Com toolkit, Ailos incentiva inovação e autonomia de maneira didática
Contexto
A Cooperativa Central de Crédito Ailos, mais conhecida como Central Ailos, busca estar sempre na vanguarda quando o assunto é inovação. A Ailos conta com um laboratório de inovação e já implementou diversas iniciativas, como o Pix Crédito, Ailos Aproxima e o Impulse Ailos. E, em 2020, deu vida a uma nova ferramenta inovadora: o Toolkit de Inovação.
Segundo Paula Thais Cardozo, gerente do Laboratório de Inovação, e Diego Daniel Casas, analista de Inovação Corporativa, a ideia surgiu com o objetivo de aumentar a autonomia dos colaboradores do Sistema Ailos na resolução de problemas do dia a dia.
Com esse propósito, portanto, foi criado um guia on-line com diversos métodos de inovação.
Desafios
Mesmo com uma grande presença na internet e um laboratório de inovação consolidado, a Ailos enfrentou alguns desafios.
No início do projeto, alguns métodos de inovação já estavam disponíveis on-line, no entanto, os especialistas em inovação da Ailos contam que os ensinamentos não estavam agrupados em um só local. De acordo com eles, essa falta de organização “prejudicava a experiência do colaborador que decidia inovar de maneira sistematizada”.
Além disso, durante todo o desenvolvimento do Toolkit de Inovação, a cooperativa teve o desafio de criar e oferecer conteúdos simples e compreensíveis.
“A preocupação sempre foi oferecer algo acessível e de fácil acesso, independente do repertório técnico e teórico de quem estava acessando”, explicam.
Desenvolvimento
Em um primeiro momento, os responsáveis pelo desenvolvimento do Toolkit de Inovação fizeram uma apuração para entenderem quais as maiores dores dos colaboradores que buscavam métodos de inovação. A partir dessa pesquisa, eles viram que as dúvidas variavam entre entender melhor o problema, até apresentar a solução.
Com essas dificuldades em mente, a Central Ailos fez uma curadoria, elencou critérios e selecionou métodos de inovação que funcionam em dinâmicas presenciais e remotas. “A complexidade deles também foi um critério, onde buscamos misturar tanto métodos mais detalhados e complexos, quanto alternativas simples e rápidas”, esclarecem.
Para tornar a iniciativa ainda mais autêntica e organizada, a cooperativa desenvolveu um esquema de inovação, composto de seis passos: ideia, problema, inspiração, ideação, implementação e resultado.
O Toolkit atua nos três "Is" e apresenta um ou mais desdobramentos:
• Inspiração: pesquisa
• Ideação: insights e solução
• Implementação: prototipação
Dessa maneira, as pessoas que acessam o portal podem conhecer e aplicar o esquema, enquanto aprendem com os métodos de inovação e os implementam. E para essa dinâmica ser possível, a cooperativa criou o ambiente on-line, separando cada método segundo a etapa da jornada.
Além de vídeos didáticos e uma explicação detalhada no portal, a Ailos também disponibiliza materiais para download. Eles consistem em esquemas do método em questão, que podem ser impressos ou utilizados durante uma apresentação.
O Toolkit de Inovação na prática
A ferramenta da Ailos não só apresenta os métodos de inovação, como explica a funcionalidade de cada um por meio de vídeos. Além disso, o Toolkit de Inovação oferece outras informações, como período de tempo, quantidade de pessoas, nível de dificuldade, e materiais necessários.
Para se aproximar do público desejado, a cooperativa usou exemplos ligados ao dia a dia das cooperativas. “A ideia de exemplificar cada método, com alusões à realidade das cooperativas, foi feita no intuito de conectar diretamente com o público que, num primeiro momento, era composto apenas por colaboradores do Sistema Ailos”.
Outro objetivo alcançado pela cooperativa foi a construção de um ambiente digital intuitivo. “A preocupação sempre foi oferecer algo acessível e de fácil acesso, independente do repertório técnico e teórico de quem estava acessando”, comentam.
Resultados
No Sistema Ailos, o Toolkit de Inovação é usado como base para inúmeros projetos, como maratonas de inovação e ações junto aos cooperados. Na primeira iniciativa, os colaboradores são convidados a desenvolverem soluções inovadoras para desafios da cooperativa. Já a segunda consiste, por exemplo, em eventos presenciais sobre inovação.
Mas não é só internamente que a iniciativa está sendo útil. Os especialistas contam que o portal contabiliza, desde o lançamento, mais de 90 mil acessos, e que até saiu das telas. “Temos recebido vários feedbacks das cooperativas sobre o quanto ele facilita o dia a dia dos colaboradores, alguns inclusive imprimindo os materiais e colocando de maneira visível nos postos de atendimento”, revelam.
Próximos passos
O Toolkit de Inovação está caminhando para o sucesso. Segundo a gerente e o analista, a quantidade de métodos disponíveis no website deve aumentar. Além disso, os responsáveis pelo projeto pretendem realizar mais ações de divulgação dos conteúdos de inovação oferecidos.
Para isso acontecer, eles explicam que as ações poderão ser realizadas em parceria com os cooperados e colaboradores. Dessa forma, o Toolkit Ailos é capaz de se firmar como uma ferramenta inovadora, que pode facilitar o processo de inovação de inúmeras cooperativas.
Contato do responsável:
Andréa Camilo
Assessora de Comunicação
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
App Sicoob incorpora reconhecimento facial para aumentar segurança
Adoção da tecnologia permitiu contornar a impossibilidade de acesso às agências causado por isolamento social. A partir do decreto de isolamento social, em março de 2020, o Sicoob intensificou o processo de adoção de tecnologia para viabilizar cadastro a distância de novos usuários e dispositivos. Baseada em reconhecimento facial, a funcionalidade aliviou a sobrecarga de trabalho dos colaboradores e eliminou a necessidade de deslocamento até agências para realização dos procedimentos.
Coopresa supera dificuldades ao inovar seu modelo de negócios na manutenção de aviões
Fundada para atender ao mercado militar, cooperativa cresceu quando se estruturou para servir companhias de aviação civil. Idealizada por militares da reserva, a Coopresa passou muito tempo atendendo somente à Força Aérea Brasileira (FAB). Enfrentando dificuldades após a mudança da frota, a cooperativa elaborou um novo modelo de negócios, incluindo a aviação civil na carteira de clientes e adicionando novos serviços ao seu portfólio.
Smart farming em área experimental
Para orientar associados sobre novas tecnologias, Fundação ABC faz teste em campo de soluções de agricultura inteligente.. RESUMOA Fundação ABC, um instituto de pesquisa agropecuária privado, implanta campo experimental de agricultura inteligente para orientar seus mais de 5 mil associados de cooperativas parceiras na escolha e utilização de novas tecnologias.
CCGL: intercooperação agro resulta em Rede Técnica Cooperativa
Iniciativa reúne 30 cooperativas e mais de 800 técnicos e executivos para investir em pesquisa e desenvolvimento para aumentar a rentabilidade dos produtores rurais gaúchos. Criada em 2018, a Rede Técnica Cooperativa une mais de 30 cooperativas e 800 técnicos de diversas especialidades em um mesmo projeto. A finalidade é desenvolver, por meio de iniciativas de intercooperação, inovações para sanar problemas compartilhados entre as cooperativas. A iniciativa acaba, assim, por otimizar investimentos e recursos e amplifica de forma escalável o impacto das soluções desenvolvidas.