Topbar OCB
Sicoob Costa do Descobrimento promove educação ambiental e refloresta áreas degradadas
Contexto
Falar de ESG deixou de ser tendência para virar obrigação, especialmente no universo financeiro, onde cada decisão de negócio tem impacto direto no território e nas pessoas. Para uma cooperativa de crédito, cumprir o pilar ambiental do ESG vai muito além de reduzir o consumo de papel ou adotar práticas internas mais verdes: envolve conectar a sustentabilidade ao cotidiano das comunidades atendidas.
Foi com este intuito que o Sicoob Costa do Descobrimento, cooperativa de crédito do Sul da Bahia, desenvolveu o programa Semeando Cooperativismo, uma iniciativa de educação ambiental aliada ao reflorestamento que vem sendo realizada anualmente desde 2022.
O programa é dividido em dois eixos: de um lado, ações educativas e de conscientização nas escolas, onde as crianças têm a oportunidade de plantar mudas de árvores nativas nas áreas verdes dos próprios colégios; de outro, o reflorestamento de parques nacionais no extremo Sul da Bahia, através do plantio de árvores em áreas degradadas.
“O projeto vem sendo executado de forma contínua e, em 2025, foi implementado em três escolas em diferentes cidades onde a cooperativa possui agências, mantendo o compromisso com a educação ambiental e o fortalecimento dos valores cooperativistas nessas comunidades”, afirma Daniele Scopel, analista de Crédito da cooperativa.
Desafios
Quando a equipe do Sicoob Costa do Descobrimento levantou a possibilidade de criar um programa ambiental, o plano inicial era construir um viveiro de mudas nativas da Mata Atlântica, o que permitiria mais autonomia na produção de espécies. Esta proposta, no entanto, revelou-se inviável devido aos altos custos e à intensa demanda por trabalho manual.
A alternativa mais estratégica foi a de realizar uma parceria para o fornecimento das mudas, que ficou a cargo da Nativa Soluções Ambientais, organização da cidade de Eunápolis que atua na conservação de florestas nativas e no comércio de plantas e flores.
Com o fornecimento garantido, o Sicoob Costa do Descobrimento pôde levar a temática ambiental às escolas e distribuir as mudas para que os próprios alunos as plantassem.
“Essa mudança de abordagem permitiu ampliar o alcance do projeto, promovendo a conscientização ecológica entre crianças e jovens”, observa Daniele. “O projeto conseguiu transformar um obstáculo em uma oportunidade de impacto social e ambiental mais abrangente”.
Desenvolvimento
O projeto Semeando Cooperativismo está estruturado em dois módulos, cada um com equipes específicas de coordenação e execução. O primeiro é focado em educação ambiental para estudantes do ensino infantil e fundamental de escolas públicas ou privadas.
A cada ano, o Sicoob Costa do Descobrimento distribui cartilhas educativas às escolas parceiras e o material é trabalho em aula pelos professores durante um mês. Em seguida, a equipe da cooperativa vai até a escola para realizar uma palestra sobre temas ambientais e cooperativistas, e distribui uma muda de árvore para cada aluno.
As mudas são plantadas nas instalações das escolas, que assinam um tempo de compromisso para a manutenção das plantas. Aqui, Daniele Scopel identifica um dos desafios do projeto:
“Às vezes as mudas não sobrevivem, principalmente no período de férias ou de troca de equipe”, conta ela. “Temos o desafio de conscientizar as escolas para que mantenham as mudas plantadas, já que o projeto só acontece uma vez por ano”.
Já o segundo módulo do Semeando Cooperativismo visa ao reflorestamento de parques nacionais localizados no extremo Sul da Bahia, através do plantio de mudas em áreas degradadas. Esta frente também conta com a parceria da Nativa Soluções Ambientais. Uma das áreas beneficiadas pelo projeto foi o Parque Nacional do Pau Brasil, na cidade baiana de Porto Seguro.
Resultados
Nos quatro anos desde o início do programa, o Sicoob Costa do Descobrimento contabilizou mais de 2 mil crianças beneficiadas, mais de 2 mil mudas de árvores distribuídas e plantadas, 13 escolas atendidas e um hectare de área degradada reflorestada.
