Sicredi lança jogo para disseminar o cooperativismo na plataforma Roblox

Contexto
Em 2021, a Sicredi Cerrado GO foi convidada pela OCB Goiás para participar da primeira edição da Maratona de Inovação GO!COOP. Segundo João Marco Leão, gerente da área de investimentos, o objetivo da competição era solucionar um desafio, uma dor do cooperativismo:
“Para mim, o principal desafio é o desconhecimento”, afirma ele. “Na maratona de inovação eu queria solucionar essa dor e levar o nosso modelo de negócio para mais pessoas, especialmente para as novas gerações. Foi quando surgiu a ideia do GamerCoop”.
Ele cita sua própria experiência como exemplo da falta de conhecimento sobre o tema. Seu primeiro contato com o cooperativismo aconteceu durante a faculdade de Direito, mas a sua impressão na época é de que se tratava de algo arcaico e ultrapassado.
“Eu só fui rever os impactos positivos do cooperativismo quando ingressei no Sicredi em 2017”, diz. “A partir daí, eu comecei a ver os resultados que a gente distribui e pensei que mais pessoas precisavam saber disso”.
Leão conta que já havia trabalhado com projetos de educação financeira em escolas e queria ampliar este esforço numa plataforma gamificada para atingir crianças e adolescentes. A ideia era ampliar o entendimento sobre os benefícios do modelo de negócio cooperativista.
Desafios
O primeiro passo foi inscrever a ideia, ainda embrionária, na maratona GO!COOP, onde o projeto foi selecionado para a fase final. A partir daí, um protótipo do jogo foi desenvolvido em parceria com Carlos Eduardo Silva e Pedro Augusto Valadão, colaboradores da área de processos e qualidade da Sicredi Cerrado GO. O GamerCoop ganhou o prêmio de terceiro lugar na competição.
Depois disso, a Sicredi Cerrado GO decidiu levar o projeto adiante e trazer a ideia para a realidade. Um dos grandes desafios era decidir se o projeto seria desenvolvido de forma local ou se seria levado aos níveis superiores do Sistema Sicredi. A equipe apresentou o projeto para o conselho da cooperativa e a iniciativa foi ganhando corpo.
“O conselho comprou a ideia e nos ajudou a escalar. Levamos o projeto para a Central, que também comprou a ideia e sugeriu levar ao nível sistêmico”, conta João Marco Leão. O jogo foi então desenvolvido na Fundação Sicredi em colaboração com programadores parceiros.
“Se fôssemos rodar esse projeto apenas aqui pela cooperativa, talvez não conseguíssemos concluí-lo sozinhos”, acrescenta o gerente. “Nós dependíamos de mais recursos e de um time especializado. Através da Fundação Sicredi foi possível aprimorar nossa ideia e torná-la real”, destaca Leão.
Desenvolvimento
Depois de finalizar o protótipo inicial e conquistar o terceiro lugar na Maratona de Inovação do Sistema OCB de Goiás, em 2022 a Sicredi Cerrado GO inscreveu o GamerCoop no Programa de Aceleração do Pacto Global da ONU, o Inova 2030, voltado para jovens profissionais que querem solucionar um desafio do negócio e contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Dentro deste programa, a equipe recebeu mentoria durante um ano com apoio da Liga de Intraempreendedores, uma comunidade global de aprendizagem e catalisação de projetos. “Nós pegamos o jogo do patamar de protótipo e o levamos até o fim do desenvolvimento”, relata o gerente.
Ele destaca que tanto a mentoria quanto o apoio interno dentro do próprio Sistema Sicredi foram fundamentais para o sucesso da iniciativa. Uma vez que a Fundação Sicredi já tinha outras iniciativas que estavam sendo desenvolvidas na plataforma de jogos Roblox, o mesmo sistema foi escolhido para abrigar o GamerCoop.
O jogo foi lançado oficialmente em novembro de 2023 e está disponível gratuitamente na plataforma. Os jogadores atuam em um universo que simula os diversos biomas do Brasil e precisam cumprir missões que ensinam a trabalhar de forma cooperativa.
“É tudo voltado para a cooperação e a preservação do meio ambiente”, explica Leão. “Uma missão, por exemplo, é recolher o lixo em um lago para despoluir a água e salvar uma ariranha. Outro exemplo seria apagar um incêndio e, quando o jogador faz isso em grupo, consegue atingir o objetivo mais rápido. Então neste jogo é muito forte a ideia do impacto de fazer junto”.
Ao mesmo tempo em que reforça a importância da cooperação, o jogo também ensina os participantes sobre a flora e a fauna presentes nos biomas brasileiros.
Resultados
Para a Sicredi Cerrado GO, uma das grandes vitórias do projeto foi ter sido selecionado para o Inova 2030, o programa de aceleração do Pacto Global da ONU no Brasil, que permitiu sair da fase de protótipo e chegar ao desenvolvimento completo do jogo.
“O Inova 2030 ajudou a conectar a nossa ideia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Sicredi faz parte do Pacto Global da ONU e nós identificamos que o projeto atende aos ODS 4 (Educação de Qualidade), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 10 (Redução das Desigualdades)”, pontua Leão.
Apenas na primeira semana após o lançamento oficial em novembro de 2023, o GamerCoop teve 250 usuários logados e mais de 1.600 visitas de diferentes países, como Brasil, México, Estados Unidos, Reino Unido e Chile.
“O mundo inteiro pode jogar; o jogo traz uma mensagem tanto de preservação do meio ambiente como de hábitos saudáveis de consumo e atitudes cooperativas”, afirma Leão. Agora, as cooperativas do sistema Sicredi estão divulgando a novidade para ampliar a abrangência do jogo em todas as regiões do país.
O gerente de investimentos da Sicredi Cerrado GO destaca ainda a importância das maratonas de inovação como a que o Sistema OCB/GO organizou. “É uma grande ferramenta de aprendizado. A gente aprende a começar do zero uma startup, estruturar um modelo de negócios, e isso é muito importante”, afirma.
Próximas iniciativas
No futuro, o GamerCoop deve ganhar novas fases que vão incrementar a experiência dos jogadores. João Marco Leão cita, por exemplo, a possibilidade de incluir mais animais e plantas em cada um dos biomas explorados e ampliar as formas de interação. Além disso, novas missões podem ser oferecidas aos participantes.
Em 2023, a Sicredi Cerrado GO participou também da segunda edição da maratona de inovação GO!COOP, da OCB Goiás, e embora não tenha sido premiada desta vez, a cooperativa teve alguns de seus projetos entre os finalistas. “A cultura da inovação segue aqui na cooperativa e faz parte do nosso fazer diário”, finaliza Leão.
Contato do responsável:
João Marco Leão
Gerente da área de investimentos da Sicredi Cerrado GO
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Cooperante desenvolve e-commerce B2B
Plataforma amplia atuação da cooperativa e supre dificuldades com representantes comerciais. RESUMO CARDCooperante desenvolve plataforma de e-commerce B2B para ampliar sua atuação e suprir dificuldades com representantes comerciais. Iniciativa roda atualmente em versão piloto e foi toda desenvolvida internamente, com envolvimento da área de vendas e de um comitê de inovação.

