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Savvy: plataforma mudou relacionamento na indústria farmacêutica
CONTEXTO
Por visar o lucro e os interesses privados, a indústria farmacêutica tradicional se organiza de uma forma que, em muitos casos, acaba por distorcer o mecanismo de desenvolvimento e oferta de medicamentos. Assim, é a indústria que determina o que deve ser consumido pelos pacientes e não há um direcionamento no sentido inverso, falta empatia com os pacientes. Ou seja, os pacientes, isoladamente, não têm poder para direcionar a produção e estimular a concorrência entre os produtores.
Foi esse o contexto de mercado que motivou a criação da Savvy. A cooperativa tem como proposta dar aos pacientes uma voz forte e influente, unificando a demanda de maneira clara para a indústria. Com isso, a ideia é gerar consumo e oferta conscientes em um dos segmentos de maior necessidade da população em todo mundo, a saúde.
Para a indústria, a Savvy oferece a oportunidade de colocar em prática seus discursos em que afirmam ter os pacientes no centro do foco de desenvolvimento de medicamentos. Afinal, conseguem, a partir da atuação da Savvy, incorporar a obtenção de informações dos pacientes como parte do processo de desenvolvimento do produto.
DESAFIOS
O principal desafio da Savvy está relacionado ao próprio desenvolvimento do modelo de negócios, que promove uma grande disrupção no modelo tradicional da indústria de saúde. Assim, a construção da base de cooperados e o fechamento de contratos junto às companhias farmacêuticas e de saúde representou um ponto importante na consolidação da iniciativa.
DESENVOLVIMENTO
A cooperativa foi fundada no ano de 2016 por dois pesquisadores do setor de medicamentos. Ambos tinham conhecimento sobre a forma como as grandes indústrias recrutam pacientes para coletas de dados e realização de pesquisa. Em entrevista à revista Fast Company, seus fundadores disseram que os pacientes estão muito mais sintonizados com suas necessidades individuais. Além disso, eles se auto-organizam por meio de grupos de suporte on-line e fóruns de discussão. O que a Savvy precisou fazer foi mobilizar essas redes preexistentes para melhorar as interações médico-paciente. Para então, oferecer aos grupos de interesse a chance de melhor remuneração na participação de pesquisas por meio de um modelo cooperativista.
Em paralelo, por ter acesso às fontes das informações demandadas pela indústria, a cooperativa passou a oferecer serviços para as grandes companhias do setor de saúde dos Estados Unidos. Três contratos foram firmados ainda no primeiro ano de operação.
Dessa maneira, o empreendimento passou a representar uma maneira fácil para as empresas se conectarem diretamente e para os pacientes receberem pagamento em troca do compartilhamento de experiências. Para tanto, os cooperados são solicitados a participar de pesquisas, compartilhar ideias por meio de grupos focais, pesquisas, entrevistas e testes com usuários. As instituições médicas que buscam informações sobre uma comunidade específica de pacientes procuram a Savvy, que entra em contato com sua rede, para encontrar pacientes que possam trazer informações relevantes.
Todas essas são fontes potenciais de receita para os cooperados.
Na ponta das empresas, a cooperativa também gera receita, pois as empresas pagam para utilizar os dados dos pacientes cadastrados na plataforma da Savvy. A associação à cooperativa não é obrigatória para os pacientes, mas aqueles que desejam ingressar na cooperativa pagam uma taxa única, o que os torna proprietários da empresa.
Os membros ganham pontos ao consultar contatos e participando de pesquisas, entrevistas e grupos focais promovidos pelas empresas no ambiente virtual da Savvy. Quanto mais membros ativos, mais pontos eles geram. Quanto mais pontos eles geram, maior é a parcela das sobras da Savvy.
A cooperativa mantém e zela pelos princípios cooperativistas. Os membros da cooperativa também obtêm voto nas decisões organizacionais do empreendimento, como eleger indivíduos para o conselho de administração da cooperativa.
A Savvy é formada por multi-stakeholders, com modelo de distribuição de sobras organizado da seguinte forma:
- Classe A - Cooperados: 51%
- Classe B - Colaboradores: 10%
- Classe C - Fundadores: 10%
- Classe D - Investidores: 29%
Para saber mais sobre esta cooperativa de plataforma, veja este vídeo.
RESULTADOS
A cooperativa passou de 13 fundadores, em novembro de 2016, para 478 cooperados, em 2020. Dos três contratos iniciais firmados no primeiro ano de atuação, a cooperativa construiu um portfólio com mais de 300 projetos desenvolvidos com diversas indústrias e com órgãos governamentais em mais de 20 países.
O faturamento da cooperativa chegou a US$ 30 milhões no ano de 2019, superando as expectativas iniciais dos fundadores, que era atingir a marca de US$ 10 milhões apenas no marco dos cinco anos de fundação da cooperativa.
Por meio do princípio da intercooperação, a cooperativa tem apoiado a Aliança Cooperativa Internacional e a Associação Nacional das Cooperativas dos Estados Unidos a apoiar a formação de cooperativas com o mesmo propósito.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Como planejamento para 2021, a Savvy planeja iniciar um serviço de assinatura para as empresas. Além disso, também planeja lançar um programa de certificação para empresas interessadas em mostrar aos pacientes e grupos de defesa as formas por meio das quais é possível para eles trabalharam com a Savvy.
Contato do responsável:
Jannifer Lannon
Assessora de imprensa da Savvy Cooperative
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