Ailos Aproxima: marketplace para empreendedores durante a pandemia
CONTEXTO
Sediado nos três estados da região Sul do Brasil, o Sistema Ailos reúne 13 cooperativas singulares da área de crédito com atuação em mais de 80 municípios. Ao todo, o Sistema Ailos possui 871.295 associados e dispõe de 200 postos de atendimento e 480 caixas eletrônicos.
O planejamento estratégico realizado pelo Sistema Ailos em 2017 resultou na criação de um laboratório de inovação, no qual as ideias dos colaboradores são avaliadas, votadas e desenvolvidas por equipes internas. As propostas têm como fundamento a disponibilização de soluções tecnológicas e de sistema para favorecer que as cooperativas tenham ganho de escala.
Uma das sugestões previa a elaboração de uma plataforma de marketplace para os cooperados do sistema. A ideia era aproximar cooperados e clientes, de forma a fomentar a atividade econômica de empreendedores locais e contribuir para a geração de valor. A plataforma teria soluções de pagamento on-line, compra segura e de logística.
Com o início da pandemia da Covid-19 no país e seu impacto sobre a economia – especialmente sobre negócios de menor porte –, o Sistema Ailos decidiu antecipar o lançamento da plataforma, de maneira a contribuir com as atividades dos cooperados que são empreendedores locais. Ao abreviar o período de desenvolvimento, seus criadores optaram por abrir mão de alguns recursos e funcionalidades, dando prioridade aos benefícios que ainda assim seriam gerados.
DESAFIOS
O principal desafio, conforme lembra Jefferson Beck, o coordenador de cooperativismo digital do Sistema Ailos, foi adotar profundas transformações no processo de desenvolvimento e maturação que estava em curso e que previa o lançamento da plataforma em 2021. “Trabalhávamos com a perspectiva de oferecer soluções completas no que se refere a pagamento, compra segura e logística, mas tivemos que abrir mão desses recursos, de forma a acelerar o processo”, explica.
A implementação da plataforma foi abreviada para um período de apenas duas semanas, o que possibilitou que o Sistema Ailos contribuísse com a retomada da atividade econômica na região Sul do Brasil ainda no mês de abril de 2020, no ápice do congelamento dos negócios em todo o país.
DESENVOLVIMENTO
Em seu período de ideação e desenvolvimento regulares – antes da pandemia da Covid-19 –, o processo de criação do Ailos Aproxima teve início no Laboratório de Inovação do Sistema Ailos.
No início de 2020, a versão piloto da plataforma foi posta em funcionamento por cerca de dois meses, envolvendo a própria equipe interna. “Há colaboradores que são empreendedores ou têm empreendedores na família. Iniciamos a fase de testes com essas pessoas”, lembra o coordenador de cooperativismo digital Jefferson Beck.
Com a chegada da Covid-19 ao Brasil, a equipe do Sistema Ailos começou a se perguntar de que maneira a organização poderia colaborar com a economia local. “Desse questionamento, surgiu a proposta de anteciparmos o lançamento do Ailos Aproxima e disponibilizá-lo para que toda a comunidade, cooperados e não cooperados, pudessem fazer compras por meio dele”, conta Beck.
A equipe decidiu que apenas o cooperado pessoa jurídica poderia fazer anúncios de seus produtos ou serviços, de modo a garantir um perfil mais profissional para a plataforma. “Sabíamos que surgiria a demanda de anunciar itens usados, por exemplo. Mas demos preferência aos negócios formais, que geram valor e ativam a economia”, acrescenta Beck.
O Ailos Aproxima funciona como uma vitrine online. O cooperado divulga gratuitamente seus produtos e serviços e os usuários, cooperados ou não, podem contatá-lo para fazer compras ou contratações. Neste momento, o Sistema Ailos não cobra nenhuma taxa sobre as interações comerciais, de maneira que a plataforma funciona exclusivamente para ativar negócios e abrir as portas para a internet a muitos empreendedores ainda não afeitos ao mundo digital.
O modo de pagamento e as formas de entrega são acordados entre empreendedor e cliente. “Mas é claro que, nessas transações, os usuários podem acabar utilizando o cartão de uma das cooperativas, por exemplo, o que também acaba gerando valor para nós”, lembra Beck.
