Soft skills: conheça 8 habilidades que impulsionam a inovação
Para inovar, só conhecimento não basta. Veja quais habilidades emocionais e sociais são imprescindíveis nessa jornada
Em um mundo cada vez mais complexo e instável, ter uma equipe qualificada para inovar requer algo além da habilidade técnica adquirida nas salas de aula. Nesse cenário, um time capaz de lidar com circunstâncias imprevistas e com diferentes emoções ao mesmo tempo é essencial para que uma ideia se torne realidade.
Por isso, as soft skills são imprescindíveis na formação profissional. Diferente das hard skills, que estão relacionadas ao aprendizado técnico, como a habilidade com uma ferramenta, as soft skills têm a ver com o comportamento humano, desenvolvido ao longo das vivências e experiências pessoais.
As soft skills envolvem competências emocionais e sociais, como a boa comunicação, ter empatia, ser resiliente, possuir pensamento crítico, entre outras. A boa notícia é que mesmo quando o profissional não tem essas habilidades, ele pode desenvolvê-las, gerando benefícios para o indivíduo e também para quem está à sua volta.
Possuir essas habilidades interpessoais tornou-se tão importante que, segundo um levantamento realizado pelo LinkedIn em 2019, as soft skills são relevantes para 92% dos recrutadores e 89% dos entrevistados destacaram que a falta de habilidades comportamentais são o principal motivo para não serem contratados.
Qual a importância das soft skills para a inovação
Inovar envolve habilidades humanas que vão além do conhecimento puramente técnico. Processos, metodologias, tecnologias, tudo isso é importante, mas, a pergunta é: onde nasce a capacidade de inovar?
Segundo a professora de Psicologia da Inovação Fernanda Furia, o processo de inovação começa na mente humana. Por isso, habilidades interpessoais como as soft skills são importantes. Afinal, as habilidades emocionais requeridas para inovar têm a ver com atitude, visão de mundo e comportamentos que não dependem, necessariamente, das hard skills.
Portanto, desenvolver as habilidades interpessoais é fundamental para o processo de inovação. Por meio da criatividade e da resiliência é possível destravar caminhos para a inovação, em um mundo que exige a reinvenção constante das organizações e profissionais.
8 soft skills fundamentais para a inovação
Inovação implica explorar a criatividade, resolver problemas e transformar negócios. A seguir, vamos conhecer oito soft skills essenciais para inovar.
1. Criatividade
Com tantas transformações em diversos setores da sociedade, torna-se importante fugir do habitual. Por isso, a criatividade é importante para as empresas vencerem os desafios apresentados pelo mercado.
Quando falamos em inovação, a criatividade é logo uma das primeiras habilidades a ser relacionada. A criatividade envolve ter uma ideia a partir da imaginação; a inovação é a prática dessa ideia, é torná-la concreta.
Para desenvolvê-la, é preciso expandir os horizontes. Recomenda-se o consumo de conteúdo de áreas, fontes, pontos de vista diferentes, aprofundando-se, além da sua área de formação, em conteúdos multidisciplinares. Participar de dinâmicas em grupo para compartilhar ideias, referências e testar possibilidades, também é importante.
No CapacitaCoop, a plataforma de ensino à distância do cooperativismo brasileiro, você encontra um conteúdo especial para desenvolver a criatividade: o curso Criatividade e Inovação. Nele você aprende os conceitos de criatividade e como desenvolvê-la, entende as etapas do design thinking e conhece as novas tecnologias que as empresas têm adotado para gerar inovação.
2. Autogestão
A autogestão é a capacidade de definir sua própria rotina de trabalho de forma a realizar diferentes tarefas, sempre respeitando prazos e metas. Por isso mesmo essa habilidade está relacionada à organização pessoal.
Ter autogestão é importante para desenvolver a autonomia e independência profissional, principalmente em situações em que é preciso tomar decisões ágeis e que não dependam de um superior hierárquico.
Além disso, profissionais que possuem a capacidade de autogestão têm autonomia para tomar iniciativas. Isso gera situações mais propícias para expandir a criatividade e pensar em soluções inovadoras sem medo.
3. Destreza organizacional
A organização é uma habilidade indispensável no processo de inovação. Organizar demandas, prioridades, cronogramas, equipes, e até mesmo o material de serviço, facilita o fluxo de trabalho e dá maior segurança diante de momentos imprevistos.
A destreza organizacional também afeta positivamente a produtividade, uma vez que gera economia de tempo e dificulta a ocorrência de erros. Ter um planejamento semanal, por exemplo, ajuda a não ficar perdido em meio a muitas tarefas.
