Topbar OCB
Dental Uni: inovação em ato complementar
CONTEXTO
Constituída há mais de 35 anos, a Dental Uni é uma cooperativa de planos odontológicos com cerca de 15 mil dentistas, que atendem mais de 700 mil beneficiarios em todo o Brasil. E precisou inovar para ampliar ainda mais a sua atuação.
A Agência Nacional de Saúde (ANS) estipula que o portfólio de produtos das operadoras siga um rol mínimo de procedimentos. Contudo, além do rol mínimo, muitas trabalham com um portfólio de serviços adicionais que encarecem o produto final, como implante, ortodontia, prótese, entre outros.
Em muitas situações, o atendimento de tais procedimentos adicionais, quando não cobertos pelo plano, é realizado com a negociação direta entre dentista e cliente. Dessa forma, preço e pagamento variam de acordo com o dentista, mesmo o paciente sendo beneficiário da cooperativa. Além disso, nesta situação a Dental Uni não podia garantir atendimento em todas as esferas da odontologia.
DESAFIOS
Diante desse cenário, surgiu a problemática: como garantir um tratamento completo ao cliente, sem encarecer o produto; e, por outro lado, como garantir ao dentista a ampliação dos serviços via cooperativa.
Segundo a Dental Uni, os desafios eram enormes, pois, além do engajamento do dentista, foi preciso criar um processo que ainda não existia com fornecedores de meios de pagamento. Outro desafio foi padronizar o processo com toda rede de dentistas, criando uma tabela única de serviços e possibilitando ao cliente uma forma extensa de pagamento.
DESENVOLVIMENTO
De forma simplificada, a Dental Uni resolveu o problema se tornando a mediadora do pagamento, tanto do paciente como do profissional dentista. Assim, os atos complementares que antes eram realizados fora do plano, agora são realizados via Dental Uni, que repassa o pagamento aos dentistas em parcela única, mesmo que o paciente parcele em 12x sem juros. .
Ao desenhar esse processo, foi necessário buscar fornecedores de crédito para integralizar a função dentro do sistema, já que seria oneroso e complicado entregar uma máquina de cartões para todos os consultórios. Este processo ainda não existia e foi desenhado junto aos cooperados, gerando uma onda de inovação, inclusive para os fornecedores de crédito.
O ato complementar funciona com o mesmo fluxo das demais operações em relação ao atendimento ao cliente. Em atendimento odontológico, o beneficiário é informado da necessidade do procedimento, então o cirurgião-dentista solicita a abertura e liberação da guia específica como ato complementar.
O pagamento é de responsabilidade do paciente e pode ser realizado em até 12x no cartão de crédito, com parcela mínima de R$ 30,00, ou em boleto bancário. Após a análise e liberação da guia, o cirurgião dentista realiza o tratamento.
O projeto envolveu colaboradores da área de Análise Técnica, responsável pela validação e coerência das guias, e do Financeiro, que realiza a mediação e confirmação dos pagamentos.
RESULTADOS
A Dental Uni avalia que os resultados são significativos:
- Do ponto de vista de marketing: oferta ao cliente um tratamento completo sem onerar a sua mensalidade;
- Ao dentista: possibilidade de aumentar seus ganhos e recebimento à vista pelos procedimentos;
- Ao mercado: viabilidade de um tratamento odontológico em sua totalidade a um número maior de pessoas, que antes não tinham condições financeiras.
- Hoje, a cooperativa fatura mais de R$ 10 milhões por ano neste processo.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Segundo a cooperativa, o projeto está em execução, com sucesso e sem previsão de mudanças.
Contato do responsável:
Carla Ferreira
Analista de Marketing da Dental Uni
marketing@dentaluni.com.br - (41) 3020-3848
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Para acabar com problema de desagregação de informações técnicas, estratégicas e operacionais, cooperativa criou plataforma tecnológica de pesquisa. RESUMO CARDPara solucionar a questão do acesso a informações estratégicas e operacionais, a Sicredi Pioneira desenvolveu o Goog, uma plataforma de gestão e disponibilização de conteúdo inspirada no Google, com uso intuitivo e algoritmo que organiza e prioriza o conteúdo.
Existente desde 2014, programa de inovação da cooperativa de saúde tem gerado resultados tanto para o ambiente administrativo quanto para os clientes finais. RESUMO CARDO Movimento Juntos Inovamos é uma Iniciativa da Unimed BH que estimula a geração de ideias e atitudes criativas por parte dos colaboradores da cooperativa. Baseia-se na realização de eventos, manutenção de espaço dedicado à inovação e disponibilização de plataforma digital para exposição e seleção de ideias. Além disso, promove ocasiões para atração de startups com soluções para desafios internos.
Com estruturas e serviços compartilhados, cooperativa está presente em 9 países europeus, conta com 35 mil associados e movimenta mais de 200 milhões de euros por ano. Cooperativa de plataforma que nasceu como associação sem fins lucrativos, em 1998, na Bélgica, conta, atualmente, com mais de 35 mil trabalhadores autônomos como associados e está presente em 40 cidades de 9 países europeus. Iniciativa oferece estrutura compartilhada de serviços para apoiar a atividade profissional de trabalhadores independentes.
Proposta tem como objetivo identificar e desenvolver ideias de colaboradores que tenham potencial para contribuir com o desenvolvimento da cooperativa. Ao despertar para a necessidade de acompanhar as tendências de mercado, a cooperativa criou o programa de inovação Mais 360º com a proposta de conhecer e investir em ideias surgidas em todas as frentes da operação. O sucesso do programa se deu devido ao processo gamificado e à atribuição de sentimento de dono da ideia aos colaboradores.