Coprel desenvolve projetos inovadores a partir de parceria com o Hub Aliança

Contexto
Com o lema “Presença em busca da excelência”, a Coprel está sempre de olho nas melhores soluções e inovações. É por isso que em 2020, a cooperativa firmou uma parceria com o Instituto Aliança Empresarial e passou a fazer parte do Hub Aliança, investindo na iniciativa inovadora.
O objetivo do hub de inovação é alavancar o desenvolvimento social, econômico e tecnológico da região norte do Rio Grande do Sul. Jackson Samuar Gabe, orientador de Inovação da Coprel, conta que a cooperativa sabe da importância da inovação interna e externa.
“Através dessa parceria, a Coprel não só busca soluções inovadoras para os desafios atuais e futuros, mas também reafirma seu papel como agente de transformação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de um ambiente que favorece o empreendedorismo, a inovação e a geração de empregos”, explica Gabe.
Desafios
Na época em que a colaboração foi firmada, a Coprel buscava resolver alguns problemas de maneira criativa e inovadora. Diante dessa necessidade, a cooperativa focou em fortalecer o ecossistema de inovação, alimentando-o com novos contatos e instituições, como startups e centros de pesquisa.
Outra preocupação era promover o desenvolvimento sustentável e fomentar a competitividade na região, enquanto impulsionava a inovação dentro e fora da cooperativa. De acordo com Gabe, ao reconhecer a importância de estar rodeada de inovação e novidades, a Coprel focou em implementá-la.
Desenvolvimento
Apesar da parceria entre a Coprel e o Instituto Aliança Empresarial ter acontecido durante a pandemia, o desenvolvimento não foi afetado. A Coprel continuou prosperando e buscando alternativas inovadoras para resolver os desafios internos e contribuir para o progresso das comunidades do norte do RS.
Gabe revela que a parceria é essencial para a Coprel inovar e manter os cooperados satisfeitos. Isso porque o Hub Aliança permite o contato da cooperativa com um ecossistema vasto e diverso de instituições, como centros de pesquisa e startups.
O orientador de Inovação também pontua as melhorias que surgem da colaboração entre eles: “A parceria é, portanto, fundamental para a Coprel manter-se à frente das tendências do setor de energia e telecom, respondendo de forma mais ágil e eficaz às demandas do mercado e às expectativas dos cooperados”.
O trabalho em conjunto segue evoluindo e se adaptando às demandas do mercado e às necessidades da Coprel. Mantendo o compromisso de investir no hub e contribuir para a evolução da comunidade, a cooperativa segue colaborando em projetos de pesquisa e desenvolvimento, eventos de inovação e interagindo com o ecossistema de inovação.
Resultados
A Coprel já criou e colocou em prática três iniciativas com o auxílio do Hub Aliança:
• a Célula de Inovação, em 2020;
• o Programa de Ideias, em 2021;
• e o Hackathon, em 2023.
Todos os projetos refletem o compromisso da cooperativa em oferecer soluções inovadoras, atendendo aos anseios dos cooperados, colaboradores e até do mercado.
A Célula de Inovação consiste em uma espécie de motor interno que gera e fomenta ideias inovadoras para a Coprel. Já o Programa de Ideias e o Hackthon são focados em incentivar os colaboradores a participar ativamente do processo de criação de projetos inovadores.
O orientador de inovação atribui o fomento da cultura da inovação e as melhorias ao hub: “Essas ações demonstram como a parceria com o Hub Aliança tem inspirado e facilitado a implementação de uma estratégia de inovação mais robusta e integrada na Coprel”.
Próximos passos
A Coprel não esconde que pensa alto quando o assunto é se desenvolver e inovar ainda mais a cooperativa e os serviços ofertados por ela. É por isso que, segundo Gabe, a organização planeja firmar outras parcerias com outros hubs de inovação e interagir com startups e centros de pesquisa com mais frequência.
O orientador de Inovação conta que a ideia é aumentar o ecossistema de instituições inovadoras e engajar os colaboradores e cooperados: “A Coprel planeja também ampliar suas iniciativas de inovação aberta, buscando engajar ainda mais os colaboradores, cooperados e a comunidade em geral no processo de inovação”.
Junto ao Hub Aliança e outros hubs e organizações, a Coprel continuará inovando internamente, e, ao mesmo tempo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região norte do Rio Grande do Sul.
Contato do responsável:
Jackson Samuar Gabe
Orientador de Inovação
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Buscando ser mais sustentável, Aurora Coop aposta em caminhões elétricos
Cooperativa conta com cinco veículos em operação, que deixaram de emitir cerca de 100 toneladas de CO² na atmosfera. Com o propósito de ser mais sustentável, a Aurora Coop apostou em caminhões elétricos. A iniciativa surgiu após a implementação de uma área interna de inovação na cooperativa. A Aurora colocou cinco veículos elétricos em operação e já apresenta resultados positivos: 100 toneladas de CO² deixaram de ser emitidas na atmosfera.

Cooperación Verde: iniciativa de intercooperação para enfrentar mudanças climáticas
Programa colombiano reúne 52 cooperativas e já plantou 2 milhões de árvores com tecnologia GPS, capturou 280 mil t de CO² e recuperou 1.800 hectares de solos degradados. RESUMO CARDO Projeto Cooperación Verde reúne 52 cooperativas colombianas de diversos ramos do cooperativismo. Criado em 2009, este programa de intercooperação visa a desenvolver projetos de reflorestamento, compensação de pegada de carbono e recuperação de solos. A finalidade é enfrentar as mudanças climáticas. Além disso, a comercialização de crédito de carbono gera receita, assim como a produção de madeira certificada e produtos orgânicos.

Digitalização de processos na Unimed Maringá
Serviços como emissão de boletos, assinatura de contratos e liberação de guias e exames são disponibilizados em app. RESUMOUnimed Regional Maringá coloca em prática pilares do seu programa de inovação e melhora a experiência de seus clientes no digital. Processos administrativos como emissão de boleto e faturas, assinatura de contratos e liberação de guias e exames foram digitalizados, garantindo mais agilidade e eficiência operacional.

Midata: uso de dados médicos a favor do bem comum
Com a proposta de devolver aos cidadãos comuns o controle sobre seus dados médicos, plataforma cooperativa viabiliza pesquisas globais sobre saúde. A Midata é uma cooperativa que promove a gestão de dados de saúde de pacientes ao redor do planeta. A intenção é usar tecnologias como big data e analytics para rastrear o comportamento de doenças, como a Covid-19. Para preservar os direitos dos pacientes com relação ao uso dos dados, a plataforma cooperativa concede total controle às pessoas.