Voltar
Radar da inovação

Sicredi Conecta: marketplace para os pequenos empreendedores

Aplicativo já reúne mais de 20 mil cooperados e tem crescimento exponencial durante a pandemia


09/07/2020
Nome da Cooperativa:Sicredi - Instituição financeira cooperativa
Ramo:Crédito
Região:Sul
Palavras-chave:transformação digital, Inovação de produto
Resumo:

RESUMO CARD

Com o apoio de startup, Sicredi desenvolve marketplace para todas as cooperativas do Sistema Sicredi e apoia o desenvolvimento de pequenos empreendedores. O aplicativo funciona como motor de expansão do cooperativismo, estando alinhado com o princípio da Intercooperação, e conecta os associados através de uma vitrine virtual de produtos e serviços.

CONTEXTO

Sediado no Rio Grande do Sul, o Sistema Sicredi é uma instituição financeira cooperativa que possui mais de 4,5 milhões de associados. Atualmente, está presente em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal, em mais de 1,9 mil agências ao todo, distribuídas em 110 cooperativas.

Visando ampliar o relacionamento com seus associados em meio à transformação digital, o Sicredi decidiu criar um marketplace para ajudar os cooperados, que são pequenos empreendedores, a alavancarem seus negócios e, assim, também fortalecer pequenas regiões.

Para solucionar este e outros desafios, o Sicredi promoveu o Inovar Juntos, um programa de parcerias com startups lançado em 2018. A Hallo, uma das startups selecionadas no programa, foi a responsável por ajudar o Sicredi na implantação do marketplace, lançado em 2019.

Em resumo, o programa Inovar Juntos seleciona startups para colocarem em prática um projeto piloto dentro do Sistema Sicredi. As startups que mais se destacam podem se tornar parceiras comerciais ou fornecedoras da cooperativa. Não há nenhuma cessão de participação (equity do negócio).


DESAFIOS

Um dos desafios colocados na primeira edição do programa Inovar Juntos era criar um marketplace, pois seria uma forma de melhorar a experiência do cooperado em meio ao contexto de transformação digital.

Mas, conforme conta a Analista Digital do Sicredi, Priscila Bibiana Viegas, era preciso entender se os associados iriam se interessar pelo marketplace e quais dores seriam resolvidas pela ferramenta. Ou seja, era preciso validar a ideia e ajustá-la conforme os resultados das pesquisas. Para isso, a startup parceira teve atuação fundamental.


DESENVOLVIMENTO

A jornada de criação do aplicativo começou em setembro de 2018, a partir da primeira edição do programa Inovar Juntos, no qual alguns desafios do Sistema Sicredi são solucionados por meio de parcerias com startups.

Uma das startups selecionadas foi fundamental no processo de validação do modelo de negócio. Em apenas três meses o Sicredi conseguiu validar a hipótese com mais de 800 usuários ativos no aplicativo. A partir desse momento, foi iniciada a evolução do aplicativo internamente na Plataforma Digital do Sicredi, ainda em parceria com a startup Hallo.

“Fizemos diversas entrevistas com associados e colaboradores de todo Brasil. Percorremos mais de 15 cidades em quatro estados diferentes, totalizando cerca de 9 mil km rodados. Depois de muito entender o nosso problema e a real necessidade dos nossos associados, fizemos alguns ajustes no aplicativo”, lembra a Analista Digital do Sicredi, Priscila Bibiana Viegas.

O processo de validação serviu para mostrar que o foco da iniciativa deveria ser voltado aos pequenos empreendedores. Era a oportunidade de incluir pequenos negócios no mundo digital de forma gratuita. “Percebemos que disponibilizar essa vitrine de produtos e serviços fez com que alguns empreendedores voltassem a acreditar no seu negócio”, afirma Priscila.

Em geral, o funcionamento do aplicativo é simples:

  • O cooperado cria seus anúncios com os produtos e serviços e divulga para outros associados das cooperativas do Sicredi;
  • Conversa com os clientes para esclarecer dúvidas e criar um relacionamento para fidelizá-los;
  • Realiza a venda e recebe o pagamento na sua conta Sicredi. Os associados pagam pelo próprio aplicativo e o dinheiro entra direto na conta do vendedor.

RESULTADOS

O Sicredi Conecta foi lançado em 2019 e, atualmente, está presente em 78 cooperativas do Sistema, em 16 estados diferentes. Os resultados da inovação têm sido expressivos, principalmente depois do início da pandemia de Covid-19. Veja:

  • São mais de 20 mil associados no aplicativo - número que cresce de forma exponencial após a Covid-19;
  • Mais de 10 mil anúncios publicados, sendo 80% de produtos e 20% de serviços;
  • Aumento de 48% de novos usuários somente em abril de 2020, resultando em crescimento de mais de 30% nas vendas.

“Durante o isolamento social, o app Sicredi Conecta se tornou de suma importância para a inclusão de pequenos empreendedores no mundo Digital”, afirma a Analista Digital do Sicredi, Priscila Bibiana Viegas.


PRÓXIMAS INICIATIVAS

Assim como o cooperativismo surgiu de um momento de dificuldade, há a percepção de que a pandemia fez com que muitas pessoas valorizassem o comércio local e praticassem - mesmo sem saber - a intercooperação. O objetivo do Sicredi é ampliar o alcance do app e manter esse espírito da valorização dos pequenos empreendedores vivo no dia a dia das pessoas.

“Ainda estamos estudando como materializar na vida dos associados o que é intercooperação. Temos uma lista de funcionalidades que serão testadas e a ideia é se destacar em meio aos grandes marketplaces do mercado”, finaliza Priscila.

Contato do responsável:

Priscila Bibiana Viegas

Analista Digital do Sistema Sicredi

priscila_viegas@sicredi.com.br


Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta