Topbar OCB

Uniodonto Campinas implanta teleorientação odontológica

Imagem Destaque

2020
Sudeste
Saúde
Não
Uniodonto Campinas
Inovação de produto, Inovação de serviço
Inovação de produto
Iniciativa contribui para o isolamento social e atende cerca de 430 chamadas por mês. RESUMO CARDDiante da pandemia da Covid-19 em 2020 e da consequente necessidade de isolamento social, foi criado um canal de comunicação entre a cooperativa e os seus beneficiários. A teleorientação tem como objetivo informar os pacientes sobre tratamentos eletivos, de urgência e rede de atendimento.

BAIXAR RESUMO





CONTEXTO

A partir das determinações do Governo Federal, os conselhos de cada especialidade médica elaboraram orientações aos profissionais de saúde para enfrentamento da pandemia de Covid-19.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) recomendou que os profissionais só atendessem casos de urgências, e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reforçou a medida suspendendo tratamentos eletivos.

Dessa forma, a Uniodonto Campinas se viu obrigada a suspender milhares de atendimentos e a encontrar uma solução para atender tanto às recomendações de saúde quanto ao direito dos beneficiários ao atendimento.


DESAFIOS

O principal desafio era equilibrar o direito do beneficiário ao atendimento e o do cooperado (dentista) de evitar exposição ao novo coronavírus. Qualquer que fosse a solução tinha que ser tomada rapidamente, e dentro das normas, uma vez que o próprio CFO ainda não havia se posicionado sobre o tema.

Era preciso entender as opções autorizadas de atendimento on-line e definir quais seriam medidas seriam tomadas.

Vale destacar que o teleatendimento ainda é um tema bastante discutido no setor da saúde. Vários normativos, leis e resoluções de conselhos profissionais têm versado sobre essa temática. Uma das principais discussões, por exemplo, está na preocupação com a responsabilidade por eventuais erros cometidos pelos profissionais. Mas, enquanto durar a pandemia de Covid-19, os profissionais de saúde brasileiros têm autorização para atender neste formato, tanto em atendimento realizado pelo SUS, quanto no atendimento suplementar.


Saiba mais sobre o tema no e-book do Sistema OCB “Telessaúde: saiba como fazer”.


DESENVOLVIMENTO

Seguindo todas as normas, a Uniodonto Campinas acabou optando pela teleorientação odontológica, na qual foram disponibilizados dois canais de atendimento (telefone e WhatsApp) todos os dias da semana, das 8h às 18h, para orientações e esclarecimentos.

Ao entrar em contato, o beneficiário pode:

  • Receber orientações da equipe de dentistas.
  • Obter informações sobre tratamentos e exames eletivos.
  • Esclarecer dúvidas sobre procedimentos de urgência.
  • Ser encaminhado para a rede credenciada ou plantão 24h.

Para criar esse processo, a cooperativa se organizou para deixar, diariamente, 25 dentistas disponíveis para realizar os atendimentos. O objetivo era fazer uma triagem dos casos urgentes e eletivos.

Dependendo da urgência, o paciente era encaminhado para o plantão mais próximo. Mas, em geral, a maioria dos casos não demandava urgência e a simples orientação eliminou o contato presencial, contribuindo para o isolamento durante a pandemia.

Vale lembrar que receitas e atestados não podem ser enviados em teleorientação.


RESULTADOS

Segundo a cooperativa, os 25 plantonistas recebem, em média, 430 ligações por mês, entre chamadas de telefone e mensagens de WhatsApp.

A maior procura são de pessoas do sexo feminino (60%) e em sua maioria da cidade de Campinas (46%). Até o momento, foram recebidas ligações de outras 18 cidades ao redor de Campinas.

As cinco principais queixas são:

  • Dor: 38%
  • Queda de restaurações: 15%
  • Fratura dental: 10%
  • Queda de provisórios: 8%
  • Doença gengival: 5%

A cooperativa e os cooperados avaliam a teleorientação de forma positiva, principalmente por evitar deslocamento desnecessários - prova disso é que, de 26 de março ao final de abril, não foram realizados atendimentos de consultório. Além disso, a sensação de ser útil, de poder ajudar no momento mais crítico da história recente, fez com que o profissional se sentisse valorizado, humanizando o atendimento.


PRÓXIMAS INICIATIVAS

Enquanto durar a pandemia, a teleorientação seguirá ativa. Como o resultado tem sido positivo, a cooperativa pretende, após a pandemia, utilizar a ferramenta como uma teleducação, orientando acerca de temas relevantes à saúde bucal e promovendo saúde de forma geral. Uma das possibilidades é abordar um tema específico por mês.



Contato do responsável:


Wilson Pinke

Coordenador da Equipe de Plantonistas da Uniodonto Campinas

wpinke@uniodontocampinas.com.br


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Creator Image

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Sicredi Ouro Verde MT melhora experiência do cooperado com modelo fisital
InovaCoop

Sicredi Ouro Verde MT melhora experiência do cooperado com modelo fisital

Cooperativa desenvolve sistema de atendimento que mescla a assistência online com o trabalho de agências físicas. O modelo de atendimento tradicional em agências físicas estava sobrecarregando os funcionários da Sicredi Ouro Verde MT devido ao número cada vez maior de cooperados. Pensando em manter a melhor experiência possível aos clientes, a cooperativa inovou e desenvolveu o modelo fisital. O projeto permite a assistência pelo Whatsapp, mantendo uma infraestrutura para atender também os cooperados no modelo presencial.

Com aplicativo, Nater Coop agiliza coleta e análise de dados
InovaCoop

Com aplicativo, Nater Coop agiliza coleta e análise de dados

O app melhora a comunicação entre os produtores e os técnicos envolvidos no Programa Leite Certo. Em 2023, a Nater Coop desenvolveu um aplicativo para o seu programa Leite Certo. Assim, o app Leite Certo foi criado para melhorar a comunicação entre os produtores participantes e a equipe de assistência técnica, a fim de agilizar o processo de coleta de dados e análises. Dessa maneira, os cooperados fornecedores de leite têm acesso a informações precisas, que tornam os resultados da cooperativa mais eficientes.

Digitalização de processos na Unimed Maringá
InovaCoop

Digitalização de processos na Unimed Maringá

Serviços como emissão de boletos, assinatura de contratos e liberação de guias e exames são disponibilizados em app. RESUMOUnimed Regional Maringá coloca em prática pilares do seu programa de inovação e melhora a experiência de seus clientes no digital. Processos administrativos como emissão de boleto e faturas, assinatura de contratos e liberação de guias e exames foram digitalizados, garantindo mais agilidade e eficiência operacional.

CooperJohnson: tecnologia promove inclusão de cooperados surdos
InovaCoop

CooperJohnson: tecnologia promove inclusão de cooperados surdos

Sistema de chamada em vídeo possibilitou que o atendimento telefônico convencional fosse associado à presença de um intérprete de Libras. Para atender melhor aos seus cooperados surdos, a CooperJohnson desenvolveu um novo canal de atendimento baseado em tecnologia para chamadas de vídeo. A proposta era aumentar o nível de acessibilidade do atendimento e, assim, promover inclusão de forma prática. Agora, com a solução chamada ICOM, os cooperados surdos têm suporte de uma intérprete de Libras que permite a realização do atendimento junto aos atendentes.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.