Ailos Aproxima: marketplace para empreendedores durante a pandemia

CONTEXTO
Sediado nos três estados da região Sul do Brasil, o Sistema Ailos reúne 13 cooperativas singulares da área de crédito com atuação em mais de 80 municípios. Ao todo, o Sistema Ailos possui 871.295 associados e dispõe de 200 postos de atendimento e 480 caixas eletrônicos.
O planejamento estratégico realizado pelo Sistema Ailos em 2017 resultou na criação de um laboratório de inovação, no qual as ideias dos colaboradores são avaliadas, votadas e desenvolvidas por equipes internas. As propostas têm como fundamento a disponibilização de soluções tecnológicas e de sistema para favorecer que as cooperativas tenham ganho de escala.
Uma das sugestões previa a elaboração de uma plataforma de marketplace para os cooperados do sistema. A ideia era aproximar cooperados e clientes, de forma a fomentar a atividade econômica de empreendedores locais e contribuir para a geração de valor. A plataforma teria soluções de pagamento on-line, compra segura e de logística.
Com o início da pandemia da Covid-19 no país e seu impacto sobre a economia – especialmente sobre negócios de menor porte –, o Sistema Ailos decidiu antecipar o lançamento da plataforma, de maneira a contribuir com as atividades dos cooperados que são empreendedores locais. Ao abreviar o período de desenvolvimento, seus criadores optaram por abrir mão de alguns recursos e funcionalidades, dando prioridade aos benefícios que ainda assim seriam gerados.
DESAFIOS
O principal desafio, conforme lembra Jefferson Beck, o coordenador de cooperativismo digital do Sistema Ailos, foi adotar profundas transformações no processo de desenvolvimento e maturação que estava em curso e que previa o lançamento da plataforma em 2021. “Trabalhávamos com a perspectiva de oferecer soluções completas no que se refere a pagamento, compra segura e logística, mas tivemos que abrir mão desses recursos, de forma a acelerar o processo”, explica.
A implementação da plataforma foi abreviada para um período de apenas duas semanas, o que possibilitou que o Sistema Ailos contribuísse com a retomada da atividade econômica na região Sul do Brasil ainda no mês de abril de 2020, no ápice do congelamento dos negócios em todo o país.
DESENVOLVIMENTO
Em seu período de ideação e desenvolvimento regulares – antes da pandemia da Covid-19 –, o processo de criação do Ailos Aproxima teve início no Laboratório de Inovação do Sistema Ailos.
No início de 2020, a versão piloto da plataforma foi posta em funcionamento por cerca de dois meses, envolvendo a própria equipe interna. “Há colaboradores que são empreendedores ou têm empreendedores na família. Iniciamos a fase de testes com essas pessoas”, lembra o coordenador de cooperativismo digital Jefferson Beck.
Com a chegada da Covid-19 ao Brasil, a equipe do Sistema Ailos começou a se perguntar de que maneira a organização poderia colaborar com a economia local. “Desse questionamento, surgiu a proposta de anteciparmos o lançamento do Ailos Aproxima e disponibilizá-lo para que toda a comunidade, cooperados e não cooperados, pudessem fazer compras por meio dele”, conta Beck.
A equipe decidiu que apenas o cooperado pessoa jurídica poderia fazer anúncios de seus produtos ou serviços, de modo a garantir um perfil mais profissional para a plataforma. “Sabíamos que surgiria a demanda de anunciar itens usados, por exemplo. Mas demos preferência aos negócios formais, que geram valor e ativam a economia”, acrescenta Beck.
O Ailos Aproxima funciona como uma vitrine online. O cooperado divulga gratuitamente seus produtos e serviços e os usuários, cooperados ou não, podem contatá-lo para fazer compras ou contratações. Neste momento, o Sistema Ailos não cobra nenhuma taxa sobre as interações comerciais, de maneira que a plataforma funciona exclusivamente para ativar negócios e abrir as portas para a internet a muitos empreendedores ainda não afeitos ao mundo digital.
O modo de pagamento e as formas de entrega são acordados entre empreendedor e cliente. “Mas é claro que, nessas transações, os usuários podem acabar utilizando o cartão de uma das cooperativas, por exemplo, o que também acaba gerando valor para nós”, lembra Beck.
RESULTADOS
Lançado em abril de 2020, no auge do congelamento econômico causado pela pandemia de Covid-19, o Ailos Aproxima já apresenta resultados significativos:
- Mais de 4.500 pessoas cadastradas em um mês
- Mais de 1.300 interações via mensagem na plataforma
- 2.300 produtos e serviços cadastrados
- Mais de 1.000 vendedores ativos
“Um dos resultados mais importantes é que muitos empreendedores deram seu primeiro passo para se integrarem digitalmente. Queremos que as pessoas e as empresas se conheçam e gerem negócios. Nosso desejo é que elas se conectem”, define Jefferson Beck.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Como a plataforma foi disponibilizada de forma acelerada, ainda há muito a desenvolver e aperfeiçoar, explica Jefferson Beck. “Os próximos passos envolvem atacar os pontos de que tivemos que abrir mão. Desenvolveremos soluções de pagamento e de logística e daremos orientação para que os anúncios sejam feitos com mais qualidade. No atual momento, estamos elaborando o roadmap para essa próxima etapa”, explica Jefferson Beck.
Roadmap, como o nome sugere, é uma espécie de mapa, uma ferramenta visual e descritiva que apontará como será o produto ou projeto a cada período de sua evolução. Funciona como uma “bússola gerencial” para alinhar todos os participantes do projeto.
Para conhecer um pouco mais deste case, confira a apresentação do Jefferson Beck, coordenador de marketplace da Central Ailos:
Contato do responsável:
Jefferson Beck
Coordenador de Cooperativismo Digital do Sistema Ailos
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Torrefação Cooxupé lança plataforma inovadora de e-commerce B2B
Em meio à sua jornada de transformação digital, a Torrefação Cooxupé inovou ao lançar uma plataforma de e-commerce B2B (Business to Business), para atender varejistas, atacados e cafeterias. A novidade moderniza a área de marketing digital da cooperativa e proporciona uma experiência multicanal para os clientes. . Em meio à sua jornada de transformação digital, a Torrefação Cooxupé inovou ao lançar uma plataforma de e-commerce B2B (Business to Business), para atender varejistas, atacados e cafeterias. A novidade moderniza a área de marketing digital da cooperativa e proporciona uma experiência multicanal para os clientes.

