Topbar OCB

Cultura de inovação coloca Cocamar em destaque no Prêmio Inova Maringá

Imagem Destaque

2025
Sul
Agropecuário
Cocamar Cooperativa Agroindustrial
cultura de inovação, Inovação organizacional, programa de inovação
Inovação organizacional
transformação digital
A Cocamar Cooperativa Agroindustrial foi reconhecida no Prêmio Inova Maringá 2024, se destacando pela inovação de processos e produtos. Para chegar nesse lugar de prestígio, a cooperativa investe em uma forte e constante cultura de inovação, coletando ideias de colaboradores e aprendendo por meio de estudo de mercado e benchmarking.

BAIXAR RESUMO



Contexto

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial, fundada em 1963 por 46 produtores de café, conta hoje com 20 mil famílias de associados e unidades nos estados do Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A cooperativa foi finalista em três categorias do Prêmio Inova Maringá 2024, uma iniciativa da Prefeitura do Município com a Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech).

As inovações reconhecidas no prêmio foram: o projeto de Estruturação e Implementação de Tecnologia para o Estoque da Cocamar Máquinas, na categoria Inovação em Processos; o Programa de Conservação de Nascentes e o desenvolvimento de marketplace no e-commerce, na categoria de Inovação e Serviços; e o desenvolvimento de novas embalagens, na categoria Inovação em Produtos.

Antes das inovações, a Cocamar enfrentava dificuldades em processos manuais, baixa diferenciação de produtos, limitações operacionais e necessidade de maior sustentabilidade. O estoque de peças na Concessionária John Deere, por exemplo, era gerenciado manualmente, o que gerava erros e lentidão.

As embalagens dos produtos precisavam atender plenamente às novas legislações e principalmente às expectativas dos consumidores. Havia também uma preocupação com a conservação de recursos naturais nas propriedades rurais.

O contexto, portanto, era de busca por maior eficiência, competitividade e alinhamento com tendências de mercado e sustentabilidade. Assim nasceram as soluções inovadoras que foram finalistas e reconhecidas no prêmio.

Desafios

Algumas dificuldades internas e externas impulsionaram a criação das inovações. Entre elas, a busca por aumentar a produtividade, aprimorar a eficiência operacional, a vontade de promover uma melhor experiência do cliente e cooperado, assim como a necessidade de adequação à legislação para rotulagem nutricional.

Externamente, as tendências de sustentabilidade, as mudanças no comportamento do consumidor e a procura do mercado por inovação e diferenciação foram algumas das provocações que motivaram a Cocamar a ir atrás de soluções inovadoras.

Houve também dificuldades no processo de implementação. Primeiramente, a introdução de novas tecnologias demandou investimentos significativos. Foi essencial mobilizar parceiros estratégicos e recursos financeiros para projetos ambientais, garantindo que a sustentabilidade fosse efetivamente promovida.

Outro ponto de atenção para a coop foi o treinamento contínuo das equipes e a adaptação dos processos operacionais para atender às novas exigências do mercado. Manter a conformidade com todas as legislações aplicáveis aos produtos e processos é, até hoje, um desafio constante.

Por fim, foi fundamental que as inovações estivessem alinhadas com as necessidades dos clientes, garantindo soluções que realmente agregassem valor e melhorassem a experiência do cooperado e do consumidor.

Desenvolvimento

A inovação é um pilar estratégico da Cocamar. A cooperativa promove ativamente uma coleta de sugestões de seus colaboradores através de ferramentas de ideação. A cooperativa também criou programas internos de inovação que desempenham um papel crucial nesse processo. A troca de experiências entre os cooperados também é uma fonte valiosa de novas ideias.

Para ir além do interno, outra prática que ajuda na cultura de inovação da Cocamar é a realização de benchmarkings com outras instituições e parceiros tecnológicos para garantir alinhamento com as melhores práticas do setor:

“Buscamos constantemente identificar tendências inovadoras, tanto no nosso setor quanto em áreas adjacentes, para incorporar novas abordagens e tecnologias”, conta Roberta Pazinato Cuco, coordenadora de Inovação e Projetos da cooperativa.

