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Gestão da inovação no cooperativismo de crédito

Veja como gestores de Sicoob e Sicredi fomentam e organizam as iniciativas de inovação em seus sistemas


Semana passada, no dia 15 de outubro, foi comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC). Por isso, achamos que seria interessante mostrar, aqui no InovaCoop, como os dois maiores sistemas cooperativos de crédito do país passaram a tratar a inovação de forma estratégica nos últimos anos.

Na verdade, ambos têm buscado seu próprio jeito de inovar, para se tornarem cada vez mais competitivos entre as maiores instituições financeiras do país. Como falamos nesse post sobre o PIX, o setor vive um contexto de transformações constantes e a inovação tem feito parte da rotina das cooperativas de crédito. São frequentes as atualizações em seus aplicativos, ofertas de novos serviços e até a criação de assistentes virtuais para otimizar o atendimento, como o Theo do Sicredi e a Alice do Sicoob.

Juntos, Sicoob e Sicredi possuem mais de 9,4 milhões de cooperados e quase 500 cooperativas em todo o Brasil. São 385 cooperativas singulares do Sicoob e 110 do Sicredi. Muitas delas têm suas próprias iniciativas de inovação, como você pode ver no Radar da Inovação, do InovaCoop. 

Neste texto, porém, vamos abordar a inovação de forma geral, no âmbito da confederação de cada instituição. Para isso, nossa reportagem conversou com os gerentes de Estratégia e Inovação do Sicredi e do Sicoob. Eles contam, numa visão macro, como a inovação está estruturada no sistema, as prioridades, as mudanças que a pandemia trouxe e como as iniciativas impactam as cooperativas da instituição. Veja a seguir!

O Sicredi, protagonista do cooperativismo de crédito no Brasil, tem se dedicado à inovação para melhorar a experiência de seus cooperados. Para isso, vem investindo em transformação de processos, digitalização, relacionamento com startups e outras iniciativas.

A aproximação com startups, por exemplo, vem sendo fundamental para o desenvolvimento das soluções digitais e evolução do próprio Sicredi e dos negócios de seus associados. Entre as iniciativas está o programa Inovar Juntos, que busca estabelecer parcerias com startups - e que já trouxe resultados reais para a organização.

Um deles, por exemplo, é o Sicredi Conecta, marketplace que promove negócios on-line entre associados, o que tem sido fundamental para o desenvolvimento de negócios durante a pandemia de Covid-19. A solução foi desenvolvida por uma empresa selecionada no Inovar Juntos.

Quem nos conta mais detalhes sobre essas e outras iniciativas é o gerente de Estratégia e Inovação do Sicredi, Dagoberto Trento. Veja a entrevista!

InovaCoop: Como está estruturada a inovação no Sicredi?

Dagoberto Trento: Mais do que estar focada em uma área, a inovação no Sicredi é um dos pilares da nossa Inspiração 2030, do nosso planejamento estratégico e do nosso processo de transformação digital. Para potencializar esse movimento, passamos a ter no Centro Administrativo Sicredi (CAS), em Porto Alegre, um time dedicado a fazer a gestão dos programas e outras iniciativas relacionadas ao tema.

Além disso, temos profissionais atuando de forma fixa no nosso Lab dentro do Agtech Garage, em Piracicaba (SP), onde têm surgido diversas oportunidades relacionadas à inovação no agronegócio. O mais importante, porém, é que o tema está descentralizado na cooperativa. Atualmente, temos cooperativas que já possuem estruturas próprias e pessoas dedicadas ao tema de inovação.

Com a pandemia, como ficaram as prioridades e iniciativas? 

Nossas prioridades, desde 2017 com a implementação de um mindset digital, seguem com o objetivo de acelerar a transformação digital do Sicredi, por meio tanto do pilar de cultura organizacional quanto de transformação de processos e do core business tradicional. Isso tudo visando a uma nova cultura que nos permita acompanhar as tendências do mercado financeiro.

Com a pandemia e o distanciamento social, a inovação passou a ser ainda mais relevante. Neste sentido, as ferramentas inovadoras tecnológicas entraram como fortes aliadas do ser humano. No Sicredi, por exemplo, os associados podiam recorrer aos meios digitais para manter contato conosco. Além disso, plataformas como o Sicredi Conecta podem proporcionar aos associados a extensão de seus negócios pelo ambiente virtual, uma vez que o aplicativo permite que eles façam negócio entre si.

