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Agentes de IA: conheça a tecnologia que vai além do ChatGPT
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Tecnologia se desenvolve a passos largos e promete transformar o mercado
Independentemente do ramo de atuação da sua cooperativa, certamente o assunto inteligência artificial já passou pela organização em algum momento recente. As ferramentas de IA generativa têm demonstrado capacidade de auxiliar nos negócios, facilitando tarefas com suas infinitas possibilidades de uso. Chegou a hora, então, de conhecer os agentes de IA.
O que vimos nos últimos anos, no entanto, são apenas os primeiros passos do que promete ser uma verdadeira revolução na forma como trabalhamos. Por mais avançadas que sejam as atuais ferramentas de IA, elas precisam de intervenção humana para executar suas tarefas. Tudo indica que, em um futuro próximo, isso não será mais necessário.
Conheça os agentes de IA, tecnologia que dá seus primeiros passos para ser o futuro da inteligência artificial. Com seu caráter autônomo e sua capacidade avançada de aprendizagem, o impacto no mercado de trabalho tende a ser enorme. Saiba mais sobre o tema e tenha uma boa leitura!
O que são agentes de IA? E os chatbots?
Antes de avançarmos para compreender por que os agentes de IA são tratados como o futuro da inteligência artificial, é importante definir claramente os conceitos. O que é, de fato, um agente de IA? E como se diferencia de um chatbot, as IAs com as quais interagimos em diversas ocasiões?
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Um agente de IA é um programa de inteligência artificial que age de maneira autônoma para cumprir missões designadas por um usuário ou outro sistema. Um agente é dinâmico, adapta-se a diferentes situações e consegue tomar decisões sozinho, sem interferência humana constante. Outra característica fundamental é sua capacidade de aprender a cada vez que cumpre uma tarefa e se aprimorar com o tempo.
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Já um chatbot, por sua vez, é um programa que usa regras preestabelecidas, interações roteirizadas e árvores de decisão para conversar com o usuário. Um chatbot é capaz de entregar respostas rápidas e consistentes ao processar linguagem natural – o vocabulário que utilizamos no dia a dia.
O ChatGPT é um agente de IA?
Desde 2022, a IA deixou de ser um sonho digno de ficção científica para se tornar uma realidade acessível à população. O lançamento do ChatGPT pela OpenAI foi um verdadeiro marco, viabilizando interações constantes com IA generativa. Depois outro e modelos chegaram a público, como, por exemplo, o Gemini (do Google), Copilot (da Microsoft), Claude, Grok (integrado à rede social X), Meta AI (integrado às redes sociais do grupo) e DeepSeek.
Essas ferramentas de inteligência artificial são capazes de processar linguagem natural, interagir com o usuário, entregar respostas diversificadas e ajudar na realização de tarefas. É fato que elas representam o rápido avanço das tecnologias de IA, mas elas podem ser chamadas de agentes de IA?
A resposta é que não: o ChatGPT e seus similares não são agentes de IA. Por mais que sejam treinados por grandes modelos de linguagem (LLMs), como é o caso do GPT-4, essas ferramentas são melhor descritas como um chatbot que possui IA generativa incorporada.
Classificar se sistemas são ou não são agentes de IA nem sempre é tarefa simples, devido aos constantes aprimoramentos que estes recebem. Porém, um traço fundamental de ChatGPT, Gemini, Copilot e outros é que eles precisam de interação constante do usuário. Sem instruções a cada passo, eles não iniciam ações ou tomam decisões. Por isso, tais chatbots são mais “assistentes” do que verdadeiros agentes.
O status atual das ferramentas não significa que elas não possam evoluir no futuro. O ChatGPT, por exemplo, lançou uma atualização neste ano que permite agendamento de ações futuras, lembretes e tarefas recorrentes. Isso representa um avanço para que o chatbot se transforme em um agente de IA no futuro, cumprindo missões de maneira autônoma.
Por que os agentes de IA são mais avançados
Independentemente de como sejam classificados, os assistentes capacitados por inteligência artificial já ajudam e muito no dia a dia. Eles respondem a prompts, ajudam em tarefas repetitivas, simplificam informações e demonstram capacidade criativa. Sua utilização já é essencial para a eficiência e a produtividade das organizações. Então, por que os agentes de IA são considerados uma tecnologia mais avançada?
Seu grande diferencial é a capacidade de tomar decisões racionais contínuas de maneira proativa, sem a necessidade de interação constante do usuário. A inteligência artificial compreende tarefas designadas pelo usuário ou por outro sistema, monta um fluxo de trabalho próprio com as ferramentas disponíveis e faz as melhores escolhas para alcançar o resultado desejado, tudo por conta própria.
Outra característica importante dos agentes de IA é sua capacidade de aprender à medida que realiza tarefas. Quanto mais fazem, melhores são em encontrar a maneira ideal de cumprir uma ordem. Os agentes se adaptam às expectativas do usuário ao longo do tempo, entregando uma experiência mais personalizada e aderente às necessidades do ser humano.
