Fique por dentro

Retrospectiva InovaCoop 2023: gestão da inovação na prática

Gerir a inovação é criar caminhos para que novas ideias evoluam rumo à inovação

GESTÃO DA INOVAÇÃO14/12/20235 minutos de leitura

Inovar é um processo contínuo que precisa ser priorizado pelas lideranças das organizações. Uma cooperativa inovadora, portanto, deve ter mecanismos de suporte de gerenciamento de suas iniciativas. É esse, afinal, o papel da gestão da inovação.

A gestão da Inovação pode ser definida como um conjunto de processos e atividades que permitem a implementação e continuidade da inovação nas cooperativas. Isto é: o controle de todo o processo e de suas variáveis em prol de novos produtos e serviços para tornar a cooperativa mais competitiva.

Nesta retrospectiva, iremos resgatar os diversos artigos do InovaCoop que abordam técnicas e tendências sobre a gestão da inovação nas cooperativas. Boa leitura!

Aprimorando a gestão da inovação

Gerir é tomar decisões. Diante de um mundo que exige que essas decisões sejam tomadas com cada vez menos tempo, a gestão ágil se apresenta como uma grande aliada para a inovação nas cooperativas. Ao enfrentar a burocracia, a gestão ágil gera inovação e produtividade como resultados.

Uma metodologia que ajuda a tornar a gestão da inovação mais ágil e enxuta é a lean startup. Apesar do nome, ela tem tudo a ver com as cooperativas. A ideia do lean startup é prover uma abordagem metódica e científica por meio de processos dinâmicos capazes de potencializar iniciativas inovadoras.

A metodologia lean startup emprega ideias popularizadas pelas metodologias ágeis, que são muito utilizadas para a gestão da inovação. Kanban, Scrum e OKR, por exemplo, são métodos bastante úteis para gerir projetos específicos e acompanhar a evolução da estratégia inovadora das cooperativas.

Ferramentas para a gestão da inovação

Além das metodologias, também há uma série de ferramentas que são apoio à gestão da inovação nas cooperativas. Elaborar um plano de negócios é um primeiro passo importante. Ademais, o Sistema OCB proporciona algumas ferramentas valiosas, tais quais:

Radar de Financiamento

Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)

AvaliaCoop

Além disso, também é importante lidar com dados para aprimorar a gestão da inovação nas cooperativas. Diante disso, o NegóciosCoop apresentou diversas ferramentas para implementar a gestão de dados no cooperativismo.

Gerir a inovação na prática

Com tantas metodologias e ferramentas disponíveis para apoiar a gestão da inovação nas cooperativas, também é relevante entender como colocar essa gestão em ação. Um bom começo é antecipar o que vem pela frente.

É para isso que os negócios de sucesso apostam no futurismo, a fim de usar o presente a fim de estar um passo à frente diante das mudanças que vão acontecer no futuro. A ideia é formular cenários prováveis dentro de uma metodologia para ajudar o planejamento e a tomada de decisões.

Mas nem toda a gestão da inovação precisa ser feita pensando no longo prazo. Os aprimoramentos contínuos mantêm as cooperativas competitivas no presente. Essa é a ideia da inovação incremental, que dá sustentação aos negócios.

Dicas para inovar

Aprender com quem conhece sobre inovação é uma ótima pedida para potencializar a gestão da inovação nas cooperativas. Nesse sentido, a Semana da Competitividade, realizada pelo Sistema OCB, contou com a participação da Maria Carolina Rocha, CEO da ABGI, que palestrou apresentando dicas sobre como investir e fomentar a inovação no coop.

Além disso, a intercooperação é uma ótima ferramenta para fazer a inovação acontecer dentro do cooperativismo. Se esse é um caminho para dar vida às inovações da sua cooperativa, dê uma olhada nas 7 dicas de intercooperação para fazer parcerias de sucesso que o NegóciosCoop compilou!

Livros na gestão da inovação

Em 2022, o economista do Sistema OCB contribuiu para a produção de conhecimento sobre o cooperativismo. Foi o caso do livro Relações Institucionais e Governamentais como Estratégia para Inovação Agropecuária produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que contou com a participação de Tânia Zanella, superintendente do Sistema OCB.

Na obra, Tânia é responsável pela autoria do capítulo “Inovação é a chave: a representação política do Sistema OCB no âmbito do Poder Executivo”. O trecho discorre sobre a atuação do cooperativismo organizado e suas conquistas junto ao Legislativo, Executivo e Judiciário.

Uma outra obra sobre inovação é o livro Inovação em Cooperativas, publicado pela Editora Sescoop/RS. A obra é fruto de três anos de pesquisa e contou com a participação de 12 acadêmicos.

Para falar sobre o livro, o InovaCoop conversou com Deivid Forgiarini, pesquisador, coordenador de graduação da Escoop e um dos autores da obra, que propõe a metodologia Coop Innovation Framework, criada a partir da necessidade de desenvolver métodos específicos e adequados para a gestão da inovação no cooperativismo.

Conclusão

A gestão da inovação é uma forma de fortalecer e aumentar a assertividade das iniciativas inovadoras nas cooperativas. Se as iniciativas de inovação forem desordenadas, o sucesso fica menos provável.

Gerir a inovação, dessa forma, significa criar um caminho para que as novas ideias, produtos, serviços e processos evoluam e contribuam para tornar as cooperativas mais competitivas, digitais e modernas.

Este artigo faz parte de uma retrospectiva que resgata as grandes tendências e histórias de inovação cooperativista do InovaCoop em 2023. Fique de olho para conferir os próximos e ficar por dentro do que teve de mais inovador no ano!

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta