Topbar OCB
Destaques do Radar de Financiamento (Setembro)
- Artigos em destaque na home: Nenhum
- Parceiro: ABGI
Oportunidades de fomento em Inovação para coops brasileiras
O desenvolvimento de projetos de inovação para cooperativas é fundamental para manter e ampliar a competitividade no cenário brasileiro e global. Entretanto, o investimento nesses projetos demanda recursos financeiros. Muitas vezes, organizações privadas hesitam em fazer tais investimentos por conta das incertezas associadas aos resultados desses projetos, sobretudo quando se referem a inovações tecnológicas em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Felizmente, existem oportunidades oferecidas por atores do ecossistema de inovação brasileiro, especialmente aqueles vinculados ao governo. Esses atores propõem mecanismos de fomento para compartilhar os riscos relacionados a projetos de inovação.
Os principais mecanismos de fomento são:
Recursos reembolsáveis: Correspondem a financiamentos onde a organização recebe o recurso, mas precisa devolvê-lo posteriormente. Vale salientar que agências como FINEP e BNDES, que incentivam a inovação no Brasil, oferecem taxas de juros mais baixas e prazos maiores para pagamento em comparação com bancos comerciais.
Recursos não reembolsáveis: Se a organização tiver sua proposta aprovada, não precisa devolver esse recurso.
Incentivos fiscais: São benefícios concedidos pelo governo para incentivar setores ou atividades econômicas. Incluem isenções, deduções e compensações, entre outros, reduzindo a carga tributária de empresas que investem em P&D.
Destaques do Guia de Fomento do Sistema OCB para Setembro:
1) Floresta Viva - Bacia do Rio Xingu:
A iniciativa visa apoiar à Restauração Ecológica, à Capacitação e ao Fortalecimento das Cadeias Produtivas Associadas à Restauração na Bacia Hidrográfica do Rio Xingu.
Ramo: Todos
Tamanho do empreendimento: Cooperativas de todos os portes.
Prazo de submissão: 07/11/2025
Prazo de execução: 48 meses
Valor destinado para a chamada: A chamada possui um orçamento de R$ 6.300.000,00
Tipo de Recurso: Não reembolsável
2) BNDES Bioinsumos:
A iniciativa BNDES Bioinsumos, que conta com recursos do BNDES Fundo Socioambiental, tem o objetivo de fomentar a produção de bioinsumos por cooperativas e associações de agricultores familiares, em estruturas industriais ou semi-industriais que possibilitem a transição tecnológica para utilização de bioprodutos de forma integrada a agroecossistemas na produção de alimentos saudáveis.
Ramo: Agropecuário
Tamanho do empreendimento: Cooperativas de todos os portes (onde o beneficiado seja um agricultor familiar).
Prazo de submissão: Fluxo contínuo
Prazo de execução: -
Valor destinado para a chamada: Projetos com orçamento mínimo de R$ 5.000.000,00
Tipo de Recurso: Não reembolsável