Um agente de IA é baseado em LLMs e treinado por uma grande quantidade de dados. Entretanto, diferencia-se justamente por não se limitar à base de dados original. Ao perceber que não possui todas as informações necessárias, o agente interage com outros meios – bases de dados, internet, informações em tempo real etc. – e preenche lacunas de conhecimento, criando subtarefas otimizadas até cumprir seu objetivo.
Assim como os chatbots com os quais estamos acostumados, os agentes de IA são capazes de processar linguagem natural. Isso pode não parecer grande coisa nos dias atuais, onde o acesso à inteligência artificial é amplo, mas é uma amostra dos avanços tecnológicos. Anos atrás, era necessário entender de programação para automatizar tarefas. Esta simplificação é apenas uma amostra da potência que a IA tem para revolucionar fluxos de trabalho.
Benefícios dos agentes de IA
Sempre que alguma nova tecnologia chega com a promessa de revolucionar a forma como trabalhamos, é natural que haja questionamentos. Como a implementação ajudará a cooperativa? Sua adoção realmente é eficaz? No caso dos agentes de IA, as possibilidades são diversas, e os benefícios também.
Incorporar ferramentas de IA tem o potencial de tornar uma organização mais eficiente. Ao agirem de maneira autônoma e sem supervisão constante, os agentes liberam tempo para que colaboradores trabalhem em tarefas que exijam criatividade ou senso crítico inatos ao ser humano. A eficiência também pode se manifestar na redução de gastos decorrentes de processos ineficazes ou erros humanos.
Outro campo no qual os agentes de IA podem demonstrar sua potência é na tomada de decisões. Com sua capacidade de coletar e processar dados em tempo real somada ao machine learning – a aprendizagem da máquina a partir das informações às quais é submetida –, consegue extrair o que há de mais relevante em um extenso conjunto de dados. Isso viabiliza que os profissionais alcancem insights embasados e assertivos.
As características fundamentais do agente, como aprendizado constante e adaptabilidade às demandas do usuário, asseguram que ele forneça uma experiência adequada para cada negócio. Ao interagir com outras plataformas e armazenar dados de experiências anteriores, não tomará decisões genéricas, e sim específicas para aquele contexto.
Claro que o debate ao redor do tema IA levanta questionamentos, como privacidade de dados, ética e dificuldades técnicas. Todas essas preocupações devem ser levadas em consideração e debatidas internamente ao incorporar um agente de inteligência artificial ao dia a dia de uma organização.
Aplicações práticas de agentes de IA
A revolução que os agentes de IA podem liderar ainda está em seus estágios iniciais. Este futuro se avizinha rapidamente. As expectativas sobre o seu impacto são altas: um artigo da Forbes, por exemplo, afirma que os agentes farão o ChatGPT “parecer uma simples calculadora”.
As possibilidades e as margens para evolução em IA são enormes. Já há, no entanto, tecnologias à disposição no mercado que podem ser classificadas como agentes inteligentes. É possível ter uma amostra de como os novos sistemas serão capazes de alterar o mercado de trabalho por completo.
A IA mudará a forma como se faz marketing, uma competência importante para marcas de qualquer segmento. Este texto do Wall Street Journal destaca os agentes como a “próxima fronteira do marketing autônomo”. Sua aplicação facilitará o fluxo de trabalho, simplificando tarefas como relatórios de campanha e revisão criativa. Projeta-se que a inteligência artificial será capaz de cuidar da jornada do cliente e personalizar suas experiências com base em dados.
Ferramentas de IA como agentes de atendimento
Outro campo importante para qualquer organização é o atendimento, e os agentes de IA trazem soluções nesta área. Mais do que conduzir interações básicas como os chatbots, os agentes também podem antever problemas e encontrar soluções satisfatórias.
Este artigo do Harvard Business Review traz um exemplo embrionário nessa linha: a Ema, startup norte-americana, oferece uma IA que interage com milhares de bases de dados e aprende a cada interação para resolver os pedidos e reclamações dos clientes.
O impacto dos agentes de IA tende a ser significativo no ramo de finanças. O Fórum Econômico Mundial prevê que tais ferramentas poderão ser aplicadas em diversas atividades, como monitoramento de tendências de mercado, ajuste de estratégias em tempo real e geração de valor ao cliente com soluções inteligentes e personalizadas. O presente e o futuro de instituições de crédito, bancos e fintechs passa pela inteligência artificial, portanto.
A indústria também será beneficiada pela automação inteligente proporcionada pelos agentes. Com sua capacidade de compreender e acessar diversas bases de dados, poderão customizar o fluxo de produção e até mesmo sugerir melhorias no design dos produtos. A startup alemã Juna.ai caminha nesse sentido, fornecendo soluções de IA para gerenciar fábricas através de dados de produtividade e eficiência energética.
Conclusão
Agora que você já está mais informado sobre os agentes de IA e seu potencial transformador, é difícil não pensar em como será o futuro. Entretanto, a inteligência artificial já impacta o presente de maneira significativa, e otimizar seu uso é um caminho essencial para elevar a eficiência da sua cooperativa.
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