Cocamar amplia abrangência do seu programa de inovação

CONTEXTO
A Cocamar Cooperativa Agroindustrial foi fundada em Maringá, em 1963, por 46 produtores de café com o objetivo de organizar a produção, estocar e beneficiar o produto. Hoje, mais de cinco décadas depois, está no seleto rol das mil maiores empresas do Brasil, ocupando a posição 145 no ranking Valor 1000. São aproximadamente 15 mil associados e 87 unidades operacionais espalhadas em um raio de até 300 quilômetros de Maringá.
Hoje, a cooperativa tem atuação diversificada, produzindo e beneficiando soja, milho, trigo, café e laranja. Suas principais atividades agroindustriais são esmagamento de milho, produção de fios, envase de óleos, produção de bebidas, produção de maioneses e molhos, além da moagem de trigo.
Principalmente na última década, a Cocamar apostou em programas de qualidade e melhoria contínua como um dos pilares de sustentação de seu crescimento. Programas como o Kaizen foram responsáveis por democratizar a melhoria contínua e inovação incremental de processos na cooperativa, permitindo que os colaboradores, de forma rápida, implementassem, com autonomia, mudanças em situações de rotina. O Kaizen começou a ser implantado em algumas áreas da cooperativa em 2010 e deu tão certo que, em 2015, se tornou um programa corporativo, ativo em toda a cooperativa.
Outro programa que ganhou notoriedade na Cocamar ao longo dos anos é o Lean Six Sigma, este mais focado em projetos estratégicos e de maior complexidade.
Esse DNA de melhoria contínua é um dos responsáveis por colocar a Cocamar, há anos, como uma das maiores companhias do agronegócio.
DESAFIOS
Apesar de seu sucesso com programas de melhoria contínua e qualidade para a promoção da inovação incremental e de processos, a Cocamar viu a necessidade de se aproximar da inovação disruptiva e da transformação digital. Foi então que em 2018 iniciou a estruturação do programa de inovação Cocamar Labs.
O Labs surgiu inicialmente como uma célula da cooperativa focada na inovação disruptiva e transformação digital. O objetivo era interagir melhor com os ecossistemas de inovação, promover o relacionamento com startups e a inovação aberta.
Inicialmente, o Labs não abarcava os programas já ativos de melhoria contínua da cooperativa, que operavam em estruturas separadas. A Cocamar, no entanto, logo percebeu que estes programas poderiam ser importantes aliados do Labs. A cooperativa, então, decidiu promover uma reestruturação em seus programas.
DESENVOLVIMENTO
A reestruturação promovida pelo Cocamar Labs adotou uma visão mais abrangente da inovação, levando para o guarda-chuva do Labs os programas de melhoria contínua já ativos na cooperativa. Estes programas já eram bem conhecidos e praticados pelos colaboradores.
O objetivo era que a incorporação dos programas ajudasse a desmistificar a inovação, mostrando que ela pode ter a participação de todos e ser um desdobramento natural do que a cooperativa já vinha fazendo. Isso tudo sem desacelerar as iniciativas iniciais do Labs de promover a inovação disruptiva, transformação digital e relacionamento com os ecossistemas de inovação, que continuaram ativos por meio da célula Projeto Inovação (PI).
A imagem mostra como ficou a reorganização dos programas. Ao lado esquerdo, tudo que ficou sob o guarda-chuva do Labs, descrito a seguir:
- Projeto Inovação - Iniciado em 2018, é a célula responsável por buscar soluções existentes no mercado, observar tendências e se relacionar com o ecossistema de inovação. Sempre com foco em inserir estas inovações na cooperativa para aumentar a rentabilidade dos cooperados. Esta era a célula inicial e única do Cocamar Labs antes da reestruturação e incorporação dos programas de melhoria contínua.
- Kaizen 1 - Neste programa, colaboradores sugerem soluções para situações da sua rotina, com autonomia para implantá-las. Todos os trabalhadores da cooperativa hoje são impactados pelo programa.
- Kaizen 2 - É destinado às melhorias de maior complexidade, que exigem um estudo mais detalhado para acontecer. Até 2019 foram 285 projetos finalizados.
- LSS (Lean Six Sigma) - Programa focado em projetos de nível estratégico e alta complexidade, que buscam a redução de desperdícios, a melhoria contínua e otimização dos processos da cooperativa a partir de uma análise estatística. O objetivo é aumentar a rentabilidade e satisfação dos cooperados. Em 2019 foram 147 projetos dentro deste programa.
- PMO (Project Management Office ou, em português, Escritório de Gerenciamento de Projetos) - Atua no eixo estratégico para a excelência organizacional, visando melhorar as práticas de gestão da governança, liderança e mudança estratégica na cooperativa. Iniciado em 2018, gerencia dois projetos: Implantação do CRM Cocamar (2018/2019) e Orçamento Base Zero (2019/2020).
Quanto à estrutura, o Cocamar Labs é formado por cinco profissionais que cuidam da gestão geral dos cinco programas e organizam a aprovação e gestão dos projetos. Já a operacionalização dos projetos é realizada pelas verticais de negócio responsáveis.
Os projetos seguem o fluxo de aprovação e execução mostrados na imagem abaixo. O primeiro passo é identificar as dores de negócio de cada vertical e estruturar um projeto, dentro de um dos cinco programas, para resolvê-las. O orçamento é arcado pela vertical de negócio responsável por liderá-lo.
Assim que o projeto está estruturado, ele é enviado a um comitê interdisciplinar para aprovação. Se aprovado, ele passa para a etapa de pré-incubação. Em seguida, os líderes do projeto realizam um pitch para a superintendência responsável e o comitê de inovação. Caso aprovado, ele começa a ser executado como piloto.
RESULTADOS
Todos os cinco programas inseridos no Cocamar Labs tiveram entregas consistentes nos últimos anos. Dentre as mais ligadas a transformação digital e relacionamento com o ecossistema de inovação, destacam-se as seguintes:
Renovação do aplicativo Cocamar - O objetivo do app é criar um ambiente virtual de relacionamento com o cooperado. Em 2019, ele foi totalmente reformulado, melhorado e ampliado. Entre suas principais funcionalidades, oferece acesso a informações como cotações do dia, diário do produtor, saldo com a cooperativa, classificados e realização de vendas.
Relacionamento com Ecossistema de Inovação – Seguindo a proposta de se relacionar com o ecossistema de inovação, a Cocamar conta atualmente com sete startups prestando serviços à cooperativa. Entre elas: NeoField (sonda de monitoramento da propriedade rural), Agrian (agricultura digital a partir de imagens de satélite) e Flugo (gestão de filas na Transcocamar). A cooperativa também é mantenedora de dois ambientes de inovação: um em Maringá, com a aceleradora Evoa; e o Hub.IA, com o Senai, em Londrina. O projeto-piloto do CRM para cooperados e o e-commerce (Shopping Cocamar) surgiram a partir da imersão nestes ambientes.
Espaço Cocamar Labs – A Cocamar também inaugurou um espaço próprio de inovação dentro de sua administração central, em Maringá. Uma área destinada à troca de experiências, aprimoramento de ideias e aprofundamento na inovação.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
A Cocamar em 2020 entra em uma nova etapa do seu planejamento estratégico, que compreenderá o ciclo 2020-2025. Os próximos passos do Cocamar Labs seguirão as diretrizes desse planejamento estratégico, representado por meio de projetos de inovação executados pelas verticais de negócios.
A perspectiva é seguir o relacionamento com o ecossistema de inovação, a promoção da cultura de melhoria e inovação em toda a cooperativa e com o processo de transformação digital.
Contato do responsável:
Anna Letícia Carlone
Analista de Gestão, Processos e Projetos
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Com plataformas low-code, Cooates monitora produção em tempo real e aumenta vendas
Pensando em melhorar o monitoramento dos serviços oferecidos e agilizar o trabalho dos técnicos cooperados, a Cooates buscou a resposta em plataformas low-code, softwares que não demandam muito conhecimento em programação, que podem armazenar dados e disponibilizá-los em tempo real. Já para aumentar as vendas on-line, a cooperativa também apostou em plataformas low-code de desenvolvimento de sites.

