Expocaccer realiza assembleia semipresencial com apoio do Curia

CONTEXTO
A Expocaccer - Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado comercializa anualmente cerca de 1 milhão de sacas de café para mais de 30 países. Atualmente com cerca de 650 associados, a cooperativa busca oferecer aos seus cooperados o assessoramento para as melhores práticas pós-colheita, como secagem e preparo do café, cuidando da sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Portanto, oferecer a melhor experiência para os cooperados é uma das premissas da Expocaccer. E foi justamente esse desafio que a cooperativa enfrentou em 2020 quando teve que adiar a sua Assembleia Geral Ordinária (AGO) devido ao isolamento social ocasionado pela Covid-19.
Uma medida provisória permitiu a prorrogação das AGOs em 2020, mas o desafio era como realizar a assembleia garantindo a participação e, sobretudo, uma boa experiência ao cooperado. Na Expocaccer, assim como em muitas cooperativas brasileiras, as assembleias também são ocasiões para estreitar o relacionamento com os associados.
“Foi um momento de muitas dúvidas e incertezas. Por isso, pedimos apoio da Ocemg (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais), que nos indicou o Curia”, lembra Sabrina Caixeta, secretária executiva da Expocaccer. A solução, portanto, foi a realização de uma AGO semipresencial.
DESAFIOS
A principal preocupação da cooperativa era com a tecnologia, pois até então a equipe de TI da Expocaccer não participava ativamente das assembleias. Dessa forma, era preciso envolver a TI e entender qual seria a melhor solução para realizar a assembleia virtual.
Além da tecnologia, era preciso contratar equipes de som e filmagem para realizar a transmissão com qualidade. Afinal, o desafio era entregar uma experiência positiva não só para quem estava no local, mas também para quem acompanhava virtualmente.
DESENVOLVIMENTO
Ao decidir realizar a AGO 2020 de forma semipresencial, foi necessário montar uma equipe multidisciplinar, liderada pela Sabrina, que contou com um profissional de TI e duas colaboradoras das áreas de comunicação e marketing. Devido ao formato escolhido, a equipe precisou fazer dois planejamentos: a cerimônia presencial com todos os cuidados necessários contra a Covid-19 e a transmissão online.
“Estou na cooperativa há 8 anos e sempre organizei a assembleia presencial, mas virtual foi a primeira vez. Era tudo muito novo para todos, inclusive para os nossos cooperados”, conta Sabrina.
Por isso, para evitar qualquer tipo de problema, a equipe realizou no dia anterior um treinamento ao vivo para simular a assembleia, considerando todos os atos protocolares. Parte da equipe simulou a experiência dos cooperados e não houve registro de problemas.
Para isso acontecer, foi fundamental o envolvimento da equipe de TI e também da Coopersystem, criadora do Curia, aplicativo para gerenciamento de assembleias virtuais utilizado pela Expocaccer. No Curia, as cooperativas e entidades podem registrar a presença do cooperado nas assembleias cadastradas, levar itens da pauta para votação e criar eleições de conselhos, tudo interagindo diretamente com cada cooperado, que possui acesso único e seguro para exercer seu papel de sócio.
RESULTADOS
Geralmente, a Expocaccer recebe cerca de 120 cooperados em suas assembleias presenciais. Desta vez, houve a presença de 76 pessoas, sendo metade presencialmente e o restante de modo virtual. Considerando o momento do país à época, em junho de 2020 quando houve a AGO, a cooperativa considera o resultado bastante positivo, mesmo abaixo dos demais anos.
Devido à pandemia, o ponto negativo em 2020 foi que, diferentemente dos anos anteriores, os participantes que optaram por participar presencialmente não contaram os tradicionais coquetel e jantar, que são servidos todo ano ao final da assembleia. Em geral, os cooperados fazem questão desse momento de interação e socialização. Por isso, passada a pandemia, as assembleias voltarão com a confraternização ao final do encontro.
Do ponto de vista da execução, alguns cooperados, em especial aqueles menos adeptos à tecnologia, tiveram certa dificuldade e dúvidas durante a AGO, mas a equipe da cooperativa estava preparada para atender. Nesse aspecto, o treinamento realizado no dia anterior foi de suma importância. “A maior dor de cabeça era saber se daria certo ou não, mas tivemos total apoio do fornecedor do Curia e isso fez toda a diferença para quem era ‘marinheiro de primeira viagem’ como nós”, comemora a secretária executiva da cooperativa.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Como a edição 2020 foi um sucesso, a cooperativa decidiu repetir o mesmo modelo em 2021. Dessa vez, porém, a expectativa é receber mais pessoas no formato online e menos no presencial, uma vez que ainda estamos em meio a uma pandemia.
Além disso, tudo indica que, mesmo ao final da pandemia, a Expocaccer continue adotando esse modelo, pois entende que é uma forma de ampliar a participação de cooperados que residem em outras cidades e também de cooperados mais jovens, mais propensos às experiências digitais.
Contato do responsável:
Sabrina Caixeta
secretária executiva da Expocaccer
secretariaexecutiva@expocaccer.com.br
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Cooperación Verde: iniciativa de intercooperação para enfrentar mudanças climáticas
Programa colombiano reúne 52 cooperativas e já plantou 2 milhões de árvores com tecnologia GPS, capturou 280 mil t de CO² e recuperou 1.800 hectares de solos degradados. RESUMO CARDO Projeto Cooperación Verde reúne 52 cooperativas colombianas de diversos ramos do cooperativismo. Criado em 2009, este programa de intercooperação visa a desenvolver projetos de reflorestamento, compensação de pegada de carbono e recuperação de solos. A finalidade é enfrentar as mudanças climáticas. Além disso, a comercialização de crédito de carbono gera receita, assim como a produção de madeira certificada e produtos orgânicos.

Missão 21: Sicoob Unicoob dissemina e enraíza inovação
Programa capacitou equipes de 15 cooperativas para gerenciar inovação local e difundiu as novas práticas entre centenas de colaboradores. RESUMO CARDSicoob Unicoob cria programa de inovação com definição de equipes próprias em cada cooperativa, de modo a possibilitar o desenvolvimento de uma cultural local de inovação. O programa, batizado de Missão 21, gerou três ideias de inovação selecionadas por um comitê externo, a serem aceleradas em etapa posterior, e permitiu a disseminação da cultura de inovação entre as cooperativas do sistema.

Coopresa supera dificuldades ao inovar seu modelo de negócios na manutenção de aviões
Fundada para atender ao mercado militar, cooperativa cresceu quando se estruturou para servir companhias de aviação civil. Idealizada por militares da reserva, a Coopresa passou muito tempo atendendo somente à Força Aérea Brasileira (FAB). Enfrentando dificuldades após a mudança da frota, a cooperativa elaborou um novo modelo de negócios, incluindo a aviação civil na carteira de clientes e adicionando novos serviços ao seu portfólio.

Sicoob Moob: app melhora experiência digital e viabiliza assembleias virtuais
Além de evitar o distanciamento do associado em tempos de pandemia, o aplicativo já viabilizou a realização de quase 300 assembleias digitais. O Sicoob Moob é uma plataforma de comunicação e mobilização dos cooperados do Sicoob. Com 125 mil cooperados ativos, a ferramenta já recebeu mais de 1.620 eventos online, incluindo as assembleias digitais, que garantiram, para as cooperativas do Sicoob, o processo e o compromisso com a gestão democrática do cooperativismo.