4. Pensamento crítico para tomada de decisão
O pensamento crítico está relacionado à capacidade de pensar racionalmente e de forma clara, realizando conexões entre diversos pontos de um mesmo problema. Assim, pensar criticamente é uma habilidade que abre caminhos para soluções inovadoras e essencial para quem planeja estar à frente.
Através do pensamento crítico, a tomada de decisão torna-se mais assertiva. A habilidade de tomar decisão é importante para a resolução de problemas de maneira ágil, mas com sabedoria, de forma embasada, sem medo de pôr em prática o que se pretende.
Nesse sentido, o pensamento crítico permite definir o problema central e a desenhar a melhor tomada de decisão para solucioná-lo. No curso Resolução de Problemas Complexos, você pode explorar essa habilidade através de técnicas e ferramentas da Teoria da Mudança.
Além disso, a tomada de decisão pode envolver uma série de negociações necessárias. No curso Negociação e Processos Decisórios, você desenvolve uma visão sistêmica e ampla do processo de negociação, além de habilidades para agir estrategicamente e melhorar os impactos nos resultados das negociações.
5. Visão de futuro
Profissionais visionários geralmente tornam-se referência como líderes, capazes de inspirar, influenciar e direcionar as decisões de outras pessoas. Isso porque essa habilidade permite estar sempre à frente, se antecipando a possíveis ameaças e oportunidades.
Além disso, ter visão de futuro é ter espírito empreendedor, é saber onde quer chegar e como chegar lá. Um profissional com visão de futuro sabe identificar e aproveitar as chances de dar partida às mudanças, ideais e inovações que causarão impacto.
Nesse sentido, é preciso sair da zona de conforto e ter coragem para agir. Para isso, um bom planejamento fará toda a diferença. Na CapacitaCoop, o curso Pesquisador de Tendências ajuda você a identificar e mapear tendências que podem influenciar no desenvolvimento dos negócios de sua cooperativa.
6. Capacidade de aprendizado e adaptabilidade
O escritor e futurista norte-americano Alvin Toffler disse uma vez que “o analfabeto do futuro não será aquele que não sabe ler e escrever bem, mas sim quem não consegue aprender, desaprender e reaprender”.
Em tempos em que mudanças e novidades surgem a todo tempo, a capacidade de aprendizado e adaptabilidade torna-se essencial para quem pretende estar em constante evolução. Sobretudo em um ambiente de inovação, onde ter resiliência diante de uma expectativa frustrada é crucial para não parar pelo caminho.
Inovar é não ficar parado no tempo. Empresas que ficam paradas no tempo desaparecem rapidamente. Por isso, estar aberto às novidades e agregá-las num processo de aprendizado e adaptação é sempre bem-vindo e indispensável à inovação.
7. Comunicação
Uma boa comunicação pode eliminar mal-entendidos e evitar conflitos que causam prejuízo e perda de tempo. Assim, é importante a capacidade de se comunicar de forma clara e direta, sempre com o cuidado de não gerar situações indigestas.
No trabalho em equipe, por exemplo, a comunicação é fundamental para a troca de ideias. Um ambiente propício para uma boa conversa, em que é possível falar e ser ouvido, e em que cada ponto de vista é considerado, potencializa a criatividade e facilita a busca por soluções inovadoras.
Entendendo a essencialidade dessa habilidade, a CapacitaCoop preparou um curso de Comunicação Assertiva. Lá você aprende a transmitir mensagens com clareza e assertividade, de maneira acolhedora e não agressiva, buscando alcançar os objetivos desejados.
Além disso, no curso Comunicação e Pensamento Crítico, você compreende o funcionamento e os fatores que influenciam o processo de comunicação organizacional, para se comunicar de forma ética e profissional. São duas ótimas oportunidades para desenvolver essa habilidade base do relacionamento interpessoal.
8. Colaboração e empatia
Ser colaborativo e empático são habilidades indispensáveis para a convivência entre pessoas que possuem diversas personalidades. Em um ambiente profissional, é comum que ocorram divergências, por isso é importante se colocar no lugar do outro, compreender as subjetividades de cada um e estar disposto a ajudar o próximo.
Uma equipe formada por diferentes personalidades, na verdade, quando bem administrada, possibilita abordagens e visões diversificadas, enriquecendo, assim, o processo de geração de ideias. Nesse sentido, a colaboração e a empatia estão diretamente ligadas à capacidade de viver em grupo e somar as potencialidades de cada um.
