Fique por dentro

Conheça 9 mitos da inovação para que eles não atrapalhem a sua cooperativa

A inovação é cheia de clichês, mas nem todos são verdadeiros. Confira! 

GESTÃO DA INOVAÇÃO17/06/20205 minutos de leitura

A inovação propõe novas formas de pensar e se comportar nas cooperativas. Logo, está sujeita a resistências internas e demanda uma transformação cultural. Da mesma forma, também sofre com percepções sem embasamento e que não correspondem à realidade. São, portanto, os mitos da inovação.

Em muitos dos casos, esses mitos da inovação se propagam por líderes avessos às mudanças ou pessoas que têm medo de encarar o diferente. Lidar com o desconhecido é parte fundamental na jornada de inovação. Assim, desmentir tais mitos da inovação é uma maneira de impulsionar novas iniciativas e ideias no cooperativismo.

Por isso, vamos listar alguns dos mitos da inovação mais comuns. São afirmações frequentes e repetidas mercado afora, porém que trazem uma visão equivocada e distorcida sobre o que é inovação. Parte do processo de transformação da cooperativa é evitar que esses mitos sejam repetidos dentro da organização.

9 mitos da inovação

A inovação é um tema amplo e que se tornou mais relevante do que nunca. O cooperativismo é um grande realizador de inovações. Basta olhar nosso Radar da Inovação, que traz diversos cases de sucesso, para confirmar isso.

Mas, assim como todo assunto em alta, a inovação também tem seus mitos. E eles podem atrapalhar bastante. Confira, então, 10 mitos da inovação para que sua cooperativa não caia em armadilhas e seja ainda mais inovadora!

1. Uma equipe criativa é o suficiente para inovar

Inovação e criatividade são coisas diferentes embora façam parte do mesmo processo. Enquanto a criatividade é a matéria-prima, a inovação é o resultado. Inovação é, em última análise, uma ideia que gera valor.

Ter uma equipe multidisciplinar e criativa é, sim, importante para inovar, mas não é suficiente. Inovação é ação que precisa ser estruturada para tirar o melhor proveito da criatividade nas equipes.

2. Seguimos a tendência de inovação do mercado

Não há problemas em dar início à inovação inspirada em tendências que estão chamando a atenção. Aqui mesmo, no InovaCoop, sempre estamos de olho nelas.

Trata-se de um excelente primeiro passo na caminhada rumo à inovação. É importante, porém, não se apoiar apenas nisso. Olhe para o mundo na perspectiva única da sua coop para encontrar oportunidades de inovação.

3. Não temos um produto, então não temos como inovar

Ainda que sua cooperativa somente preste serviços, isso não é desculpa para não inovar. Dê uma boa olhada nos cases de sucesso existentes no mercado e inove na sua entrega de valor - seja ela qual for.

Veja, no Radar da Inovação, o exemplo da Coopresa, uma cooperativa que presta serviços de manutenção de aeronaves. Com um modelo de negócios inovador, ela cresceu e passou a prestar serviços para grandes companhias aéreas. 

4. Precisamos de gênios para inovar

Inovação é fruto de processo estruturado de que todos podem fazer parte. Logo, não depende da genialidade de indivíduos específicos. Pelo contrário, quanto mais diversidade, melhor! É possível inovar com os funcionários que já trabalham na sua cooperativa.

5. Inovação é imprevisível e surge do nada

Mais uma vez, lembre-se: a inovação é fruto de processos, e não da mera inspiração imprevisível que acomete pessoas afortunadas. Insights e ideias surgem o tempo todo.

Mas se você não tiver um processo estruturado para captar, lapidar e desenvolvê-la, a inovação não vai acontecer. Dados, por exemplo, são grandes aliados para a gestão da inovação.

6. Inovar só é possível a partir de processos sofisticados

É importante lembrar que processos são parte de um todo. Ou seja, a inovação não é o processo em si, mas é um fruto dele. Assim, não faz sentido gastar muito tempo e recursos para desenvolver processos nos mínimos detalhes. A inovação só acontece quando os projetos saem do plano das ideias e se tornam ação.

Para colocar a inovação em prática na sua cooperativa de forma estruturada e dinâmica, confira também o nosso guia prático Metodologias ágeis: 3 ferramentas para otimizar a gestão da sua coop!

7. O cliente sempre tem razão

É imprescindível ouvir o cliente, mas ele nem sempre sabe o que quer. Henry Ford dizia que, caso tivesse perguntado aos clientes o que desejavam, teriam pedido por um cavalo mais forte. Entenda o mercado, analise tendências e ajude o mercado a se desenvolver.

Essa mentalidade de liderar a inovação, criar novos mercados e antecipar as tendências faz parte da estratégia da Apple, uma das organizações mais inovadoras do mundo. Saiba mais sobre como Apple, Google e Amazon inovam neste e-book!

8. Sem tecnologia não há inovação

Mesmo negócios com acesso às tecnologias mais avançadas podem não ser inovadores. Pense, por exemplo, numa gráfica com a impressora mais moderna do planeta e que se dedica exclusivamente à impressão de revistas. Tecnologia e inovação, afinal, não são sinônimos.

Logo, tecnologia não tem, necessariamente, a ver com tecnologia. É preciso associar a tecnologia ao modelo de negócio e à estratégia. Isso não quer dizer que soluções tecnológicas devem ser deixadas de lado. Confira, aliás, 8 tecnologias disruptivas para inovar na sua cooperativa!

9. Somente o setor de P&D precisa pensar em inovação

Não existe cultura de inovação limitada a um setor ou função. Esse é um dos mitos de inovação que mais causam atrasos para o desenvolvimento de novos projetos.

Toda a cooperativa precisa pensar na inovação de forma integrada - ou ela não é inovadora, no fim das contas.

Conclusão: superando os mitos da inovação

Inovar implica em mudar processos já estabelecidos. Portanto, é algo que frequentemente enfrenta resistências entre as pessoas e departamentos da cooperativa. Assim, é natural que dificuldades sejam enfrentadas ao longo do processo.

Daí, algumas informações incorretas podem ganhar popularidade entre as pessoas. Assim, é fundamental não permitir que os mitos da inovação ganhem força e acabem por comprometer toda a iniciativa e a cultura inovadora da cooperativa.

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

ECHOS