora que a unidade mato-grossense da cooperativa de crédito encontrou para melhorar o astral do ambiente de trabalho. O cachorro chegou em tempos de pós-pandemia, em que a interação humana ainda estava limitada. O mascote acumula quase 10 mil seguidores nas redes sociais e se tornou parte da identidade da cooperativa, atraindo novos cooperados que apoiam causas animais e outras bandeiras levantadas por Bud em seu perfil.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.