Topbar OCB

Coopanest-PE avança em agenda ESG com projeto Coop+ Ambiental

Imagem Destaque

2025
Nordeste
Saúde
Coopanest-PE
eficiência energética, ESG, gestão ambiental, projetos ambientais em cooperativas, redução de gastos, responsabilidade social, sustentabilidade, sustentabilidade no cooperativismo
Inovação de processo
A Coopanest-PE implementou um programa de práticas sustentáveis que inclui gestão de resíduos, campanhas de reciclagem, eficiência energética e educação ambiental, a fim de reduzir seu impacto no planeta e alinhar sua operação aos princípios ESG. A Cooperativa teve que vencer resistências culturais internas, mas acabou beneficiando não só o meio ambiente, como também suas finanças.

BAIXAR RESUMO



Contexto

Há pouco mais de um ano, a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas de Pernambuco (Coopanest-PE) iniciou um processo de avaliação interna sobre sua adesão à agenda ESG. A iniciativa surgiu a fim de verificar se suas práticas estavam alinhadas aos princípios de sustentabilidade, responsabilidade social e governança ética.

A cooperativa já adotava práticas de gestão transparente e participativa. Além disso, em 2024 promoveu ações ligadas ao pilar social, com arrecadação de fundos e doação para casas de repouso. Faltava, porém, fortalecer o pilar ambiental do tripé ESG.

Nesse contexto, nasceu o projeto Coop+ Ambiental: uma série de iniciativas concretas para reduzir o impacto da operação no meio-ambiente e engajar cooperados e colaboradores em uma cultura organizacional mais responsável. As ações foram divididas em diversas frentes que passam por gestão de resíduos, eficiência energética, campanhas de reciclagem, educação ambiental e até a realização de feirinhas orgânicas.

Desafios

De acordo com Simone Macedo, analista de Marketing e Comunicação da Coopanest-PE, o principal desafio para a implementação do Coop+ Ambiental foi a resistência cultural às mudanças dentro da própria equipe.

Em uma das principais iniciativas do projeto, por exemplo, a cooperativa reduziu em 100% o uso de copos plásticos descartáveis nas suas dependências, substituindo-os por copos e xícaras reutilizáveis que foram distribuídos a todos os colaboradores.

Simone Macedo conta que a mudança não foi tão simples como parece, já que algumas pessoas estavam habituadas aos descartáveis. Também havia o receio de perda dos copos reutilizáveis, afinal, não haveria uma alternativa disponível.

“Tivemos que criar uma política e pedimos que cada colaborador assinasse um termo de responsabilidade por seu copinho, explicando que em caso de perda a pessoa teria que custear um copo novo”, afirmou Simone. “A política foi feita para conscientizar e mostrar que eles também fazem parte deste processo ambiental”.

Outra iniciativa do Coop+ Ambiental é a redução do uso de papel e a digitalização dos boletins que os médicos cooperados devem preencher após cada procedimento para receber o pagamento. A cooperativa está tentando incentivar o uso de seu aplicativo para envio dos documentos, mas muitos médicos ainda preferem escrever no papel, o que dificulta a eliminação dos boletins físicos. A solução, por enquanto, foi incentivar o descarte correto destes papéis.

Desenvolvimento

A agenda ambiental da Coopanest-PE se dividiu em diversas frentes paralelas e complementares. Uma das mais importantes é a gestão responsável de resíduos, que contempla a eliminação dos plásticos descartáveis, substituídos por copos reutilizáveis para os colaboradores e por copos de papel para cooperados e clientes que visitam a sede da Coopanest-PE.

Outra frente importante foi a parceria com a cooperativa de catadores Pró-Recife para reciclar os boletins médicos acumulados na sede da cooperativa. Estes papéis, por conterem informações sensíveis e confidenciais, devem ser triturados e processados antes de serem enviados para a reciclagem.

A Coopanest-PE doa o material à Pró-Recife, que o processa e vende como insumo para uma indústria papeleira, usando a receita da venda para capacitar mais catadores.

“Antes, o descarte era feito com outra empresa e tínhamos que pagar pelo frete. Um colaborador nosso acompanhava o processo de trituração dos documentos, mas não sabíamos como era usado o dinheiro da venda deste insumo”, afirma Simone.

“A partir da parceria com a Pró-Recife, sabemos que ele vai ser destinado à capacitação de catadores, em uma ação social, além de ser um processo de intercooperação”. Outras iniciativas de destaque são:

  • Eficiência no uso de recursos naturais: em 2025, a cooperativa planeja ampliar o uso de torneiras econômicas em sua sede e a instalação de sensores de presença para iluminação, recursos que já existiam antes do Coop+ Ambiental, mas que agora serão expandidos. Além disso, 30% da demanda de energia da Coopanest-PE é suprida por painéis solares instalados no edifício.

