Topbar OCB

Unimed Maringá implanta agendamento on-line

Imagem Destaque

2020
Sul
Saúde
Não
Unimed Regional Maringá
Inovação de processo
Inovação de processo
Iniciativa reduziu demanda na recepção da cooperativa e aumentou satisfação dos beneficiários. RESUMO CARDPara melhorar satisfação dos beneficiários e desafogar recepção da cooperativa, Unimed Regional Maringá adota processo de agendamento on-line para avaliações e terapias em suas clínicas.

BAIXAR RESUMO





CONTEXTO

Após um processo de verticalização, alguns serviços de especialidades como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição, foram incorporados à estrutura da Unimed Regional Maringá, tornando-se serviços exclusivos aos beneficiários. Assim, foi criada toda uma estrutura para a realização desses atendimentos na sede da cooperativa, com recepção e salas de atendimento.

Porém, em um primeiro momento, para a realização dos agendamentos das terapias e avaliações, o processo estabelecido era presencial ou via telefone, o que impactava na satisfação do cliente, pela espera de atendimento, bem como tornava o trabalho das recepções mais pesado, pois tratava do atendimento e agendamento presencial e telefone ao mesmo tempo.

O principal ponto que impactava na satisfação do cliente era quando o tempo de espera aumentava muito e ele era precisava pagar o estacionamento da cooperativa, que é terceirizado e tinha um tempo estipulado de carência para a utilização dos serviços.

DESAFIOS

A principal demanda era reverter o agendamento presencial para o on-line, tanto para melhorar a satisfação dos beneficiários quanto para aliviar o trabalho da recepção da cooperativa.

DESENVOLVIMENTO

Diante das reclamações e vislumbrando uma oportunidade de aumentar os canais de agendamento, iniciou-se um projeto de agendamento on-line, que possibilitaria ao cliente agendar suas sessões e avaliações de acordo com a agenda disponibilizada no site.

O cliente acessa o site, realiza seu cadastro, informa sua requisição e, assim, tem acesso aos horários disponíveis, podendo escolher o lhe atende melhor. Isso reduziu o deslocamento até a cooperativa, como também evitou demora de atendimento tanto presencial quanto por telefone, otimizando o trabalho das recepções, que poderiam dar mais atenção ao cliente atendido presencialmente.

O projeto teve início em julho de 2018, com ajustes no site, integrações e comunicação aos clientes da nova funcionalidade disponível. Dois meses depois o agendamento on-line já estava ativo.

RESULTADOS

Atualmente a cooperativa conta com os três canais disponíveis, aumentando assim as opções de atendimento aos beneficiários e digitalizando cada vez mais os processos.

A iniciativa é resultado direto de um dos pilares do UP! – Unimed Programa de Inovação, o pilar “Experiência do Usuário”, que visa a potencializar a experiência dos usuários na utilização de produtos e serviços.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

Os próximos passos são fomentar cada vez mais o uso da agenda on-line das clínicas, reduzindo o fluxo do atendimento presencial e via telefone.



Contato do responsável:


João Vítor Ribeiro de Almeida

Agente de Inovação da Unimed Regional Maringá joao.almeida@unimedmaringa.com.br


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Creator Image

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Colégio CEM desenvolve plataforma digital MinicidadeON
InovaCoop

Colégio CEM desenvolve plataforma digital MinicidadeON

Empreendedorismo também passa a fazer parte da matriz curricular. O Colégio CEM, mantido pela Cooperativa de Trabalho Magna, desenvolveu uma plataforma digital e adotou a disciplina de empreendedorismo para melhorar o projeto “Minicidade Cooperativista”. Com a plataforma MinicidadeON, a cooperativa conseguiu resolver problemas antigos e aumentou a participação dos alunos.

Biometria facial para reduzir burocracia na Uniodonto Jundiaí
InovaCoop

Biometria facial para reduzir burocracia na Uniodonto Jundiaí

Cooperativa também conseguiu diminuir impacto ambiental ao eliminar o uso de papel no processo. Para desburocratizar o processo de liberação das guias dos usuários e reduzir o impacto negativo ao meio ambiente, a Uniodonto Jundiaí decidiu implementar um processo de inovação que eliminasse o uso de papel. O novo projeto contou com a criação de um software de biometria facial para a autorização e assinatura eletrônica de forma mais rápida, segura e de acordo com as determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Avance Hub: o espaço de inovação da Coplacana
InovaCoop

Avance Hub: o espaço de inovação da Coplacana

Hub aproxima cooperados às novas tecnologias do agro e desenvolve cultura de inovação na cooperativa. . Criado em 2018, o Avance Hub é o espaço de inovação da Coplacana, Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo. A iniciativa, finalista do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2020 na categoria Inovação, tem apoiado o desenvolvimento de startups e soluções tecnológicas para os cooperados da Coplacana, além de fomentar uma cultura de inovação na cooperativa.

Digitalização de processos na Unimed Maringá
InovaCoop

Digitalização de processos na Unimed Maringá

Serviços como emissão de boletos, assinatura de contratos e liberação de guias e exames são disponibilizados em app. RESUMOUnimed Regional Maringá coloca em prática pilares do seu programa de inovação e melhora a experiência de seus clientes no digital. Processos administrativos como emissão de boleto e faturas, assinatura de contratos e liberação de guias e exames foram digitalizados, garantindo mais agilidade e eficiência operacional.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.