Coprel desenvolve projetos inovadores a partir de parceria com o Hub Aliança

Contexto
Com o lema “Presença em busca da excelência”, a Coprel está sempre de olho nas melhores soluções e inovações. É por isso que em 2020, a cooperativa firmou uma parceria com o Instituto Aliança Empresarial e passou a fazer parte do Hub Aliança, investindo na iniciativa inovadora.
O objetivo do hub de inovação é alavancar o desenvolvimento social, econômico e tecnológico da região norte do Rio Grande do Sul. Jackson Samuar Gabe, orientador de Inovação da Coprel, conta que a cooperativa sabe da importância da inovação interna e externa.
“Através dessa parceria, a Coprel não só busca soluções inovadoras para os desafios atuais e futuros, mas também reafirma seu papel como agente de transformação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de um ambiente que favorece o empreendedorismo, a inovação e a geração de empregos”, explica Gabe.
Desafios
Na época em que a colaboração foi firmada, a Coprel buscava resolver alguns problemas de maneira criativa e inovadora. Diante dessa necessidade, a cooperativa focou em fortalecer o ecossistema de inovação, alimentando-o com novos contatos e instituições, como startups e centros de pesquisa.
Outra preocupação era promover o desenvolvimento sustentável e fomentar a competitividade na região, enquanto impulsionava a inovação dentro e fora da cooperativa. De acordo com Gabe, ao reconhecer a importância de estar rodeada de inovação e novidades, a Coprel focou em implementá-la.
Desenvolvimento
Apesar da parceria entre a Coprel e o Instituto Aliança Empresarial ter acontecido durante a pandemia, o desenvolvimento não foi afetado. A Coprel continuou prosperando e buscando alternativas inovadoras para resolver os desafios internos e contribuir para o progresso das comunidades do norte do RS.
Gabe revela que a parceria é essencial para a Coprel inovar e manter os cooperados satisfeitos. Isso porque o Hub Aliança permite o contato da cooperativa com um ecossistema vasto e diverso de instituições, como centros de pesquisa e startups.
O orientador de Inovação também pontua as melhorias que surgem da colaboração entre eles: “A parceria é, portanto, fundamental para a Coprel manter-se à frente das tendências do setor de energia e telecom, respondendo de forma mais ágil e eficaz às demandas do mercado e às expectativas dos cooperados”.
O trabalho em conjunto segue evoluindo e se adaptando às demandas do mercado e às necessidades da Coprel. Mantendo o compromisso de investir no hub e contribuir para a evolução da comunidade, a cooperativa segue colaborando em projetos de pesquisa e desenvolvimento, eventos de inovação e interagindo com o ecossistema de inovação.
Resultados
A Coprel já criou e colocou em prática três iniciativas com o auxílio do Hub Aliança:
• a Célula de Inovação, em 2020;
• o Programa de Ideias, em 2021;
• e o Hackathon, em 2023.
Todos os projetos refletem o compromisso da cooperativa em oferecer soluções inovadoras, atendendo aos anseios dos cooperados, colaboradores e até do mercado.
A Célula de Inovação consiste em uma espécie de motor interno que gera e fomenta ideias inovadoras para a Coprel. Já o Programa de Ideias e o Hackthon são focados em incentivar os colaboradores a participar ativamente do processo de criação de projetos inovadores.
O orientador de inovação atribui o fomento da cultura da inovação e as melhorias ao hub: “Essas ações demonstram como a parceria com o Hub Aliança tem inspirado e facilitado a implementação de uma estratégia de inovação mais robusta e integrada na Coprel”.
Próximos passos
A Coprel não esconde que pensa alto quando o assunto é se desenvolver e inovar ainda mais a cooperativa e os serviços ofertados por ela. É por isso que, segundo Gabe, a organização planeja firmar outras parcerias com outros hubs de inovação e interagir com startups e centros de pesquisa com mais frequência.
O orientador de Inovação conta que a ideia é aumentar o ecossistema de instituições inovadoras e engajar os colaboradores e cooperados: “A Coprel planeja também ampliar suas iniciativas de inovação aberta, buscando engajar ainda mais os colaboradores, cooperados e a comunidade em geral no processo de inovação”.
Junto ao Hub Aliança e outros hubs e organizações, a Coprel continuará inovando internamente, e, ao mesmo tempo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região norte do Rio Grande do Sul.
Contato do responsável:
Jackson Samuar Gabe
Orientador de Inovação
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Mensakas: plataforma com foco em remuneração justa para entregadores
Após greve, entregadores de aplicativo decidem criar sua própria plataforma, focada na remuneração justa de seu trabalho . A cooperativa Mensakas nasceu em 2018, após a organização de uma grande greve pelos entregadores de um aplicativo britânico na Espanha. A ideia fundamental é que, como cooperativa, a organização não está preocupada em gerar lucro, mas em privilegiar a qualidade de vida das pessoas. “O trabalho por cima do capital” é o grande lema e eixo principal de condução das atividades.

Unimed Chapecó implementa mudanças e inova com núcleo de governança corporativa
A cooperativa institucionalizou uma nova estrutura de governança para promover o crescimento e a segurança. Em meados de 2019, a alta administração da Unimed Chapecó sentiu a necessidade de colocar em prática as exigências da Resolução Normativa (RN) 443/19, atualmente RN 518/22, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Para isso, a cooperativa focou em promover o crescimento e a segurança da organização por meio de algumas mudanças e com a criação de um Núcleo de Governança Corporativa (NGC).

Sicoob Primavera ganha cooperados com apoio do “cãolaborador”
O pet foi responsável por melhorar o astral da cooperativa e se tornou parte da identidade da organização. Pensando em melhorar o clima da cooperativa e criar uma referência para a organização, o Sicoob Primavera decidiu incluir um pet na equipe. Bud, o “cãolaborador”, foi a solução inovadora que a unidade mato-grossense da cooperativa de crédito encontrou para melhorar o astral do ambiente de trabalho. O cachorro chegou em tempos de pós-pandemia, em que a interação humana ainda estava limitada. O mascote acumula quase 10 mil seguidores nas redes sociais e se tornou parte da identidade da cooperativa, atraindo novos cooperados que apoiam causas animais e outras bandeiras levantadas por Bud em seu perfil.

Unimed-BH disponibiliza telessaúde
Em piloto desde 2018, plataforma foi disponibilizada com agilidade para toda a rede após declaração de pandemia por parte da OMS. RESUMOEm decorrência da declaração de pandemia feita pela OMS em meados de março de 2020, a Unimed-BH ampliou a oferta de sua plataforma de telemedicina. Até então, a modalidade estava disponível - desde 2018 - apenas para consultas realizadas entre médicos e enfermeiras generalistas a profissionais especialistas nas diversas áreas da prática médica. Agora, a cooperativa tem a intenção de adotar a modalidade em definitivo, ampliando sua abrangência.