Topbar OCB
Com plataformas low-code, Cooates monitora produção em tempo real e aumenta vendas
Cooperativa buscava uma solução tecnológica simples para alavancar resultados
Contexto
Especializada em Agronomia e Zootecnia, a Cooates, Cooperativa de Trabalho Agrícola, Assistência Técnica, Produção, Bens e Serviços, oferece inúmeros serviços para os seus cooperados. No entanto, até 2022, a cooperativa não recorria à tecnologia para otimizar e acelerar o trabalho.
Segundo José Cláudio da Silva, presidente da Cooates, a cooperativa buscava um modo de acessar dados e receber fotos relacionadas aos serviços oferecidos, como o de reflorestamento, em tempo real. Apesar de já fazerem a análise da produção e dos projetos, a Cooates buscava um modo mais rápido e eficiente.
Além do desejo de monitorar os serviços prestados e os projetos executados ao vivo e com diversas informações, a Cooates também buscava aumentar as vendas da unidade de mel e própolis, intitulada Vale do Una. O objetivo da cooperativa era tomar decisões assertivas e aumentar a comercialização de seus produtos.
Desafios
Analisar os dados da produção mensal dos clientes e checar o andamento dos projetos era um processo demorado e desafiador. Segundo o presidente, os técnicos da cooperativa precisavam fazer visitas e produzir relatórios que, enfim, seriam analisados.
A espera e a falta de monitoramento dos técnicos cooperados impactavam diretamente a cooperativa, já que as decisões eram tomadas considerando as informações disponíveis na base de dados. “Como é que a gente vai tomar algumas decisões se não temos esses dados na mão?”, questiona o presidente da Cooates.
Desenvolvimento
Diante da falta de monitoramento, de dados em tempo real e do desejo de aumentar as vendas de produtos apiários, a cooperativa decidiu investir em plataformas low-code. Esse programa, assim como o nome já diz, permite que interfaces sejam desenvolvidas e personalizadas com pouco conhecimento em programação.
Planilhas e monitoramento
Para resolver o problema do monitoramento, a Cooates implementou as ferramentas do Google, em especial o Google Planilhas. Com esse e outros aplicativos do software, a cooperativa consegue monitorar a produção dos clientes e o trabalho dos cooperados em tempo real, além de receberem fotos sobre o andamento dos projetos.
Para escolher o software low-code que seria utilizado, os responsáveis também consideraram a praticidade para o cooperado. “O equipamento usado é o próprio celular do cooperado. Não tem custo para comprar novas ferramentas, e para acessar [os dados] na cooperativa temos computadores que processam essas planilhas”, explica José Cláudio.
Mesmo com mudanças, o processo de adaptação por parte dos associados foi tranquilo. O presidente da Cooates frisa que a comunidade cooperativa é muito engajada: “Quem está na cooperativa tem que vestir a camisa. Então, se ele veste a camisa e está num projeto, ele sabe a necessidade do engajamento para que o projeto dê certo”.
E-commerce
As plataformas low-code também são fundamentais para o e-commerce de produtos apiários da cooperativa. Para potencializar as vendas em uma interface personalizada e que não demandasse muito trabalho, a Cooates apostou na plataforma de desenvolvimento de site Wix, em 2023.
Marcos Luciano Pereira de Souto, gerente de e-commerce, explica que o objetivo da cooperativa é fazer com que a plataforma se sustente: “O nosso foco hoje é fazer o e-commerce funcional e escalável, porque a ideia é fazer ele consistentemente”.
No entanto, os profissionais pontuam a importância do marketing digital para potencializar os acessos e as vendas no site Vale do Una. “O problema do e-commerce é que você precisa manter um marketing não só na página de acesso”, comenta José Cláudio.
Para o comércio eletrônico ganhar visibilidade, a cooperativa está apostando em campanhas B2B e B2C através das redes sociais, rádio e televisão. “Não adianta você colocar ele no ar. Todo dia você tem que ver e melhorar alguma coisa”, ressalta Marcos.
Resultados
Ambos os projetos estão crescendo gradativamente e já apresentam bons resultados. Quando falamos sobre o monitoramento através de fotografias e planilhas, José Cláudio conta que a cooperativa coletou dados de produtores que tinham cana-de-açúcar: “Fizemos um levantamento de 100 mil toneladas”.
O presidente da Cooates ainda disse que o intuito desse monitoramento e do levantamento de informações é, além de agilizar o trabalho, fazer negócios: “Esse é o objetivo final, sempre gerar negócio”.
Já quando o assunto é o e-commerce, Marcos e José Cláudio frisam a força tarefa mobilizada para popularizar o site e potencializar as vendas. “É muito novo para gente também e todos estão se adaptando”, explica o gerente.
Mas apesar das vendas on-line ainda não terem atingido o resultado desejado, a cooperativa continua focada no marketing B2B, B2C, e até televisivo. “A gente fez uma parceria com a Band. Vamos colocar nosso e-commerce nos intervalos da Band para que as pessoas possam acessar o site”, conta o presidente.
Próximos passos
O sucesso das plataformas low-code no monitoramento da produção e na venda de produtos provenientes da apicultura sustentável motivou a Cooates a continuar inovando. De acordo com o presidente, a ideia é “realizar a integração das unidades de produção por meios digitais”.
Ao realizar essa junção entre as unidades, a cooperativa consegue “operar os dados em ferramentas digitais em nuvem”, explica José Cláudio. Dessa maneira, a Cooates se torna cada vez mais tecnológica e obtém dados precisos e essenciais para o crescimento da cooperativa.
Informações de contato
José Cláudio da Silva
Presidente
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Cooperativa constrói usina solar que gerará economia de R$ 12 milhões por ano e redução de 26% na emissão de carbono . No Mato Grosso, a Central Sicredi Centro Norte construiu uma usina solar de 9 hectares e 18 mil painéis capaz de gerar 11,3 gigawatts-hora por ano. A instalação possibilitará uma economia de 95% na conta de luz das unidades Sicredi no Mato Grosso. Além disso, estima-se que será possível evitar a emissão de mais de 24 mil toneladas de carbono nos próximos 25 anos e obter uma redução anual de 26% nas emissões.
Após adotar metodologias ágeis para planejamento e desenvolvimento de produtos, instituição financeira cooperativa reduziu o tempo entre as decisões estratégicas de negócio e a operação. Processo de transformação digital do Sicredi levou à implantação de metodologias ágeis para desenvolvimento de produtos digitais. A iniciativa promove a transformação do core bancário e coloca a instituição em pé de igualdade com os principais players financeiros do Brasil, além de ter implantado a cultura de inovação, baseada em mudança contínua e o reforço dos princípios do cooperativismo.
Por meio da Ciclos, agências e cooperados do sistema passam a ter acesso à energia fotovoltaica. Para aumentar a oferta de produtos e serviços aos seus associados, o Sicoob ES lançou a Ciclos, uma cooperativa de plataforma para oferecer serviços de telecom, energia limpa e, em breve, também planos de saúde e marketplace. Para gerar energia limpa, o Sicoob ES inaugurou um complexo composto por dez centrais geradoras fotovoltaicas (UFV), que atende tanto às agências do Sicoob no estado quanto aos associados de todas as cooperativas do sistema.
Experiência positiva em 2020 motiva a cooperativa a manter o mesmo formato para as próximas assembleias. Sempre preocupada com a experiência do seu cooperado, a Expocaccer viu na assembleia semipresencial o melhor formato para realizar a sua AGO em meio à pandemia. A cooperativa utilizou o aplicativo Curia, da Coopersystem, e pretende manter o formato para as suas próximas assembleias.