Vexgo: Nater Coop e Coopetranserrana criam marca para transporte de cargas

Contexto
Fundada por um grupo de avicultores do Espírito Santo em 1964, a Nater Coop é hoje um dos maiores grupos econômicos agropecuários do estado. A cooperativa atua em uma ampla gama de segmentos, como ovos, leite, laticínios, café, pimenta do reino, insumos agropecuários, nutrição animal, supermercados (atacado e varejo) e postos de combustíveis. Com uma presença tão diversificada, é natural que a logística seja um ponto crítico para a operação da coop.
O grupo tem, por exemplo, 41 lojas agropecuárias no Espírito Santo e uma em Minas Gerais. Atender a esta extensão territorial impõe muitos desafios, seja no transporte de insumos para os produtores, seja no escoamento da produção dos cooperados.
Diante disso, há cerca de dois anos a Nater Coop foi procurada pela Coopetranserrana, uma cooperativa de transportes do mesmo estado, para a criação de uma parceria que poderia solucionar um problema de ambas as cooperativas.
Até então, a Coopetranserrana tinha o transporte de passageiros como principal frente de negócios, tanto na área escolar quanto na de turismo. O setor, no entanto, foi duramente impactado pela pandemia, já que as escolas fecharam e o turismo ficou paralisado.
As duas cooperativas decidiram, portanto, assinar um contrato de intercooperação para criar uma nova frente de transporte de cargas, que antes não existia. Nesta parceria, o segmento de transporte de cargas da Coopetranserrana passaria a ser gerida por gestores da Nater.
“O objetivo era sanar um problema que existia do lado da Coopetranserrana e ao mesmo tempo melhorar um processo que existia do lado da Nater Coop”, afirma Marcelino Bellardt, diretor geral da Nater Coop. “O caminho mais natural poderia ser a Nater Coop montar sua própria transportadora, mas a gente optou por aproveitar uma vocação que já existia e adaptá-la para uma nova necessidade”.
Embora a parceria tenha se iniciado há dois anos, no final de 2023 ela ganhou uma marca própria, a Vexgo, criada para fortalecer a iniciativa. Hoje, a Vexgo transporta rações, adubos, leite, café e produtos lácteos, entre outras cargas da Nater Coop.
Desafios
Para Bellardt, um dos maiores desafios impostos pela parceria foi o alinhamento das duas cooperativas nas áreas de gestão e logística. A Nater Coop passou a transferir expertise gerencial para a operação da parceira, transformando processos internos que vão desde os sistemas de gestão e a atenção aos indicadores financeiros até a distribuição de recursos humanos.
“A Nater Coop já tinha um departamento de logística interna, esse ajuste foi muito difícil”, diz Bellardt. “De repente, algumas pessoas deste departamento de logística passariam a gerir uma outra cooperativa, um novo negócio. Alguns deixaram de ser colaboradores da Nater Coop para virar colaboradores da Coopetranserrana, enquanto outros trabalham na sede da Coopetranserrana, mas são colaboradores da Nater. Foi um desafio interessante”.
Agora, a criação da marca Vexgo deve amarrar estas pontas soltas ao unificar a operação de cargas de ambas as cooperativas sob um mesmo guarda-chuva. Tanto a Nater Coop quanto a Coopetranserrana continuam existindo individualmente, mas suas áreas de transporte de cargas estão concentradas dentro da Vexgo.
Desenvolvimento
A intercooperação uniu a vocação da Coopetranserrana, que é a inteligência na logística de transportes, com a necessidade da Nater Coop de abastecer seus produtores e escoar seus produtos. Neste sentido, a primeira mudança importante causada pela parceria foi o planejamento das operações logísticas.
Segundo Bellardt, a cooperativa passou a unificar e aproveitar rotas que antes eram feitas por veículos diferentes. “Criamos uma logística mais inteligente, sistematizada”, destaca ele. Por exemplo, um produtor de café que recebe insumos da cooperativa e, ao mesmo tempo, vende a produção dele para a cooperativa, antes precisava fazer essas duas operações com veículos separados.
“Muitas vezes, dois caminhões diferentes iam, em dias diferentes, até a mesma propriedade. É o dobro do custo e também da emissão de carbono”, explica Bellardt. “A partir do momento em que eu tenho uma operação única para atender a todas estas frentes, eu consigo uma economia de recursos e até em termos ambientais”.
Ele acrescenta que a gestão ambiental é desafiadora para uma cooperativa com uma atuação tão diversificada como a Nater Coop. Por isso, uma operação unificada no transporte de cargas facilita o rastreamento dos impactos e o cálculo da pegada de carbono da cooperativa.
“Podemos ter um índice único para todas as operações e um olhar mais focado neste aspecto, diferente de quando você tem uma logística separada para café, outra para insumos etc.”, diz o diretor geral da Nater Coop. “A Vexgo vai nos dar a oportunidade de olhar realmente para o transporte de cargas e atuar sistemicamente na logística da Nater Coop. O principal ganho é esse”.
Ele destaca também os ganhos obtidos com a participação da Nater Coop na gestão da Coopetranserrana. Houve um alinhamento em termos de benefícios trabalhistas, o que favoreceu muitos colaboradores. O sistema ERP - um software usado para gestão do negócio - também está em processo de unificação, o que deve melhorar a eficiência da operação.
Por fim, houve uma integração dos programas de qualificação profissional e hoje a Coopetranserrana faz parte do PAEX, um programa de capacitação da Fundação Dom Cabral que deve ajudar na formação de novas lideranças.
Resultados
O primeiro resultado concreto da parceria entre as duas cooperativas foi a expansão no quadro de cooperados da Coopetranserrana, que entre 2022 e 2023 cresceu em 54%, passando de 416 para 782 membros.
Além disso, a estimativa é que o faturamento da cooperativa de transportes tenha registrado um crescimento de 65% no mesmo período, para um total de R$ 60 milhões. A expectativa é de que o valor supere os R$ 70 milhões em 2024.
“Antes se tratava de uma cooperativa só de transporte de passageiros, por isso o número de cooperados era limitado”, afirma o diretor geral da Nater Coop. “Quando a gente entrou no setor de cargas também, o número de cooperados que podem participar aumenta substancialmente”.
Próximas iniciativas
Hoje a Vexgo opera em Baixo Guandu, Ibiraçu, Nova Venécia e Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo; e em Caratinga, Minas Gerais. Em 2024, o plano é expandir a atuação para a Grande Vitória e Santa Teresa, além de algumas cidades da Bahia.
Segundo Bellardt, as cidades para expansão são escolhidas com base nas necessidades logísticas da Nater Coop, ou seja, locais onde a cooperativa tem operações importantes e pode aproveitar melhor a infraestrutura da transportadora.
Em Nova Venécia, por exemplo, a Nater Coop tem uma indústria de produtos lácteos onde a Vexgo faz tanto a captação do leito no campo quanto o escoamento dos produtos industrializados para os pontos de venda.
“Onde a Nater tem uma operação que demande transporte de cargas, a Vexgo chega para dar esse suporte, incorporando novos cooperados e trazendo mais pessoas para o movimento”, afirma ele. Mas a atuação da Vexgo não deve ficar limitada apenas à Nater Coop. A ideia é ganhar corpo e ampliar a cobertura para também atender clientes de outras organizações.
Outro plano da cooperativa para 2024 este ano é incorporar inteligência artificial no processo de ordenamento dos fretes, com a finalidade de otimizar ainda mais as rotas de cada caminhão.
Contato do responsável:
Wayne Gardner Pellacani
Gerente de comunicação e marketing da Nater Coop
Conteúdo desenvolvido em parceria com

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