Topbar OCB
Sicoob Credicitrus aumenta eficiência do seu marketplace
RESUMO CARD
Atento à transformação digital, Sicoob Credicitrus atualiza plataforma Market Club para torná-la mais eficiente, atrativa e abrangente. Agora, com o uso de robôs, a análise de crédito do comprador, que antes levava entre 18 e 19 minutos, é feita em apenas 2 minutos.
CONTEXTO
Em 2018, o Sicoob Credicitrus, que representa cerca de 10% de todo o sistema Sicoob, se encontrava em um momento em que era necessário desenvolver novas soluções. Afinal, a cooperativa tinha a intenção de proporcionar de maneira mais ampla e consistente avanços aos seus colaboradores e, principalmente, aos negócios dos seus mais de 106 mil cooperados. Por isso, surgiu a plataforma Market Club.
Havia ainda a percepção de que era preciso acelerar o processo de geração e desenvolvimento de ideias. Um exemplo disso é que, no início de 2019, a cooperativa decidiu investir na criação de uma área interna de Inovação, voltada ao estudo de tendências, conexão com ecossistemas de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços com potencial para se tornarem exponenciais. E logo depois, em 2020, também surgiria um departamento dedicado a Negócios Digitais.
DESAFIOS
O principal desafio da Credicitrus era o uso eficiente dos pilares que sustentam a inovação, ou seja, pessoas, estratégia, processos e recursos, para acelerar ideias, produtos e a transformação digital da cooperativa como um todo.
Buscava-se, por exemplo, tornar o Market Club - marketplace para gerar negócios entre os cooperados, com vantagens para quem vende e para quem compra - cada vez mais eficiente, atrativo e abrangente.
Com o isolamento social causado pela Covid-19, que aumentou o volume de negócios digitais em todo o mundo, era preciso acelerar ainda mais as melhorias na plataforma.
DESENVOLVIMENTO
O processo de reestruturação do Market Club foi acelerado e uma nova versão foi lançada em junho de 2020.
Um dos diferenciais da plataforma, chamado de Crédito Rápido, atende à necessidade do cooperado em relação à rapidez e comodidade na contratação do crédito. Através do sistema, as lojas parceiras simulam o financiamento e, caso haja limite disponível, a liberação do crédito ao comprador era feita em cerca de 18 a 19 minutos, sem necessidade do deslocamento do cooperado até um ponto de atendimento. Na nova versão, o tempo de análise de crédito caiu para apenas 2 minutos.
Esse ganho de eficiência se deu por meio dos investimentos em tecnologia. Basicamente, a análise de crédito era feita por pessoas e, atualmente, é feito por robôs. Ao acessar o Market Club, o cooperado é identificado automaticamente, facilitando sua análise de crédito e, consequentemente, as vendas.
Além de TI, Inovação e a contratação de uma empresa de tecnologia, a inovação demandou esforço de várias áreas: Processos, Cadastros, Financeiro, Back Office, Marketing - esta última foi a responsável pela criação da plataforma em 2018. Hoje, o Market Club é gerido pelo departamento de Negócios Digitais, que também cuida da abertura de contas digitais.
RESULTADOS
Como a atualização é muito recente, o Sicoob Credicitrus dispõe de números da primeira versão do Market Club, que são os seguintes:
- 14 mil cooperados já cadastrados
- 20 mil pontos de venda
- R$ 150 mil economizados anualmente pelos clientes
O valor de R$ 150 mil em economia se deve ao funcionamento da plataforma: como o Sicoob Credicitrus financia a compra do cliente e efetua o pagamento à vista ao vendedor, geralmente ocorrem descontos nas negociações, trazendo benefícios para todas as partes.
Para aumentar sua abrangência e com foco na aceleração digital devido ao isolamento social, o Market Club se uniu ao Instituto Credicitrus para firmar parceria com a Samsung e ofertar aos cooperados, com condições especiais, produtos importantes para que todos tenham acesso às evoluções tecnológicas.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
O Market Club segue em atualização e novas funcionalidades devem ser lançadas ainda em 2020. Por exemplo:
- Lançamento do CDC Lojista:?financiamento?em tempo real?de?veículos, compras de produtos, fotovoltaicas?e?serviços?(inclusive?aos?finais?de semana);
- Parcerias com mais concessionárias e montadoras de veículos;
- Migração de 100%?da?base?de cooperados para a plataforma;
- Realização de cadastros instantâneos;
- Criação do bônus fidelização.
O Sicoob Credicitrus tem como objetivo cadastrar na plataforma a maior quantidade possível de empresas de máquinas, equipamentos e veículos de todo o Brasil. É importante ressaltar que empresas não-associadas podem anunciar no Market Club, mas, para ter o benefício do financiamento aos clientes, é preciso ser cooperado.
Contato do responsável:
Elaine Dias
analista de comunicação do Sicoob Credicitrus
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Projeto premiado reflete a cultura de inovação da cooperação. Para identificar solos não cultivados, a Integrada fez uma análise de imagens de satélites. A demanda por esse processo, que era muito demorado, cresceu. Com isso, a cooperativa criou o projeto Áreas Agricultáveis, que usa inteligência artificial para fazer uma análise de 30 dias ser realizada em somente 20 minutos.
Iniciativa deu liquidez à produção dos cooperados e viabilizou consumo de insumos e maquinários para melhoria da produção, com ganho de valor agregado. Para facilitar as compras dos associados nas lojas da cooperativa, a Minasul criou a Coffee Coin, uma moeda digital que representa o café produzido pelos cooperados. Assim, de acordo com a cotação do café, que é atualizada em tempo real pela ferramenta Dynamics, da Microsoft, a moeda transforma a produção do cooperado em créditos que podem ser trocados por produtos diversos disponíveis nas lojas da cooperativa.
A Coopanest-PE implementou um programa de práticas sustentáveis que inclui gestão de resíduos, campanhas de reciclagem, eficiência energética e educação ambiental, a fim de reduzir seu impacto no planeta e alinhar sua operação aos princípios ESG. A Cooperativa teve que vencer resistências culturais internas, mas acabou beneficiando não só o meio ambiente, como também suas finanças.
Serviços como emissão de boletos, assinatura de contratos e liberação de guias e exames são disponibilizados em app. RESUMOUnimed Regional Maringá coloca em prática pilares do seu programa de inovação e melhora a experiência de seus clientes no digital. Processos administrativos como emissão de boleto e faturas, assinatura de contratos e liberação de guias e exames foram digitalizados, garantindo mais agilidade e eficiência operacional.