Outra iniciativa importante foi a Semana de Inovação no Agro, evento virtual do Sicredi que reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais do setor para debater temas relacionados ao futuro do agrobusiness e iniciativas que impulsionam a chamada “revolução digital” no campo, entre outros assuntos.

Vale destacar também a Jornada de Inovação, nossa trilha de capacitação em inovação para colaboradores, que ganhou ainda mais relevância com a necessidade de atuar com um olhar inovador e moderno para oferecer os melhores produtos e serviços.

Hoje, quais as iniciativas em andamento?

Basicamente, mantivemos boa parte das nossas iniciativas de inovação iniciadas nos últimos anos. Por meio do programa Inovar Juntos, estabelecemos parcerias com startups que são capazes de gerar soluções inovadoras; por meio do Sicredi Conecta, os associados conseguem fazer negócio de maneira on-line; e também desenvolvemos, em parceria com a Orbia, uma plataforma de marketplace de insumos para que nossos associados do agro consigam impulsionar ainda mais o trabalho no campo.

Outro projeto que também está em andamento é o Intensive Connection, programa de potencialização de empresas em estágio inicial da operação realizado em parceria com a AgTech Garage e empresas como Bayer, OCP S.A. e Ourofino Saúde Animal.

Qual a importância e a disseminação da inovação para as cooperativas do sistema?

A bandeira do Sicredi consiste em sermos simples, próximos e ativos em relação aos nossos associados, e é o que justamente pensamos quando trabalhamos a inovação dentro da instituição. Procuramos desenvolver os melhores serviços e produtos para atender às necessidades de cada associado nas várias regiões onde eles se encontram, promovendo, assim, o desenvolvimento local.

Destaco que a inovação está no nosso propósito até 2030 através do pilar Inovabilidade. Assim, em curto prazo, pretendemos fazer da inovação uma propulsora para nossos direcionadores estratégicos. E destaco que, embora alguns de nossos programas, como o Inovar Juntos, Sicredi Conecta, entre outros, sejam desenvolvidos sistemicamente para as cooperativas que integram o Sicredi, cada uma das cooperativas tem também a sua autonomia para desenvolver projetos próprios levando em conta as demandas, principais necessidades e perfis dos associados das regiões onde elas atuam.

A indústria financeira é um setor em constante transformação. Como acompanhar as mudanças?

Temos visto todas essas transformações de uma forma bastante positiva e estimuladora. O cooperativismo de crédito como um todo no Brasil ainda tem muito espaço para ampliar sua participação. Como uma instituição pioneira, visamos sempre estar na dianteira. No caso do Open Banking, por exemplo, o Sicredi é o representante da OCB na governança corporativa junto ao Banco Central e nossos técnicos fazem parte dos grupos técnicos de discussão da FEBRABAN.

Além disso, cabe lembrar que o Sicredi foi a primeira instituição financeira cooperativa a fechar parceria com o Facebook Pay para disponibilizar a solução de pagamento por Whatsapp, funcionalidade que está sendo discutida nos âmbitos de mercado, mas que deve trazer mais conveniência, praticidade e rapidez aos associados.

No Sicoob, tecnologia e inovação são prioridades de negócio e, juntas, têm gerado bons resultados. Em 2019, a cooperativa criou um Laboratório de Inovação do Cooperativismo Financeiro (Cooplab), para reunir os times de tecnologia e de negócios e acelerar as entregas de TI - e tem conseguido.

Como resultado dos investimentos em digitalização, o Sicoob tem registrado redução de custos operacionais. Estima-se que, somente em 2019, as cooperativas do sistema deixaram de gastar R$ 158 milhões em despesas administrativas e estrutura de pessoal.

Mais recentemente, em agosto de 2020, o Sicoob registrou mais de 506 milhões de transações, um recorde na história do sistema, e o que mais chama a atenção é que 85% dessas transações foram realizadas nos canais digitais.

A seguir, nós vamos entender especificamente como a Inovação está estruturada no sistema, e quem nos conta é o gerente de Estratégia e Inovação do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), Rodrigo Guimarães de Araújo.

InovaCoop: Como está estruturada a inovação no Sicoob?

Rodrigo Guimarães de Araújo: Nossa área de Estratégia e Inovação é responsável por coordenar as iniciativas de inovação no Centro Cooperativo Sicoob, por meio de metodologias e programas que fomentem o intraempreendedorismo e a exploração de novas oportunidades de mercado.

