Topbar OCB
Destaques do Radar de Financiamento (Fevereiro de 2026)
- Artigos em destaque na home: Artigo Principal
- Parceiro: ABGI
Oportunidades de fomento em Inovação para coops brasileiras
O desenvolvimento de projetos de inovação para cooperativas é fundamental para manter e ampliar a competitividade no cenário brasileiro e global. Entretanto, o investimento nesses projetos demanda recursos financeiros. Muitas vezes, organizações privadas hesitam em fazer tais investimentos por conta das incertezas associadas aos resultados desses projetos, sobretudo quando se referem a inovações tecnológicas em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Felizmente, existem oportunidades oferecidas por atores do ecossistema de inovação brasileiro, especialmente aqueles vinculados ao governo. Esses atores propõem mecanismos de fomento para compartilhar os riscos relacionados a projetos de inovação.
Os principais mecanismos de fomento são:
Recursos reembolsáveis: Correspondem a financiamentos onde a organização recebe o recurso, mas precisa devolvê-lo posteriormente. Vale salientar que agências como FINEP e BNDES, que incentivam a inovação no Brasil, oferecem taxas de juros mais baixas e prazos maiores para pagamento em comparação com bancos comerciais.
Recursos não reembolsáveis: Se a organização tiver sua proposta aprovada, não precisa devolver esse recurso.
Incentivos fiscais: São benefícios concedidos pelo governo para incentivar setores ou atividades econômicas. Incluem isenções, deduções e compensações, entre outros, reduzindo a carga tributária de empresas que investem em P&D.
Destaques do Guia de Fomento do Sistema OCB (Inovação e ESG) para fevereiro:
1.Edital 01/2026 Fundo de Oportunidades para Inovação - FOPI / Conexsus.
O FOPI tem como objetivo apoiar com recursos não-reembolsáveis propostas de inovação industrial em sociobioeconomia apresentadas por organizações produtivas, subsidiando, em montante a ser definido entre as partes envolvidas no projeto de inovação,o valor da contrapartida financeira que estas organizações deverão apresentar para o desenvolvimento da inovação desejada pela Unidade EMBRAPII.
-
-
Ramo: Agropecuário
-
Tamanho do empreendimento: Pequeno e Médio Porte.
-
Prazo de submissão: 27/02/2026
-
Prazo de execução: 12 meses
-
Tipo de Recurso: Não reembolsável
- Link: https://www.conexsus.org/validacao/wp-content/uploads/2026/01/edital-conexsus-1-2026.pdf
-
2. PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA INOVADORA PARA O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS DE BAIXO CUSTO PARA MITIGAÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ESTADO DO AMAZONAS – SOCIO TECH FAPEAM:
Apoiar projetos de pesquisa, inovação, desenvolvimento e aplicação de tecnologias sociais no Estado do Amazonas, voltados à promoção da sustentabilidade, à mitigação das desigualdades e à melhoria da qualidade de vida das populações vulneráveis, por meio de soluções inovadoras, acessíveis e de baixo custo, com participação comunitária, cujos resultados sejam mensuráveis e passíveis de avaliação quanto aos impactos social, econômico, territorial, ambiental e tecnológico:
- Desenvolvimento de um de trator de pequeno porte e, no mínimo, 6 implementos agrícolas compatíveis.
- Ao final do projeto deverão ser doados 6 pacotes tecnológico (objetos do projeto: trator + implementos financiados) para cooperativa(s)/associação(ões) de agricultores indicada(s) na proposta.
-
-
Ramo: Agropecuário
-
Tamanho do empreendimento: Cooperativas de todos os portes.
-
Prazo de submissão: 14/05/2026
-
Prazo de execução: 24 meses
-
Valor destinado para a chamada: R$ 1.000.000,00
-
Tipo de Recurso: Não reembolsável
- Link: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0092026-programa-de-apoio-a-pesquisa-inovadora-para-o-desenvolvimento-e-aplicacao-de-tecnologias-sociais-de-baixo-custo-para-mitigacao-das-desigualdades-no-estado-do-amazonas-soc/
-