Topbar OCB

Unimed Maringá implanta agendamento on-line

Imagem Destaque

2020
Sul
Saúde
Unimed Regional Maringá
Inovação de processo
Inovação de processo
Iniciativa reduziu demanda na recepção da cooperativa e aumentou satisfação dos beneficiários. RESUMO CARDPara melhorar satisfação dos beneficiários e desafogar recepção da cooperativa, Unimed Regional Maringá adota processo de agendamento on-line para avaliações e terapias em suas clínicas.

BAIXAR RESUMO





CONTEXTO

Após um processo de verticalização, alguns serviços de especialidades como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição, foram incorporados à estrutura da Unimed Regional Maringá, tornando-se serviços exclusivos aos beneficiários. Assim, foi criada toda uma estrutura para a realização desses atendimentos na sede da cooperativa, com recepção e salas de atendimento.

Porém, em um primeiro momento, para a realização dos agendamentos das terapias e avaliações, o processo estabelecido era presencial ou via telefone, o que impactava na satisfação do cliente, pela espera de atendimento, bem como tornava o trabalho das recepções mais pesado, pois tratava do atendimento e agendamento presencial e telefone ao mesmo tempo.

O principal ponto que impactava na satisfação do cliente era quando o tempo de espera aumentava muito e ele era precisava pagar o estacionamento da cooperativa, que é terceirizado e tinha um tempo estipulado de carência para a utilização dos serviços.

DESAFIOS

A principal demanda era reverter o agendamento presencial para o on-line, tanto para melhorar a satisfação dos beneficiários quanto para aliviar o trabalho da recepção da cooperativa.

DESENVOLVIMENTO

Diante das reclamações e vislumbrando uma oportunidade de aumentar os canais de agendamento, iniciou-se um projeto de agendamento on-line, que possibilitaria ao cliente agendar suas sessões e avaliações de acordo com a agenda disponibilizada no site.

O cliente acessa o site, realiza seu cadastro, informa sua requisição e, assim, tem acesso aos horários disponíveis, podendo escolher o lhe atende melhor. Isso reduziu o deslocamento até a cooperativa, como também evitou demora de atendimento tanto presencial quanto por telefone, otimizando o trabalho das recepções, que poderiam dar mais atenção ao cliente atendido presencialmente.

O projeto teve início em julho de 2018, com ajustes no site, integrações e comunicação aos clientes da nova funcionalidade disponível. Dois meses depois o agendamento on-line já estava ativo.

RESULTADOS

Atualmente a cooperativa conta com os três canais disponíveis, aumentando assim as opções de atendimento aos beneficiários e digitalizando cada vez mais os processos.

A iniciativa é resultado direto de um dos pilares do UP! – Unimed Programa de Inovação, o pilar “Experiência do Usuário”, que visa a potencializar a experiência dos usuários na utilização de produtos e serviços.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

Os próximos passos são fomentar cada vez mais o uso da agenda on-line das clínicas, reduzindo o fluxo do atendimento presencial e via telefone.



Contato do responsável:


João Vítor Ribeiro de Almeida

Agente de Inovação da Unimed Regional Maringá joao.almeida@unimedmaringa.com.br


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

InovaCoop

De modo colaborativo, a organização tem o objetivo de manter as propostas organizadas e colocá-las em prática gradativamente. Em 2020, a Cooperativa Santa Clara criou o programa InovaClara. Pensando em continuar crescendo e prosperando, a organização formou um comitê de inovação responsável por analisar e implementar diversas melhorias. A iniciativa também visa incentivar os colaboradores a se envolverem e compartilharem ideias. Com apoio interno, o InovaClara segue trazendo melhorias financeiras e operacionais para a cooperativa e foi apresentado durante o primeiro InovacoopRS Summit, em 2023.

InovaCoop

Iniciativa premia as ideias dos colaboradores e os incentiva a criar soluções inovadoras. A Unimed Federação Centro Brasileira reformulou um projeto já existente na cooperativa e lançou o “Inoverso”. Com algumas melhorias, o novo programa permite que os colaboradores expressem suas ideias inovadoras e tenham a chance de implementá-las na cooperativa. Os funcionários também ganham pontuações de milhas por suas ideias e podem trocá-las por produtos.

InovaCoop

Fruto da atuação conjunta de Castrolanda, Frísia e Capal, marca Unium promoveu sinergia de esforços em detrimento de concorrência por mercados similares. Criada em 2017, a Unium é resultado da união entre as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, iniciativa de intercooperação com um modelo inovador que vem otimizando recursos proporcionando aumento anual de cerca de 20% no faturamento conjunto das três cooperativas nos segmentos de lácteos, suínos e trigo. A marca Unium, que representa as três cooperativas, completou 3 anos em 2020 e tem faturamento anual de cerca de R$ 7 bilhões.

InovaCoop

Cooperativa moderniza canais de atendimento, digitaliza processos e colhe resultados financeiros positivos. Em sua transformação digital, a cooperativa agropecuária Cotripal criou um programa de desenvolvimento de melhorias incrementais para a usabilidade do cliente. Apoiada em metodologias ágeis, a Cotripal modernizou o Portal do Cliente e digitalizou documentos e processos. Essas iniciativas receberam incentivos fiscais da Lei do Bem devido ao caráter inovador e transparente do projeto, que seguirá sendo aprimorado.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.