O desafio de escalar as habilidades interpessoais
Desenvolver habilidades interpessoais nem sempre é algo simples. Como dissemos, as soft skills são adquiridas com a vivência e, muitas vezes, você pode naturalmente se comunicar bem, mas não aprimorou sua autogestão, por exemplo.
Ainda assim, através do estudo e de estratégias, essas habilidades podem ser desenvolvidas. Um bom começo para isso é se inspirar em grandes líderes. A seguir apresentaremos alguns exemplos.
Exemplos de habilidades interpessoais de líderes de sucesso
Grandes líderes ao redor do mundo em diversas áreas, da política à arte, passando pela inovação, deixam bem evidente que soft skills são essenciais. Veja, então, alguns exemplos:
- Martin Luther King: com discursos impactantes e poderosos, as falas de Martin Luther King são retomadas até os dias de hoje. Líder do movimento negro por direitos civis nos Estados Unidos, Martin Luther King é uma refrência de alguém com grande capacidade de se comunicar.
- Barack Obama: através de uma oratória irrepreensível, o ex-presidente americano entrega discursos fortes e carismáticos. Ao falar, Obama sempre tem um tom solene, mas sem deixar de ser compreensível. Além disso, também é reconhecido como grande líder, por valorizar aqueles que serviram o país e impulsionar o desenvolvimento de sua equipe.
- Steve Jobs: eis um exemplo de quem possuía diversos soft skills. Jobs era criativo, detalhista, persistente e sabia tomar decisões importantes e possuía visão de futuro. Foi assim que ele criou a Apple, imaginando um mundo tecnológico que ainda nem existia e impondo padrões de alta qualidade para seus produtos. Veja mais sobre a estratégia de inovação da Apple com nosso e-book!
- Papa Francisco: uma das soft skills mais evidentes no Papa Francisco é a sua flexibilidade. Diante das mudanças exigidas pela contemporaneidade à Igreja Católica, como as questões envolvendo a homossexualidade e a educação sexual nas escolas, o Papa traz a Igreja Católica para o debate público desses temas e ainda consegue atrair o público mais jovem.
- Rihanna: uma das maiores cantoras da atualidade, Rihanna também é uma empreendedora. Com a proposta de quebrar o padrão comercial, a artista lançou sua marca de maquiagem, outra de roupas de luxo, a Fenty, e uma terceira, a Savage x Fenty, de lingerie. Um grande exemplo de quem tem visão de futuro e não se acomoda.
Como aplicar as habilidades interpessoais na prática
Para pôr as habilidades interpessoais em prática é recomendado, primeiro, identificar quais das suas soft skills possuem retornos positivos. Isso é importante porque pode encorajar e motivar seu desenvolvimento.
Ademais, também é preciso saber quais habilidades ainda precisam ser desenvolvidas e quais são as mais urgentes. Assim, é possível fazer uma boa gestão do tempo e planejar como alcançar um bom desempenho nas soft skills mais deficitárias.
Nesse momento, os feedbacks serão essenciais para mapear seu desenvolvimento. Conte com amigos, colegas, professores e familiares. Pode haver, por exemplo, a troca de ideias e experiências com quem possui habilidades diferentes de você.
Vale ressaltar que é importante que haja uma atmosfera de incentivo e encorajamento para o desenvolvimento das habilidades interpessoais no trabalho. Para tanto, é necessário que exista o esforço conjunto do setor de Gestão de Pessoas, dos líderes e do próprio profissional, que deve estar aberto a feedbacks positivos e negativos.
Conclusão
Para além do uso de tecnologias e técnicas modernas, falar em inovação é falar em habilidades essencialmente humanas, capazes de encorajar e desenvolver soluções criativas e inovadoras para os mais diversos desafios gerados pelas mudanças e transformações constantes na sociedade.
Para estabelecer uma cultura de inovação, é necessário entender os mecanismos do comportamento humano e do processo mental, pois, como vimos, a inovação começa na mente. Assim, é possível vencer as resistências psicológicas que travam as mudanças e trazer o sentimento de confiança.
Além disso, é preciso praticar, ter experiências. Em geral, os cursos e especializações estão voltados, sobretudo, para o desenvolvimento das hard skills. Para que soft skills sejam desenvolvidas, é preciso pôr a mão na massa e usar metodologias ativas, como gamificação e aprendizagem baseado em problemas reais.
Um bom início de caminho é apresentado pelo curso Inovação - Primeiros Passos, em que você descobre como desenvolver a criatividade e definir um norte para iniciar a trajetória de inovação na sua cooperativa. Acesse!