Unimed: plataforma de inteligência artificial monitora pacientes em tempo integral
Tecnologia alerta para deterioração das condições de saúde de pacientes e, assim, reduziu o tempo para atendimento a casos com risco de infecção grave. Após a implantação do Robô Laura nas unidades de internação clínica e cirúrgica, o monitoramento e os cuidados dispensados aos pacientes passaram a ser compartilhados entre todos os profissionais. O robô consegue identificar quais são os pacientes que apresentam maior risco de deterioração clínica por meio do monitoramento dos sinais vitais e, dessa maneira, asseguram que irão receber eventual intervenção mais precocemente.

Lar: inspeção de elevadores de silos por meio de drones
Solução inovadora aumentou a segurança e reduziu o envolvimento de pessoas no processo in loco. A Lar Cooperativa Agroindustrial, através do seu projeto “Programa de Ideias”, recebeu uma sugestão de um colaborador que visava reduzir os riscos com relação à segurança de pessoas na manutenção preventiva de elevadores de silos, realizada a cada 15 dias, em uma altura de mais de 30 metros. A solução do colaborador ganhou o prêmio Destaque em 2019 e foi implementada em 2020, com o uso de drones como alternativa inovadora para inspeção visual.

Avance Hub: o espaço de inovação da Coplacana
Hub aproxima cooperados às novas tecnologias do agro e desenvolve cultura de inovação na cooperativa. . Criado em 2018, o Avance Hub é o espaço de inovação da Coplacana, Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo. A iniciativa, finalista do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2020 na categoria Inovação, tem apoiado o desenvolvimento de startups e soluções tecnológicas para os cooperados da Coplacana, além de fomentar uma cultura de inovação na cooperativa.