Up&Go: serviços de limpeza por meio de uma cooperativa de plataforma

CONTEXTO
Em Nova Iorque, trabalhadoras imigrantes da América Latina são maioria na prestação de serviços de faxinas. Muitas vezes elas encontram grandes dificuldades para entrar no mercado de trabalho: o domínio da língua e as altas comissões cobradas pelas agências de trabalho são algumas delas.
A cooperativa de plataforma Up&Go surgiu com o objetivo de organizar trabalhadoras urbanas de forma a propiciar a elas a valorização de seu trabalho. Para isso, criou um canal confiável, que as conecta com contratantes de seus serviços e elimina os intermediários.
Para enfrentar um problema contemporâneo, a cooperativa já nasceu digital. Uma organização não governamental propôs a um grupo de trabalhadoras a ideia da criação de uma cooperativa de plataforma gerenciada e de propriedade das próprias trabalhadoras.
Em parceria com a incubadora de uma universidade e com o apoio de especialistas em economia digital, a cooperativa desenvolveu um aplicativo em que comercializa os serviços de faxina de suas cooperadas. A cooperativa detém a propriedade intelectual do aplicativo, lhe garantindo independência e maior renda às cooperadas.
DESAFIOS
Em todo mundo, há um o avanço da precarização do trabalho nas grandes metrópoles. O mercado de serviço de limpezas domésticas é um exemplo deste fenômeno contemporâneo que gera pobreza e desigualdade.
Na cidade de Nova Iorque não é diferente. Existe um grande número de imigrantes hispânicas oferecendo serviços de faxina na cidade. Frequentemente, com pouca instrução e limitado conhecimento do idioma local, as trabalhadoras comumente procuram agências de limpeza para oferecer seus serviços. Estas agências tendem a ficar com altos percentuais do valor pago pela faxina, chegando a reter 50% dos pagamentos.
Foi neste contexto que surgiu a Up&Go. Por meio do aplicativo, clientes cadastrados podem agendar faxinas e pagar por elas. Do valor combinado, 95% é destinado à faxineira e o restante é voltado para a manutenção da plataforma. Veja depoimentos das cooperadas neste vídeo.
DESENVOLVIMENTO
A ideia do aplicativo nasceu de uma organização não governamental chamada Center for Family Life (CFL). Trata-se de uma ONG que trabalha com famílias em situação de vulnerabilidade na região do Brooklin, na cidade de Nova Iorque.
Desde o ano de 2006, como forma de auxiliar a comunidade na inserção no mercado de trabalho, a organização apresenta a trabalhadores urbanos imigrantes o modelo de negócios cooperativista, por meio do Cooperative Development Program (CDP).
Visando proporcionar emprego e renda a um grupo de trabalhadoras imigrantes, a CFL estimulou que elas se organizassem em cooperativas e oferecessem seus serviços de forma digital. O projeto foi apoiado pela incubadora de uma universidade parceira, que financiou o primeiro investimento de capital na iniciativa para desenvolvimento do aplicativo e site.
As 23 trabalhadoras membros da Up&Go estão divididas em três cooperativas que atuam como agências de limpeza. Estas três cooperativas são as detentoras da plataforma que disponibiliza os serviços.
Na prática, o cliente contrata e paga pelos serviços através da plataforma. Trabalhadoras e clientes têm segurança na contratação, além de melhores condições financeiras. As cooperadas são avaliadas pelos clientes e quaisquer situações impróprias causadas pelos clientes durante a realização do serviço podem ser denunciadas. A plataforma também evita escolha dos clientes baseada em fotos ou perfil da trabalhadora. Os pedidos recebidos no aplicativo são distribuídos entre as cooperadas em ordem rotativa, de acordo com a localidade do cliente.
As cooperativas detêm uma parceria com a CFL, que apoia o grupo de trabalhadoras na divulgação digital dos serviços e na manutenção da plataforma digital. Uma consultora da CFL também organiza a agenda de faxinas para as trabalhadoras.
A tomada de decisões, no entanto, está totalmente controlada pelas trabalhadoras cooperadas. O valor da faxina, assim como expansão dos negócios e entrada de novas trabalhadoras é decidido em assembleias virtuais ou encontros entre as famílias, que são realizados regularmente. Veja na imagem o modelo de governança da Up&Go.
Para conhecer mais sobre a construção da Up&Go e do movimento do cooperativismo de plataforma, assista uma mesa redonda sobre o tema gravada durante o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo em 2019 neste vídeo.
RESULTADOS
Além de conseguirem uma base de clientes de forma mais rápida, com a criação da plataforma cooperativa, o valor pago pelas faxinas cresceu entre 50% e 85% para as cooperadas e a renda final das trabalhadoras cresceu 20% no primeiro ano de atuação da Up&Go. Sylvia Morse afirma que em alguns casos, trabalhadoras informais que ganhavam 10 dólares a hora, passaram a receber 22 dólares a hora ao se unir à cooperativa.
Além do aumento significativo na renda, passaram a trabalhar uma quantidade de horas adequadas, com controle de horários e equipamentos necessários. Também puderam conhecer seus direitos trabalhistas e se protegeram de situações de abuso e vulnerabilidade no exercício de sua profissão. Ganhos como aprender a usar a tecnologia a favor do seu negócio, permitir pagamentos on-line e contar com uma taxa de cancelamento são também mudanças imediatas e tangíveis sentidas pelas cooperadas que no mercado informal sofriam com fraudes. A cooperativa tem crescido em número de cooperadas e clientes, interessados no impacto social que produz.
Para ver os impactos da Up&Go na vida de suas cooperadas, veja este vídeo.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
A cooperativa trabalha atualmente para aumentar o número de cooperadas, desenvolver um modelo de assinatura e coopera para a formação de outras cooperativas de plataforma no país. Sua experiência é amplamente divulgada como caso de sucesso por organismos internacionais.
Contato do responsável:
Sylvia Morse
Consultora da Up&Go
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Com toolkit, Ailos incentiva inovação e autonomia de maneira didática
Cooperativa apresenta métodos de inovação por meio de vídeos explicativos, textos e materiais. Pensando em aumentar a autonomia de seus colaboradores em projetos de inovação, a Central Ailos criou o Toolkit de Inovação. A iniciativa consiste em um website com inúmeros métodos de inovação explicados por meio de vídeos, textos e materiais. Dessa maneira, os colaboradores do Sistema Ailos e outras cooperativas conseguem fomentar e desenvolver projetos de inovação sem grandes dificuldades.

Ampled: plataforma cooperativa de streaming de música
Cooperativa coloca músicos em contato direto com fãs, que podem dar apoio recorrente a eles pela plataforma. A plataforma Ampled foi criada em 2018 por um grupo de artistas e especialistas em tecnologia para funcionar como um canal direto entre músicos e público, permitindo o apoio direto a cantores e grupos por meio de pagamentos recorrentes. Do ponto de vista organizacional, a Ampled é uma cooperativa, o que significa que, em oposição a outras iniciativas do mesmo tipo, seu objetivo não é funcionar na lógica do Vale do Silício, com concentração dos ganhos gerados pelo streaming nas mãos de poucos. Pelo contrário: a ideia é ajudar os artistas a terem uma receita sustentável e previsível.

Chatbot inteligente da Integrada vence prêmio internacional de inovação
Com base na inteligência artificial, assistente virtual IRIS-Integrada aprimora relacionamento com clientes e cooperados. O chatbot IRIS-Integrada utiliza a inteligência artificial para aprimorar o relacionamento com cooperados e clientes da Integrada Cooperativa Agroindustrial. Ativa desde fevereiro de 2023, a ferramenta atua no atendimento ao cliente e na pré-venda de produtos da cooperativa. Por meio de uma foto de um pet, por exemplo, a IA consegue descobrir o alimento mais adequado e encontrar distribuidores próximos. Apesar de recente, o projeto já venceu o Prêmio de Inovação da Oracle Cloud para a América Latina.

Avance Hub: o espaço de inovação da Coplacana
Hub aproxima cooperados às novas tecnologias do agro e desenvolve cultura de inovação na cooperativa. . Criado em 2018, o Avance Hub é o espaço de inovação da Coplacana, Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo. A iniciativa, finalista do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2020 na categoria Inovação, tem apoiado o desenvolvimento de startups e soluções tecnológicas para os cooperados da Coplacana, além de fomentar uma cultura de inovação na cooperativa.