Topbar OCB
Cooped: migração das aulas presenciais para ambiente virtual
CONTEXTO
Desde 2019, a Cooperativa de Profissionais em Educação de Jaru (COOPED), de Rondônia, tem aplicado um método para estimular a aproximação entre famílias e docentes. A estratégia se baseia na criação de grupos de WhatsApp que reúnem pais, professores e coordenadores pedagógicos.
A partir da declaração de pandemia por Covid-19 a iniciativa ganhou força e foi o que permitiu à cooperativa educacional manter suas atividades e proporcionar a continuidade das atividades de ensino para os alunos. Além de manter a transparência no tratamento com os responsáveis pelos alunos.
O sucesso da iniciativa também está ligado à associação da Cooped com o Sistema Positivo de Ensino, que orientou e prestou o suporte necessário à adoção da metodologia de ensino a distância, a chamada EAD.
DESAFIOS
Dentre os desafios que tiveram de ser contornados para que fosse possível dar continuidade à programação de ensino prevista no início do ano letivo estava o pleno acompanhamento dos alunos por parte do corpo docente da cooperativa educacional. Além disso, era preciso garantir também o suporte aos discentes na utilização das plataformas que foram adotadas pela instituição de ensino, incluindo o WhatsApp.
O endereçamento de tal desafio exigiu o envolvimento de toda a direção e também dos coordenadores pedagógicos da escola de Rondônia. Estes profissionais fazem o monitoramento contínuo com foco em verificar a capacidade de os alunos acompanharem as atividades propostas. Da mesma maneira, fornecem feedbacks diários aos pais dos alunos. A intenção é proporcionar transparência no acompanhamento do desenvolvimento pedagógico de seus filhos no ambiente virtual de ensino.
DESENVOLVIMENTO
A preocupação da direção da Cooped sempre foi a de manter a máxima proximidade tanto com os alunos quanto com suas respectivas famílias. Foi por isso que, no ano de 2019, a instituição de ensino adotou a criação de grupos de WhatsApp como forma de inclusão dos pais na formação de seus filhos. Desses grupos participam, além dos pais de alunos, professores, coordenadores pedagógicos e também a direção da cooperativa.
Assim, quando a pandemia chegou ao Brasil e exigiu a prática do isolamento social, a Cooped estava quase totalmente preparada para enfrentar os desafios do Ensino a Distância. Foi necessário apenas o suporte do Sistema Positivo de Ensino - metodologia pedagógica adotada pela cooperativa educacional há 16 anos. O Sistema Positivo, então, orientou a instituição a adotar utilizar o EAD (Ensino a Distância).
A plataforma virtual do Sistema Positivo permite, portanto, que as aulas aconteçam diariamente e que os respectivos conteúdos possam ser acompanhados por meio dos materiais didáticos tanto físicos quanto virtuais. Na prática, o corpo docente da Cooped disponibiliza atividades por meio da plataforma e realiza as chamadas “lives” que têm como finalidade a revisão de conteúdo e esclarecimento de eventuais dúvidas que os estudantes possam ter.
Por meio da mesma plataforma os professores disponibilizam avaliações, com data e horário de início e fim para que os alunos atestem que acompanharam as web-aulas e absorveram o conhecimento.
Com esta iniciativa, a Cooped conseguiu evitar que os estudantes fossem prejudicados. A substituição do ambiente de ensino foi respaldada por um decreto do governo do estado de Rondônia que regulamentou a modalidade a distância durante o período de isolamento social. Dessa maneira, o ano letivo da Cooped não parou, apenas saiu do espaço físico da cooperativa para o ambiente virtual da mesma.
RESULTADOS
Dentre os resultados obtidos a partir da adoção da metodologia do ensino a distância pela Cooped é possível citar a manutenção da programação do ano letivo, o que resguardou os alunos de prejuízos mais significativos decorrentes da necessidade de isolamento social.
Além disso, a aproximação entre pais e a direção da escola é benéfica para que estes tenham maior consciência sobre o desempenho de seus filhos ao longo do desenvolvimento escolar.
Por fim, o envolvimento da coordenação e da direção nas atividades de ensino cria um ambiente propício ao desenvolvimento contínuo da metodologia e, consequentemente, dos alunos.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Desde então, o intuito sempre foi aproximar cada vez mais o contato entre as famílias dos alunos, professores, coordenação e a direção da Cooped. Tanto é que isso viabilizou a rápida adaptação da cooperativa quando foi declarada a pandemia. Assim, o natural é que a aproximação entre as partes seja cada vez mais intensificada mesmo após o período de isolamento social fortalecendo a relação entre escola e famílias.
Contato do responsável:
Fabricio Pacheco
Diretor-Presidente da Cooped
(69) 3521-2367
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Dashboard de gestão mensura qualidade e produtividade que servem de insumo para tomar decisões. A fim de melhorar processos de gestão, a Unimed do Sudoeste desenvolveu dashboards que mensuram indicadores de qualidade e produtividade. Com base nos dados obtidos pela ferramenta, a cooperativa baiana aprimorou tomadas de decisão na área de Regras e Parametrizações e melhorou o feedback dado aos colaboradores. A cooperativa notou, ainda, um aumento na motivação dos colaboradores.
Coopersystem inova com plataforma para gerenciamento de assembleias digitais e automatização das presenciais.. RESUMOCoopersystem desenvolve o Curia, aplicativo para gerenciamento de assembleias digitais. Nele as cooperativas e entidades podem registrar a presença do cooperado nas assembleias cadastradas, levar itens da pauta para votação e criar eleições de conselhos, tudo interagindo diretamente com cada cooperado, que possui acesso único e seguro para exercer seu papel de sócio.
Unimed Maringá promove bate-papo quinzenal com seus colaboradores para engajar a equipe em temas ligados à inovação. Os encontros, batizados de UP! Talks, acontecem em ambiente online e trazem convidados de dentro e fora da cooperativa para tratar assuntos estratégicos como cultura de dados, Inteligência Artificial e transformação digital. A iniciativa foi lançada em 2023 e se tornou uma importante ferramenta de comunicação interna.
Referência em saúde, a Unimed-BH sempre visa fomentar e implementar projetos inovadores. Pensando em alavancar ainda mais a prática e inserir novas tecnologias no dia a dia dos médicos cooperados, colaboradores e pacientes, a cooperativa promoveu o Centro de Inovação a um hub, intitulado Horizontes Hub. Além de ser um espaço físico que incentiva a inovação, a iniciativa também conta com uma plataforma digital e diversas ferramentas.