Sicoob Transcredi cria evento para estimular inovação
Missão 360º foi fundamental para transformar a mentalidade da cooperativa e transformar ideias em projetos. Para apoiar sua ferramenta interna “Pratique Inovação”, o Sicoob Transcredi desenvolveu o evento Missão 360º, que contou com palestras e uma maratona de 36h para a defesa de pitches e implementação de ideias ligadas à inovação. O projeto teve como objetivo estimular os colaboradores a defenderem as suas ideias, além de, indiretamente, transformar o mindset da organização.

Ampled: plataforma cooperativa de streaming de música
Cooperativa coloca músicos em contato direto com fãs, que podem dar apoio recorrente a eles pela plataforma. A plataforma Ampled foi criada em 2018 por um grupo de artistas e especialistas em tecnologia para funcionar como um canal direto entre músicos e público, permitindo o apoio direto a cantores e grupos por meio de pagamentos recorrentes. Do ponto de vista organizacional, a Ampled é uma cooperativa, o que significa que, em oposição a outras iniciativas do mesmo tipo, seu objetivo não é funcionar na lógica do Vale do Silício, com concentração dos ganhos gerados pelo streaming nas mãos de poucos. Pelo contrário: a ideia é ajudar os artistas a terem uma receita sustentável e previsível.

Smart farming em área experimental
Para orientar associados sobre novas tecnologias, Fundação ABC faz teste em campo de soluções de agricultura inteligente.. RESUMOA Fundação ABC, um instituto de pesquisa agropecuária privado, implanta campo experimental de agricultura inteligente para orientar seus mais de 5 mil associados de cooperativas parceiras na escolha e utilização de novas tecnologias.