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Retrospectiva InovaCoop 2023: marketing digital

Com o mundo cada vez mais conectado, o marketing digital é crucial para a estratégia das cooperativas

GESTÃO DA INOVAÇÃO15/12/20236 minutos de leitura

A era digital e as plataformas sociais abriram uma série de novas possibilidades capazes para as estratégias de marketing das cooperativas. Agora, as ferramentas de marketing digital estão cada vez mais poderosas e podem contribuir para diversas etapas do processo de vendas.

Diante disso, o InovaCoop acompanhou o desenvolvimento das ferramentas, conceitos e processos de marketing digital.

Neste artigo, portanto, iremos retomar esses conteúdos que falam sobre elementos do marketing digital, estratégias práticas do processo de vendas e conferir as principais tendências que destacamos sobre o tema ao longo de 2023.

O poder do marketing digital

Ingressar no marketing digital é uma necessidade em meio ao mundo conectado em que vivemos. Com isso em mente, desenvolvemos um guia prático indicando o que você precisa saber para começar a sua jornada no marketing digital, passando desde os conceitos básicos até a apresentação de ferramentas úteis para colocar a estratégia em ação.

Um dos principais conceitos apresentados é o SEO (Search Engine Optimization), capaz de impulsionar o marketing de conteúdo das cooperativas. “Conteúdo é rei”, escreveu Bill Gates, fundador da Microsoft, em 1996. Esse mote é, agora, mais verdadeiro do que nunca.

O SEO e a produção de conteúdo fazem parte do inbound marketing ou marketing de atração, que tem o objetivo de buscar interessados nos produtos e serviços da cooperativa, assim como de criar uma conexão entre as pessoas e a marca. Dessa forma, o principal objetivo do inbound marketing é gerar leads segmentados e dar início à jornada de compra.

Além disso, é importante aproveitar o potencial das plataformas digitais, que se tornaram a fonte primária de consumo de conteúdo e informação para muita gente. Em busca do melhor desempenho nas redes, se faz necessário entender como os algoritmos das redes sociais funcionam - e a gente explica isso aqui.

Todo esse poder das mídias sociais também tem a ver com o fato de estarmos vivendo na economia dos criadores. Os influenciadores digitais, portanto, podem ser grandes aliados para a estratégia de marketing digital das cooperativas - e já existem campanhas de sucesso.

Cooperativismo como marca

O cooperativismo é, naturalmente, uma marca líder. Esse é o ponto de vista de Fred Gelli, cofundador e CEO da Tátil Design, em sua apresentação durante a Semana da Competitividade no Cooperativismo 2023.

Por isso, as cooperativas devem aproveitar esse potencial e empregar as novas tecnologias para que sejam protagonistas da era digital. O cuidado com a experiência do cliente e a hiperpersonalização, por exemplo, contribuem para aprimorar o marketing digital no cooperativismo.

Storytelling

Contar histórias é uma forma extremamente eficaz de comunicar. Tanto é que o storytelling pode ser um grande aliado para a estratégia de marketing digital. Não é por acaso que as histórias nos engajam tanto.

No mais, as técnicas narrativas podem, ainda, contribuir para a comunicar informações complexas. É o storytelling com dados, que busca extrair histórias a partir dos números em meio à era do Big Data. O storytelling ainda é tema de um dos cursos do InovaCoop disponíveis no CapacitaCoop.

Marketing digital e vendas na prática

O marketing digital existe com um motivo: impulsionar os negócios das cooperativas. Nesse sentido, o InovaCoop Responde contou com a participação do professor Marcelo Minutti que tirou dúvidas sobre os impactos da comunicação para a estratégia comercial no cooperativismo. 

Uma outra ferramenta com impacto para os negócios das cooperativas é o marketing de performance, que tem o objetivo de aumentar as vendas de forma mensurável a partir de campanhas mais assertivas.

Em um contexto de negócios altamente competitivo, é difícil se diferenciar. Para ter sucesso nesse processo, encantar os clientes por meio de uma experiência prazerosa de consumo é uma ótima ideia. Mas ela não é simples de executar, mesmo com as lições da Disney, maior referência na arte de encantar clientes. Confira, ainda, as tendências de vendas no ano.

As estratégias para vender online

O processo de vender pela internet é longo e começa com a pré-venda, que é o conjunto de ações realizadas antes da venda em si. Ela engloba, portanto, toda a construção do relacionamento com o cliente ou cooperado, desde a identificação de suas necessidades, até a apresentação de produtos e serviços que solucionem esses problemas.

Por outro lado, o processo também não se encerra assim que a compra é efetivada. Fidelizar é importante para manter os clientes satisfeitos e por perto. As técnicas de pós-venda vão tornar sua cooperativa ainda mais competitiva.

Por fim, a black friday já entrou no calendário comercial brasileiro como uma data importante para dar impulso às vendas de final de ano. Contudo, tem muita gente brigando pela atenção dos consumidores nesse período. Dessa forma, inovar é o caminho para se destacar na black friday.

Loja própria ou marketplace

Um dos dilemas mais comuns que surgiu com o crescimento do comércio eletrônico é sobre qual é a melhor forma de vender pela internet: criando uma plataforma própria ou ingressando em um marketplace?

Cada uma dessas modalidades tem vantagens e desvantagens. Os marketplaces são mais fáceis e baratos, mas a cooperativa não tem o controle da plataforma. Por outro lado, manter uma loja virtual própria demanda mais investimento em troca de uma autonomia bem maior sobre os rumos da plataforma.

Portanto, não existe uma resposta certa. Cada cooperativa vai encontrar a melhor opção dentro de suas características e objetivos. A Cooxupé, por exemplo, lançou uma plataforma inovadora de e-commerce B2B para atender varejistas, atacados e cafeterias. A novidade moderniza a área de marketing digital da cooperativa e proporciona uma experiência multicanal aos clientes.

Marketing digital nas exportações

O marketing também cumpre um papel central para que as cooperativas exportadoras cheguem a novos mercados. Ingressar em mercados internacionais requer uma estratégia de marketing sólida e o NegóciosCoop reuniu sete tendências de marketing para exportação.

No centro disso estão as ações de promoção comercial como participações em feiras de negócios e eventos comerciais, integração a projetos setoriais promovidos pela ApexBrasil e ações de promoção comercial em pontos de venda. A presença digital no marketing para a exportação é uma maneira efetiva de difundir a marca em novos mercados

Conclusão

O marketing digital ocupa um lugar proeminente para a estratégia de vendas das cooperativas. Atrair, encantar, conquistar e reter clientes é um desafio que se impõe na busca pelo sucesso nos negócios. Em uma área fortemente afetada pela tecnologia e conectividade, inovar no marketing digital é tarefa para todas as cooperativas.

Este artigo faz parte de uma retrospectiva que resgata as grandes tendências e histórias de inovação cooperativista do InovaCoop em 2023. Fique de olho para conferir os próximos e ficar por dentro do que teve de mais inovador no ano!

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta