Topbar OCB

Sicredi Pioneira: base de conhecimento compartilhado

Imagem Destaque

2020
Sul
Crédito
Não
Sicredi Pioneira
Inovação de processo
Inovação de processo
Para acabar com problema de desagregação de informações técnicas, estratégicas e operacionais, cooperativa criou plataforma tecnológica de pesquisa. RESUMO CARDPara solucionar a questão do acesso a informações estratégicas e operacionais, a Sicredi Pioneira desenvolveu o Goog, uma plataforma de gestão e disponibilização de conteúdo inspirada no Google, com uso intuitivo e algoritmo que organiza e prioriza o conteúdo.

BAIXAR RESUMO







CONTEXTO

A Sicredi Pioneira lidava com alguns problemas no processo de adaptação de novos funcionários. Para ficarem familiarizados com os procedimentos e orientações técnicas, era necessário ler uma grande quantidade de documentos, que nem sempre estavam atualizados. Com isso, havia muitas informações desencontradas e perda de tempo até que as dúvidas fossem sanadas. Consequentemente, havia perda de oportunidades comerciais, pois algumas informações precisam ser repassadas com agilidade aos clientes.

Essa dor era muito evidente na Sicredi Pioneira, o que levou o corpo de gerentes e diretores a começar a pensar em formas de endereçá-la. Dessa necessidade nasceu a ideia de criar uma plataforma que, de maneira simultânea, centralizasse a informação, garantisse sua atualização e o pleno acesso por parte dos cooperados a qualquer momento.

Foi assim que nasceu o Goog, a base tecnológica de conhecimento da Sicredi Pioneira. Com nome e visual inspirados no Google, a plataforma propõe uso de forma totalmente intuitiva.


DESAFIOS

O principal desafio que motivou a criação do Goog tem relação direta com a capacidade de a Sicredi Pioneira fazer a gestão da comunicação e do conhecimento internos. Como organização, a cooperativa conta com um grande volume de informações sobre gestão, cultura, operação, além de materiais técnicos. Estes, por sua vez, bastante densos e complexos devido à natureza da atividade da cooperativa, o crédito. Há uma grande quantidade de legislações que precisam ser dominadas pelos colaboradores no dia a dia da operação.

Assim, o grande desafio era desenvolver uma solução que proporcionasse fácil acesso e possibilitasse a atualização constante das informações. Além disso, era muito importante que a solução desenvolvida fosse de simples assimilação por parte dos colaboradores para que não houvesse nem a necessidade de treinamento e, principalmente, para evitar resistências à adoção devido a dificuldades operacionais.


DESENVOLVIMENTO

A motivação por trás do desenvolvimento do Goog era a simplificação do acesso às informações necessárias à operação da cooperativa. Por isso, o movimento mais importante se deu no desenvolvimento do conceito por trás da solução. E, para isso, o Google serviu de inspiração.

Amplamente conhecido pela maior parte das pessoas e de uso intuitivo, o Google tem o design adequado para uma base de conhecimento. Logo, a identificação foi imediata. Tanto é que até mesmo o nome da solução da Sicredi Pioneira é inspirado no buscador.

Além disso, o Goog incorpora também a função de agregador de notícias para o público interno da Sicredi Pioneira. Ou seja, é a ferramenta utilizada para divulgar informações de interesse dos colaboradores, como comunicados, vagas internas ou mesmo aniversários. Nesse sentido, a inspiração foi o feed das redes sociais mais difundidas, como o Facebook e o Instagram.

Uma vez que o conceito estava consolidado, chegou a hora de executar. Ou seja, desenvolver a tecnologia e a base de conhecimento. Para tanto, a Sicredi Pioneira contou com duas consultorias, uma de tecnologia e outra de comunicação.

Era imprescindível que ambas as frentes se desenvolvessem em sincronia, pois o desenvolvimento do software que permite o acesso à informação prescinde de uma curadoria de conteúdo cuidadosa. Essa etapa incluiu diversas entrevistas com os colaboradores para definir quais as informações mais importantes para constar da base.


RESULTADOS

Como resultados observados após a implementação do Goog a Sicredi Pioneira resolveu completamente a questão do acesso à informação. Tanto que a plataforma foi lançada com cerca de mil artigos disponíveis. Cerca de dois anos depois já eram oito mil, pois a plataforma conta com uma funcionalidade colaborativa, por meio da qual é possível aos colaboradores subirem novos conteúdos de interesse.

Um dos indicadores mais importantes é o acesso de 100% dos colaboradores em menos de seis meses depois da implantação.

E a própria plataforma se encarrega de otimizar a organização e a disponibilização do conteúdo por meio de um algoritmo que atribui pesos e prioridades aos conteúdos conforme o volume de buscas e acessos.

Outro resultado positivo observado foi a procura por parte de outras cooperativas interessadas em utilizar a mesma tecnologia. Assim, a Sicredi Pioneira licenciou a tecnologia para outras cooperativas por meio da empresa parceira no desenvolvimento do sistema.


PRÓXIMAS INICIATIVAS

O Goog continua em desenvolvimento. Atualmente, parte do trabalho de curadoria ainda depende da atuação de um colaborador da cooperativa. No entanto, com o natural aumento do volume de informações disponíveis, a plataforma terá que passar a ser auto gerenciável. Assim, o algoritmo de priorização será ainda mais otimizado.

Outra frente de desenvolvimento diz respeito à ampliação do licenciamento da solução para mais cooperativas, em uma iniciativa de intercooperação bastante consistente.



Contato do responsável:


Erick Akamine

Gerente de Estratégia e Inovação da Sicredi Pioneira

erick_akamine@sicredi.com.br


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Creator Image

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Sicredi adota WhatsApp Enterprise para melhor atendimento
InovaCoop

Sicredi adota WhatsApp Enterprise para melhor atendimento

Integração da ferramenta ao CRM da cooperativa ajuda a identificar cooperado, facilitando a interação. RESUMO CARDSicredi adota o WhatsApp Enterprise para apoiar os colaboradores no atendimento dos associados de forma mais ágil e simples. Com uma conta comercial oficial do Sicredi validada pelo Facebook, o canal aproxima os associados da sua cooperativa incentivando um relacionamento seguro e fomentando novos negócios de forma digital.

Mais 360º: o programa de inovação do Sicoob
InovaCoop

Mais 360º: o programa de inovação do Sicoob

Proposta tem como objetivo identificar e desenvolver ideias de colaboradores que tenham potencial para contribuir com o desenvolvimento da cooperativa. Ao despertar para a necessidade de acompanhar as tendências de mercado, a cooperativa criou o programa de inovação Mais 360º com a proposta de conhecer e investir em ideias surgidas em todas as frentes da operação. O sucesso do programa se deu devido ao processo gamificado e à atribuição de sentimento de dono da ideia aos colaboradores.

Marketplace cooperativista: conheça a Supercampo
InovaCoop

Marketplace cooperativista: conheça a Supercampo

Cooperativas agropecuárias se unem para criar marketplace completo de produtos e serviços para cooperados. A Supercampo é um marketplace que reúne milhares de produtos voltados ao segmento do agronegócio. Com perfil 100% cooperativista, visa atender as principais demandas das cooperativas e de seus cooperados, gerando valor com serviços de qualidade, segurança e agilidade. Atualmente, a plataforma está disponível para mais de 80 mil cooperados e tem como sócias as cooperativas paranaenses Agrária, Capal, Castrolanda, Coopertradição, Copacol, Frísia, Integrada e Lar, as catarinenses Cooperalfa e Copercampos, a gaúcha Cotrijal e a paulista Coplacana. Mais informações estão disponíveis no site www.supercampo.com.

Unimed São Sebastião do Paraíso: digitalização de processos gerou economia
InovaCoop

Unimed São Sebastião do Paraíso: digitalização de processos gerou economia

Otimização do processo reduziu em 90% consumo de papel e impressoras e em 50% o tempo necessário, além de ter gerado economia com contratação de pessoal. Após constatar consumo excessivo de tempo e recursos humanos e materiais para a inclusão de novos beneficiários no sistema, cooperativa do ramo de saúde prospectou soluções no mercado e desenvolveu sistema para inclusão de novos cadastros de forma totalmente digital, com economia de tempo e recursos.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.