Savvy: plataforma mudou relacionamento na indústria farmacêutica

CONTEXTO
Por visar o lucro e os interesses privados, a indústria farmacêutica tradicional se organiza de uma forma que, em muitos casos, acaba por distorcer o mecanismo de desenvolvimento e oferta de medicamentos. Assim, é a indústria que determina o que deve ser consumido pelos pacientes e não há um direcionamento no sentido inverso, falta empatia com os pacientes. Ou seja, os pacientes, isoladamente, não têm poder para direcionar a produção e estimular a concorrência entre os produtores.
Foi esse o contexto de mercado que motivou a criação da Savvy. A cooperativa tem como proposta dar aos pacientes uma voz forte e influente, unificando a demanda de maneira clara para a indústria. Com isso, a ideia é gerar consumo e oferta conscientes em um dos segmentos de maior necessidade da população em todo mundo, a saúde.
Para a indústria, a Savvy oferece a oportunidade de colocar em prática seus discursos em que afirmam ter os pacientes no centro do foco de desenvolvimento de medicamentos. Afinal, conseguem, a partir da atuação da Savvy, incorporar a obtenção de informações dos pacientes como parte do processo de desenvolvimento do produto.
DESAFIOS
O principal desafio da Savvy está relacionado ao próprio desenvolvimento do modelo de negócios, que promove uma grande disrupção no modelo tradicional da indústria de saúde. Assim, a construção da base de cooperados e o fechamento de contratos junto às companhias farmacêuticas e de saúde representou um ponto importante na consolidação da iniciativa.
DESENVOLVIMENTO
A cooperativa foi fundada no ano de 2016 por dois pesquisadores do setor de medicamentos. Ambos tinham conhecimento sobre a forma como as grandes indústrias recrutam pacientes para coletas de dados e realização de pesquisa. Em entrevista à revista Fast Company, seus fundadores disseram que os pacientes estão muito mais sintonizados com suas necessidades individuais. Além disso, eles se auto-organizam por meio de grupos de suporte on-line e fóruns de discussão. O que a Savvy precisou fazer foi mobilizar essas redes preexistentes para melhorar as interações médico-paciente. Para então, oferecer aos grupos de interesse a chance de melhor remuneração na participação de pesquisas por meio de um modelo cooperativista.
Em paralelo, por ter acesso às fontes das informações demandadas pela indústria, a cooperativa passou a oferecer serviços para as grandes companhias do setor de saúde dos Estados Unidos. Três contratos foram firmados ainda no primeiro ano de operação.
Dessa maneira, o empreendimento passou a representar uma maneira fácil para as empresas se conectarem diretamente e para os pacientes receberem pagamento em troca do compartilhamento de experiências. Para tanto, os cooperados são solicitados a participar de pesquisas, compartilhar ideias por meio de grupos focais, pesquisas, entrevistas e testes com usuários. As instituições médicas que buscam informações sobre uma comunidade específica de pacientes procuram a Savvy, que entra em contato com sua rede, para encontrar pacientes que possam trazer informações relevantes.
Todas essas são fontes potenciais de receita para os cooperados.
Na ponta das empresas, a cooperativa também gera receita, pois as empresas pagam para utilizar os dados dos pacientes cadastrados na plataforma da Savvy. A associação à cooperativa não é obrigatória para os pacientes, mas aqueles que desejam ingressar na cooperativa pagam uma taxa única, o que os torna proprietários da empresa.
Os membros ganham pontos ao consultar contatos e participando de pesquisas, entrevistas e grupos focais promovidos pelas empresas no ambiente virtual da Savvy. Quanto mais membros ativos, mais pontos eles geram. Quanto mais pontos eles geram, maior é a parcela das sobras da Savvy.
A cooperativa mantém e zela pelos princípios cooperativistas. Os membros da cooperativa também obtêm voto nas decisões organizacionais do empreendimento, como eleger indivíduos para o conselho de administração da cooperativa.
A Savvy é formada por multi-stakeholders, com modelo de distribuição de sobras organizado da seguinte forma:
- Classe A - Cooperados: 51%
- Classe B - Colaboradores: 10%
- Classe C - Fundadores: 10%
- Classe D - Investidores: 29%
Para saber mais sobre esta cooperativa de plataforma, veja este vídeo.
RESULTADOS
A cooperativa passou de 13 fundadores, em novembro de 2016, para 478 cooperados, em 2020. Dos três contratos iniciais firmados no primeiro ano de atuação, a cooperativa construiu um portfólio com mais de 300 projetos desenvolvidos com diversas indústrias e com órgãos governamentais em mais de 20 países.
O faturamento da cooperativa chegou a US$ 30 milhões no ano de 2019, superando as expectativas iniciais dos fundadores, que era atingir a marca de US$ 10 milhões apenas no marco dos cinco anos de fundação da cooperativa.
Por meio do princípio da intercooperação, a cooperativa tem apoiado a Aliança Cooperativa Internacional e a Associação Nacional das Cooperativas dos Estados Unidos a apoiar a formação de cooperativas com o mesmo propósito.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Como planejamento para 2021, a Savvy planeja iniciar um serviço de assinatura para as empresas. Além disso, também planeja lançar um programa de certificação para empresas interessadas em mostrar aos pacientes e grupos de defesa as formas por meio das quais é possível para eles trabalharam com a Savvy.
Contato do responsável:
Jannifer Lannon
Assessora de imprensa da Savvy Cooperative
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Cooperativa coloca músicos em contato direto com fãs, que podem dar apoio recorrente a eles pela plataforma. A plataforma Ampled foi criada em 2018 por um grupo de artistas e especialistas em tecnologia para funcionar como um canal direto entre músicos e público, permitindo o apoio direto a cantores e grupos por meio de pagamentos recorrentes. Do ponto de vista organizacional, a Ampled é uma cooperativa, o que significa que, em oposição a outras iniciativas do mesmo tipo, seu objetivo não é funcionar na lógica do Vale do Silício, com concentração dos ganhos gerados pelo streaming nas mãos de poucos. Pelo contrário: a ideia é ajudar os artistas a terem uma receita sustentável e previsível.
Iniciativa nasceu da necessidade de antecipar movimentos de mercado para manter a competitividade da cooperativa. O Delorean é um programa da área de inovação da Unimed-BH que visa antecipar tendências, prever cenários e criar estratégias de futuro de forma colaborativa. Na prática, a área de inovação sugere temas para os quais deseja aplicar o Delorean a fim de obter uma visão de futuro e visão prospectiva.
Laboratório de inovação lidera um portfólio de projetos que visam desenvolver a comunidade. Com uma história inovadora, a Sicredi Pioneira fundou o Complexo.lab em 2021. O laboratório de inovação se dedica a encontrar soluções para problemas da comunidade, sem a necessidade de obter resultados imediatos. Para isso, o Complexo.lab faz parcerias e realiza projetos como o RadarCoop, o AceleraCoop e o Comunitá, dentre outros. A iniciativa já é referência dentro e fora do cooperativismo e começa 2024 em uma nova fase.
Cooperativa de planos odontológicos amplia oferta de serviços sem onerar mensalidade dos clientes. RESUMO CARDPara ampliar a oferta de serviços sem onerar o plano odontológico dos seus clientes, a cooperativa Dental Uni se tornou a mediadora de pagamentos, tanto do paciente como do dentista. Assim, os atos complementares que antes eram realizados fora do plano, agora são realizados via Dental Uni, em melhores condições de pagamento aos pacientes.