Topbar OCB

INDICA
Destaques do Radar de Financiamento (Julho de 2025)

Destaques do Radar de Financiamento (Julho de 2025)

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

Oportunidades de fomento em Inovação para coops brasileiras

O desenvolvimento de projetos de inovação para cooperativas é fundamental para manter e ampliar a competitividade no cenário brasileiro e global. Entretanto, o investimento nesses projetos demanda recursos financeiros. Muitas vezes, organizações privadas hesitam em fazer tais investimentos por conta das incertezas associadas aos resultados desses projetos, sobretudo quando se referem a inovações tecnológicas em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Felizmente, existem oportunidades oferecidas por atores do ecossistema de inovação brasileiro, especialmente aqueles vinculados ao governo. Esses atores propõem mecanismos de fomento para compartilhar os riscos relacionados a projetos de inovação.

Os principais mecanismos de fomento são:

Recursos reembolsáveis: Correspondem a financiamentos onde a organização recebe o recurso, mas precisa devolvê-lo posteriormente. Vale salientar que agências como FINEP e BNDES, que incentivam a inovação no Brasil, oferecem taxas de juros mais baixas e prazos maiores para pagamento em comparação com bancos comerciais.

Recursos não reembolsáveis: Se a organização tiver sua proposta aprovada, não precisa devolver esse recurso.

Incentivos fiscais: São benefícios concedidos pelo governo para incentivar setores ou atividades econômicas. Incluem isenções, deduções e compensações, entre outros, reduzindo a carga tributária de empresas que investem em P&D.

Destaques do Guia de Fomento do Sistema OCB (Inovação e ESG) para Julho:

1. Banco da Amazônia e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) | Programa AMABIO

O Banco da Amazônia, em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e com apoio técnico da Expertise France, lança o Edital AMABIO 001/2025, com o objetivo de apoiar projetos voltados à bioeconomia nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão e Pará. A iniciativa faz parte do Programa AMABIO – Financiamento Sustentável e Inclusivo da Bioeconomia Amazônica, e busca promover modelos produtivos inovadores, inclusivos e sustentáveis, valorizando a sociobiodiversidade, os saberes tradicionais e os territórios amazônicos. O apoio será realizado por meio de recursos financeiros não reembolsáveis. Serão duas linhas de atuação fomentadas nesta chamada, sendo elas:

Linha 1 - Fortalecimento de organizações de Povos e Comunidades Tradicionais

Tem como objetivo apoiar o fortalecimento institucional de cooperativas, associações e demais organizações de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, aquicultores, silvicultores, povos indígenas, quilombolas e outros povos e comunidades tradicionais da Amazônia.

Linha 2 - Inovação nas Cadeias de Valor da Bioeconomia na Amazônia

Apoia o desenvolvimento e a implementação de soluções inovadoras nas cadeias de valor da sociobiodiversidade amazônica, com foco na sustentabilidade ambiental, na valorização dos saberes tradicionais, na segurança alimentar e na geração de renda nos territórios. Entende-se por Inovação, neste contexto, a criação, adaptação ou aprimoramento de produtos, processos, serviços, tecnologias sociais ou arranjos organizacionais que gerem valor ambiental, social, cultural e econômico, respeitando a diversidade socioterritorial da Amazônia.

Ramo: Agropecuário

Tamanho do empreendimento: Cooperativas de pequeno porte.

Prazo de submissão: 31/07/2025

Prazo de execução: até 12 meses

Valor destinado para a chamada: R$ 4 milhões

Para mais informações, acesse: Programa AMABIO

2. Chamada GEF Terrestre - FUNBIO - Apoio à Práticas Produtivas Sustentáveis

Chamada de Projetos 06/2025 - Apoio à Práticas Produtivas Sustentáveis em Unidades de Conservação e seus entornos nos biomas Caatinga, Pampa e Pantanal. O FUNBIO - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, no âmbito do Projeto Estratégias de conservação, restauração e manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal, doravante denominado Projeto GEF Terrestre, convida instituições a apresentarem propostas de projetos para apoio à implantação, o fomento e/ou fortalecimento da implementação de práticas produtivas sustentáveis no interior e entorno de Unidades de Conservação no âmbito do GEF Terrestre. 

Ramo: Agropecuário

Tamanho do empreendimento: Cooperativas de todos os portes.

Prazo de submissão: 25/07/2025

Prazo de execução: 18 meses

Valor destinado para a chamada: R$ 4.8 milhões

 Para mais informações, acesse: Apoio à Práticas Produtivas Sustentáveis em Unidades de Conservação e seus entornos nos biomas Caatinga, Pampa e Pantanal

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.