TikTok Analytics: entenda como prever as tendências da rede social
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Plataforma incentiva a criação de vídeos curtos e autênticos que podem viralizar
Nos últimos anos, o TikTok se consolidou como uma plataforma digital capaz de criar e evidenciar novas tendências de consumo. Na rede social de vídeos curtos, os conteúdos ganham popularidade e influenciam comportamentos com muita rapidez.
Diante da capacidade de viralizar conteúdos diversos e criar tendências, o TikTok se tornou uma plataforma crucial para a comunicação digital das organizações. Assim, as cooperativas podem participar de trends, ou seja, correntes virtuais repetidas por diversos usuários, para divulgar sua marca e seus produtos.
O que vira trend rápido, logo também é esquecido. Como, então, não perder o timing? Para isso, você deve entender mais sobre o funcionamento da rede social e conhecer a ferramenta capaz de prever as próximas trends do TikTok. Vamos lá?
Conhecendo o TikTok
O TikTok surgiu em 2016 com foco na criação de vídeos curtos e ganhou a atenção dos jovens. Com o novo formato, a rede social revolucionou o modo como as pessoas produzem, compartilham e consomem conteúdo na internet.
Dentro da plataforma, os usuários contam com um espaço de edição intuitivo, efeitos faciais e de voz, e músicas do momento. Além disso, o TikTok permite que os usuários interajam entre si além dos comentários e likes: é possível salvar os vídeos no dispositivo e fazer vídeos colaborativos, além de aproveitar criações da comunidade.
Para medir o sucesso dos criadores de conteúdo, o TikTok preza por métricas que compõem três categorias:
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Alcance: medido pelas visualizações dos vídeos e cliques no perfil.
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Engajamento: mensurado pelos likes, comentários e compartilhamentos
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Retenção: caracterizado pela taxa de conclusão do vídeo e pelo tempo médio assistido.
Além das métricas, a plataforma também emprega alguns algoritmos que personalizam o feed principal, intitulado “Para Você”, considerando suas preferências e interesses. Com um estudo constante sobre o comportamento dos usuários na rede, o TikTok recomenda vídeos de outros criadores que se adequem ao perfil traçado.
Vantagens de utilizar o TikTok na sua cooperativa
Diante das métricas e algoritmos utilizados, a rede social se tornou um fenômeno por ser precursora de tendências. Com a possibilidade de criar conteúdos virais, o TikTok é uma ferramenta capaz de alavancar a visibilidade dos negócios no ambiente digital.
Dessa maneira, as cooperativas podem aproveitar disso para fortalecer a marca, atrair novos públicos, angariar cooperados e conquistar clientes. Além disso, as cooperativas podem promover seus produtos e serviços enquanto participam de trends com vídeos criativos.
Como surgem as tendências do TikTok?
As tendências surgem quando vídeos criativos ou inovadores capturam a atenção de alguns usuários. O algoritmo da plataforma destaca esses vídeos, promovendo-os a um público mais amplo e interessado no assunto.
Os influenciadores e celebridades também influenciam o surgimento de trends ao publicarem vídeos participando de desafios já existentes, ou criando novos. Por terem uma grande base de seguidores, esses criadores de conteúdo popularizam o vídeo, o transformando em uma tendência viral.
Sentimentos e movimentos que guiam as tendências
Mas não são apenas grandes criadores de conteúdo ou a sorte que influenciam as trends do TikTok. A chave está na capacidade de o formato do conteúdo gerar identificação dos usuários assim como de provocar sentimentos.
Pensando nas sensações, a WGSN, organização referência em previsão de tendências de consumo, elencou e analisou os quatro sentimentos que influenciam as trends. São eles:
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Dissociação: diz respeito ao comportamento de desligar-se da realidade por alguns momentos, no entanto, a alta frequência dessa prática pode acarretar consequências.
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Ociosidade: assim como o sentimento anterior, é caracterizada pela busca por calmaria, ou seja, a população busca um tempo para si, sem interferências, ou responsabilidades.
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Aceitação radical: surge do anseio de lidar com os problemas diários sem culpa ou cobrança excessiva.
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Neo-altruísmo: o sentimento de autocuidado está abrindo espaço para a preocupação com o próximo, aumentando o senso de comunidade.
As quatro sensações estão presentes no dia a dia de todos, inclusive durante o uso das redes sociais. Essa interação causa uma mistura de sentimentos e gera três movimentos que influenciam e guiam as tendências:
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Intencionalismo: busca por produtos que apresentam benefícios para o bem-estar, saúde e produtividade.
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Escapismo: desejo de ter momentos de calmaria e descompressão, sem se preocupar com problemas, ou tarefas.
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Comunidades: desejo de buscar conexões e construir relacionamentos duradouros.
Essas três forças moldam nossa relação com a tecnologia. Elas formam a base dos comportamentos que geram macrotendências e as próprias tendências que conhecemos e acompanhamos.
TikTok Analytics: a ferramenta que prevê tendências
Antes de entendermos o papel do TikTok Analytics, ferramenta da WGSN, precisamos nos aprofundar nas métricas da rede social. Assim como outras plataformas, o TikTok colhe e analisa dados conhecidos, como curtidas, comentários, compartilhamentos, visualizações e a taxa de engajamento.
Entretanto, por ser uma rede social com foco em vídeos curtos, o TikTok utiliza outras métricas. Com elas, a plataforma obtém um resultado ainda mais preciso sobre o gosto dos usuários e entende o que deve ser alavancado.
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Taxa de conclusão de vídeo: é a porcentagem de pessoas que assistiram ao vídeo até o final. Resultados altos indicam que o conteúdo é interessante como um todo.
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Média de tempo assistido: mede o tempo que os usuários permaneceram no vídeo, analisando a taxa de retenção da atenção.
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Visitas ao perfil: quantidade de visualizações recebidas pelo perfil do criador do conteúdo.
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Cliques no link: quantidade de cliques no link de um anúncio, ou da biografia do criador do conteúdo. Essa métrica é importante para organizações que desejam encaminhar possíveis leads para outras plataformas.
Para bombar na rede com o TikTok Analytics!
Fica claro, portanto, que, as métricas, algoritmos e sentimentos influenciam diretamente as novas tendências do TikTok. Sendo assim, descobrir o que irá bombar é uma questão de coleta e análise de dados.
Diante disso, a WGSN desenvolveu o TikTok Analytics. A ferramenta tem o poder de prever as próximas tendências do app e desvendar se as trends atuais são duradouras ou passageiras.
Para identificar as tendências, a organização junta a análise de dados, opiniões de especialistas e a metodologia STEPIC, que consiste no estudo da sociedade, tecnologia, meio ambiente e economia, política, indústria e cultura.
Assim, é possível identificar as macrotendências e elencar as possíveis trends que podem surgir a partir delas. Além disso, a ferramenta também é capaz de prever a durabilidade da tendência no TikTok, oferecendo um panorama detalhado às organizações.
Conclusão: o poder dos dados
Em um ambiente digital dinâmico e imprevisível, apenas acompanhar tendências não é mais suficiente, é preciso antecipá-las e agir rapidamente.
A coleta e análise de dados não é essencial apenas para o funcionamento da ferramenta TikTok Analytics, e sim para todas as organizações que desejam tomar decisões assertivas. Pensando nisso, o InovaCoop preparou o Guia prático: Como tomar decisões baseada em dados! Nele, você aprende a melhor forma de favorecer sua cooperativa com dados.
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