Topbar OCB

Sicredi aumenta quantidade de atendimentos resolvidos com Microsoft Copilot

Imagem Destaque

2024
Brasil
Crédito
Não
Sicredi
Inovação de processo, Metodologia ágil, transformação digital
Inovação de processo
Cooperativa adota ferramenta segura, ágil e capaz de atender as necessidades dos colaboradores e cooperados. Com mais de 120 anos de atuação, o Sicredi sempre busca melhorias inovadoras que podem tornar os produtos, serviços e o trabalho cada vez melhores. Com esse objetivo, a cooperativa passou a adotar ferramentas de inteligência artificial. No entanto, as primeiras iniciativas não acompanharam as atualizações do mercado e a Sicredi precisou correr atrás. Com o Microsoft Copilot, o Sicredi garante segurança e privacidade aos colaboradores e cooperados, enquanto otimiza os processos, produtos e serviços.

BAIXAR RESUMO





Contexto

Desde sua fundação, o Sicredi visa oferecer os melhores produtos e serviços aos seus cooperados, enquanto proporciona boas condições de trabalho aos colaboradores. Nessa toada, em meados de 2017, a cooperativa se antecipou às tendências do mercado e passou a utilizar soluções de inteligência artificial.

Segundo Alceu Meinen, superintendente de Operações e Produtos, o objetivo do Sicredi era, em um primeiro momento, “elevar a eficiência operacional para impulsionar a criação de novas oportunidades de negócios”. Além de melhorar o atendimento, os produtos e os serviços, a cooperativa também buscava crescer de maneira sustentável.

Em 2023, o Sicredi observou o lançamento do ChatGPT e sua agilidade para resolver problemas do dia a dia. No entanto, a necessidade do software de guardar os dados oferecidos pelos usuários se apresentava como um empecilho para que a cooperativa adotasse a novidade.

Diante das preocupações com a privacidade e a proteção de dados sensíveis, o Sicredi buscou se integrar às APIs (Interfaces de Programação de Aplicação) da OpenAI, criadora do ChatGPT. Foi assim que a cooperativa inaugurou o TheoGPT, uma IA generativa exclusiva.

Desafios

Porém, por ter sido criada exclusivamente para atender às necessidades do Sicredi, o TheoGPT não acompanhou o desenvolvimento e as atualizações do mercado de inteligência artificial generativa. Por conta disso, o Sicredi precisou buscar outra alternativa que suprisse as urgências dos cooperados e colaboradores.

Durante essa mudança, o Sicredi também enfrentou o desafio de procurar ou desenvolver um software que, assim como o TheoGPT, oferecesse segurança e privacidade a todos. A IA escolhida precisaria garantir a proteção de dados dos associados e colaboradores.

O Sicredi também sofreu dificuldades ao propor a mudança aos cooperados e trabalhadores. Por estarem acostumados com o funcionamento do TheoGPT, a troca para uma nova ferramenta de IA com interface e funcionamento diferentes se apresenta como um empecilho a ser superado.

Desenvolvimento

Ao perceber que o TheoGPT já não supria suas demandas, o Sicredi passou a buscar outra ferramenta de IA que auxiliasse os associados e os colaboradores, sem deixar a privacidade e a segurança de lado. Com esse propósito, no início de 2024, a cooperativa decidiu apostar no Microsoft Copilot, o assistente de inteligência artificial generativa da Microsoft.

Assim como o ChatGPT, o Copilot realiza tarefas que agilizam e otimizam o trabalho. Além disso, a ferramenta também consegue gerar imagens e fazer sugestões específicas, já que conta com vários softwares com a capacidade de gerar e transformar conteúdos a partir de um pré-treinamento.

“[O Microsoft Copilot] se encontrava em um estágio mais avançado de desenvolvimento, oferecendo maiores funcionalidades”, explica o superintendente. Em seu atual estágio, no entanto, a ferramenta ainda não está integrada às demais ferramentas usadas no dia a dia pelos colaboradores do Sicredi.

O acesso à plataforma é simples: os cooperados e colaboradores podem contar com a ajuda da ferramenta acessando diretamente o site ou através do navegador Microsoft Edge, padrão no Sicredi. Para apoiar os funcionários, o Copilot pode:

• Gerar novos textos

• Revisar os materiais já produzidos

• Criar imagens rapidamente a partir da tecnologia DALL-E 3

• Produzir resumos objetivos e organizados a partir de documentos extensos

• Extrair informações de imagens e gráficos

• Gerar insights necessários com rapidez para tomada de decisão

• Servir como uma fonte de inspiração e oferecer ideias criativas

Resultados

Mesmo apresentando diversos benefícios, o Microsoft Copilot ainda não é utilizado por toda a cooperativa. De acordo com Alceu, os associados e trabalhadores do Sicredi estão em processo de transição para a nova ferramenta, que oferece uma gama ampla de funcionalidades. Apesar de a mudança estar acontecendo lentamente, o superintendente revela que já observou melhorias:

“Tradicionalmente, uma busca no Google pode levar os usuários a visitar cerca de 8 páginas, consumindo em média dez minutos. Com o Bing Copilot, essa média é reduzida para quatro páginas e apenas sete minutos por visita”.

A ideia, portanto, é fazer com que os seis mil usuários do TheoGPT, e o restante dos associados e trabalhadores, migrem para a nova ferramenta de IA. Dessa forma, todos podem usufruir do Microsoft Copilot e alavancar os resultados do Sicredi.

Além disso, com apoio de outras soluções de inteligência artificial generativa, a equipe do Sicredi economiza o tempo de busca por informações em 30% e reduz pela metade o volume de conteúdo consultado.

A tecnologia também foi responsável pelo aumento na porcentagem de atendimentos resolvidos, sendo 11% na área de Cartões, 17% em Consórcios, e 26% em Seguros. Por fim, o departamento jurídico do Sicredi emprega soluções em IA para automatizar procedimentos, demonstrando o compromisso do Sicredi com a inovação e a eficiência operacional.

Próximos passos

Segundo o superintendente, o grande plano para o futuro do Copilot na Sicredi é a integração. A ideia é que a IA seja integrada em outras ferramentas do dia a dia do colaborador para ser utilizada constantemente.

Além disso, a cooperativa busca implementar mais ferramentas de IA. “Nossos planos futuros contemplam integrar a inteligência artificial generativa em uma variedade de processos operacionais, visando aprimorar a experiência de nossos colaboradores e associados”, explica Alceu.

Ao buscar novas aplicações da tecnologia de IA, o Sicredi consegue aumentar a eficiência organizacional e fomentar novas oportunidades de negócios. O foco é levar a inovação para o dia a dia de todos e tornar processos e serviços mais ágeis



Contato do responsável:


Alceu Meinen

Superintendente de Operações e Produtos do Sicredi

imprensasicredi@agenciafr.com.br


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Creator Image

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Cogem aumenta participação de delegados com assembleia virtual
InovaCoop

Cogem aumenta participação de delegados com assembleia virtual

Treinamento e ações para engajamento ajudam a elevar presença de 12 para 22 delegados. A Cogem, cooperativa de crédito que atua no modelo capital e empréstimo, conseguiu um ótimo resultado em sua primeira assembleia digital: foram 22 delegados presentes de forma virtual em 2020. No ano anterior, apenas 12 delegados marcaram presença na assembleia presencial da cooperativa.

Up&Go: serviços de limpeza por meio de uma cooperativa de plataforma
InovaCoop

Up&Go: serviços de limpeza por meio de uma cooperativa de plataforma

Saiba como uma cooperativa de Nova Iorque, com apoio de uma ONG, opera em conjunto uma plataforma digital que garante melhores condições de trabalho a seus associados. RESUMO A cooperativa de plataforma Up&Go, sediada na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, foi criada em 2017 para que trabalhadoras domésticas, normalmente imigrantes, ofereçam seus serviços por meio de uma plataforma digital. Na prática, por meio de um aplicativo, a cooperativa oferece os serviços de faxina de suas cooperadas. A plataforma permite que as cooperadas recebam 95% do valor pago pelos clientes, eliminando as comissões antes pagas pelas trabalhadoras a intermediadores.

Com Horizontes Hub, Unimed-BH incentiva inovação aberta, parcerias e projetos inovadores
InovaCoop

Com Horizontes Hub, Unimed-BH incentiva inovação aberta, parcerias e projetos inovadores

Referência em saúde, a Unimed-BH sempre visa fomentar e implementar projetos inovadores. Pensando em alavancar ainda mais a prática e inserir novas tecnologias no dia a dia dos médicos cooperados, colaboradores e pacientes, a cooperativa promoveu o Centro de Inovação a um hub, intitulado Horizontes Hub. Além de ser um espaço físico que incentiva a inovação, a iniciativa também conta com uma plataforma digital e diversas ferramentas.

Coperil lança canal com reportagens e podcasts produzidos pelos alunos
InovaCoop

Coperil lança canal com reportagens e podcasts produzidos pelos alunos

Coperil On busca disseminar informações relevantes e de qualidade com a comunidade. Em meio ao mar de desinformação das redes sociais, a Coperil decidiu criar um programa focado em levar conteúdo de qualidade para a comunidade: o Coperil On. O projeto nasceu durante a pandemia e é um sucesso entre os estudantes, que atuam como os apresentadores do programa. Os episódios, disponíveis no Youtube, tratam desde assuntos cotidianos até a cobertura de eventos importantes da região.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.