Fique por dentro

CoopMind: evento mostra a força da inovação no cooperativismo do Norte

Fruto de uma iniciativa de intercooperação, congresso discutiu o agronegócio, a agenda ESG e apresentou casos práticos de sucesso na região

TENDÊNCIAS24/05/20235 minutos de leitura

A cidade de Vilhena, em Rondônia, recebeu grandes nomes de dentro e fora do cooperativismo para a primeira edição do CoopMind, um congresso dedicado à inovação e intercooperação na região Norte do Brasil.

O evento, apoiado pelo Sistema OCB/RO, é fruto de uma parceria entre o Sicoob Credisul e a Faculdade Favoo. A Coonecta foi responsável pela produção e curadoria de conteúdo.

A iniciativa surgiu com o objetivo de promover o cooperativismo na região, mostrando, também, o poder transformador da intercooperação e da inovação. O lema da primeira edição do CoopMind, realizado entre os dias 18 e 19 de maio, foi “Conexões que fortalecem o cooperativismo e transformam realidades”.

A programação reuniu palestras de especialistas, casos práticos e painéis de debates sobre diversos desafios enfrentados pelo cooperativismo da região Norte. O CoopMind aconteceu no Auditório principal da Escola e Faculdade Favoo e reuniu mais de 500 participantes, mostrando a força do cooperativismo regional.

Inovação é destaque no CoopMind

O CoopMind trouxe à tona o potencial do cooperativismo como uma alternativa para uma economia mais justa, assim como para os negócios digitais. Durante sua apresentação, Gustavo Mendes, cofundador da Coonecta, ressaltou que “o cooperativismo não é só o presente, mas também o futuro”.

Inovação

A inovação no cooperativismo ocupou um lugar de destaque no palco do CoopMind. Alexandre Carrasco, professor e consultor organizacional da Repensando Negócios, indicou os primeiros passos para inovar nas cooperativas. Carrasco abordou as cooperativas de plataforma e apresentou o modelo cooperativista como resposta aos desafios contemporâneos.

A cultura de startups também foi um tema presente no CoopMind. O gerente de Inovação da Sicoob Credicitrus Tiago Sartori falou sobre como as startups se integram ao ecossistema de inovação das cooperativas. Dagoberto Trento, experiente no coop e sócio na Innoscience Consultoria, discutiu a jornada e a realidade para empreender na nova economia.

Carrasco, Sartori e Trento ainda participaram de uma sessão de perguntas e respostas sobre os processos de inovação das coops.

Intercooperação

A intercooperação foi um dos temas mais relevantes durante o CoopMind - o evento é fruto de uma intercooperação, afinal. Carolina Torres, presidente da Favoo, compartilhou o caso prático de como a instituição é um grande exemplo de intercooperação na área de educação.

O Hospital Cooperar, tocado por intercooperação na área da saúde, foi o tema da apresentação de Vilmar Saúgo, que é diretor-executivo do Sicoob Credisul. Visitas monitoradas ao Hospital Cooperar e à Faculdade Favoo mostraram as iniciativas na prática.

Além disso, Fábio Andreazza, presidente do Conselho de Administração da Copama, palestrou sobre as iniciativas de intercooperação no agronegócio. Por fim, foi realizado um bate-papo sobre os casos práticos apresentados.

Agronegócio

Bastante forte na região, o agronegócio e o cooperativismo agropecuário tiveram um espaço especial na programação do CoopMind. Um dos destaques foi a palestra do professor Marcos Fava Neves, conhecido como Dr. Agro, um dos maiores especialistas sobre o agronegócio mundial.

Fava Neves ressaltou o papel do agronegócio para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Para ele, o campo vai apoiar o país “gerando e distribuindo renda”. Além disso, ele aponta, as exportações do agronegócio geram oportunidades para as pessoas.

O professor, que leciona na USP e na FVG, ainda participou de um painel que debateu desafios, estratégias e oportunidades para impulsionar o crescimento do Ramo Agropecuário. A conversa também contou com Fábio Andreazza, da Copama, além de Ivan Capra, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credisul, e Oberdan Pandolfi, presidente do Sicoob Credip.

Agenda ESG

Em alta, a Agenda ESG também esteve no centro das discussões e apresentações do CoopMind. Rodrigo Casagrande, professor da FGV e autor de livros sobre o tema, falou sobre a relação entre cooperativismo e ESG abordando tópicos como os novos padrões de consumo e agricultura regenerativa.

Já Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais no Sicoob, discursou sobre como o cooperativismo atua para a transformação das comunidades, com foco no Ramo Crédito. Ele argumentou que cooperativas financeiras são vistas como instituições que cuidam da sociedade de forma colaborativa e sustentável.

Ainda na seara do ESG, Adevania Silveira, gerente de Marketing, Comunicação e Relações Institucionais da Sicoob Credisul, apresentou casos práticos sustentáveis da cooperativa. 

Atividades culturais

Além das palestras e visitas técnicas, o CoopMind também promoveu apresentações culturais. O espetáculo ficou a cargo do Coral Sicoob Credisul e do Projeto Mamaindê.

Além disso, o evento proporcionou uma feira cooperativista onde várias cooperativas, produtores da região e integrantes de projetos sociais expuseram os seus produtos.

Conclusão: CoopMind mostra a força do cooperativismo do Norte

O CoopMind ajuda a mostrar a força do cooperativismo que desenvolve o Norte do Brasil. Ivan Capra ressaltou que o evento foi uma grande oportunidade para mostrar a força do coop local:

“Nosso evento buscou pensar o cooperativismo e as cooperativas como agente de desenvolvimento. Em Vilhena, temos vários cases de sucesso nascidos a partir de intercooperação, e a ideia é tornar o município referência”.

Já Carolina Torres, presidente da Favoo, disse que o evento foi um sucesso. “Tentamos criar um mindset, essa cultura de inovação é uma novidade para o público mais jovem, principalmente aqueles que não conseguem se deslocar para participar de eventos desse porte”.

Por fim, Gustavo Mendes, da Coonecta, ressaltou que as cooperativas atuantes fazem a diferença para o desenvolvimento regional. “Fiquei encantado de ver como a Sicoob Credisul e a Favoo colocam em prática o sétimo princípio cooperativista com um interesse genuíno pela comunidade”. 

Inovar no cooperativismo é diferente: toda sociedade sai ganhando. Para tornar a sua coop mais uma protagonista desse movimento, confira nosso guia prático Inovação com DNA cooperativista e conheça conceitos e etapas iniciais para fazer parte dessa jornada!

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta