Com toolkit, Ailos incentiva inovação e autonomia de maneira didática

Contexto
A Cooperativa Central de Crédito Ailos, mais conhecida como Central Ailos, busca estar sempre na vanguarda quando o assunto é inovação. A Ailos conta com um laboratório de inovação e já implementou diversas iniciativas, como o Pix Crédito, Ailos Aproxima e o Impulse Ailos. E, em 2020, deu vida a uma nova ferramenta inovadora: o Toolkit de Inovação.
Segundo Paula Thais Cardozo, gerente do Laboratório de Inovação, e Diego Daniel Casas, analista de Inovação Corporativa, a ideia surgiu com o objetivo de aumentar a autonomia dos colaboradores do Sistema Ailos na resolução de problemas do dia a dia.
Com esse propósito, portanto, foi criado um guia on-line com diversos métodos de inovação.
Desafios
Mesmo com uma grande presença na internet e um laboratório de inovação consolidado, a Ailos enfrentou alguns desafios.
No início do projeto, alguns métodos de inovação já estavam disponíveis on-line, no entanto, os especialistas em inovação da Ailos contam que os ensinamentos não estavam agrupados em um só local. De acordo com eles, essa falta de organização “prejudicava a experiência do colaborador que decidia inovar de maneira sistematizada”.
Além disso, durante todo o desenvolvimento do Toolkit de Inovação, a cooperativa teve o desafio de criar e oferecer conteúdos simples e compreensíveis.
“A preocupação sempre foi oferecer algo acessível e de fácil acesso, independente do repertório técnico e teórico de quem estava acessando”, explicam.
Desenvolvimento
Em um primeiro momento, os responsáveis pelo desenvolvimento do Toolkit de Inovação fizeram uma apuração para entenderem quais as maiores dores dos colaboradores que buscavam métodos de inovação. A partir dessa pesquisa, eles viram que as dúvidas variavam entre entender melhor o problema, até apresentar a solução.
Com essas dificuldades em mente, a Central Ailos fez uma curadoria, elencou critérios e selecionou métodos de inovação que funcionam em dinâmicas presenciais e remotas. “A complexidade deles também foi um critério, onde buscamos misturar tanto métodos mais detalhados e complexos, quanto alternativas simples e rápidas”, esclarecem.
Para tornar a iniciativa ainda mais autêntica e organizada, a cooperativa desenvolveu um esquema de inovação, composto de seis passos: ideia, problema, inspiração, ideação, implementação e resultado.
O Toolkit atua nos três "Is" e apresenta um ou mais desdobramentos:
• Inspiração: pesquisa
• Ideação: insights e solução
• Implementação: prototipação
Dessa maneira, as pessoas que acessam o portal podem conhecer e aplicar o esquema, enquanto aprendem com os métodos de inovação e os implementam. E para essa dinâmica ser possível, a cooperativa criou o ambiente on-line, separando cada método segundo a etapa da jornada.
Além de vídeos didáticos e uma explicação detalhada no portal, a Ailos também disponibiliza materiais para download. Eles consistem em esquemas do método em questão, que podem ser impressos ou utilizados durante uma apresentação.
O Toolkit de Inovação na prática
A ferramenta da Ailos não só apresenta os métodos de inovação, como explica a funcionalidade de cada um por meio de vídeos. Além disso, o Toolkit de Inovação oferece outras informações, como período de tempo, quantidade de pessoas, nível de dificuldade, e materiais necessários.
Para se aproximar do público desejado, a cooperativa usou exemplos ligados ao dia a dia das cooperativas. “A ideia de exemplificar cada método, com alusões à realidade das cooperativas, foi feita no intuito de conectar diretamente com o público que, num primeiro momento, era composto apenas por colaboradores do Sistema Ailos”.
Outro objetivo alcançado pela cooperativa foi a construção de um ambiente digital intuitivo. “A preocupação sempre foi oferecer algo acessível e de fácil acesso, independente do repertório técnico e teórico de quem estava acessando”, comentam.
Resultados
No Sistema Ailos, o Toolkit de Inovação é usado como base para inúmeros projetos, como maratonas de inovação e ações junto aos cooperados. Na primeira iniciativa, os colaboradores são convidados a desenvolverem soluções inovadoras para desafios da cooperativa. Já a segunda consiste, por exemplo, em eventos presenciais sobre inovação.
Mas não é só internamente que a iniciativa está sendo útil. Os especialistas contam que o portal contabiliza, desde o lançamento, mais de 90 mil acessos, e que até saiu das telas. “Temos recebido vários feedbacks das cooperativas sobre o quanto ele facilita o dia a dia dos colaboradores, alguns inclusive imprimindo os materiais e colocando de maneira visível nos postos de atendimento”, revelam.
Próximos passos
O Toolkit de Inovação está caminhando para o sucesso. Segundo a gerente e o analista, a quantidade de métodos disponíveis no website deve aumentar. Além disso, os responsáveis pelo projeto pretendem realizar mais ações de divulgação dos conteúdos de inovação oferecidos.
Para isso acontecer, eles explicam que as ações poderão ser realizadas em parceria com os cooperados e colaboradores. Dessa forma, o Toolkit Ailos é capaz de se firmar como uma ferramenta inovadora, que pode facilitar o processo de inovação de inúmeras cooperativas.
Contato do responsável:
Andréa Camilo
Assessora de Comunicação
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Colégio CEM desenvolve plataforma digital MinicidadeON
Empreendedorismo também passa a fazer parte da matriz curricular. O Colégio CEM, mantido pela Cooperativa de Trabalho Magna, desenvolveu uma plataforma digital e adotou a disciplina de empreendedorismo para melhorar o projeto “Minicidade Cooperativista”. Com a plataforma MinicidadeON, a cooperativa conseguiu resolver problemas antigos e aumentou a participação dos alunos.

