Fique por dentro

Sistema Ocepar e Isae publicam livro sobre gestão da inovação

Em entrevista ao InovaCoop, Leandro Macioski, um dos autores do livro, discorre sobre o desenvolvimento da obra e comenta as tendências de inovação para o cooperativismo. Confira!

GESTÃO DA INOVAÇÃO08/08/20227 minutos de leitura

Em um mundo no qual as mudanças ocorrem de forma quase incessante, a inovação é fundamental para que as cooperativas se mantenham competitivas. O desafio está em colocá-la em prática, de forma planejada e sistematizada, a fim de enfrentar uma economia complexa e um futuro incerto.

É diante desse cenário que o Sistema Ocepar e o ISAE Escola de Negócios publicaram o livro "Gestão da inovação em cooperativas: um caminho para inovar”. O e-book pode ser lido na íntegra por meio deste link.

Estrutura

O livro é composto por 12 capítulos, cada um deles escrito por diferentes professores e acadêmicos, apresentando e explicando diversos conceitos, técnicas e ferramentas para obter sucesso na gestão da inovação.

Os capítulos são dedicados a temas essenciais para executar um planejamento de inovação, como: inovação e competitividade, inovação aberta, sustentabilidade e projeção de futuros, dentre outros. Tudo isso levando em conta as peculiaridades do modelo cooperativista.

Um histórico de apoio à inovação

A ideia de que a inovação é fundamental para o futuro das cooperativas não é novidade no cooperativismo paranaense. Em 2015, o tema foi inserido como um dos temas prioritários do Plano Paraná Cooperativo 100 e expandido no Plano Paraná Cooperativo 200, de 2021.

O programa de formação de agentes da inovação para o cooperativismo paranaense, lançado em 2018, é outro fruto dos esforços em prol da inovação no setor. Ministrado pelo ISAE, a iniciativa apresenta metodologias técnicas e ferramentas voltadas para a idealização, execução e gestão da inovação.

Com essa jornada, o Sistema Ocepar almeja auxiliar na implementação de práticas inovadoras no cooperativismo, respeitando as características e contextos de cada instituição. “O propósito maior é contribuir para o desenvolvimento das cooperativas. Ajudá-las a inserir a inovação em suas práticas”, escreve José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, no prefácio da obra.

Segundo ele, esse processo passa por:

  • Preparar o ambiente para promover uma cultura de inovação;
  • Identificar desafios, cenários e tendências que impactam o desenvolvimento das coops;
  • Sistematizar ações realizadas e implementar novas iniciativas com ferramentas e metodologias adequadas;
  • Formar multiplicadores da inovação;
  • E, por meio da inovação, garantir a obtenção de resultados consistentes.

Entrevista com Leandro Macioski

Para saber mais sobre o projeto, o InovaCoop conversou com Leandro Macioski, um dos autores da obra. Coordenador técnico do SESCOOP/PR, Macioski é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Governança e Sustentabilidade pelo ISAE/FGV e especialista em Gestão Empresarial e Projetos pela FGV.

Na entrevista, Macioski falou sobre o desenvolvimento do livro, o trabalho do Sistema Ocepar em prol do incentivo à inovação e os desafios para colocar a gestão da inovação em prática. Além disso, ele também discorreu sobre práticas e tendências que as cooperativas devem ficar de olho para inovar. Confira!

InovaCoop - Para quem ainda não teve a oportunidade de acessá-lo, como você resume o objetivo e a importância do livro para o cooperativismo brasileiro?

Leandro Macioski - Primeiramente, faço um convite para que todos acessem o livro. O livro é um resultado de um trabalho de diversos autores qualificados e temas relevantes para a inovação nas cooperativas.

Ele é uma obra que traz as experiências vivenciadas no Programa de Inovação do Cooperativismo Paranaense para o centro das discussões. O livro tem como objetivo apoiar os profissionais e interessados pelo tema nos seus esforços em busca da inovação em suas cooperativas.  

O livro é fruto da parceria entre Ocepar e Isae, que se iniciou em 2018 com o Programa de Formação de Agentes de Inovação para o Cooperativismo Paranaense. Qual a relação do livro com esse programa?

Com o objetivo de fomentar a cultura da inovação nas cooperativas paranaenses, o Sistema Ocepar idealizou o Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, um programa de capacitação, sólido e escalável para atender cooperativas de diferentes segmentos e fomentar a inovação de forma bastante prática e adequada à realidade, independentemente do seu ramo de atuação.

O programa tem a intenção de alavancar resultados de forma eficiente, sustentável e exponencial, expandindo a visão de um setor que já é inovador em sua essência. Cada capítulo do livro está associado a cada uma das disciplinas desenvolvidas no Programa de Inovação do Cooperativismo Paranaense, que tem 192 horas/aula.

O livro faz parte do que chamamos de #hora193, porque a inovação começa agora. Nós aprendemos a inovar; agora temos que inovar para aprender.

De fato, o Sistema Ocepar tem dado bastante atenção ao tema Inovação, que, inclusive, faz parte do Plano Paraná Cooperativo 200, certo? O quão importante a inovação é para a saúde dos negócios das cooperativas?

Na sua história de mais de 50 anos, a Ocepar realizou diversos programas de desenvolvimento das pessoas, parcerias nacionais e internacionais, com entidades públicas e privadas e, por fim, até a criação do SESCOOP, que desde 2000 mudou o cenário de profissionalização das cooperativas paranaenses, com a missão de desenvolver o cooperativismo.

Um dos diferenciais do cooperativismo do Paraná é o fato de que aqui sempre houve planejamento. Se não houvesse planejamento, não seríamos o que somos hoje. E essa cultura do planejamento é fruto de uma visão de futuro, um olhar inovador, que busca se adaptar às mudanças e buscar alternativas de desenvolvimento.

Dentre os 20 projetos estruturantes do PRC200, temos um que trata da temática da inovação, que tem como objetivo replicar conhecimentos que possibilitarão o uso de ferramentas estruturadas e a realização de trabalhos em sinergia, criando um ambiente propício para equipes interdisciplinares produzirem soluções inovadoras para as nossas cooperativas.

Na sua visão, quais são os principais desafios para implementar com sucesso a gestão de inovação no cooperativismo - e como o livro ajuda a superá-los?

Lidar com as constantes mudanças no contexto, a atualização dos conhecimentos é fundamental. A inovação pode acontecer em qualquer lugar e as pessoas são agentes que geram oportunidades que não podem ser perdidas.

Nosso objetivo com o programa de inovação é ter diversidade de pensamento e entendemos que disseminar a cultura da inovação é um processo de melhoria contínua e não um destino. O livro pretende contribuir para que as cooperativas sejam cada vez mais inovadoras e cada capítulo serve de referência para a sistematização e consolidação da gestão da inovação nas nossas cooperativas. 

Parcerias por meio da intercooperação e da inovação aberta representam boas oportunidades para a gestão de inovação das cooperativas?     

O desenvolvimento da inovação não segue padrões lineares de construção e interage com fontes de conhecimento que estão pulverizadas nas mais diversas organizações. Nosso papel como sistema é aproximar as nossas cooperativas com potenciais parceiros entre elas instituições do Sistema S, universidades, incubadoras, aceleradoras e consultorias especializadas, entre outros.

Posso citar um projeto que estamos desenvolvendo em parceria com o Sistema FIEP/Senai Paraná: o HUB de Inovação para a Agroindústria. O objetivo dessa iniciativa é apresentar um ambiente colaborativo projetado para conectar as agroindústrias ao cenário da inovação e oferecer suporte para o desenvolvimento de soluções técnicas e estratégicas, além de novas oportunidades de negócio.

Big Data, cooperativismo de plataforma, onda ESG… Quais são as tendências mais importantes que as cooperativas devem manter no radar para inovar?

As coisas mudam muito rápido. O que está em alta hoje, amanhã pode estar obsoleto. E novas coisas vão surgindo. Novas tecnologias, novas tendências, novos hábitos. Isso impacta processos, rotinas, enfim, a vida como um todo. Temos que acompanhar tudo isso.

Nosso Programa de Inovação tem como objetivo incentivar a cooperativa à modernização em todos os aspectos. Nosso foco é corrigir o que precisa ser corrigido e melhorado de forma prática.

A cooperativa dentro do programa de inovação indica os agentes que vão trabalhar internamente e nós os treinamos. O que a faz Ocepar é dar condições para que essas pessoas fiquem antenadas com a realidade do mercado e com os movimentos de inovação.

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta