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Saiba como impulsionar a inovação no coop através das Metodologias Ágeis

Conheça os frameworks disponíveis no InovaCoop

MÉTODOS E FERRAMENTAS23/06/20237 minutos de leitura

As metodologias ágeis surgiram como opção às maneiras tradicionais de gerir projetos. Os modelos tradicionais de gestão, formados por processos longos e prazos elásticos, estão perdendo espaço.

A nova economia, afinal, demanda rapidez, agilidade e assertividade - fatores que os modelos tradicionais não entregam. Por esse motivo, as metodologias ágeis ganharam espaço nos negócios, inclusive nas cooperativas.

Por meio de processos mais curtos, direcionados e focados na eficácia, as metodologias ágeis proporcionam um melhor aproveitamento de tempo, aprimoram a comunicação entre as equipes e descartam etapas desnecessárias. Com isso, criam ambientes de trabalho mais harmônicos e ágeis.

O InovaCoop, em sua missão de impulsionar a inovação no cooperativismo, traz diversos conteúdos sobre as metodologias ágeis. Neste artigo, reunimos os materiais que mostram o potencial das metodologias ágeis para estimular a inovação nas cooperativas, tornando-as mais eficientes e adaptáveis. Aproveite a leitura!

Por que utilizar metodologias ágeis

  •     Entregas mais rápidas: ao abrir mão de processos redundantes, as tarefas são executadas com maior velocidade.
  •     Maior qualidade nas entregas: a identificação de erros se torna mais eficaz, antecipando as correções necessárias. As metodologias permitem aumento na entrega de valor do produto/ serviço.
  •     Aumento na produtividade: a simplificação dos processos diminui a burocracia, e o tempo disponível passa a ser dedicado a melhorar o projeto e buscar soluções.
  •     Adaptabilidade e personalização: projetos mais flexíveis conseguem se adequar mais facilmente a situações inesperadas. Essa maleabilidade também garante maior liberdade para personalizar o produto.

Esses benefícios foram indicados no nosso guia prático Metodologias ágeis: 3 ferramentas para otimizar a gestão da sua coop. Nele, você vai conferir dicas para implantar Kanban, Scrum e OKR para inovar e melhorar os processos da sua cooperativa!

Quais são as principais metodologias ágeis

Que tal conhecermos, então, as principais metodologias ágeis com base nos conteúdos do InovaCoop?

Kanban

Apesar de ser considerada uma metodologia ágil, o Kanban surgiu nos escritórios da Toyota no Japão dos anos 40. De início, o Kanban foi desenvolvido para gerenciar controle de estoque. Os resultados, porém, foram tão positivos que logo ele passou a ser utilizado para controlar tarefas diversas.

O Kanban é uma ferramenta que foca na organização visual dos processos por meio de cartões e colunas. Cada cartão representa uma tarefa, e as colunas indicam em qual fase de desenvolvimento essa tarefa se encontra. Conforme uma tarefa progride, ela vai caminhando pelas colunas, fase a fase, até a conclusão.

Ferramentas como Trello, Asana e ClickUp utilizam a metodologia Kanban. Quer aprender a utilizar o Kanban na sua cooperativa? Então confira, também, este guia prático totalmente dedicado à metodologia!

Scrum

A metodologia Scrum é fruto do Manifesto Ágil, criado em 2001 a fim de otimizar o desenvolvimento de software. Os princípios do documento, contudo, foram acolhidos por diversas outras áreas, principalmente na gestão de projetos.

O princípio mais importante do Scrum é o de que não há uma fórmula fixa para executar projetos. Assim, ajustes de rota são necessários com frequência em busca do melhor resultado. Ou seja, o Scrum é um framework que visa resolver problemas complexos por meio de soluções adaptativas, criando produtos de alto valor agregado.

A partir dessa premissa, o Scrum propõe uma divisão de projetos em quatro ciclos curtos que duram até quatro semanas - são os sprints. Em parceria com a Descola, o InovaCoop produziu o curso Scrum. Nele, você entenderá a fundo como aplicar a metodologia dentro da sua cooperativa. Confira!

OKR

A sigla OKR significa Objectives and Key Results - isto é: objetivos e resultados-chave. Sua ideia é estabelecer metas agressivas, porém possíveis, de forma a guiar os trabalhos da cooperativa em busca de atingir esses objetivos. A metodologia foi criada nos anos 70, na Intel.

Com isso, o OKR é um conjunto de objetivos relacionados entre si e que, quando alcançados, contribuem para os objetivos estratégicos da organização. Essa metodologia faz com que a cooperativa possa se adaptar com rapidez aos movimentos do mercado. Os componentes do OKR são os seguintes, portanto:

  •    Objetivos (O): os objetivos a serem alcançados pela cooperativa. Devem ser concretos e orientados por ações. Afinal, sua finalidade é inspirar as ações e servir como um norte para o desenvolvimento do planejamento estratégico.
  •    Resultados-chave (KR): estabelecem como os objetivos serão atingidos. Eles devem ser específicos, agressivos e mensuráveis, mas sem nunca deixarem de ser realistas e atingíveis. Cada objetivo contará com seus OKRs.

Neste artigo, então, fomos a fundo na metodologia OKR, destrinchando sua estrutura, apontando os passos para a implementação, dando exemplos e alertando para os erros comuns durante sua execução. Confira, também, o curso de OKR no CapacitaCoop!

Lean Startup

A metodologia lean startup (startup enxuta), criada por Eric Ries, visa potencializar a chance de uma ideia dar certo com agilidade e eficiência. Por meio de um conjunto de métodos e boas práticas, a metodologia de startup enxuta preza por uma produção calcada na eficiência, de maneira a evitar desperdícios e antecipar erros.

Essa metodologia propõe que a inovação contínua é o resultado de um processo bem executado, e não somente de uma ideia genial. Com isso, o processo pode ser replicado, aprendido e ensinado. Além disso, a abordagem Lean Startup pode ser aplicada por negócios de todos os escopos e ramos de atividade.

Conheça mais sobre a abordagem lean startup, veja como ela se relaciona com outras metodologias ágeis e conheça negócios de sucesso que a utilizaram com sucesso neste artigo!

Como escolher a melhor metodologia ágil para o seu projeto

O sucesso de um projeto decorre de diversos fatores – e a metodologia de gestão é um dos mais importantes. Por isso, saber qual metodologia usar para gerir um projeto é um passo inicial importante para o sucesso das iniciativas de inovação.

Para escolher a metodologia mais adequada para o seu projeto, é importante levar em consideração diversos fatores, como:

  •    Escopo do projeto
  •    Detalhamento dos processos
  •     Sequenciamento das atividades
  •     Montagem de cronograma
  •    Elaboração de orçamento
  •    Registro de custeio
  •   Prazos de entregas
  •    Definição de responsabilidades

Portanto, definir se o projeto será melhor executado por meio das metodologias ágeis e quais delas devem ser utilizadas é parte fundamental para o planejamento. Cada framework tem suas particularidades, que podem ser vantajosas em alguns casos, mas ruins em outros.

Para aprimorar o processo de decisão sobre qual metodologia ágil adotar, o InovaCoop preparou um artigo que apresenta critérios, poderes e limitações de diversas tecnologias, de forma a tornar a escolha mais bem fundamentada e precisa.

Conclusão: metodologias ágeis para um coop dinâmico

Inovação e agilidade andam lado a lado. As metodologias ágeis apresentadas neste artigo ajudam no desenvolvimento de novas ideias e projetos no ritmo adequado ao mundo moderno conectado.

No Radar da Inovação, por exemplo, contamos como o Sicredi implementou metodologias ágeis no desenvolvimento de produtos digitais. Nesse processo, a cooperativa empregou as metodologias Scrum, Lean e Kanban para promover uma transformação digital e posicionar o Sicredi como uma das instituições mais inovadoras do setor financeiro do país.

Adotar a gestão ágil requer uma transformação da mentalidade. Significa uma mudança da cultura organizacional do negócio, com a compreensão e identificação de todos. 

Logo, é perfeitamente compreensível que o processo de adaptação comece com projetos experimentais, onde os profissionais vão aprimorar seus conhecimentos e realizar testes práticos na idealização de uma nova aplicação ou produto.

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta