Topbar OCB

Nater Coop realiza programa de inovação aberta

Imagem Destaque

2023
Sudeste
Agropecuário
Não
Nater Coop, Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (antiga Coopeavi)
Inovação aberta, Inovação de processo, programa de inovação
Inovação aberta | Inovação de processo
Por meio de desafios temáticos, cooperativa agropecuária busca soluções inovadoras. A Nater Coop é uma cooperativa que atua no ramo Agro em segmentos de produção até o consumidor final. Leva todos os insumos necessários aos produtores, comercializa e industrializa a sua produção. Em seu Programa de Inovação, a Nater Coop busca se conectar com instituições inovadoras em busca de soluções para seus desafios, gerando valor para a cooperativa e a sociedade.

BAIXAR RESUMO





Contexto

Com o propósito de unir famílias que alimentam famílias por meio do cooperativismo, a Nater Coop, Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (antiga Coopeavi), é uma das principais cooperativas agropecuárias do Espírito Santo. Hoje, ela possui mais de 19 mil associados e mil colaboradores distribuídos em suas dezenas de filiais no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.

A Nater Coop atua por toda a cadeia produtiva agrícola e pecuária. A cooperativa é dona de marcas conhecidas, como Veneza Lácteos, Pronova Coffee Stories, Ovos Liva, Rações Coope, Rede Coope Supermercados e Posto Rede Coope.

A cooperativa tem o compromisso de proporcionar soluções inovadoras para seus horizontes de relacionamento com o cooperado, insumos agropecuários, alimentos, café, produção, supermercados e postos.

Nessa seara, em janeiro de 2023, a Nater Coop lançou um modelo novo para seu Programa de Inovação Aberta, junto à aceleradora Azys Inovação. Através da inovação aberta, elas buscam soluções inovadoras, duradouras e significativas para seus diversos públicos, atendendo às suas necessidades únicas e contribuindo para o sucesso das operações agrícolas.

Diferente das metodologias tradicionais de inovação aberta, os desafios são lançados ao longo do ano de 2023, e não todos de uma vez. Assim, com mais de 12 desafios, a marca da Nater Coop ficará em evidência por mais tempo, além de permitir que a entrada de empresas na fase de validação seja melhor distribuída.

O programa, que é aberto ao público nacional e tem desafios além da vertical agrotech, recebe inscrições de inovadores de empresas, startups, instituições de ensino e demais agentes do setor produtivo.

Desafios

Uma cooperativa que tem diversas frentes, como a Nater Coop, enfrenta desafios de diferentes naturezas para a execução de suas operações. Além disso, os desafios enfrentados não estão apenas relacionados às temáticas específicas do agro. Diferentes verticais da inovação também podem solucionar os desafios apresentados pela Nater Coop.

Os mais de 12 desafios trabalhados no programa de inovação aberta estão alinhados ao planejamento estratégico da cooperativa. Assim, eles são relevantes tanto para o alcance de resultados mais pontuais quanto de resultados macros da Nater Coop.

As temáticas dos desafios vão da coleta e otimização de dados à melhoria no cultivo do café, por exemplo. Serão beneficiados seis segmentos:

  1. Relacionamento com o cooperado;
  2. Insumos Agropecuários;
  3. Alimentos;
  4. Café;
  5. Produção;
  6. Supermercados e Postos.

Desenvolvimento

Após a escolha dos desafios que serão trabalhados, o desenvolvimento de cada um dos desafios de inovação aberta no programa segue os seguintes rituais:

  • Período de inscrição: tem duração de três semanas para que inovadores de empresas, startups, instituições de ensino e demais agentes do setor produtivo possam submeter suas propostas.
  • Período de Seleção: composto por duas etapas. A primeira delas é responsável por averiguar a concordância da inscrição com as regras do regulamento e selecionar aqueles que mais se destacam para a segunda fase. A segunda etapa é quando os proponentes escolhidos apresentam suas soluções para a banca avaliadora, que selecionará um proponente para implementar sua solução.
  • Período de Validação: é o momento em que as soluções escolhidas serão implementadas na Nater Coop com o acompanhamento da Azys Inovação. Mesmo para soluções mais maduras, o período de setup é crucial para o sucesso da empreitada.