Dessa forma, é garantido um fluxo contínuo de novas ideias que fortalecem a capacidade da coop de inovar e se manter competitiva. As etapas para colocar em prática as inovações que se tornaram finalistas da premiação foram:

  • Diagnóstico e pesquisa, por meio de avaliação de satisfação do público e benchmarking.
  • Planejamento e desenvolvimento das soluções.
  • Implementação das ideias, que aconteceu entre 2023 e 2024.
  • Testes, ajustes e coleta de evidências do sucesso.
  • Por fim, investimento em divulgação e reconhecimento em premiações.

Resultados

Além do reconhecimento na premiação, a Cocamar percebe que já é possível ver os resultados da inovação na cooperativa por conta do aumento de vendas e faturamento, maior eficiência operacional e redução de custos, além do feedback positivo de clientes e cooperados.

Outros resultados que as inovações trouxeram para a cooperativa foram:

  • Redução de erros e tempo na produção.
  • Maior destaque e aceitação dos produtos no mercado.
  • Expansão do portfólio sem aumento de custos.
  • Melhoria ambiental e social nas comunidades rurais.
  • Aumento da competitividade e satisfação dos cooperados.

Próximas iniciativas

Percebendo os resultados e impactos positivos, a coop visa dar continuidade ao processo de inovação. A seguir, a Cocamar pretende expandir e aprimorar as soluções implementadas, além de replicar as metodologias inovadoras em outras regiões e áreas da cooperativa.

A cooperativa também vai fortalecer os programas internos de inovação e as parcerias que permitem a criação de soluções, mantendo o foco em sustentabilidade, tecnologia e experiência do cliente, para que as soluções fortaleçam esses pilares.

Por fim, a Cocamar deve continuar captando ideias de cooperados e colaboradores, consolidando a inovação como valor central da marca.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

InovaCoop

Iniciativa contribui para o isolamento social e atende cerca de 430 chamadas por mês. RESUMO CARDDiante da pandemia da Covid-19 em 2020 e da consequente necessidade de isolamento social, foi criado um canal de comunicação entre a cooperativa e os seus beneficiários. A teleorientação tem como objetivo informar os pacientes sobre tratamentos eletivos, de urgência e rede de atendimento.

InovaCoop

Iniciativa alinhou o negócio às tendências de mercado e recebeu prêmio por embalagem inovadora. Para aderir à crescente demanda por alimentação mais saudável, a Aurora Coop lançou a linha Aurora Bem Leve, composta por refeições prontas com proposta de alimentos saudáveis. A marca oferece pratos prontos cozidos a vácuo e ultracongelados, usando uma tecnologia de preparo que preserva o sabor e os nutrientes. A linha ganhou um prêmio pela embalagem inovadora e deve ser inserida em até 4 mil pontos de venda no país.

InovaCoop

Cooperativa moderniza canais de atendimento, digitaliza processos e colhe resultados financeiros positivos. Em sua transformação digital, a cooperativa agropecuária Cotripal criou um programa de desenvolvimento de melhorias incrementais para a usabilidade do cliente. Apoiada em metodologias ágeis, a Cotripal modernizou o Portal do Cliente e digitalizou documentos e processos. Essas iniciativas receberam incentivos fiscais da Lei do Bem devido ao caráter inovador e transparente do projeto, que seguirá sendo aprimorado.

InovaCoop

O projeto Redução de Gramatura Filme Fundo Iogurte 540g foi desenvolvido para reduzir a quantidade de plástico nas embalagens do iogurte, promovendo economia e minimizando impactos ambientais. A iniciativa da Frimesa consistiu na diminuição da espessura do filme termoformado, sem prejudicar a resistência e qualidade da embalagem.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.