RESULTADOS
Lançado em abril de 2020, no auge do congelamento econômico causado pela pandemia de Covid-19, o Ailos Aproxima já apresenta resultados significativos:
- Mais de 4.500 pessoas cadastradas em um mês
- Mais de 1.300 interações via mensagem na plataforma
- 2.300 produtos e serviços cadastrados
- Mais de 1.000 vendedores ativos
“Um dos resultados mais importantes é que muitos empreendedores deram seu primeiro passo para se integrarem digitalmente. Queremos que as pessoas e as empresas se conheçam e gerem negócios. Nosso desejo é que elas se conectem”, define Jefferson Beck.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Como a plataforma foi disponibilizada de forma acelerada, ainda há muito a desenvolver e aperfeiçoar, explica Jefferson Beck. “Os próximos passos envolvem atacar os pontos de que tivemos que abrir mão. Desenvolveremos soluções de pagamento e de logística e daremos orientação para que os anúncios sejam feitos com mais qualidade. No atual momento, estamos elaborando o roadmap para essa próxima etapa”, explica Jefferson Beck.
Roadmap, como o nome sugere, é uma espécie de mapa, uma ferramenta visual e descritiva que apontará como será o produto ou projeto a cada período de sua evolução. Funciona como uma “bússola gerencial” para alinhar todos os participantes do projeto.
Para conhecer um pouco mais deste case, confira a apresentação do Jefferson Beck, coordenador de marketplace da Central Ailos:
Contato do responsável:
Jefferson Beck
Coordenador de Cooperativismo Digital do Sistema Ailos
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Stocksy United: com proposta de remuneração justa, iniciativa faturou US$ 10 mi
Baseado em modelo de cooperativa de plataforma o banco de imagens canadense conta com fotógrafos em mais de 60 países. RESUMO Para fazer frente aos valores aviltantes e à política de desvalorização de fotógrafos praticados pelos grandes bancos de imagens, a Stocksy United criou uma cooperativa de plataforma em que os artistas recebem entre 50% e 75% dos royalties pagos por suas produções. Com isso, recebeu candidaturas de 10 mil fotógrafos interessados em se associar ao projeto e viu sua receita atingir US$ 10,3 milhões, em 2016.
Sicoob Primavera ganha cooperados com apoio do “cãolaborador”
O pet foi responsável por melhorar o astral da cooperativa e se tornou parte da identidade da organização. Pensando em melhorar o clima da cooperativa e criar uma referência para a organização, o Sicoob Primavera decidiu incluir um pet na equipe. Bud, o “cãolaborador”, foi a solução inovadora que a unidade mato-grossense da cooperativa de crédito encontrou para melhorar o astral do ambiente de trabalho. O cachorro chegou em tempos de pós-pandemia, em que a interação humana ainda estava limitada. O mascote acumula quase 10 mil seguidores nas redes sociais e se tornou parte da identidade da cooperativa, atraindo novos cooperados que apoiam causas animais e outras bandeiras levantadas por Bud em seu perfil.
Avance Hub: o espaço de inovação da Coplacana
Hub aproxima cooperados às novas tecnologias do agro e desenvolve cultura de inovação na cooperativa. . Criado em 2018, o Avance Hub é o espaço de inovação da Coplacana, Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo. A iniciativa, finalista do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2020 na categoria Inovação, tem apoiado o desenvolvimento de startups e soluções tecnológicas para os cooperados da Coplacana, além de fomentar uma cultura de inovação na cooperativa.
CAMDA desenvolve linha de suplementos focada na eficiência alimentar sustentável
Projeto melhora o bem estar dos animais e reduz a emissão de gases poluentes. A CAMDA diagnosticou a necessidade de melhorar a eficiência na produção de ruminantes e agregar valor ao meio ambiente. Para isso, a cooperativa deu início ao projeto de eficiência alimentar sustentável por meio da Minercamda, sua linha de nutrição animal. Com foco nos bovinos de corte, a CAMDA usa suplementos a fim de reduzir as emissões de gás metano durante o processo pecuário. Com isso, a cooperativa melhora o bem-estar dos animais e torna sua produção mais ambientalmente responsável.