COOPERAR desenvolve vinagre de cacau a partir de insumos que eram descartados
Produto da cooperativa amazonense nasceu a partir de um experimento e já representa 20% de sua produção agroindustrial. Em busca de soluções para evitar o desperdício da polpa de cacau, a Cooperativa Agroextrativista do Mapiá e Médio Purus (COOPERAR) recorreu à criatividade e desenvolveu seu vinagre de cacau. O novo produto já representa 20% da produção agroindustrial da cooperativa amazonense, que se prepara para que esse valor siga crescendo.

Integrada usa satélites e IA para otimizar análise de áreas agricultáveis
Projeto premiado reflete a cultura de inovação da cooperação. Para identificar solos não cultivados, a Integrada fez uma análise de imagens de satélites. A demanda por esse processo, que era muito demorado, cresceu. Com isso, a cooperativa criou o projeto Áreas Agricultáveis, que usa inteligência artificial para fazer uma análise de 30 dias ser realizada em somente 20 minutos.

Coperil lança canal com reportagens e podcasts produzidos pelos alunos
Coperil On busca disseminar informações relevantes e de qualidade com a comunidade. Em meio ao mar de desinformação das redes sociais, a Coperil decidiu criar um programa focado em levar conteúdo de qualidade para a comunidade: o Coperil On. O projeto nasceu durante a pandemia e é um sucesso entre os estudantes, que atuam como os apresentadores do programa. Os episódios, disponíveis no Youtube, tratam desde assuntos cotidianos até a cobertura de eventos importantes da região.