  • Fomento à sustentabilidade alimentar: a cada quinze dias a Coopanest-PE realiza uma feira de produtos orgânicos nas suas dependências, em parceria com uma associação de produtores locais, promovendo o acesso a alimentos saudáveis e de origem sustentável para seus colaboradores e cooperados.

  • Educação ambiental: por fim, a cooperativa realiza palestras trimestrais sobre práticas sustentáveis e campanhas de conscientização para reciclagem e consumo responsável. Em uma destas campanhas, os colaboradores foram incentivados a coletar o maior número possível de tampas de garrafas PET, com entrega de prêmios aos primeiros colocados. O material foi doado ao projeto Cirandar, da Casa Criatura, que recicla estes resíduos transformando-os em móveis.

Resultados

As medidas de sustentabilidade adotadas pela Coopanest-PE tiveram resultados positivos não apenas para o meio-ambiente, mas também para as finanças da organização. A cooperativa cita a redução do consumo de energia e também do gasto mensal com aproximadamente 10 mil copos descartáveis de água e mil copinhos plásticos de café.

“Calculamos o valor desembolsado com estes copos entre janeiro e outubro de 2024, quando começou o projeto de eliminação dos descartáveis, e vimos que com um custo ainda menor poderíamos comprar copos e xícaras reutilizáveis, feitos com material sustentável”, conta Simone.

Segundo a analista, após a aquisição dos kits sustentáveis em 2025, a Coopanest-PE projeta uma economia média de 76% em relação ao valor direcionado aos descartáveis em 2024.

Próximas iniciativas

Para o ano de 2025, a Coopanest-PE planeja formar uma Comissão de Sustentabilidade para propor e acompanhar as ações do Coop+ Ambiental, garantindo a continuidade e a fiscalização dessas iniciativas.

Há também planos para aprimorar a coleta seletiva, promover a destinação adequada de lixo eletrônico e disponibilizar um ponto de coleta dos boletins médicos trazidos pelos próprios cooperados, que podem ser reciclados junto com aqueles descartados pela cooperativa.

Já no próximo ano, a ideia é se candidatar ao Selo Empresa Verde do Governo do Pernambuco, concedido em parceria com a Junta Comercial do estado (Jucepe). A certificação valida empreendimentos com boas práticas ambientais, sociais e de governança. Com isso a Coopanest-PE quer consolidar seu comprometimento com a sustentabilidade e com a construção de um futuro mais equilibrado e consciente.

Contato

Simone Macedo, analista de Marketing e Comunicação: simone.macedo@coopanestpe.com.br .

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

InovaCoop

O projeto BID de Produtos Químicos para Lavanderia foi implementado para estruturar um modelo de compras mais estratégico, padronizando a aquisição de produtos utilizados na higienização de uniformes industriais. A iniciativa resultou na escolha estratégica de fornecedores, gerando economia e promovendo maior eficiência no processo.

InovaCoop

Existente desde 2014, programa de inovação da cooperativa de saúde tem gerado resultados tanto para o ambiente administrativo quanto para os clientes finais. RESUMO CARDO Movimento Juntos Inovamos é uma Iniciativa da Unimed BH que estimula a geração de ideias e atitudes criativas por parte dos colaboradores da cooperativa. Baseia-se na realização de eventos, manutenção de espaço dedicado à inovação e disponibilização de plataforma digital para exposição e seleção de ideias. Além disso, promove ocasiões para atração de startups com soluções para desafios internos.

InovaCoop

Fundada para atender ao mercado militar, cooperativa cresceu quando se estruturou para servir companhias de aviação civil. Idealizada por militares da reserva, a Coopresa passou muito tempo atendendo somente à Força Aérea Brasileira (FAB). Enfrentando dificuldades após a mudança da frota, a cooperativa elaborou um novo modelo de negócios, incluindo a aviação civil na carteira de clientes e adicionando novos serviços ao seu portfólio. 

InovaCoop

Jogo promove interação em eventos cooperativistas. O JornadaCoop foi criado pelo Sistema OCB para aumentar o engajamento de seus estandes durante eventos por meio de um jogo cooperativista. Integrando dados de diversos programas de apoio ao cooperativismo, como Identidade, PDGC e o Sistema Desempenho, o JornadaCoop já esteve presente em mais de uma dezena de eventos e foi jogado por mais de 3 mil pessoas. 

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.