Unimed Maringá implanta agendamento on-line

CONTEXTO
Após um processo de verticalização, alguns serviços de especialidades como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição, foram incorporados à estrutura da Unimed Regional Maringá, tornando-se serviços exclusivos aos beneficiários. Assim, foi criada toda uma estrutura para a realização desses atendimentos na sede da cooperativa, com recepção e salas de atendimento.
Porém, em um primeiro momento, para a realização dos agendamentos das terapias e avaliações, o processo estabelecido era presencial ou via telefone, o que impactava na satisfação do cliente, pela espera de atendimento, bem como tornava o trabalho das recepções mais pesado, pois tratava do atendimento e agendamento presencial e telefone ao mesmo tempo.
O principal ponto que impactava na satisfação do cliente era quando o tempo de espera aumentava muito e ele era precisava pagar o estacionamento da cooperativa, que é terceirizado e tinha um tempo estipulado de carência para a utilização dos serviços.
DESAFIOS
A principal demanda era reverter o agendamento presencial para o on-line, tanto para melhorar a satisfação dos beneficiários quanto para aliviar o trabalho da recepção da cooperativa.
DESENVOLVIMENTO
Diante das reclamações e vislumbrando uma oportunidade de aumentar os canais de agendamento, iniciou-se um projeto de agendamento on-line, que possibilitaria ao cliente agendar suas sessões e avaliações de acordo com a agenda disponibilizada no site.
O cliente acessa o site, realiza seu cadastro, informa sua requisição e, assim, tem acesso aos horários disponíveis, podendo escolher o lhe atende melhor. Isso reduziu o deslocamento até a cooperativa, como também evitou demora de atendimento tanto presencial quanto por telefone, otimizando o trabalho das recepções, que poderiam dar mais atenção ao cliente atendido presencialmente.
O projeto teve início em julho de 2018, com ajustes no site, integrações e comunicação aos clientes da nova funcionalidade disponível. Dois meses depois o agendamento on-line já estava ativo.
RESULTADOS
Atualmente a cooperativa conta com os três canais disponíveis, aumentando assim as opções de atendimento aos beneficiários e digitalizando cada vez mais os processos.
A iniciativa é resultado direto de um dos pilares do UP! – Unimed Programa de Inovação, o pilar “Experiência do Usuário”, que visa a potencializar a experiência dos usuários na utilização de produtos e serviços.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Os próximos passos são fomentar cada vez mais o uso da agenda on-line das clínicas, reduzindo o fluxo do atendimento presencial e via telefone.
Contato do responsável:
João Vítor Ribeiro de Almeida
Agente de Inovação da Unimed Regional Maringá joao.almeida@unimedmaringa.com.br
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Digitalização de processos na Unimed Maringá
Serviços como emissão de boletos, assinatura de contratos e liberação de guias e exames são disponibilizados em app. RESUMOUnimed Regional Maringá coloca em prática pilares do seu programa de inovação e melhora a experiência de seus clientes no digital. Processos administrativos como emissão de boleto e faturas, assinatura de contratos e liberação de guias e exames foram digitalizados, garantindo mais agilidade e eficiência operacional.

Torrefação Cooxupé lança plataforma inovadora de e-commerce B2B
Em meio à sua jornada de transformação digital, a Torrefação Cooxupé inovou ao lançar uma plataforma de e-commerce B2B (Business to Business), para atender varejistas, atacados e cafeterias. A novidade moderniza a área de marketing digital da cooperativa e proporciona uma experiência multicanal para os clientes. . Em meio à sua jornada de transformação digital, a Torrefação Cooxupé inovou ao lançar uma plataforma de e-commerce B2B (Business to Business), para atender varejistas, atacados e cafeterias. A novidade moderniza a área de marketing digital da cooperativa e proporciona uma experiência multicanal para os clientes.

Pix Crédito: Ailos propõe nova modalidade de pagamento digital em parceria com Banco Central
Iniciativa nasceu no Laboratório de Inovação do Sistema e propõe uma nova solução financeira com identidade cooperativista. O Pix caiu no gosto dos brasileiros e está sendo usado para mais inovações nos serviços financeiros. Uma dessas inovações surgiu no laboratório de inovação do Sistema Ailos. O Ailos Pix Crédito propõe a criação de uma nova modalidade de pagamento parcelado que aproveita a alta adesão do Pix. O projeto integra o LIFT Lab, uma iniciativa da FENASBAC e do BC para instituições ou pessoas que trazem novas ideias para o setor financeiro e segue em desenvolvimento, mirando a elaboração de um MVP.

Dental Uni: inovação em ato complementar
Cooperativa de planos odontológicos amplia oferta de serviços sem onerar mensalidade dos clientes. RESUMO CARDPara ampliar a oferta de serviços sem onerar o plano odontológico dos seus clientes, a cooperativa Dental Uni se tornou a mediadora de pagamentos, tanto do paciente como do dentista. Assim, os atos complementares que antes eram realizados fora do plano, agora são realizados via Dental Uni, em melhores condições de pagamento aos pacientes.