“O projeto promoveu a construção de uma consciência ambiental entre crianças e jovens, incentivando práticas sustentáveis”, comenta Daniele Scopel. “A participação ativa de professores, alunos, pais e responsáveis fortaleceu o vínculo entre escola e comunidade, criando um ambiente mais colaborativo e comprometido com causas socioambientais”.
Ela acrescenta que, ao integrar o tema do cooperativismo com a educação ambiental, o projeto reforça valores como solidariedade, responsabilidade social e trabalho em equipe. A metodologia baseada na “reflexão-ação” permite que os participantes não apenas aprendam sobre sustentabilidade, mas também apliquem esse conhecimento na prática.
Em 2023 e 2025, o projeto recebeu o Selo Instituto Sicoob, posteriormente rebatizado de Selo Cidadania e Sustentabilidade, um reconhecimento dado a iniciativas que impulsionam o desenvolvimento sustentável nas comunidades. Além disso, Daniele lembra que o programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, reforçando o compromisso com metas globais.
Próximas iniciativas
Para os próximos anos, o Sicoob Costa do Descobrimento está considerando a possibilidade de ampliar as ações do Semeando Cooperativismo para além do ambiente escolar. A ideia é estabelecer parcerias com empresas para promover ações junto a seus colaboradores e familiares.
“Temos associados que são empresas de grande porte, com muitos funcionários. Poderíamos também realizar palestras e entregar mudas de árvores nestas empresas”, prevê Daniele. “Seria uma maneira de aproximar a cooperativa dos associados pessoa jurídica, levando um projeto sustentável para dentro das companhias”.
A proposta ainda não tem data para entrar em vigor, mas representaria uma oportunidade estratégica para fortalecer o relacionamento com os cooperados, divulgar a marca e apresentar os produtos e serviços da cooperativa. Dessa forma, o projeto se torna uma porta de entrada para novos negócios, ao mesmo tempo em que amplia seu impacto social e ambiental nas comunidades atendidas.
Contato
Daniele Scopel, analista de Crédito do Sicoob Costa do Descobrimento. E-mail: daniele.scopel.3021@sicoob-ba.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
De uma área de inovação no setor de Tecnologia da Informação para um hub de inovação, a Vitall surge com o desafio de acelerar a transformação digital e fomentar a cultura de inovação nas Unimeds do estado de São Paulo. Para isso, um modelo de atuação foi estruturado e parcerias com startups são firmadas constantemente. Atualmente, a organização conta com 20 parceiros e participa dos investimentos de seis instituições.
Programa promove participação de colaboradores e cooperados, implementa insights sustentáveis e busca evoluir a cultura de inovação. No Paraná, a Unimed Cascavel lançou a Fábrica de Inovação para impulsionar a cultura de inovação e colher ideias dos colaboradores e cooperados. O programa oferece bonificações por meio de uma moeda interna (unimiles), que podem ser trocadas por brindes ou cartão de crédito. Desde seu lançamento em 2022, mais de 250 ideias foram sugeridas, resultando em implementações como a substituição de mexedores de café de plástico por fibra de coco e a criação de uniformes para gestantes.
. A Coplacana fez um diagnóstico preocupante: a falta de engajamento dos jovens e a crescente idade de seus cooperados. Com um público predominantemente mais velho, a cooperativa viu a necessidade de atrair uma geração jovem. Ao identificar a ausência de informações sobre os filhos e familiares dos cooperados em sua base de dados, a Coplacana percebeu uma oportunidade. A criação do Núcleo Jovem partiu de uma busca por soluções inovadoras e resultou em um projeto que visa envolver os jovens e revitalizar a participação na cooperativa
Combinando impacto social e preservação ambiental, o projeto Batalhão do Bem transforma fardas militares em desuso em novas peças, gerando renda para mulheres em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Sul. A iniciativa, que já capacitou dezenas de artesãs e evitou o descarte de toneladas de resíduos têxteis, oferece cursos de costura e customização, agora levados às comunidades por meio de um caminhão-escola do Senai.