Ao final das implementações, haverá uma premiação que escolherá os melhores proponentes, independente de segmento, e, por meio de um ranking, premiará os três primeiros colocados.

Resultados

Levando em conta que o programa de Inovação aberta da Nater Coop está em execução desde janeiro de 2023, os resultados ainda estão embrionários.

A divulgação conseguiu alcançar as cinco regiões do Brasil por meio dos líderes locais de inovação. As inscrições dos dois primeiros desafios partiram de nove estados, com diferentes soluções para resolver uma mesma oportunidade.

Com este processo, a cooperativa entendeu que a indicação e o hunting são as melhores formas de comunicação e propagação dos desafios. A associação com uma empresa de inovação que proporciona capilaridade na divulgação faz com que o alcance da marca Nater Coop seja amplamente reconhecido.

Próximas iniciativas

Os desafios continuam sendo liberados no site da Azys Inovação e seus lançamentos podem ser acompanhados clicando neste link. Um deles, inclusive, está com inscrições abertas até dia 20/03/23!

Todas as informações necessárias para a inscrição estão disponíveis nas páginas específicas de cada desafio e no regulamento.



Contato do responsável:


Fábio Braga, gerente executivo-administrativo (fabio.braga@coopeavi.coop.br)

Wayne Gardner Pellacani, gerente de comunicação e marketing (wayne.pellacani@coopeavi.coop.br)


Conteúdo elaborado pela equipe do

Creator Image

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Unimed Lab: inovação aberta em todo o Sistema
InovaCoop

Unimed Lab: inovação aberta em todo o Sistema

Hub de inovação promove convergência e escalabilidade de soluções para todas as Unimeds. RESUMO Para ganhar convergência e escalabilidade de soluções, a Unimed do Brasil cria hub de inovação aberta para conectar todas as cooperativas do Sistema. O projeto, chamado de Unimed Lab, visa a identificação e aceleração de iniciativas que podem gerar valor a cooperados, colaboradores e beneficiários de todas as Unimeds do país.

Driver’s Seat: empoderamento e remuneração a motoristas de app
InovaCoop

Driver’s Seat: empoderamento e remuneração a motoristas de app

Funcionando em paralelo aos aplicativos de transporte, proposta da cooperativa é remunerar motoristas pelos dados gerados a partir das corridas realizadas. O Driver’s Seat é um aplicativo para motoristas de aplicativo utilizado em paralelo ao Uber ou a qualquer plataforma similar. O app gera dados para duas finalidades: para apoiar o motorista, com informações como cálculo de quilômetros rodados, onde estão as melhores corridas, desgaste do carro etc.; e para vender a órgãos públicos, consultorias ou entidades de pesquisa. Ao vender essas informações, o valor é revertido para os próprios motoristas. Como exemplo, a Driver’s Seat vendeu dados de mobilidade para uma agência municipal da cidade de São Francisco, nos EUA, por cerca de 45 mil dólares.

Frísia amplia busca por inovação com a Digital Agro
InovaCoop

Frísia amplia busca por inovação com a Digital Agro

Além da feira, plataforma passa a promover conteúdo, conexão com startups e inovação aberta. Frísia amplia Digital Agro e cria mais três iniciativas de inovação além da feira. Agora, a cooperativa passa a ter um programa de seleção de startups, uma frente de inovação aberta para receber ideias de colaboradores, cooperados, fornecedores e da comunidade em geral, e um blog de notícias sobre inovação. Tudo para acelerar a transformação da cultura da cooperativa e se aproximar cada vez mais do ecossistema de inovação e tecnologia.

Cresol: programas para jovens estimulam sucessão familiar
InovaCoop

Cresol: programas para jovens estimulam sucessão familiar

Iniciativas Juventude Conectada e Juventude Cooperativista integram as novas gerações aos negócios da família e às cooperativas. A fim de estimular a sucessão familiar e a integração das novas gerações ao cooperativismo, o Sistema Cresol desenvolveu os projetos Juventude Cooperativista e Juventude Conectada. Por meio deles, os jovens aprendem sobre o modelo cooperativista e a planejar a sucessão dos negócios familiares. Mais de 1.200 pessoas já participaram da iniciativa Juventude Conectada e os jovens começaram a participar mais ativamente das cooperativas Cresol. 

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.