Sicoob Credicitrus aumenta eficiência do seu marketplace

RESUMO CARD
Atento à transformação digital, Sicoob Credicitrus atualiza plataforma Market Club para torná-la mais eficiente, atrativa e abrangente. Agora, com o uso de robôs, a análise de crédito do comprador, que antes levava entre 18 e 19 minutos, é feita em apenas 2 minutos.
CONTEXTO
Em 2018, o Sicoob Credicitrus, que representa cerca de 10% de todo o sistema Sicoob, se encontrava em um momento em que era necessário desenvolver novas soluções. Afinal, a cooperativa tinha a intenção de proporcionar de maneira mais ampla e consistente avanços aos seus colaboradores e, principalmente, aos negócios dos seus mais de 106 mil cooperados. Por isso, surgiu a plataforma Market Club.
Havia ainda a percepção de que era preciso acelerar o processo de geração e desenvolvimento de ideias. Um exemplo disso é que, no início de 2019, a cooperativa decidiu investir na criação de uma área interna de Inovação, voltada ao estudo de tendências, conexão com ecossistemas de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços com potencial para se tornarem exponenciais. E logo depois, em 2020, também surgiria um departamento dedicado a Negócios Digitais.
DESAFIOS
O principal desafio da Credicitrus era o uso eficiente dos pilares que sustentam a inovação, ou seja, pessoas, estratégia, processos e recursos, para acelerar ideias, produtos e a transformação digital da cooperativa como um todo.
Buscava-se, por exemplo, tornar o Market Club - marketplace para gerar negócios entre os cooperados, com vantagens para quem vende e para quem compra - cada vez mais eficiente, atrativo e abrangente.
Com o isolamento social causado pela Covid-19, que aumentou o volume de negócios digitais em todo o mundo, era preciso acelerar ainda mais as melhorias na plataforma.
DESENVOLVIMENTO
O processo de reestruturação do Market Club foi acelerado e uma nova versão foi lançada em junho de 2020.
Um dos diferenciais da plataforma, chamado de Crédito Rápido, atende à necessidade do cooperado em relação à rapidez e comodidade na contratação do crédito. Através do sistema, as lojas parceiras simulam o financiamento e, caso haja limite disponível, a liberação do crédito ao comprador era feita em cerca de 18 a 19 minutos, sem necessidade do deslocamento do cooperado até um ponto de atendimento. Na nova versão, o tempo de análise de crédito caiu para apenas 2 minutos.
Esse ganho de eficiência se deu por meio dos investimentos em tecnologia. Basicamente, a análise de crédito era feita por pessoas e, atualmente, é feito por robôs. Ao acessar o Market Club, o cooperado é identificado automaticamente, facilitando sua análise de crédito e, consequentemente, as vendas.
Além de TI, Inovação e a contratação de uma empresa de tecnologia, a inovação demandou esforço de várias áreas: Processos, Cadastros, Financeiro, Back Office, Marketing - esta última foi a responsável pela criação da plataforma em 2018. Hoje, o Market Club é gerido pelo departamento de Negócios Digitais, que também cuida da abertura de contas digitais.
RESULTADOS
Como a atualização é muito recente, o Sicoob Credicitrus dispõe de números da primeira versão do Market Club, que são os seguintes:
- 14 mil cooperados já cadastrados
- 20 mil pontos de venda
- R$ 150 mil economizados anualmente pelos clientes
O valor de R$ 150 mil em economia se deve ao funcionamento da plataforma: como o Sicoob Credicitrus financia a compra do cliente e efetua o pagamento à vista ao vendedor, geralmente ocorrem descontos nas negociações, trazendo benefícios para todas as partes.
Para aumentar sua abrangência e com foco na aceleração digital devido ao isolamento social, o Market Club se uniu ao Instituto Credicitrus para firmar parceria com a Samsung e ofertar aos cooperados, com condições especiais, produtos importantes para que todos tenham acesso às evoluções tecnológicas.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
O Market Club segue em atualização e novas funcionalidades devem ser lançadas ainda em 2020. Por exemplo:
- Lançamento do CDC Lojista:?financiamento?em tempo real?de?veículos, compras de produtos, fotovoltaicas?e?serviços?(inclusive?aos?finais?de semana);
- Parcerias com mais concessionárias e montadoras de veículos;
- Migração de 100%?da?base?de cooperados para a plataforma;
- Realização de cadastros instantâneos;
- Criação do bônus fidelização.
O Sicoob Credicitrus tem como objetivo cadastrar na plataforma a maior quantidade possível de empresas de máquinas, equipamentos e veículos de todo o Brasil. É importante ressaltar que empresas não-associadas podem anunciar no Market Club, mas, para ter o benefício do financiamento aos clientes, é preciso ser cooperado.
Contato do responsável:
Elaine Dias
analista de comunicação do Sicoob Credicitrus
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Dental Uni: inovação em ato complementar
Cooperativa de planos odontológicos amplia oferta de serviços sem onerar mensalidade dos clientes. RESUMO CARDPara ampliar a oferta de serviços sem onerar o plano odontológico dos seus clientes, a cooperativa Dental Uni se tornou a mediadora de pagamentos, tanto do paciente como do dentista. Assim, os atos complementares que antes eram realizados fora do plano, agora são realizados via Dental Uni, em melhores condições de pagamento aos pacientes.

Mensakas: plataforma com foco em remuneração justa para entregadores
Após greve, entregadores de aplicativo decidem criar sua própria plataforma, focada na remuneração justa de seu trabalho . A cooperativa Mensakas nasceu em 2018, após a organização de uma grande greve pelos entregadores de um aplicativo britânico na Espanha. A ideia fundamental é que, como cooperativa, a organização não está preocupada em gerar lucro, mas em privilegiar a qualidade de vida das pessoas. “O trabalho por cima do capital” é o grande lema e eixo principal de condução das atividades.

Uniodonto Campinas implanta teleorientação odontológica
Iniciativa contribui para o isolamento social e atende cerca de 430 chamadas por mês. RESUMO CARDDiante da pandemia da Covid-19 em 2020 e da consequente necessidade de isolamento social, foi criado um canal de comunicação entre a cooperativa e os seus beneficiários. A teleorientação tem como objetivo informar os pacientes sobre tratamentos eletivos, de urgência e rede de atendimento.

Coopavel usa inteligência artificial para automatizar inspeção no abate de frangos
Equipamentos garantem qualidade do processo de sangria, de forma a melhorar a produtividade e evitar desconformidades. Em busca de soluções para automatizar a inspeção do processo de sangramento de frangos, a Coopavel adotou um sistema que une inteligência artificial e processamento de imagens. O sistema monitora se as aves foram adequadamente sangradas e, em caso de falhas, emite alertas. Com isso, a cooperativa consegue melhorar a produtividade e, desde que o sistema foi implementado, conseguiu evitar autuações por falhas no procedimento.