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Torrefação Cooxupé lança plataforma inovadora de e-commerce B2B

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2023
Sudeste
Agropecuário
Cooxupé (Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé)
Experiência do usuário, inovação de marketing, transformação digital
Inovação de marketing
Em meio à sua jornada de transformação digital, a Torrefação Cooxupé inovou ao lançar uma plataforma de e-commerce B2B (Business to Business), para atender varejistas, atacados e cafeterias. A novidade moderniza a área de marketing digital da cooperativa e proporciona uma experiência multicanal para os clientes. . Em meio à sua jornada de transformação digital, a Torrefação Cooxupé inovou ao lançar uma plataforma de e-commerce B2B (Business to Business), para atender varejistas, atacados e cafeterias. A novidade moderniza a área de marketing digital da cooperativa e proporciona uma experiência multicanal para os clientes. 

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Contexto

A Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) foi fundada há mais de 90 anos, no estado de Minas Gerais. Atualmente, reúne mais de 18 mil cooperados que produzem café do tipo arábica nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Média Mogiana do estado de São Paulo e Matas de Minas.

O sucesso da cooperativa resulta na ampliação de sua participação no mercado de cafés especiais e certificados de alta qualidade. No momento, a cooperativa possui 18 unidades de negócios.

Com o crescimento, a Cooxupé passou a diversificar os seus negócios. Com isso, a cooperativa conta, hoje, com uma torrefação própria, agregando ainda mais valor aos seus produtos.

A fim de aprimorar o relacionamento com seus maiores clientes e modernizar a operação comercial, a Cooxupé inovou com uma nova plataforma de e-commerce B2B (Business to Business), focada nos clientes pessoa jurídica, como varejistas e cafeterias.

Desafios

Dessa forma, com capacidade total de produção em atividade, a Torrefação Cooxupé processou em 2021 aproximadamente 260 mil sacas. Nesse cenário, o grande desafio que se impõe é a negociação dos cafés especiais produzidos pela torrefação.

Além disso, trata-se de um mercado altamente competitivo e, nesse cenário, o relacionamento com os grandes clientes faz a diferença para a solidez dos negócios. Para isso, a cooperativa identificou a importância de modernizar as vendas.

A digitalização dos negócios é uma demanda imprescindível, explica Hugo Furlan Júnior, supervisor de Marketing da Torrefação Cooxupé. “A pandemia acelerou a utilização do digital para transações e relações comerciais”, diz.

Desenvolvimento

Em sua jornada de transformação digital, a Torrefação Cooxupé integrou a plataforma Salesforce, pensando em aumentar a competitividade no mercado de café. Um dos principais pilares dessa parceria foi o desenvolvimento de uma plataforma de e-commerce B2B.

Com a novidade, varejistas, atacados, cafeterias e demais clientes pessoa jurídica de todo o Brasil podem comprar direto pelo site, o que coloca a Torrefação Cooxupé na vanguarda entre as indústrias do setor.

Além disso, o projeto não é só tecnológico, explica Mário Panhotta da Silva, superintendente de Torrefação e Novos Negócios, mas também a construção de uma mentalidade voltada à inovação:

“Com a entrada da Salesforce foi possível implementarmos uma série de melhorias em processos e políticas comerciais, amparada pela plataforma. Um sistema robusto para controlar tudo isso é fundamental para tornarmos nosso negócio mais competitivo”.

No momento, a Torrefação Cooxupé conta com três portais para atendimento comercial na plataforma Salesforce, totalmente integrados ao sistema de gestão usado pela cooperativa. O processo de desenvolvimento foi um sucesso e o portal de vendas B2B da Torrefação Cooxupé passou a funcionar no final de 2022.

“A execução dos processos que permeavam a cadeia era bastante complexa e foi necessário um grande esforço de toda equipe envolvida na implementação para transformar a ferramenta tecnológica escolhida em um facilitador, como solução para os negócios, permitindo que a Torrefação ficasse preparada para o desenvolvimento do mercado”, explica José Roberto Corrêa Ferreira, superintendente de Controladoria e TI da Cooxupé.

Resultados

Hugo Furlan Júnior explica que, com a nova tecnologia, a cooperativa pode unir todas as frentes comerciais da área ao marketing digital, proporcionando uma experiência multicanal. “A plataforma possibilita uma visão única do cliente, ganhos numa gestão comercial centralizada e uma experiência multicanal aos clientes e parceiros”.

A inovação proporciona autonomia aos clientes, que ganham mais uma opção na hora de comprar. “Isso significa que ele pode comprar pelo vendedor, no e-commerce e ter acesso às mesmas políticas e condições comerciais”, complementa Furlan.

Como a plataforma ainda está há pouco tempo no ar, ainda não é possível quantificar os resultados obtidos.

Próximas iniciativas

O e-commerce B2B da Torrefação Cooxupé seguirá passando por ajustes para melhorar a experiência dos usuários. A cooperativa, contudo, seguirá caminhando em sua jornada de transformação digital.

Por mais que o modelo presencial ainda seja muito forte no mercado da cooperativa, “a migração para o digital anda a passos largos”, conclui Panhotta. 



Contato do responsável:


Hugo Furlan Júnior

Supervisor de Marketing da Torrefação Cooxupé

hugo@cooxupe.com.br


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