Topbar OCB
Coprel desenvolve projetos inovadores a partir de parceria com o Hub Aliança
Contexto
Com o lema “Presença em busca da excelência”, a Coprel está sempre de olho nas melhores soluções e inovações. É por isso que em 2020, a cooperativa firmou uma parceria com o Instituto Aliança Empresarial e passou a fazer parte do Hub Aliança, investindo na iniciativa inovadora.
O objetivo do hub de inovação é alavancar o desenvolvimento social, econômico e tecnológico da região norte do Rio Grande do Sul. Jackson Samuar Gabe, orientador de Inovação da Coprel, conta que a cooperativa sabe da importância da inovação interna e externa.
“Através dessa parceria, a Coprel não só busca soluções inovadoras para os desafios atuais e futuros, mas também reafirma seu papel como agente de transformação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de um ambiente que favorece o empreendedorismo, a inovação e a geração de empregos”, explica Gabe.
Desafios
Na época em que a colaboração foi firmada, a Coprel buscava resolver alguns problemas de maneira criativa e inovadora. Diante dessa necessidade, a cooperativa focou em fortalecer o ecossistema de inovação, alimentando-o com novos contatos e instituições, como startups e centros de pesquisa.
Outra preocupação era promover o desenvolvimento sustentável e fomentar a competitividade na região, enquanto impulsionava a inovação dentro e fora da cooperativa. De acordo com Gabe, ao reconhecer a importância de estar rodeada de inovação e novidades, a Coprel focou em implementá-la.
Desenvolvimento
Apesar da parceria entre a Coprel e o Instituto Aliança Empresarial ter acontecido durante a pandemia, o desenvolvimento não foi afetado. A Coprel continuou prosperando e buscando alternativas inovadoras para resolver os desafios internos e contribuir para o progresso das comunidades do norte do RS.
Gabe revela que a parceria é essencial para a Coprel inovar e manter os cooperados satisfeitos. Isso porque o Hub Aliança permite o contato da cooperativa com um ecossistema vasto e diverso de instituições, como centros de pesquisa e startups.
O orientador de Inovação também pontua as melhorias que surgem da colaboração entre eles: “A parceria é, portanto, fundamental para a Coprel manter-se à frente das tendências do setor de energia e telecom, respondendo de forma mais ágil e eficaz às demandas do mercado e às expectativas dos cooperados”.
O trabalho em conjunto segue evoluindo e se adaptando às demandas do mercado e às necessidades da Coprel. Mantendo o compromisso de investir no hub e contribuir para a evolução da comunidade, a cooperativa segue colaborando em projetos de pesquisa e desenvolvimento, eventos de inovação e interagindo com o ecossistema de inovação.
Resultados
A Coprel já criou e colocou em prática três iniciativas com o auxílio do Hub Aliança:
• a Célula de Inovação, em 2020;
• o Programa de Ideias, em 2021;
• e o Hackathon, em 2023.
Todos os projetos refletem o compromisso da cooperativa em oferecer soluções inovadoras, atendendo aos anseios dos cooperados, colaboradores e até do mercado.
A Célula de Inovação consiste em uma espécie de motor interno que gera e fomenta ideias inovadoras para a Coprel. Já o Programa de Ideias e o Hackthon são focados em incentivar os colaboradores a participar ativamente do processo de criação de projetos inovadores.
O orientador de inovação atribui o fomento da cultura da inovação e as melhorias ao hub: “Essas ações demonstram como a parceria com o Hub Aliança tem inspirado e facilitado a implementação de uma estratégia de inovação mais robusta e integrada na Coprel”.
Próximos passos
A Coprel não esconde que pensa alto quando o assunto é se desenvolver e inovar ainda mais a cooperativa e os serviços ofertados por ela. É por isso que, segundo Gabe, a organização planeja firmar outras parcerias com outros hubs de inovação e interagir com startups e centros de pesquisa com mais frequência.
O orientador de Inovação conta que a ideia é aumentar o ecossistema de instituições inovadoras e engajar os colaboradores e cooperados: “A Coprel planeja também ampliar suas iniciativas de inovação aberta, buscando engajar ainda mais os colaboradores, cooperados e a comunidade em geral no processo de inovação”.
Junto ao Hub Aliança e outros hubs e organizações, a Coprel continuará inovando internamente, e, ao mesmo tempo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região norte do Rio Grande do Sul.
Contato do responsável:
Jackson Samuar Gabe
Orientador de Inovação
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Adoção da tecnologia permitiu contornar a impossibilidade de acesso às agências causado por isolamento social. A partir do decreto de isolamento social, em março de 2020, o Sicoob intensificou o processo de adoção de tecnologia para viabilizar cadastro a distância de novos usuários e dispositivos. Baseada em reconhecimento facial, a funcionalidade aliviou a sobrecarga de trabalho dos colaboradores e eliminou a necessidade de deslocamento até agências para realização dos procedimentos.
Funcionando em paralelo aos aplicativos de transporte, proposta da cooperativa é remunerar motoristas pelos dados gerados a partir das corridas realizadas. O Driver’s Seat é um aplicativo para motoristas de aplicativo utilizado em paralelo ao Uber ou a qualquer plataforma similar. O app gera dados para duas finalidades: para apoiar o motorista, com informações como cálculo de quilômetros rodados, onde estão as melhores corridas, desgaste do carro etc.; e para vender a órgãos públicos, consultorias ou entidades de pesquisa. Ao vender essas informações, o valor é revertido para os próprios motoristas. Como exemplo, a Driver’s Seat vendeu dados de mobilidade para uma agência municipal da cidade de São Francisco, nos EUA, por cerca de 45 mil dólares.
Cooperativa formada por artistas define modelo inovador para cobrar fãs pelo número de vezes que escutam uma canção. Partindo da percepção de que o streaming não é um modelo sustentável nem justo com os artistas, o músico e web developer Peter Harris criou a plataforma cooperativa Resonate em 2015. Sua ideia era estabelecer um modelo de cobrança baseado na quantidade de vezes que um usuário escuta uma canção – e não em um modelo de assinatura, como Spotify e Deezer.
Experimentos realizados em 30 dias resultaram em 66 sugestões enviadas pelos colaboradores, com 4 aplicadas de imediato e 26 aprovadas. RESUMOUnimed Regional Maringá desenvolve piloto de programa de ideias para testar o processo de participação dos colaboradores na construção de melhorias e inovações na cooperativa. A ideia é inserir a inovação e a criatividade na cultura da cooperativa.