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O que é Inteligência Artificial e como ela pode impactar os negócios

Avanços tecnológicos proporcionam oportunidades de inovar com a IA - e já tem cooperativa utilizando a tecnologia para inovar

MÉTODOS E FERRAMENTAS16/11/202212 minutos de leitura

A Inteligência Artificial é um dos elementos mais frequentemente mencionados quando o assunto é transformação digital e inovação. Em nosso artigo sobre tecnologias disruptivas para inovar, por exemplo, a IA é o primeiro ítem listado.

Essa percepção é compartilhada por diversas organizações que almejam antecipar tendências e entender as perspectivas para a integração de novos recursos tecnológicos nos negócios. Uma delas é a Deloitte, que cita a Inteligência Artificial na edição de 2022 do seu estudo anual Tech Trends. A Gartner é mais uma que também banca essa aposta.

Diante da importância, do potencial e das atuais aplicações práticas da Inteligência Artificial, neste artigo iremos entender melhor o conceito da IA, seus benefícios, utilidades e veremos exemplos de cooperativas que já exploram as possibilidades proporcionadas em suas jornadas de inovação. Boa leitura!

O que é Inteligência Artificial

O conceito de Inteligência Artificial define situações em que sistemas computadorizados são capazes de mimetizar a inteligência humana na execução de determinadas tarefas. Dessa forma, esses sistemas conseguem se aprimorar gradativamente a partir das informações que recebem, coletam e analisam.

Com o passar do tempo, a Inteligência Artificial encontrou mais de uma definição acadêmica:

  1. Sistemas que pensam como seres humanos
  2. Sistemas que atuam como seres humanos
  3. Sistemas que pensam racionalmente
  4. Sistemas que atuam racionalmente

Ainda assim, dentro dessas variações, a Inteligência Artificial leva em consideração a imitação do raciocínio ou do comportamento humano.

Assim, as ações sustentadas na Inteligência Artificial têm base em padrões obtidos a partir de um banco de dados. Um braço importante da IA é o machine learning (aprendizado de máquina), que consiste na ideia de que os sistemas possam aprender com os dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.

Origens da Inteligência Artificial

A ideia de computadores que imitam o raciocínio humano precede a tecnologia necessária para colocá-la em prática. Os estudos sobre a IA se tornaram importantes a partir da Segunda Guerra Mundial, na década de 40. Alan Turing, considerado um dos pais da computação, foi um nome fundamental para o desenvolvimento dessa área do conhecimento.

Contudo, a Inteligência Artificial se consolidou como algo concreto na década de 50. No fim da década de 60, o primeiro chatbot, batizado de ELIZA, foi desenvolvido, o que representou um marco no amadurecimento da IA. A propósito, Eliza também é o nome da assistente virtual que utiliza realidade aumentada no livro Inovação no Cooperativismo, publicado pelo Sistema OCB.

Durante muitas décadas, a Inteligência Artificial era limitada pela tecnologia e pelos custos. Entretanto, com a sofisticação da computação e barateamento dos equipamentos, a IA começou a ganhar aplicações práticas. Com isso, seus impactos no mundo dos negócios e em iniciativas de inovação ficaram evidentes e passaram a proporcionar grandes oportunidades.

Benefícios da Inteligência Artificial

A difusão crescente da Inteligência Artificial no mundo dos negócios ocorre porque ela potencializa e otimiza o uso de dados. Em meio à era do Big Data, a IA é uma ferramenta que extrai aplicações práticas da abundância de informação disponível.

A estimativa da consultoria PwC é de que a Inteligência Artificial contribuirá em 15,7 milhões de dólares para a economia em 2030, impulsionando o crescimento de 14% no PIB mundial. Sendo assim, eis alguns dos benefícios mais notáveis ao empregar a Inteligência Artificial nos negócios da sua cooperativa:

  • Produtividade: a PwC aponta que o grande impacto da IA ocorrerá por meio de ganhos na produtividade. Esse fenômeno tem duas facetas: a automação industrial e a consequente potencialização da produção dos colaboradores. A produtividade proporcionada pela IA deve contribuir com 6,6 milhões de dólares à economia global em 2030.
  • Aumento de receita: a consultoria também argumenta que o uso estratégico dos dados internos e externos pode ajudar a melhorar o crescimento dos negócios, evidenciando novas e melhores oportunidades. Com isso, é possível aumentar os retornos e as margens.
  • Vantagem competitiva: a IA otimiza o uso de dados em diversas áreas dos negócios, de forma a possibilitar o desenvolvimento de novos produtos e serviços. A tecnologia ainda ajuda a identificar oportunidades e prever riscos.
  • Melhor tomada de decisão: a Inteligência Artificial é uma grande aliada da gestão data driven, uma vez que ela é capaz de compreender volumes massivos de dados e indicar os caminhos adequados perante as informações disponíveis.

Aplicações da Inteligência Artificial

Esses benefícios se tornam possíveis devido às aplicações práticas da Inteligência Artificial que foram se desenvolvendo e incrementando recursos e funcionalidades em diversas áreas dos negócios.

Diante disso, confira quais são algumas das principais possibilidades proporcionadas pela utilização da Inteligência Artificial:

Chatbots

Os chatbots baseados em inteligência artificial são úteis para cooperativas que realizam atendimentos a clientes e cooperados. Isso ocorre porque a tecnologia é capaz de resolver problemas simples e tirar dúvidas com alto grau de eficiência e rapidez.

Esse tipo de atendimento pode ficar disponível 24 horas por dia e auxiliar na coleta de dados, acelerar a fila de atendimentos e realizar a triagem dos problemas. Dessa forma, os atendentes humanos podem se dedicar a situações mais complexas, aumentando a produtividade geral e a satisfação dos clientes.

De acordo com a consultoria Gartner, os chatbots serão os canais primários no atendimento dos consumidores para cerca de um quarto das organizações. Ou seja, os chatbots que empregam a inteligência artificial serão, cada vez mais, ativos importantes para atendimentos e interações.

Chatbots em atuação nas coops brasileiras

No cooperativismo brasileiro, já há casos de sucesso no uso dos chatbots. No Sicoob, por exemplo, a assistente virtual Alice, criada a partir de um programa de transformação digital, usa a IA para desenvolver sua linguagem. Os dados comprovam o sucesso da inovação: o chatbot soluciona 70% dos atendimentos iniciados pela Inteligência Artificial.

O Sicredi é mais uma cooperativa de crédito que utiliza a tecnologia. O assistente virtual Theo foi vencedor do prêmio Banking Transformation 2021 - Relatório Bancário, devido ao emprego da IA no atendimento por WhatsApp.

Robótica autônoma

A Inteligência Artificial também potencializa os avanços da robótica automatizada, de forma que os robôs autônomos empregam a tecnologia como forma de refinar a operação. Essa tecnologia cumpre um papel central no desenvolvimento da indústria 4.0 e representa avanços em diversas áreas da economia.

A consultoria Next Move Strategy mensurou que o valor de mercado global dos robôs autônomos em 2021 ficou no valor de 1,61 bilhão de dólares e seguirá crescendo. Até 2030, essa quantia deve superar os 22 bilhões de dólares.

Com suporte da IA, os robôs autônomos demonstram potencial de atuar em áreas como transporte, armazenamento, agronegócio e procedimentos de saúde. Veículos autônomos, maquinário agrícola e equipamentos médicos despontam como o futuro da robótica aliada à Inteligência Artificial nos negócios.

Serviços financeiros

A IA já apresenta ganhos de escala no setor financeiro, mas o grande salto com a tecnologia ainda está por vir. Diante desse cenário, a PwC enxerga uma gama de possibilidades para o emprego da Inteligência Artificial nos serviços financeiros. As três áreas em que há maior potencial são:

  1. Planejamento financeiro personalizado
  2. Detecção de fraude e combate à lavagem de dinheiro
  3. Automação de processos, tanto de escritório quanto de atendimento

Uma das ideias é que, assim, as instituições financeiras podem usar a IA no desenvolvimento de soluções personalizadas para cada cliente ou cooperado. Com isso, os consumidores terão serviços adequados a suas necessidades sem que seja necessário navegar dentre múltiplas opções fornecidas para achar a escolha apropriada.

Os avanços da IA nos serviços financeiros também devem ser impulsionados pelo compartilhamento de dados. No Brasil, por exemplo, há o open finance, permitindo que os consumidores compartilhem seus dados entre diferentes instituições financeiras em busca de melhores ofertas.

Na mesma seara de empregar dados para encontrar soluções personalizadas com a Inteligência Artificial, existe, ainda, um grande potencial para a indicação de investimentos. Levando em conta o perfil de risco e a capacidade financeira de cada pessoa, a IA ajuda a encontrar produtos adequados.

Saúde

Segundo o levantamento da PwC, a saúde é a área onde há maior potencial de impacto proporcionado pela adoção de ferramentas atribuídas à Inteligência Artificial. Os dados indicam que o apoio na busca por diagnósticos se destaca como uma atividade em que a IA aparece como uma grande protagonista nos próximos anos.

Isso pode ser realizado por meio da detecção de pequenas variações dos dados normais de cada paciente, gerando uma análise individualizada perante cada organismo.

Além disso, de forma mais ampla, a IA é capaz de identificar padrões que denunciam potenciais pandemias, epidemias ou surtos de determinadas doenças. Dessa maneira, atua na prevenção de contágios.

No longo prazo, os robôs autônomos manipulados por Inteligência Artificial também poderão estar a cargo de procedimentos médicos e pequenas cirurgias. Atualmente, eles já são empregados em certas funções de apoio a um médico humano, mas as expectativas são de que robôs autônomos possam realizar cirurgias simples sozinhos.

