Topbar OCB
Cultura de inovação coloca Cocamar em destaque no Prêmio Inova Maringá
Contexto
A Cocamar Cooperativa Agroindustrial, fundada em 1963 por 46 produtores de café, conta hoje com 20 mil famílias de associados e unidades nos estados do Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A cooperativa foi finalista em três categorias do Prêmio Inova Maringá 2024, uma iniciativa da Prefeitura do Município com a Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech).
As inovações reconhecidas no prêmio foram: o projeto de Estruturação e Implementação de Tecnologia para o Estoque da Cocamar Máquinas, na categoria Inovação em Processos; o Programa de Conservação de Nascentes e o desenvolvimento de marketplace no e-commerce, na categoria de Inovação e Serviços; e o desenvolvimento de novas embalagens, na categoria Inovação em Produtos.
Antes das inovações, a Cocamar enfrentava dificuldades em processos manuais, baixa diferenciação de produtos, limitações operacionais e necessidade de maior sustentabilidade. O estoque de peças na Concessionária John Deere, por exemplo, era gerenciado manualmente, o que gerava erros e lentidão.
As embalagens dos produtos precisavam atender plenamente às novas legislações e principalmente às expectativas dos consumidores. Havia também uma preocupação com a conservação de recursos naturais nas propriedades rurais.
O contexto, portanto, era de busca por maior eficiência, competitividade e alinhamento com tendências de mercado e sustentabilidade. Assim nasceram as soluções inovadoras que foram finalistas e reconhecidas no prêmio.
Desafios
Algumas dificuldades internas e externas impulsionaram a criação das inovações. Entre elas, a busca por aumentar a produtividade, aprimorar a eficiência operacional, a vontade de promover uma melhor experiência do cliente e cooperado, assim como a necessidade de adequação à legislação para rotulagem nutricional.
Externamente, as tendências de sustentabilidade, as mudanças no comportamento do consumidor e a procura do mercado por inovação e diferenciação foram algumas das provocações que motivaram a Cocamar a ir atrás de soluções inovadoras.
Houve também dificuldades no processo de implementação. Primeiramente, a introdução de novas tecnologias demandou investimentos significativos. Foi essencial mobilizar parceiros estratégicos e recursos financeiros para projetos ambientais, garantindo que a sustentabilidade fosse efetivamente promovida.
Outro ponto de atenção para a coop foi o treinamento contínuo das equipes e a adaptação dos processos operacionais para atender às novas exigências do mercado. Manter a conformidade com todas as legislações aplicáveis aos produtos e processos é, até hoje, um desafio constante.
Por fim, foi fundamental que as inovações estivessem alinhadas com as necessidades dos clientes, garantindo soluções que realmente agregassem valor e melhorassem a experiência do cooperado e do consumidor.
Desenvolvimento
A inovação é um pilar estratégico da Cocamar. A cooperativa promove ativamente uma coleta de sugestões de seus colaboradores através de ferramentas de ideação. A cooperativa também criou programas internos de inovação que desempenham um papel crucial nesse processo. A troca de experiências entre os cooperados também é uma fonte valiosa de novas ideias.
Para ir além do interno, outra prática que ajuda na cultura de inovação da Cocamar é a realização de benchmarkings com outras instituições e parceiros tecnológicos para garantir alinhamento com as melhores práticas do setor:
“Buscamos constantemente identificar tendências inovadoras, tanto no nosso setor quanto em áreas adjacentes, para incorporar novas abordagens e tecnologias”, conta Roberta Pazinato Cuco, coordenadora de Inovação e Projetos da cooperativa.
Dessa forma, é garantido um fluxo contínuo de novas ideias que fortalecem a capacidade da coop de inovar e se manter competitiva. As etapas para colocar em prática as inovações que se tornaram finalistas da premiação foram:
- Diagnóstico e pesquisa, por meio de avaliação de satisfação do público e benchmarking.
- Planejamento e desenvolvimento das soluções.
- Implementação das ideias, que aconteceu entre 2023 e 2024.
- Testes, ajustes e coleta de evidências do sucesso.
- Por fim, investimento em divulgação e reconhecimento em premiações.
Resultados
Além do reconhecimento na premiação, a Cocamar percebe que já é possível ver os resultados da inovação na cooperativa por conta do aumento de vendas e faturamento, maior eficiência operacional e redução de custos, além do feedback positivo de clientes e cooperados.
Outros resultados que as inovações trouxeram para a cooperativa foram:
- Redução de erros e tempo na produção.
- Maior destaque e aceitação dos produtos no mercado.
- Expansão do portfólio sem aumento de custos.
- Melhoria ambiental e social nas comunidades rurais.
- Aumento da competitividade e satisfação dos cooperados.
Próximas iniciativas
Percebendo os resultados e impactos positivos, a coop visa dar continuidade ao processo de inovação. A seguir, a Cocamar pretende expandir e aprimorar as soluções implementadas, além de replicar as metodologias inovadoras em outras regiões e áreas da cooperativa.
A cooperativa também vai fortalecer os programas internos de inovação e as parcerias que permitem a criação de soluções, mantendo o foco em sustentabilidade, tecnologia e experiência do cliente, para que as soluções fortaleçam esses pilares.
Por fim, a Cocamar deve continuar captando ideias de cooperados e colaboradores, consolidando a inovação como valor central da marca.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Iniciativa contribui para o isolamento social e atende cerca de 430 chamadas por mês. RESUMO CARDDiante da pandemia da Covid-19 em 2020 e da consequente necessidade de isolamento social, foi criado um canal de comunicação entre a cooperativa e os seus beneficiários. A teleorientação tem como objetivo informar os pacientes sobre tratamentos eletivos, de urgência e rede de atendimento.
Iniciativa alinhou o negócio às tendências de mercado e recebeu prêmio por embalagem inovadora. Para aderir à crescente demanda por alimentação mais saudável, a Aurora Coop lançou a linha Aurora Bem Leve, composta por refeições prontas com proposta de alimentos saudáveis. A marca oferece pratos prontos cozidos a vácuo e ultracongelados, usando uma tecnologia de preparo que preserva o sabor e os nutrientes. A linha ganhou um prêmio pela embalagem inovadora e deve ser inserida em até 4 mil pontos de venda no país.
Cooperativa moderniza canais de atendimento, digitaliza processos e colhe resultados financeiros positivos. Em sua transformação digital, a cooperativa agropecuária Cotripal criou um programa de desenvolvimento de melhorias incrementais para a usabilidade do cliente. Apoiada em metodologias ágeis, a Cotripal modernizou o Portal do Cliente e digitalizou documentos e processos. Essas iniciativas receberam incentivos fiscais da Lei do Bem devido ao caráter inovador e transparente do projeto, que seguirá sendo aprimorado.
O projeto Redução de Gramatura Filme Fundo Iogurte 540g foi desenvolvido para reduzir a quantidade de plástico nas embalagens do iogurte, promovendo economia e minimizando impactos ambientais. A iniciativa da Frimesa consistiu na diminuição da espessura do filme termoformado, sem prejudicar a resistência e qualidade da embalagem.