Ailos Aproxima: marketplace para empreendedores durante a pandemia

CONTEXTO
Sediado nos três estados da região Sul do Brasil, o Sistema Ailos reúne 13 cooperativas singulares da área de crédito com atuação em mais de 80 municípios. Ao todo, o Sistema Ailos possui 871.295 associados e dispõe de 200 postos de atendimento e 480 caixas eletrônicos.
O planejamento estratégico realizado pelo Sistema Ailos em 2017 resultou na criação de um laboratório de inovação, no qual as ideias dos colaboradores são avaliadas, votadas e desenvolvidas por equipes internas. As propostas têm como fundamento a disponibilização de soluções tecnológicas e de sistema para favorecer que as cooperativas tenham ganho de escala.
Uma das sugestões previa a elaboração de uma plataforma de marketplace para os cooperados do sistema. A ideia era aproximar cooperados e clientes, de forma a fomentar a atividade econômica de empreendedores locais e contribuir para a geração de valor. A plataforma teria soluções de pagamento on-line, compra segura e de logística.
Com o início da pandemia da Covid-19 no país e seu impacto sobre a economia – especialmente sobre negócios de menor porte –, o Sistema Ailos decidiu antecipar o lançamento da plataforma, de maneira a contribuir com as atividades dos cooperados que são empreendedores locais. Ao abreviar o período de desenvolvimento, seus criadores optaram por abrir mão de alguns recursos e funcionalidades, dando prioridade aos benefícios que ainda assim seriam gerados.
DESAFIOS
O principal desafio, conforme lembra Jefferson Beck, o coordenador de cooperativismo digital do Sistema Ailos, foi adotar profundas transformações no processo de desenvolvimento e maturação que estava em curso e que previa o lançamento da plataforma em 2021. “Trabalhávamos com a perspectiva de oferecer soluções completas no que se refere a pagamento, compra segura e logística, mas tivemos que abrir mão desses recursos, de forma a acelerar o processo”, explica.
A implementação da plataforma foi abreviada para um período de apenas duas semanas, o que possibilitou que o Sistema Ailos contribuísse com a retomada da atividade econômica na região Sul do Brasil ainda no mês de abril de 2020, no ápice do congelamento dos negócios em todo o país.
DESENVOLVIMENTO
Em seu período de ideação e desenvolvimento regulares – antes da pandemia da Covid-19 –, o processo de criação do Ailos Aproxima teve início no Laboratório de Inovação do Sistema Ailos.
No início de 2020, a versão piloto da plataforma foi posta em funcionamento por cerca de dois meses, envolvendo a própria equipe interna. “Há colaboradores que são empreendedores ou têm empreendedores na família. Iniciamos a fase de testes com essas pessoas”, lembra o coordenador de cooperativismo digital Jefferson Beck.
Com a chegada da Covid-19 ao Brasil, a equipe do Sistema Ailos começou a se perguntar de que maneira a organização poderia colaborar com a economia local. “Desse questionamento, surgiu a proposta de anteciparmos o lançamento do Ailos Aproxima e disponibilizá-lo para que toda a comunidade, cooperados e não cooperados, pudessem fazer compras por meio dele”, conta Beck.
A equipe decidiu que apenas o cooperado pessoa jurídica poderia fazer anúncios de seus produtos ou serviços, de modo a garantir um perfil mais profissional para a plataforma. “Sabíamos que surgiria a demanda de anunciar itens usados, por exemplo. Mas demos preferência aos negócios formais, que geram valor e ativam a economia”, acrescenta Beck.
O Ailos Aproxima funciona como uma vitrine online. O cooperado divulga gratuitamente seus produtos e serviços e os usuários, cooperados ou não, podem contatá-lo para fazer compras ou contratações. Neste momento, o Sistema Ailos não cobra nenhuma taxa sobre as interações comerciais, de maneira que a plataforma funciona exclusivamente para ativar negócios e abrir as portas para a internet a muitos empreendedores ainda não afeitos ao mundo digital.
O modo de pagamento e as formas de entrega são acordados entre empreendedor e cliente. “Mas é claro que, nessas transações, os usuários podem acabar utilizando o cartão de uma das cooperativas, por exemplo, o que também acaba gerando valor para nós”, lembra Beck.
RESULTADOS
Lançado em abril de 2020, no auge do congelamento econômico causado pela pandemia de Covid-19, o Ailos Aproxima já apresenta resultados significativos:
- Mais de 4.500 pessoas cadastradas em um mês
- Mais de 1.300 interações via mensagem na plataforma
- 2.300 produtos e serviços cadastrados
- Mais de 1.000 vendedores ativos
“Um dos resultados mais importantes é que muitos empreendedores deram seu primeiro passo para se integrarem digitalmente. Queremos que as pessoas e as empresas se conheçam e gerem negócios. Nosso desejo é que elas se conectem”, define Jefferson Beck.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Como a plataforma foi disponibilizada de forma acelerada, ainda há muito a desenvolver e aperfeiçoar, explica Jefferson Beck. “Os próximos passos envolvem atacar os pontos de que tivemos que abrir mão. Desenvolveremos soluções de pagamento e de logística e daremos orientação para que os anúncios sejam feitos com mais qualidade. No atual momento, estamos elaborando o roadmap para essa próxima etapa”, explica Jefferson Beck.
Roadmap, como o nome sugere, é uma espécie de mapa, uma ferramenta visual e descritiva que apontará como será o produto ou projeto a cada período de sua evolução. Funciona como uma “bússola gerencial” para alinhar todos os participantes do projeto.
Para conhecer um pouco mais deste case, confira a apresentação do Jefferson Beck, coordenador de marketplace da Central Ailos:
Contato do responsável:
Jefferson Beck
Coordenador de Cooperativismo Digital do Sistema Ailos
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Unimed Federação Rio: sucesso da AGO virtual
Em decorrência da pandemia, Unimed envolveu diversas áreas para viabilizar uso de novas tecnologias e garantir segurança e acesso a votações a distância. Com 19 cooperativas federadas, totalizando 1,3 milhões de clientes, a Federação das Unimeds do Rio de Janeiro montou um grupo multidisciplinar para criar estratégia e viabilizar, em tempo bastante curto, a migração da Assembleia Geral para o ambiente virtual.

