Topbar OCB
Seguros Unimed lança Super App para melhorar a experiência digital dos beneficiários
CONTEXTO
Para facilitar a vida dos seus mais de 6 milhões de beneficiários, a Seguros Unimed, grupo segurador e braço financeiro do Sistema Unimed presente em todo o país, vinha trabalhando na criação de uma plataforma, cujo objetivo era melhorar a experiência dos clientes reunindo todos os serviços em um só lugar.
A busca por melhorar a experiência digital na Seguros Unimed começou ainda em 2016, quando a companhia decidiu criar a Stormia, uma célula de inovação dedicada à experimentação de soluções. Em 2020, depois de vários testes e protótipos, a Seguros Unimed lançou o seu Super App.
Para o diretor-presidente da seguradora, Helton Freitas, o aplicativo “é a transformação do cuidado com a saúde física e financeira das pessoas e instituições para a plataforma mobile. Uma proposta ancorada em nossa estratégia de futuro digital, que chega para aprimorar a experiência dos clientes com os nossos serviços”.
O lançamento, segundo Freitas, está diretamente ligado à atuação independente da Stormia, que é totalmente dedicada à pesquisa e experimentação de soluções digitais.
DESAFIOS
Além da tecnologia em si, um dos desafios era a proposta diferenciada da plataforma, que vai além dos relacionamentos usuais da cooperativa com o cliente. O aplicativo deveria possuir diversas funcionalidades, o que demandaria vários testes e protótipos.
Em função da pandemia de Covid-19, também era necessário desenvolver uma seção especial com teleorientação médica e odontológica e agendamento de vídeo-consultas com especialistas.
Além disso, precisava disponibilizar acesso aos conteúdos e programas de parceiros da seguradora, além da compra digital de produtos, como seguros de vida ou residencial e planos odontológicos.
DESENVOLVIMENTO
Para o desenvolvimento do Super App, a Stormia, célula de inovação da Seguros da Unimed, buscou uma parceria tecnológica. O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Unio Soluções Tecnológicas, empresa de aplicações abertas do Sistema Unimed.
A Unio é resultado de uma joint venture, ou seja, uma intercooperação, da Unimed Vitória com a Unimed BH. Hoje, cinco sócios ligados ao Sistema Unimed compartilham igualmente sua propriedade: além das Unimeds Vitória e BH, a Unimed Porto Alegre, a Central Nacional Unimed e a Seguros Unimed, cada uma com uma cota de 20% do capital da Unio.
Em resumo, o Super App reúne o design feito pela seguradora, por meio da Stormia, com a tecnologia desenvolvida pela Unio. O aplicativo tem uma proposta diferenciada porque reúne uma diversidade de funcionalidades:
- Acesso a informações gerais dos produtos contratados;
- Solicitação e prévia de reembolso;
- Autorizações;
- Busca de rede;
- Carteirinha digital do plano;
- Seção especial Covid-19, com teleorientação médica e odontológica e agendamento de teleconsulta com especialistas;
- Acesso aos conteúdos e programas de parceiros da seguradora;
- Compra digital de produtos;
- Cuidados da saúde e do bem-estar com um coach virtual e um sistema de metas;
- ntre outras coisas.
O desenvolvimento do Super App incluiu:
- + 29 mil horas de desenvolvimento tecnológico, envolvendo Stormia, Unio e Seguros Unimed.
- + 25 mil horas dedicadas ao design, gerando mais de 1.000 protótipos e 200 componentes.
- 168 funcionalidades, incluindo 78 para clientes, 11 para funcionários, 59 para todos os usuários (inclusive não clientes), entre outras.

RESULTADOS
Embora tenha sido lançado há poucas semanas, a plataforma foi premiada pelo Grow+ Innovation Awards 2020, que destaca as iniciativas mais inovadoras do Brasil. A seguradora foi reconhecida na categoria Corporate – Inovação Aberta.
O Super App está disponível a todos os clientes da Seguros Unimed e já conta com mais de 120 mil usuários cadastrados.
“O Super App não é apenas a unificação dos nossos demais aplicativos, mas sim uma implantação de mais funções. É a primeira seguradora do Brasil a ter um Super App dessa forma”, afirma Henrique Dias, superintendente de Marketing e Produtos da Seguros Unimed.
Além disso, já existem parcerias estratégicas com as cooperativas Unimed, por livre adesão. “Isso porque há uma corretora digital na plataforma para a venda direta de seguros, gerando receita a todos os players envolvidos”, explica Fábio Gastal, superintendente de Informação, Inovação e Novos Negócios da Seguros Unimed.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Segundo Fábio Gastal, o objetivo agora é disseminar a distribuição gratuita do Super App para as Unimeds, desenvolver mais funcionalidades, como pagamentos, e maximizar as parcerias já existentes no aplicativo, como na área de bem-estar, com soluções fitness, alimentação saudável, cuidados com a saúde mental etc.
Contato do responsável:
Cíntia Andrade Oliveira Savo
analista de Comunicação da Seguros Unimed
cintia.oliveira@segurosunimed.com.br
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Combinando impacto social e preservação ambiental, o projeto Batalhão do Bem transforma fardas militares em desuso em novas peças, gerando renda para mulheres em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Sul. A iniciativa, que já capacitou dezenas de artesãs e evitou o descarte de toneladas de resíduos têxteis, oferece cursos de costura e customização, agora levados às comunidades por meio de um caminhão-escola do Senai.
Iniciativa deu liquidez à produção dos cooperados e viabilizou consumo de insumos e maquinários para melhoria da produção, com ganho de valor agregado. Para facilitar as compras dos associados nas lojas da cooperativa, a Minasul criou a Coffee Coin, uma moeda digital que representa o café produzido pelos cooperados. Assim, de acordo com a cotação do café, que é atualizada em tempo real pela ferramenta Dynamics, da Microsoft, a moeda transforma a produção do cooperado em créditos que podem ser trocados por produtos diversos disponíveis nas lojas da cooperativa.
Missão 360º foi fundamental para transformar a mentalidade da cooperativa e transformar ideias em projetos. Para apoiar sua ferramenta interna “Pratique Inovação”, o Sicoob Transcredi desenvolveu o evento Missão 360º, que contou com palestras e uma maratona de 36h para a defesa de pitches e implementação de ideias ligadas à inovação. O projeto teve como objetivo estimular os colaboradores a defenderem as suas ideias, além de, indiretamente, transformar o mindset da organização.
Com a robotização do sistema de ordenha de bovinos, cooperativa detectou oportunidade de criar alimento animal que aumentasse a produção de leite. A Agrária - cooperativa dedicada à produção de soja, milho, trigo e cevada e ao beneficiamento dessas commodities para produção de malte, farinhas, ração animal, sementes, óleos e farelos - investiu no desenvolvimento de uma ração específica para animais de ordenha com a finalidade era aumentar a produção de leite.