Contamos com quatro colaboradores diretamente dedicados, lotados no Lab360°, que é o espaço físico, em Brasília, concebido para realização das atividades de design e prototipação das ações de inovação. A nossa gerência se reporta à superintendência de Estratégia e Gestão, diretamente ligada à presidência do CCS.

Com a pandemia, como ficaram as prioridades e iniciativas? 

Sempre tivemos como prioridade oferecer estrutura e metodologia para exploração de oportunidades na oferta das melhores soluções para os cooperados do Sicoob. É isso que norteia o nosso trabalho.

Como a pandemia, tivemos que ampliar ainda mais o nosso olhar para novas metodologias e configurações de trabalho remoto, por exemplo. E também entender o novo comportamento de consumo estimulado pelo distanciamento e a adoção de novas tecnologias.

Além disso, com a situação de distanciamento social, as atividades no espaço Lab360º estão temporariamente suspensas, e as facilitações, quando necessárias, estão sendo desenvolvidas em ambiente virtual de colaboração. Temos onze ideias incubadas, sendo duas partindo da fase de investigação e entendimento do problema, e outras nove com foco em desenvolvimento e execução.

Como disse, a prioridade é sempre o cooperado. Por isso, implantamentos soluções como as “Clínicas Financeiras”, desenvolvidas com foco no atendimento personalizado e gratuito ao cooperado, realizado por voluntários colaboradores do Sicoob. É interessante citar que essa solução já estava em experimentação antes da pandemia, e com certeza foi potencializada como solução de valor em virtude do distanciamento social.

E não poderíamos deixar de citar as melhorias dos apps e outras iniciativas, que decorreram do modelo ágil que a área de tecnologia já estava habituada, que permitiu uma maior resposta às demandas de consumo de nossos cooperados.

Hoje, quais as iniciativas em andamento?

Nós instituímos o Programa Mais 360°, que identifica soluções de valor propostas pelos colaboradores, com times dedicados a construir/medir/aprender, realizando etapas em pequenas validações até que a solução seja “acelerada” e incremente nosso portfólio de produtos e serviços.

Neste domínio, estamos com um time dedicado a identificar oportunidades para o agronegócio e com outro time que desenvolve solução no âmbito da educação financeira, com a criação de uma plataforma de consultoria financeira totalmente virtual e gratuita à comunidade, tendo como consultores voluntários os colaboradores do Sicoob.

Temos outros projetos executados de forma ágil, com destaque para a implementação do Sicoob Moob, aplicativo voltado para a vida associativa do cooperado, que permite, entre outras funcionalidades, a realização de assembleias de forma virtual.

Qual a importância e a disseminação da inovação para as cooperativas do sistema?

Em resumo, a inovação permite que nosso propósito se mantenha firme, direcionando nossos esforços para oferecer produtos e serviços competitivos, para compreender novos comportamentos de consumo e a para alcançar a excelência na experiência do cooperado. Para isso, buscamos disseminar nossas práticas e iniciativas em todos os níveis do Sicoob, com a premissa de que oferecer soluções de valor para as cooperativas será refletido a todos os cooperados.

Ainda não temos um processo estruturado para essa disseminação e a aprendizagem é orgânica entre os componentes do Sicoob. Mas, além de compartilharmos nossas ações, estamos sempre em contato com singulares e cooperativas para inspirar nossas iniciativas. É importante ressaltar que todas as entidades possuem autonomia para realizarem ações que façam sentido para seu público de cooperados.

E estamos muito atentos às transformações da indústria financeira e, principalmente, abertos às mudanças. Sempre buscando converter as ameaças em oportunidades, impulsionando a inovação em todos os níveis de nossa organização. 

Em ambos os casos, é possível notar uma coisa em comum: a busca por uma inovação com DNA cooperativista. Ou seja, com foco no cooperado e na sua experiência. E isso faz total diferença quando falamos de um setor como o setor financeiro, reconhecido pela forte concorrência, presença de fintechs e transformações constantes.

Neste texto, abordamos a inovação no âmbito das confederações de Sicoob e Sicredi, ou seja, trouxemos uma visão mais ampla e geral. Se olharmos para as cooperativas singulares de cada sistema, teremos a confirmação que a inovação é uma realidade no cooperativismo de crédito. Mais do que isso: é uma necessidade.

Até a próxima! 

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