Topbar OCB
Seguros Unimed lança Super App para melhorar a experiência digital dos beneficiários
CONTEXTO
Para facilitar a vida dos seus mais de 6 milhões de beneficiários, a Seguros Unimed, grupo segurador e braço financeiro do Sistema Unimed presente em todo o país, vinha trabalhando na criação de uma plataforma, cujo objetivo era melhorar a experiência dos clientes reunindo todos os serviços em um só lugar.
A busca por melhorar a experiência digital na Seguros Unimed começou ainda em 2016, quando a companhia decidiu criar a Stormia, uma célula de inovação dedicada à experimentação de soluções. Em 2020, depois de vários testes e protótipos, a Seguros Unimed lançou o seu Super App.
Para o diretor-presidente da seguradora, Helton Freitas, o aplicativo “é a transformação do cuidado com a saúde física e financeira das pessoas e instituições para a plataforma mobile. Uma proposta ancorada em nossa estratégia de futuro digital, que chega para aprimorar a experiência dos clientes com os nossos serviços”.
O lançamento, segundo Freitas, está diretamente ligado à atuação independente da Stormia, que é totalmente dedicada à pesquisa e experimentação de soluções digitais.
DESAFIOS
Além da tecnologia em si, um dos desafios era a proposta diferenciada da plataforma, que vai além dos relacionamentos usuais da cooperativa com o cliente. O aplicativo deveria possuir diversas funcionalidades, o que demandaria vários testes e protótipos.
Em função da pandemia de Covid-19, também era necessário desenvolver uma seção especial com teleorientação médica e odontológica e agendamento de vídeo-consultas com especialistas.
Além disso, precisava disponibilizar acesso aos conteúdos e programas de parceiros da seguradora, além da compra digital de produtos, como seguros de vida ou residencial e planos odontológicos.
DESENVOLVIMENTO
Para o desenvolvimento do Super App, a Stormia, célula de inovação da Seguros da Unimed, buscou uma parceria tecnológica. O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Unio Soluções Tecnológicas, empresa de aplicações abertas do Sistema Unimed.
A Unio é resultado de uma joint venture, ou seja, uma intercooperação, da Unimed Vitória com a Unimed BH. Hoje, cinco sócios ligados ao Sistema Unimed compartilham igualmente sua propriedade: além das Unimeds Vitória e BH, a Unimed Porto Alegre, a Central Nacional Unimed e a Seguros Unimed, cada uma com uma cota de 20% do capital da Unio.
Em resumo, o Super App reúne o design feito pela seguradora, por meio da Stormia, com a tecnologia desenvolvida pela Unio. O aplicativo tem uma proposta diferenciada porque reúne uma diversidade de funcionalidades:
- Acesso a informações gerais dos produtos contratados;
- Solicitação e prévia de reembolso;
- Autorizações;
- Busca de rede;
- Carteirinha digital do plano;
- Seção especial Covid-19, com teleorientação médica e odontológica e agendamento de teleconsulta com especialistas;
- Acesso aos conteúdos e programas de parceiros da seguradora;
- Compra digital de produtos;
- Cuidados da saúde e do bem-estar com um coach virtual e um sistema de metas;
- ntre outras coisas.
O desenvolvimento do Super App incluiu:
- + 29 mil horas de desenvolvimento tecnológico, envolvendo Stormia, Unio e Seguros Unimed.
- + 25 mil horas dedicadas ao design, gerando mais de 1.000 protótipos e 200 componentes.
- 168 funcionalidades, incluindo 78 para clientes, 11 para funcionários, 59 para todos os usuários (inclusive não clientes), entre outras.

RESULTADOS
Embora tenha sido lançado há poucas semanas, a plataforma foi premiada pelo Grow+ Innovation Awards 2020, que destaca as iniciativas mais inovadoras do Brasil. A seguradora foi reconhecida na categoria Corporate – Inovação Aberta.
O Super App está disponível a todos os clientes da Seguros Unimed e já conta com mais de 120 mil usuários cadastrados.
“O Super App não é apenas a unificação dos nossos demais aplicativos, mas sim uma implantação de mais funções. É a primeira seguradora do Brasil a ter um Super App dessa forma”, afirma Henrique Dias, superintendente de Marketing e Produtos da Seguros Unimed.
Além disso, já existem parcerias estratégicas com as cooperativas Unimed, por livre adesão. “Isso porque há uma corretora digital na plataforma para a venda direta de seguros, gerando receita a todos os players envolvidos”, explica Fábio Gastal, superintendente de Informação, Inovação e Novos Negócios da Seguros Unimed.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Segundo Fábio Gastal, o objetivo agora é disseminar a distribuição gratuita do Super App para as Unimeds, desenvolver mais funcionalidades, como pagamentos, e maximizar as parcerias já existentes no aplicativo, como na área de bem-estar, com soluções fitness, alimentação saudável, cuidados com a saúde mental etc.
Contato do responsável:
Cíntia Andrade Oliveira Savo
analista de Comunicação da Seguros Unimed
cintia.oliveira@segurosunimed.com.br
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Cooperativa mineira se une a startup e instituto de pesquisa para desenvolver tecnologia de baixo custo para pequenos produtores. Na agricultura digital contemporânea, é preciso investir em tecnologias e equipamentos para conhecer em detalhes as características de cada gleba da propriedade, para que as tomadas de decisão sejam mais assertivas. Pensando nisso, o projeto “Sustenta Mais: Agricultura Regenerativa” está levando aos cooperados da Cooxupé tecnologias de custo acessível e adaptados às necessidades de quem planta em solos tropicais, de grande variedade em sua composição físico-química.
Projeto premiado reflete a cultura de inovação da cooperação. Para identificar solos não cultivados, a Integrada fez uma análise de imagens de satélites. A demanda por esse processo, que era muito demorado, cresceu. Com isso, a cooperativa criou o projeto Áreas Agricultáveis, que usa inteligência artificial para fazer uma análise de 30 dias ser realizada em somente 20 minutos.
Cooperativa coloca músicos em contato direto com fãs, que podem dar apoio recorrente a eles pela plataforma. A plataforma Ampled foi criada em 2018 por um grupo de artistas e especialistas em tecnologia para funcionar como um canal direto entre músicos e público, permitindo o apoio direto a cantores e grupos por meio de pagamentos recorrentes. Do ponto de vista organizacional, a Ampled é uma cooperativa, o que significa que, em oposição a outras iniciativas do mesmo tipo, seu objetivo não é funcionar na lógica do Vale do Silício, com concentração dos ganhos gerados pelo streaming nas mãos de poucos. Pelo contrário: a ideia é ajudar os artistas a terem uma receita sustentável e previsível.
Cooperativa também conseguiu diminuir impacto ambiental ao eliminar o uso de papel no processo. Para desburocratizar o processo de liberação das guias dos usuários e reduzir o impacto negativo ao meio ambiente, a Uniodonto Jundiaí decidiu implementar um processo de inovação que eliminasse o uso de papel. O novo projeto contou com a criação de um software de biometria facial para a autorização e assinatura eletrônica de forma mais rápida, segura e de acordo com as determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).