Coopram: criação de e-commerce gera nova fonte de receita
Cooperativa do Espírito Santo que atua com distribuição de refeições para escolas adaptou modelo de negócios para garantir escoamento da produção e manutenção de empregos durante a pandemia. RESUMO Com a suspensão das aulas escolares da rede pública da Grande Vitória, no Espírito Santo, a Coopram acelerou o desenvolvimento de uma ideia que estava em fase de estudos, a venda virtual. Inicialmente realizada por WhatsApp assim que o distanciamento social foi decretado, a iniciativa logo ganhou um e-commerce. Com readequação total do modelo de negócios, a cooperativa conseguiu dar vazão à produção agrícola de mais de 200 cooperados e manter todos os empregos da cooperativa. Além disso, o projeto foi desenvolvido de maneira a permanecer ativo mesmo depois da volta às aulas.

Smart: plataforma cooperativa para autônomos
Com estruturas e serviços compartilhados, cooperativa está presente em 9 países europeus, conta com 35 mil associados e movimenta mais de 200 milhões de euros por ano. Cooperativa de plataforma que nasceu como associação sem fins lucrativos, em 1998, na Bélgica, conta, atualmente, com mais de 35 mil trabalhadores autônomos como associados e está presente em 40 cidades de 9 países europeus. Iniciativa oferece estrutura compartilhada de serviços para apoiar a atividade profissional de trabalhadores independentes.

Sistema OCB/GO encontra soluções em desafio de inovação
O Ideation Innovation Challenge premia ideias inovadoras dos colaboradores. O Sistema OCB/GO lançou o Ideathon Innovation Challenge, um desafio interno que surgiu da inspiração de colaboradores após visitarem o ecossistema de inovação do Vale do Silício. A primeira edição visou estimular a criatividade e colaboração interna, direcionando talentos para a resolução de questões enfrentadas pelo sistema e cooperativas goianas. Dado o êxito e engajamento excepcionais, planos para edições futuras já estão em andamento, consolidando a inovação como um compromisso contínuo.