Sicoob Credicitrus aumenta eficiência do seu marketplace

RESUMO CARD
Atento à transformação digital, Sicoob Credicitrus atualiza plataforma Market Club para torná-la mais eficiente, atrativa e abrangente. Agora, com o uso de robôs, a análise de crédito do comprador, que antes levava entre 18 e 19 minutos, é feita em apenas 2 minutos.
CONTEXTO
Em 2018, o Sicoob Credicitrus, que representa cerca de 10% de todo o sistema Sicoob, se encontrava em um momento em que era necessário desenvolver novas soluções. Afinal, a cooperativa tinha a intenção de proporcionar de maneira mais ampla e consistente avanços aos seus colaboradores e, principalmente, aos negócios dos seus mais de 106 mil cooperados. Por isso, surgiu a plataforma Market Club.
Havia ainda a percepção de que era preciso acelerar o processo de geração e desenvolvimento de ideias. Um exemplo disso é que, no início de 2019, a cooperativa decidiu investir na criação de uma área interna de Inovação, voltada ao estudo de tendências, conexão com ecossistemas de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços com potencial para se tornarem exponenciais. E logo depois, em 2020, também surgiria um departamento dedicado a Negócios Digitais.
DESAFIOS
O principal desafio da Credicitrus era o uso eficiente dos pilares que sustentam a inovação, ou seja, pessoas, estratégia, processos e recursos, para acelerar ideias, produtos e a transformação digital da cooperativa como um todo.
Buscava-se, por exemplo, tornar o Market Club - marketplace para gerar negócios entre os cooperados, com vantagens para quem vende e para quem compra - cada vez mais eficiente, atrativo e abrangente.
Com o isolamento social causado pela Covid-19, que aumentou o volume de negócios digitais em todo o mundo, era preciso acelerar ainda mais as melhorias na plataforma.
DESENVOLVIMENTO
O processo de reestruturação do Market Club foi acelerado e uma nova versão foi lançada em junho de 2020.
Um dos diferenciais da plataforma, chamado de Crédito Rápido, atende à necessidade do cooperado em relação à rapidez e comodidade na contratação do crédito. Através do sistema, as lojas parceiras simulam o financiamento e, caso haja limite disponível, a liberação do crédito ao comprador era feita em cerca de 18 a 19 minutos, sem necessidade do deslocamento do cooperado até um ponto de atendimento. Na nova versão, o tempo de análise de crédito caiu para apenas 2 minutos.
Esse ganho de eficiência se deu por meio dos investimentos em tecnologia. Basicamente, a análise de crédito era feita por pessoas e, atualmente, é feito por robôs. Ao acessar o Market Club, o cooperado é identificado automaticamente, facilitando sua análise de crédito e, consequentemente, as vendas.
Além de TI, Inovação e a contratação de uma empresa de tecnologia, a inovação demandou esforço de várias áreas: Processos, Cadastros, Financeiro, Back Office, Marketing - esta última foi a responsável pela criação da plataforma em 2018. Hoje, o Market Club é gerido pelo departamento de Negócios Digitais, que também cuida da abertura de contas digitais.
RESULTADOS
Como a atualização é muito recente, o Sicoob Credicitrus dispõe de números da primeira versão do Market Club, que são os seguintes:
- 14 mil cooperados já cadastrados
- 20 mil pontos de venda
- R$ 150 mil economizados anualmente pelos clientes
O valor de R$ 150 mil em economia se deve ao funcionamento da plataforma: como o Sicoob Credicitrus financia a compra do cliente e efetua o pagamento à vista ao vendedor, geralmente ocorrem descontos nas negociações, trazendo benefícios para todas as partes.
Para aumentar sua abrangência e com foco na aceleração digital devido ao isolamento social, o Market Club se uniu ao Instituto Credicitrus para firmar parceria com a Samsung e ofertar aos cooperados, com condições especiais, produtos importantes para que todos tenham acesso às evoluções tecnológicas.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
O Market Club segue em atualização e novas funcionalidades devem ser lançadas ainda em 2020. Por exemplo:
- Lançamento do CDC Lojista:?financiamento?em tempo real?de?veículos, compras de produtos, fotovoltaicas?e?serviços?(inclusive?aos?finais?de semana);
- Parcerias com mais concessionárias e montadoras de veículos;
- Migração de 100%?da?base?de cooperados para a plataforma;
- Realização de cadastros instantâneos;
- Criação do bônus fidelização.
O Sicoob Credicitrus tem como objetivo cadastrar na plataforma a maior quantidade possível de empresas de máquinas, equipamentos e veículos de todo o Brasil. É importante ressaltar que empresas não-associadas podem anunciar no Market Club, mas, para ter o benefício do financiamento aos clientes, é preciso ser cooperado.
Contato do responsável:
Elaine Dias
analista de comunicação do Sicoob Credicitrus
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Sicoob Primavera ganha cooperados com apoio do “cãolaborador”
O pet foi responsável por melhorar o astral da cooperativa e se tornou parte da identidade da organização. Pensando em melhorar o clima da cooperativa e criar uma referência para a organização, o Sicoob Primavera decidiu incluir um pet na equipe. Bud, o “cãolaborador”, foi a solução inovadora que a unidade mato-grossense da cooperativa de crédito encontrou para melhorar o astral do ambiente de trabalho. O cachorro chegou em tempos de pós-pandemia, em que a interação humana ainda estava limitada. O mascote acumula quase 10 mil seguidores nas redes sociais e se tornou parte da identidade da cooperativa, atraindo novos cooperados que apoiam causas animais e outras bandeiras levantadas por Bud em seu perfil.

Sicredi Ceará inicia gestão ambidestra em parceria com Instituto Fenasbac
Cooperativa é a primeira do Nordeste a ingressar no programa Gestão Ambidestra. Após conhecer o Instituto Fenasbac em uma palestra, a Sicredi Ceará se tornou a primeira cooperativa de crédito nordestina a participar do programa "Gestão Ambidestra: resultado e propósito". Focado na transformação cultural em prol da inovação, a iniciativa busca o equilíbrio entre aprimoramento contínuo da operação e a habilidade de inovar pensando nos desafios futuros.

Unimed Maringá implanta agendamento on-line
Iniciativa reduziu demanda na recepção da cooperativa e aumentou satisfação dos beneficiários. RESUMO CARDPara melhorar satisfação dos beneficiários e desafogar recepção da cooperativa, Unimed Regional Maringá adota processo de agendamento on-line para avaliações e terapias em suas clínicas.

Fecoagro/SC: melhoria na produtividade da plantação de milho
Federação promove a adoção de novas tecnologias e desenvolve formato de subsídio à compra de sementes mais modernas. Com o objetivo de aumentar a produção de milho em Santa Catarina, insumo básico para fabricação de ração, e, assim, aumentar a renda dos cooperados, a Fecoagro promoveu a adoção de novas tecnologias entre os pequenos agricultores. Para tanto, foi necessário desenvolver um formato de subsídio à compra de sementes mais modernas e promover a conscientização dos produtores. Como resultado, além do aumento da produtividade e da renda dos agricultores, o programa denominado Terra Boa levou à redução na evasão de tributos.