Sicredi Ceará inicia gestão ambidestra em parceria com Instituto Fenasbac
Cooperativa é a primeira do Nordeste a ingressar no programa Gestão Ambidestra. Após conhecer o Instituto Fenasbac em uma palestra, a Sicredi Ceará se tornou a primeira cooperativa de crédito nordestina a participar do programa "Gestão Ambidestra: resultado e propósito". Focado na transformação cultural em prol da inovação, a iniciativa busca o equilíbrio entre aprimoramento contínuo da operação e a habilidade de inovar pensando nos desafios futuros.

Unimed Pay: uma fintech própria para atender ao ecossistema Unimed
Para atender 341 cooperativas, holding cria solução financeira que mantém receitas circulando no próprio sistema. Com presença em 86% do território nacional, o Sistema Unimed conta com 341 cooperativas, 118 mil médicos cooperados, 19 milhões de clientes, mais de 29 mil hospitais, clínicas e serviços credenciados e 150 hospitais próprios. Em parceria com a Q2 bank, criou a própria fintech, a Unimed Pay. Cooperados, prestadores de serviços e beneficiários contarão com uma carteira virtual com diversas soluções financeiras e benefícios. Além disso, toda a receita gerada será mantida no próprio ecossistema, gerando novas oportunidades de negócio.

Frimesa adota energias renováveis em sua estratégia ESG
Com uma matriz energética limpa e diversificada, cooperativa agropecuária ganha em sustentabilidade. A agenda ESG ocupa um papel importante no planejamento da Frimesa. A política energética faz parte dessa jornada sustentável. Em 2021, a cooperativa iniciou um processo a fim de tornar sua matriz energética renovável e limpa. Ao todo, as energias renováveis já correspondem a mais de 98% do consumo de energia da Frimesa.