Transportes e logística

A aposta da PwC é de que as três áreas mais promissoras de utilização da IA no mercado de transportes e logística são:

  1. Caminhões autônomos e entregas
  2. Controle de tráfego e redução de congestionamentos
  3. Aprimoramento na segurança viária

Com isso, as cadeias logísticas de armazenamento, suprimento e locomoção de carga ficarão mais eficientes, reduzindo prazos e diminuindo a incidência de erros. Em um mundo em que os grandes nomes do e-commerce apresentam a velocidade do frete como diferencial, a IA promete fornecer um importante diferencial competitivo.

Em um horizonte mais longínquo, carros autônomos guiados por Inteligência Artificial também devem contribuir para tornar o tráfego mais seguro e ordenado nas ruas. A tecnologia necessária para isso, contudo, ainda precisa de refinamento e de conquistar a confiança dos consumidores.

Em entrevista ao ConexãoCoop, o advogado Fernando Lucindo, especializado em Direito Cooperativo, defende que a Inteligência Artificial faz parte do futuro dos negócios no Ramo. “Para as cooperativas, as possibilidades são imensas. Desde sua organização em DAO’s utilizando Governance Tokens à exploração inteligente dos próprios dados através da Web3”, declarou.

Exemplos da Inteligência Artificial aplicada no cooperativismo

Inovador por natureza, o cooperativismo já soma exemplos de aplicações da Inteligência Artificial em diferentes áreas em seus negócios. Confira alguns exemplos inovadores:

Case Unimed: Robô Laura

No Radar da Inovação, contamos como a Unimed Grande Florianópolis, de Santa Catarina, implementou a Inteligência Artificial a fim de monitorar pacientes em tempo integral. A tecnologia alerta para a deterioração do estado de saúde dos pacientes, de forma a direcionar o atendimento com rapidez quando for necessário.

Batizada de Robô Laura, a ferramenta foi implementada em 2019 e funciona como um colaborador em alerta permanente. O objetivo é que nada escape ao seu monitoramento para que a IA possa atuar como gerenciadora dos riscos hospitalares.

Na prática, o Robô Laura gera dois tipos de alerta de acordo com a gravidade do caso monitorado. A implementação da tecnologia trouxe benefícios aos pacientes internados no hospital da cooperativa, uma vez que os alertas apresentados nos painéis de gestão ajudam as equipes na priorização dos pacientes com maior chance de deterioração clínica.

Em pouco tempo, o uso da IA já apresentou resultados positivos. Com três meses de implementação, o robô monitorou 605 pacientes, gerou 5.640 alertas, aumentou em 30% a quantidade de alertas atendidos em até uma hora e em 55% os atendidos em até três horas.

Inteligência Artificial no campo

Com apoio do HUB de Inteligência Artificial do Senai no Paraná, a Cocamar desenvolveu uma solução que usa a Inteligência Artificial na classificação de soja. A tecnologia captura imagens dos grãos que são analisadas por um algoritmo que monitora a acidez e a concentração de clorofila.

Com isso, a cooperativa consegue otimizar a operação, deixando-a mais rápida, eficiente e padronizada durante um processo que, anteriormente, era parcialmente manual.

IA em campos internacionais

A revista Saber Cooperar, do Sistema OCB, narrou como os produtores associados às Cooperativas de Frutas e Legumes da Bélgica usam a Inteligência Artificial no campo. A coop foi a ganhadora do Prêmio de Rastreabilidade e Informação ao Consumidor graças à iniciativa.

Os cooperados utilizam a plataforma Care4Growing, uma plataforma digital que utiliza a Inteligência Artificial para fornecer um suporte completo de todo o processo de cultivo da produção.

O processo começa na semeadura e vai até a comercialização dos produtos, indicando o melhor momento para a colheita e denunciando precocemente o risco de pragas e doenças. A inovação conta com mais de 100 funcionalidades, incluindo um assistente virtual que usa um banco de dados com a finalidade de otimizar a operação da cadeia de suprimentos.

Conclusão

A Inteligência Artificial está com desenvolvimento acelerado, possibilitado pelos avanços tecnológicos. Isso permite que ela sirva de ferramenta para uma série de inovações que potencializam os negócios.

De forma ampla, a Inteligência Artificial promete otimizar muitos processos e transformar indústrias inteiras. Por esse motivo, o domínio dos recursos, ferramentas e oportunidades de inovação proporcionados pela IA são imprescindíveis para o crescimento da competitividade nos negócios.

Em meio a esse cenário dinâmico de constante inovação e busca incessante por aumentos de produtividade, a IA desponta como um recurso poderoso de otimizar a operação das cooperativas.

A Inteligência Artificial representa avanços importantes para a transformação digital. Para ficar por dentro de como as inovações tecnológicas podem contribuir para os negócios da sua cooperativa, confira nosso curso online de transformação digital desenvolvido em parceria com a Descola. A mentalidade inovadora é fundamental para aproveitar o máximo do que a IA tem a oferecer, confira!

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