Voltar
Radar da inovação

Ailos Aproxima: marketplace para empreendedores durante a pandemia

Com 3 meses no ar, a vitrine online de produtos e serviços já contava com 4.500 cadastrados e 1.000 vendedores ativos

09/07/2020
Nome da Cooperativa:Sistema Ailos
Ramo:Crédito
Região:Sul
Palavras-chave:Inovação de produto
Resumo:

RESUMO CARD

Plataforma de anúncios on-line idealizada pelo Sistema Ailos tem lançamento antecipado para contribuir com cooperados e empreendedores locais do Sul do Brasil, funcionando como vitrine de produtos e serviços e possibilitando conexões entre clientes e empresas durante a pandemia da Covid-19. Com acesso via aplicativo ou website, a plataforma fomenta as atividades do cooperado pessoa jurídica que é vinculado a alguma das cooperativas do sistema, beneficiando a economia local e gerando valor por meio do cooperativismo.

CONTEXTO

Sediado nos três estados da região Sul do Brasil, o Sistema Ailos reúne 13 cooperativas singulares da área de crédito com atuação em mais de 80 municípios. Ao todo, o Sistema Ailos possui 871.295 associados e dispõe de 200 postos de atendimento e 480 caixas eletrônicos.

O planejamento estratégico realizado pelo Sistema Ailos em 2017 resultou na criação de um laboratório de inovação, no qual as ideias dos colaboradores são avaliadas, votadas e desenvolvidas por equipes internas. As propostas têm como fundamento a disponibilização de soluções tecnológicas e de sistema para favorecer que as cooperativas tenham ganho de escala.

Uma das sugestões previa a elaboração de uma plataforma de marketplace para os cooperados do sistema. A ideia era aproximar cooperados e clientes, de forma a fomentar a atividade econômica de empreendedores locais e contribuir para a geração de valor. A plataforma teria soluções de pagamento on-line, compra segura e de logística.

Com o início da pandemia da Covid-19 no país e seu impacto sobre a economia – especialmente sobre negócios de menor porte –, o Sistema Ailos decidiu antecipar o lançamento da plataforma, de maneira a contribuir com as atividades dos cooperados que são empreendedores locais. Ao abreviar o período de desenvolvimento, seus criadores optaram por abrir mão de alguns recursos e funcionalidades, dando prioridade aos benefícios que ainda assim seriam gerados.

DESAFIOS

O principal desafio, conforme lembra Jefferson Beck, o coordenador de cooperativismo digital do Sistema Ailos, foi adotar profundas transformações no processo de desenvolvimento e maturação que estava em curso e que previa o lançamento da plataforma em 2021. “Trabalhávamos com a perspectiva de oferecer soluções completas no que se refere a pagamento, compra segura e logística, mas tivemos que abrir mão desses recursos, de forma a acelerar o processo”, explica.

A implementação da plataforma foi abreviada para um período de apenas duas semanas, o que possibilitou que o Sistema Ailos contribuísse com a retomada da atividade econômica na região Sul do Brasil ainda no mês de abril de 2020, no ápice do congelamento dos negócios em todo o país.


DESENVOLVIMENTO

Em seu período de ideação e desenvolvimento regulares – antes da pandemia da Covid-19 –, o processo de criação do Ailos Aproxima teve início no Laboratório de Inovação do Sistema Ailos.

No início de 2020, a versão piloto da plataforma foi posta em funcionamento por cerca de dois meses, envolvendo a própria equipe interna. “Há colaboradores que são empreendedores ou têm empreendedores na família. Iniciamos a fase de testes com essas pessoas”, lembra o coordenador de cooperativismo digital Jefferson Beck.

Com a chegada da Covid-19 ao Brasil, a equipe do Sistema Ailos começou a se perguntar de que maneira a organização poderia colaborar com a economia local. “Desse questionamento, surgiu a proposta de anteciparmos o lançamento do Ailos Aproxima e disponibilizá-lo para que toda a comunidade, cooperados e não cooperados, pudessem fazer compras por meio dele”, conta Beck.

A equipe decidiu que apenas o cooperado pessoa jurídica poderia fazer anúncios de seus produtos ou serviços, de modo a garantir um perfil mais profissional para a plataforma. “Sabíamos que surgiria a demanda de anunciar itens usados, por exemplo. Mas demos preferência aos negócios formais, que geram valor e ativam a economia”, acrescenta Beck.

O Ailos Aproxima funciona como uma vitrine online. O cooperado divulga gratuitamente seus produtos e serviços e os usuários, cooperados ou não, podem contatá-lo para fazer compras ou contratações. Neste momento, o Sistema Ailos não cobra nenhuma taxa sobre as interações comerciais, de maneira que a plataforma funciona exclusivamente para ativar negócios e abrir as portas para a internet a muitos empreendedores ainda não afeitos ao mundo digital.

O modo de pagamento e as formas de entrega são acordados entre empreendedor e cliente. “Mas é claro que, nessas transações, os usuários podem acabar utilizando o cartão de uma das cooperativas, por exemplo, o que também acaba gerando valor para nós”, lembra Beck.


RESULTADOS

Lançado em abril de 2020, no auge do congelamento econômico causado pela pandemia de Covid-19, o Ailos Aproxima já apresenta resultados significativos:

  • Mais de 4.500 pessoas cadastradas em um mês
  • Mais de 1.300 interações via mensagem na plataforma
  • 2.300 produtos e serviços cadastrados
  • Mais de 1.000 vendedores ativos

“Um dos resultados mais importantes é que muitos empreendedores deram seu primeiro passo para se integrarem digitalmente. Queremos que as pessoas e as empresas se conheçam e gerem negócios. Nosso desejo é que elas se conectem”, define Jefferson Beck.


PRÓXIMAS INICIATIVAS

Como a plataforma foi disponibilizada de forma acelerada, ainda há muito a desenvolver e aperfeiçoar, explica Jefferson Beck. “Os próximos passos envolvem atacar os pontos de que tivemos que abrir mão. Desenvolveremos soluções de pagamento e de logística e daremos orientação para que os anúncios sejam feitos com mais qualidade. No atual momento, estamos elaborando o roadmap para essa próxima etapa”, explica Jefferson Beck.

Roadmap, como o nome sugere, é uma espécie de mapa, uma ferramenta visual e descritiva que apontará como será o produto ou projeto a cada período de sua evolução. Funciona como uma “bússola gerencial” para alinhar todos os participantes do projeto.


Para conhecer um pouco mais deste case, confira a apresentação do Jefferson Beck, coordenador de marketplace da Central Ailos:


Contato do responsável:

Jefferson Beck

Coordenador de Cooperativismo Digital do Sistema Ailos

jefferson.beck@ailos.coop.br


Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta