Topbar OCB
Sicredi Pioneira: base de conhecimento compartilhado
CONTEXTO
A Sicredi Pioneira lidava com alguns problemas no processo de adaptação de novos funcionários. Para ficarem familiarizados com os procedimentos e orientações técnicas, era necessário ler uma grande quantidade de documentos, que nem sempre estavam atualizados. Com isso, havia muitas informações desencontradas e perda de tempo até que as dúvidas fossem sanadas. Consequentemente, havia perda de oportunidades comerciais, pois algumas informações precisam ser repassadas com agilidade aos clientes.
Essa dor era muito evidente na Sicredi Pioneira, o que levou o corpo de gerentes e diretores a começar a pensar em formas de endereçá-la. Dessa necessidade nasceu a ideia de criar uma plataforma que, de maneira simultânea, centralizasse a informação, garantisse sua atualização e o pleno acesso por parte dos cooperados a qualquer momento.
Foi assim que nasceu o Goog, a base tecnológica de conhecimento da Sicredi Pioneira. Com nome e visual inspirados no Google, a plataforma propõe uso de forma totalmente intuitiva.
DESAFIOS
O principal desafio que motivou a criação do Goog tem relação direta com a capacidade de a Sicredi Pioneira fazer a gestão da comunicação e do conhecimento internos. Como organização, a cooperativa conta com um grande volume de informações sobre gestão, cultura, operação, além de materiais técnicos. Estes, por sua vez, bastante densos e complexos devido à natureza da atividade da cooperativa, o crédito. Há uma grande quantidade de legislações que precisam ser dominadas pelos colaboradores no dia a dia da operação.
Assim, o grande desafio era desenvolver uma solução que proporcionasse fácil acesso e possibilitasse a atualização constante das informações. Além disso, era muito importante que a solução desenvolvida fosse de simples assimilação por parte dos colaboradores para que não houvesse nem a necessidade de treinamento e, principalmente, para evitar resistências à adoção devido a dificuldades operacionais.
DESENVOLVIMENTO
A motivação por trás do desenvolvimento do Goog era a simplificação do acesso às informações necessárias à operação da cooperativa. Por isso, o movimento mais importante se deu no desenvolvimento do conceito por trás da solução. E, para isso, o Google serviu de inspiração.
Amplamente conhecido pela maior parte das pessoas e de uso intuitivo, o Google tem o design adequado para uma base de conhecimento. Logo, a identificação foi imediata. Tanto é que até mesmo o nome da solução da Sicredi Pioneira é inspirado no buscador.
Além disso, o Goog incorpora também a função de agregador de notícias para o público interno da Sicredi Pioneira. Ou seja, é a ferramenta utilizada para divulgar informações de interesse dos colaboradores, como comunicados, vagas internas ou mesmo aniversários. Nesse sentido, a inspiração foi o feed das redes sociais mais difundidas, como o Facebook e o Instagram.
Uma vez que o conceito estava consolidado, chegou a hora de executar. Ou seja, desenvolver a tecnologia e a base de conhecimento. Para tanto, a Sicredi Pioneira contou com duas consultorias, uma de tecnologia e outra de comunicação.
Era imprescindível que ambas as frentes se desenvolvessem em sincronia, pois o desenvolvimento do software que permite o acesso à informação prescinde de uma curadoria de conteúdo cuidadosa. Essa etapa incluiu diversas entrevistas com os colaboradores para definir quais as informações mais importantes para constar da base.

RESULTADOS
Como resultados observados após a implementação do Goog a Sicredi Pioneira resolveu completamente a questão do acesso à informação. Tanto que a plataforma foi lançada com cerca de mil artigos disponíveis. Cerca de dois anos depois já eram oito mil, pois a plataforma conta com uma funcionalidade colaborativa, por meio da qual é possível aos colaboradores subirem novos conteúdos de interesse.
Um dos indicadores mais importantes é o acesso de 100% dos colaboradores em menos de seis meses depois da implantação.
E a própria plataforma se encarrega de otimizar a organização e a disponibilização do conteúdo por meio de um algoritmo que atribui pesos e prioridades aos conteúdos conforme o volume de buscas e acessos.
Outro resultado positivo observado foi a procura por parte de outras cooperativas interessadas em utilizar a mesma tecnologia. Assim, a Sicredi Pioneira licenciou a tecnologia para outras cooperativas por meio da empresa parceira no desenvolvimento do sistema.

PRÓXIMAS INICIATIVAS
O Goog continua em desenvolvimento. Atualmente, parte do trabalho de curadoria ainda depende da atuação de um colaborador da cooperativa. No entanto, com o natural aumento do volume de informações disponíveis, a plataforma terá que passar a ser auto gerenciável. Assim, o algoritmo de priorização será ainda mais otimizado.
Outra frente de desenvolvimento diz respeito à ampliação do licenciamento da solução para mais cooperativas, em uma iniciativa de intercooperação bastante consistente.
Contato do responsável:
Erick Akamine
Gerente de Estratégia e Inovação da Sicredi Pioneira
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
O projeto Muito Além do Mel nasceu da intercooperação entre a Frimesa e a Coofamel, promovendo a apicultura em áreas de reflorestamento da Frimesa. A iniciativa permite o uso múltiplo das terras, fortalecendo a biodiversidade e incentivando a produção de mel. A parceria agrega mais uma fonte de renda para pequenos produtores da região.
Cooperativa moderniza canais de atendimento, digitaliza processos e colhe resultados financeiros positivos. Em sua transformação digital, a cooperativa agropecuária Cotripal criou um programa de desenvolvimento de melhorias incrementais para a usabilidade do cliente. Apoiada em metodologias ágeis, a Cotripal modernizou o Portal do Cliente e digitalizou documentos e processos. Essas iniciativas receberam incentivos fiscais da Lei do Bem devido ao caráter inovador e transparente do projeto, que seguirá sendo aprimorado.
Federação promove a adoção de novas tecnologias e desenvolve formato de subsídio à compra de sementes mais modernas. Com o objetivo de aumentar a produção de milho em Santa Catarina, insumo básico para fabricação de ração, e, assim, aumentar a renda dos cooperados, a Fecoagro promoveu a adoção de novas tecnologias entre os pequenos agricultores. Para tanto, foi necessário desenvolver um formato de subsídio à compra de sementes mais modernas e promover a conscientização dos produtores. Como resultado, além do aumento da produtividade e da renda dos agricultores, o programa denominado Terra Boa levou à redução na evasão de tributos.
Além da feira, plataforma passa a promover conteúdo, conexão com startups e inovação aberta. Frísia amplia Digital Agro e cria mais três iniciativas de inovação além da feira. Agora, a cooperativa passa a ter um programa de seleção de startups, uma frente de inovação aberta para receber ideias de colaboradores, cooperados, fornecedores e da comunidade em geral, e um blog de notícias sobre inovação. Tudo para acelerar a transformação da cultura da cooperativa e se aproximar cada vez mais do ecossistema de inovação e tecnologia.