Topbar OCB
Sicoob Credicitrus aumenta eficiência do seu marketplace
RESUMO CARD
Atento à transformação digital, Sicoob Credicitrus atualiza plataforma Market Club para torná-la mais eficiente, atrativa e abrangente. Agora, com o uso de robôs, a análise de crédito do comprador, que antes levava entre 18 e 19 minutos, é feita em apenas 2 minutos.
CONTEXTO
Em 2018, o Sicoob Credicitrus, que representa cerca de 10% de todo o sistema Sicoob, se encontrava em um momento em que era necessário desenvolver novas soluções. Afinal, a cooperativa tinha a intenção de proporcionar de maneira mais ampla e consistente avanços aos seus colaboradores e, principalmente, aos negócios dos seus mais de 106 mil cooperados. Por isso, surgiu a plataforma Market Club.
Havia ainda a percepção de que era preciso acelerar o processo de geração e desenvolvimento de ideias. Um exemplo disso é que, no início de 2019, a cooperativa decidiu investir na criação de uma área interna de Inovação, voltada ao estudo de tendências, conexão com ecossistemas de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços com potencial para se tornarem exponenciais. E logo depois, em 2020, também surgiria um departamento dedicado a Negócios Digitais.
DESAFIOS
O principal desafio da Credicitrus era o uso eficiente dos pilares que sustentam a inovação, ou seja, pessoas, estratégia, processos e recursos, para acelerar ideias, produtos e a transformação digital da cooperativa como um todo.
Buscava-se, por exemplo, tornar o Market Club - marketplace para gerar negócios entre os cooperados, com vantagens para quem vende e para quem compra - cada vez mais eficiente, atrativo e abrangente.
Com o isolamento social causado pela Covid-19, que aumentou o volume de negócios digitais em todo o mundo, era preciso acelerar ainda mais as melhorias na plataforma.
DESENVOLVIMENTO
O processo de reestruturação do Market Club foi acelerado e uma nova versão foi lançada em junho de 2020.
Um dos diferenciais da plataforma, chamado de Crédito Rápido, atende à necessidade do cooperado em relação à rapidez e comodidade na contratação do crédito. Através do sistema, as lojas parceiras simulam o financiamento e, caso haja limite disponível, a liberação do crédito ao comprador era feita em cerca de 18 a 19 minutos, sem necessidade do deslocamento do cooperado até um ponto de atendimento. Na nova versão, o tempo de análise de crédito caiu para apenas 2 minutos.
Esse ganho de eficiência se deu por meio dos investimentos em tecnologia. Basicamente, a análise de crédito era feita por pessoas e, atualmente, é feito por robôs. Ao acessar o Market Club, o cooperado é identificado automaticamente, facilitando sua análise de crédito e, consequentemente, as vendas.
Além de TI, Inovação e a contratação de uma empresa de tecnologia, a inovação demandou esforço de várias áreas: Processos, Cadastros, Financeiro, Back Office, Marketing - esta última foi a responsável pela criação da plataforma em 2018. Hoje, o Market Club é gerido pelo departamento de Negócios Digitais, que também cuida da abertura de contas digitais.
RESULTADOS
Como a atualização é muito recente, o Sicoob Credicitrus dispõe de números da primeira versão do Market Club, que são os seguintes:
- 14 mil cooperados já cadastrados
- 20 mil pontos de venda
- R$ 150 mil economizados anualmente pelos clientes
O valor de R$ 150 mil em economia se deve ao funcionamento da plataforma: como o Sicoob Credicitrus financia a compra do cliente e efetua o pagamento à vista ao vendedor, geralmente ocorrem descontos nas negociações, trazendo benefícios para todas as partes.
Para aumentar sua abrangência e com foco na aceleração digital devido ao isolamento social, o Market Club se uniu ao Instituto Credicitrus para firmar parceria com a Samsung e ofertar aos cooperados, com condições especiais, produtos importantes para que todos tenham acesso às evoluções tecnológicas.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
O Market Club segue em atualização e novas funcionalidades devem ser lançadas ainda em 2020. Por exemplo:
- Lançamento do CDC Lojista:?financiamento?em tempo real?de?veículos, compras de produtos, fotovoltaicas?e?serviços?(inclusive?aos?finais?de semana);
- Parcerias com mais concessionárias e montadoras de veículos;
- Migração de 100%?da?base?de cooperados para a plataforma;
- Realização de cadastros instantâneos;
- Criação do bônus fidelização.
O Sicoob Credicitrus tem como objetivo cadastrar na plataforma a maior quantidade possível de empresas de máquinas, equipamentos e veículos de todo o Brasil. É importante ressaltar que empresas não-associadas podem anunciar no Market Club, mas, para ter o benefício do financiamento aos clientes, é preciso ser cooperado.
Contato do responsável:
Elaine Dias
analista de comunicação do Sicoob Credicitrus
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Iniciativa alinhou o negócio às tendências de mercado e recebeu prêmio por embalagem inovadora. Para aderir à crescente demanda por alimentação mais saudável, a Aurora Coop lançou a linha Aurora Bem Leve, composta por refeições prontas com proposta de alimentos saudáveis. A marca oferece pratos prontos cozidos a vácuo e ultracongelados, usando uma tecnologia de preparo que preserva o sabor e os nutrientes. A linha ganhou um prêmio pela embalagem inovadora e deve ser inserida em até 4 mil pontos de venda no país.
Manutenção das aulas e realização da AGO somente foi possível devido à dedicação da administração da cooperativa, que agiu rápido frente ao novo contexto de pandemia. Parceria com cooperativa fornecedora de tecnologia LibreCode viabilizou transferência das AGOs presenciais para o ambiente digital em tempo muito curto. Além disso, as aulas a distância só se tornaram possíveis devido à tecnologia Google e à dedicação e capacitação da área de TI e dos professores.
Aplicativo já reúne mais de 20 mil cooperados e tem crescimento exponencial durante a pandemia. RESUMO CARDCom o apoio de startup, Sicredi desenvolve marketplace para todas as cooperativas do Sistema Sicredi e apoia o desenvolvimento de pequenos empreendedores. O aplicativo funciona como motor de expansão do cooperativismo, estando alinhado com o princípio da Intercooperação, e conecta os associados através de uma vitrine virtual de produtos e serviços.
O Sicoob criou a Sipag 2.0, sua plataforma de pagamentos, para ter mais autonomia e melhores resultados no setor de adquirência. A implementação foi desafiadora, mas a plataforma se destaca pela tecnologia, segurança e funcionalidades inovadoras. A Sipag 2.0 impulsiona o crescimento das cooperativas do sistema e fomenta a inclusão financeira, sendo premiada em 2024 durante a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito.